Slider

domingo, 24 de outubro de 2010

Bolo Suflê de Chocolate e Nozes com calda de morango



Um bolo suflê de chocolate com pedacinhos de nozes, super macio, contrastando com um gostinho azedinho da calda de morango. Que delícia! E super fácil de fazer.
Pena que as fotos não mostram como ele é bonitão. :(  Comecei a fazer este bolo quase 11 horas da noite e eu, como uma fotógrafa amadora que sou, não consigo tirar fotos decentes a noite. Sorry!



Bolo Suflê de Chocolate e Nozes com calda de morango - Sem Lactose, Sem Glúten
Ligeiramente adaptado do livro: Eating for IBS de Heather Van Vorous

Para o suflê:
2/3 copo de nozes grosseiramente picadas (receita original pede pecans, mas você pode usar amêndoas, castanhas-do-pará, castanhas de cajú, pistaches, sem sal picados)
½ copo de cacau em pó
1 colher de sopa de café solúvel (opcional - não coloquei)
1 ½ copos de açúcar cristal (usei demerara)
7 claras de ovos grandes
¼ colher de chá de sal
3 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de essência de baunilha

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte com um pouco de óleo uma forma redonda de 26 cm de diâmetro (com revestimento antiaderente ou de silicone). Misture num bowl as nozes, o cacau, o café e ¾ de copo de açúcar e reserve.

Bata as claras com o sal até formas leves picos. Adicione o restante do açúcar aos poucos e bata até ficar firme. Misture gentilmente 1/3 da mistura de claras na mistura do cacau até formar um creme espesso. Adicione o restante da mistura de claras, o óleo e a baunilha. Mexa até ficar homogêneo.

Coloque a mistura na forma e asse por aproximadamente 35, 40 minutos. Ele vai crescer MUITO! Coloque um palito ou uma faca no centro do bolo, se a faca sair limpa já está pronto. Assim que retirar do forno, passe uma faca nas laterais para desgrudar e deixe esfriar. O bolo vai murchar bastante.

Para a calda:
300 gramas de morangos picados (a receita original pede framboesas congeladas)
2 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de sopa de suco de limão
½ copo de água

Dissolva o amido de milho na água e aqueça em uma panela no fogo médio mexendo sem parar. Quando estiver quase para ferver, acrescente o suco de limão e os morangos e continue mexendo por 2 minutos.

Sirva o bolo frio com a calda quente.

A minha calda ficou bem espessa e com um leve gosto de amido de milho, então coloquei 2 colheres de chá de açúcar e o gosto sumiu. É importante que a calda fique azedinha para fazer o contraste com o doce do bolo.
Eu usei uma forma um pouco menor e passei um sufoco! rsrs Pensei que o suflê iria cair nas laterais, faltou um pouquinho de nada para isso acontecer, mas deu tudo certo!

Espero que vocês gostem!




6 comentários:

  1. Olá, Monalisa!

    Primeiro quero dizer que fiquei super feliz em encontrar o seu blog, porque estou passando pelo mesmo problema. Descobri há pouco tempo que tenho IL e SII e está sendo bem difícil pra mim. Comer virou um problema e eu que adorava cozinhar me desanimei totalmente. Mas acho que isso faz parte, porque cada dia mais sinto necessidade de realmente levantar e sacudir a poeira e ir pra cozinha preparar coisas gostosas que não me façam passar mal depois. Vou tentar fazer esse bolo (até então tenho comido apenas bolo de cenoura) e depois volto pra te contar como ficou. Vamos compartilhando receitas e experiências =]

    grande abraço,

    Paula

    ResponderExcluir
  2. Ola Paula! Fico muito feliz que vc tenha gostado do blog! Realmente nao eh facil, as vezes bate aquele desanimo mesmo, mas fazer o que... temos que seguir em frente! Acho que agora o meu maior problema esta sendo a SII, eu so melhorei quando comecei a seguir a dieta correta depois que comprei esse livro (a receita do bolo eh dele), eu recomendo bastante o livro ou senao vc pode pegar todas as dicas de como lidar com a SII no site da autora http://www.helpforibs.com/, o que mais me ajudou foi tomar fibra soluvel. Se vc precisar de qualquer coisa eh so me mandar um e-mail ou deixar um comentario por aqui. =)
    Grande Abraco,
    Monalisa

    ResponderExcluir
  3. Monalisa! Muito obrigada pela dica do livro, eu já encomendei na livraria. Estou sofrendo muito com a SII, mesmo tendo retirado praticamente tudo com lactose da minha alimentação. Acabo de ver no site da autora que estou comendo muito coisa errada, acho que por isso não está dando certo. Nunca tinha tomado nada de soja, tipo leite e chocolate, e me senti muito mal quando comi, achei que tb não me fazia bem. Vc parou de comer carne? Eu passei a comer mais carne depois do diagnóstico de IL. Caramba, vou esperar o livro chegar e depois te escrevo mais. Vc está tomando esses comprimidos de fibra solúvel? Queria saber se vc toma a enzima lactase quando vai comer algo que tenha lactose e se isso deu certo pra vc, pra mim não funcionou. Obrigada! :) beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula! Eu não estou comendo muita carne vermelha, como mais frango e peixe. Antes eu comia demais, só diminui depois que fui fazer o intercâmbio, na minha casa mesmo a gente consome bastante. Porém como não faz bem pra SII vou tentar não voltar a comer demais. Eu estou tomando a fibra solúvel, comprei uma que é uma pastilha, tipo uma bala, que não precisa de água no sabor laranja (Benefiber), acredito que tenha no Brasil, vou pesquisar isso quando eu voltar. Está me ajudando bastante mesmo, diminuiu muito a diarréia. O chá de menta que a autora fala é infalível. As vezes me dá dor e é só tomar o chá que passa na hora. Ando sempre com uns saquinhos de chá na bolsa. Eu tomo a enzima sim, mas raramente. Só em último caso ou quando estou morta de vontade de comer algo com leite. As vezes dá certo, as vezes não dá, é sempre uma loteria. Por isso só a tomo quando estou em casa, para não passar sufoco! Espero que o seu livro chegue logo, eu o achei por acaso e me ajudou muito pq eu não sabia mais o que fazer. Depois me fala o que achou do livro e vamos continuar trocando idéias! =) Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, como chama o livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O nome do livro é Eating for IBS da Heather Van Vorous. É possível visualizar a capa do livro através do link que eu coloquei na postagem. =) Abraços!

      Excluir