Slider

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Pão estilo Baguete Sem Lactose e Sem Ovo



Lá vem a primeira receita do ano! =)

Depois das tentativas frustradas, finalmente consegui preparar alguma coisa correta. E só poderia ser pão.
Como eu gosto de fazer pão! Colocar a mão na massa é uma terapia para mim, modelar os pãezinhos, recheá-los, vê-los crescer... como isso me acalma.

O resultado desta receita é completamente diferente da receita do Pão Caseiro e do Pão de Liquidificador. Essas receitas resultam num pão mais caseiro, fofão e grande, com um sabor neutro, que pode ser transformado tanto em um pão doce como num pão salgado.

O pão dessa receita é um pão salgado, próprio para fazer baguetes, a textura da massa é fofa, porém não cresce tanto. A massa é facílima de trabalhar e não vai ovo.
Eu adoro esse pão, é muito gostoso! Para vocês terem uma ideia, ele não durou dois dias aqui em casa! :)
Eu tenho essa receita há muito tempo, lembro que peguei na internet, porém na época não anotei o site. Não gosto de colocar receitas sem fonte, então caso você saiba o dono me avise que coloco o devido crédito ok?


Pão estilo Baguete Sem Lactose, Sem Ovos

500 gramas de farinha de trigo
30 gramas de açúcar
2 colheres de chá rasas de sal
2 colheres de chá de fermento biológico seco
40 gramas de creme vegetal em temperatura ambiente
Aproximadamente 300 ml de água morna

Recheio: calabresa moída com ervas finas, pasta de alho com orégano, tomate seco, frango desfiado, etc.

1. Misture em uma vasilha a farinha, açúcar, sal, creme vegetal e fermento. Coloque a água quente aos poucos, até a massa chegar ao ponto de não grudar mais nas mãos. Deixe descansar por 1 hora ou até dobrar de tamanho.

2. Abra a massa em uma superfície com um pouco de farinha. Sove por uns 5 minutos, se a massa grudar nas mãos coloque mais um pouquinho de farinha, se ficar seca, coloque um pouquinho mais de água.

3. Recheie os pães conforme desejado e deixe descansar por mais 1 hora ou até dobrar o tamanho.

4. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus até que os pães estejam dourados (aproximadamente 40 minutos).

A minha receita rendeu 3 pães médios, 2 pequenos e 1 bolinha. Faça conforme o seu gosto.
Recheei meus pães com calabresa e pasta de alho e tomate seco com pasta de alho e azeitonas. Moí a calabresa no processador e fritei na frigideira com bastante ervas finas. Para a pasta de alho, processei o alho com um pouco de azeite e orégano. Na hora de rechear os pães, pincelei a pasta de alho e por cima espalhei a calabresa. No recheio de tomate seco a mesma coisa, pincelei a pasta de alho e por cima coloquei o tomate seco e as azeitonas.

Yummy!



11 comentários:

  1. Informação;Queijo e ricota sem lactose, iogurte e coalhada idem de Laticinios Verde Campo.Lavras, Minas Gerais

    Amei seu blog.

    ResponderExcluir
  2. adorei encontrar este blog, pois minha filha tem alergia a proteína do leite e a ovo e aqui estou encontrando algumas receitas que posso fazer para ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Espero que goste das receitas! Beijos

      Excluir
    2. Também tenho um filho alérgico a leite e ovos e achei muito bacana o blog, obrigada!

      Excluir
  3. Oi Monalisa.Adorei seu blog,tá me ajudando muito.Tenho uma filha alérgica a várias coisas . Obrigada .Ha,falando nisso,o leite de amêndoa fica ótimo,falta agora,ela se adaptar.bjs. Eli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eli! Que delícia saber disso! Muito obrigada! Espero que a adaptação da sua filha seja bem rápida e tranquila! Grande beijo! :)

      Excluir
  4. Ola! Vc sabe me dizer se a massa fica boa substituindo o trigo pela farinha de arroz. Meu bb tem alergia múltipla e eu estou de dieta para amamenta-lo. Estou sedeeeeeeeeeeeenta por um pão! :( não posso trigo, ovo, leite e soja. Tá difícil pra mim, ne? Ou não? Rs. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sugiro que você escolha uma das outras receitas de pães sem glúten que tem aqui no blog (você pode ver todas pelo índice de salgados). Se alguma delas tiver ovo, substitua cada ovo por 1 colher de sopa de farinha de linhaã + 3 colheres de sopa de água. Misture e deixe repousando até formar um gel. Depois é só usar normalmente no lugar do ovo na receita.
      Para substituir a farinha de trigo em receitas sem glúten é necessário uma mistura de farinhas e isso exige testes. Beijos

      Excluir
  5. Monalisa boa tarde. Para substituir o ovo você sugere 1 colher de sopa de farinha de linhaça + 3 colheres de sopa de água. Isso?
    Espero ter entendido.
    Obrigada, beijos, Beth
    Tenho gêmeas alérgicas a ovo, soja e leite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth, bom dia! Essa receita é naturalmente sem ovos, não precisa substituir. A opção da linhaça com água é mais utilizada para bolos, não é em toda receita que se encaixa, então precisaria analisar caso a caso. Se tiver dúvidas fique a vontade para deixar um comentário ;). Grande Beijo

      Excluir