Slider

domingo, 16 de janeiro de 2011

Bolo de Banana com Amaranto (Sem Lactose, Sem Glúten)

Como eu falei no post sobre o iogurte caseiro de soja, consumo o iogurte misturado com uma colher de quinoa em flocos, amaranto em flocos, etc. Até então, esta era minha única experiência com o amaranto.
Há tempos eu estava curiosa para provar um bolo preparado com o ele e finalmente me arrisquei.

Eu gostei do resultado e já o preparei 2 vezes, o bolo não fica com uma textura fofinha, quem não está acostumado com o gosto do amaranto vai sentir um pouco de diferença. Eu adaptei um pouquinho a receita na segunda vez que preparei para reduzir a consistência um pouco “pesada” e camuflar o gosto do amaranto. A receita que coloco aqui é essa versão um pouco adaptada.

O amaranto é facilmente encontrado nos grandes supermercados (na parte de produtos naturais), é super nutritivo e vale à pena conhecer. 



Bolo de Amaranto com Banana - Sem Lactose, Sem Glúten
Ligeiramente adaptado daqui.

1 ovo
1 xícara de açúcar
1/3 de xícara de creme vegetal
1 banana amassada
1/2 xícara de amido de milho
1/2 xícara de farinha de mandioca
1 colher de chá de sal
1 colher e meia de chá de fermento para pão
1 xícara de flocos de amaranto
1/4 de xícara de leite de soja
2 bananas cortadas em rodelas para decoração
2 bananas cortadas no sentido do comprimento para o recheio
Açúcar e Canela para polvilhar

1. Bata com uma batedeira o ovo com o açúcar, acrescente o banana amassada e o creme vegetal.

2. Pare de bater e coloque o amido de milho. Misture bem com uma colher.
Volte a bater e coloque a farinha de mandioca e o sal.

3. Pare de bater mais uma vez e coloque o amaranto misturando bem com uma colher. Volte a bater e incorpore o leite. Por último, acrescente o fermento e misture com uma colher.

4. Coloque metade da mistura em uma forma de bolo inglês untada com óleo. Arrume uma camada de recheio com as 2 bananas cortadas no sentido do comprimento. Polvilhe um pouco do açúcar. Coloque o restante da massa e decore com as 2 bananas cortadas em rodelas, polvilhe bastante açúcar e canela.

5. Leve ao forno pré-aquecido em fogo médio por aproximadamente 40 min (o meu ficou pronto em 35 min). Cuidado para não ultrapassar o tempo de forno, senão o bolo ficará ressecado. Faça o teste do palito.



7 comentários:

  1. Olá! Descobri seu blog exatamente nomomento em auq mais preciso de receitas assim. Recentemente meu marido foi acometido por uma RCUI (Retocolite Ulcerativa Inexplicada), que é uma doença do intestino que o deixou com intolerância a lactose. Não sei se ficou ou já era. Adorava comer queijo principalmente. Agora nem pensar. A história é longa e dolorosa. Ainda não fiz nenhuma receita daqui, mas pretendo.
    Obrigada por compartilhar conosco.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu que agradeço a visita! =) O começo é sempre complicado né, deixar de comer o que gosta... puxa, como é difícil! Mas, espero que seu marido tenha uma melhora bem rápida e se a IL for decorrente desta doença, as chances dele voltar a comer alimentos com lactose (mesmo sendo uma quantidade reduzida) aumenta. Vamos torcer! Bjoss

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de saber se o creme vegetal é a mesma coisa que a margarina Becel, e se não, eu poderia substitui-lo por ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana!
      Creme vegetal é a Becel. É que existe uma confusão nos termos margarina e creme vegetal, os dois são diferentes. A Becel não é uma margarina, mas sim um creme vegetal feito à base de óleos vegetais e com isenção de lactose. Beijos! :)

      Excluir
  4. Olha, com a receita do Dr. dukan que é a base de aveia eu passei a usar o Amaranto. Já fiz alguns bolos e pizza e pão. Todos muito macios. O de caneca, é fácil e rápido. Coloquei 2 cs de Amaranto, 1 colher de cacau em pó, um pouco de fermento para bolo, 1 colher de adoçante em pó, 1 ovo. Misturei tudão na caneca e levei por 2 min no microondas. Depois cobrir com Alfarroba. Deli deli! Experimente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada pela dica, parece ser delicioso! Vou querer provar sim! Beijão

      Excluir
  5. Esqueci de 2 cs de leite. Que no caso usei o de soja, ou seja, bolo sem glúten e sem lactose.

    ResponderExcluir