Slider

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Trufas de Chocolate com Nozes Sem Lactose



Me realizei com essa receita! Sabe aquela sensação de enrolar docinhos, sujar toda a mão e depois lamber todos os dedinhos cobertos de chocolate? (Nem vem com essa cara de nojo não, eu estava sozinha tá? E sei que quando você está sozinha(o) faz coisa pior!) rsrs :P

Resolvi dar créditos às minhas revistas e livros. Eles estavam esquecidos, tudo culpa dos blogs que eu sigo. Estou perdendo as contas dos livros de culinária que tenho, em pelo menos três línguas diferentes, mas na hora de escolher receitas para preparar qual eu escolho? A dos blogs! Quem manda eles terem tanta receita boa! =)

Essa receita veio em uma revista que comprei na Bélgica. Eu não dei muito crédito para ela no começo, depois analisei com calma e ela virou meu xodó!
A receita é super simples e não vai creme de leite. É uma delícia e apesar de ser uma trufa feita com chocolate meio amargo o resultado fica docinho.

Só há um único problema com esta receita, eu vou te avisar logo e não quero ouvir (ou ler) reclamações depois: na hora de enrolar as trufas vai fazer uma meleca muito grande. Para evitar a zona meleca que eu fiz, siga minhas dicas ok?



Trufas de Chocolate com Avelãs Sem Lactose, Sem Glúten
50 Recettes Familiales pour um Noël magique (Prima 2010)

250 gramas de chocolate meio amargo sem lactose (usei tablete da Garoto 55% Cacau *ler observação no final)
24 avelãs (usei nozes)
2 gemas de ovos
75 gramas de creme vegetal em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de leite vegetal
1 colher de sopa de rum (como eu não tinha, coloquei 1 colher de chá de essência de baunilha)
Cacau em pó para cobrir as trufas

1. Pique o chocolate e derreta-o em banho-maria com o leite vegetal.

2. Ainda em banho-maria, coloque as gemas uma por uma mexendo bem e o creme vegetal. Por último, coloque o rum ou a essência de baunilha. Deixe esfriar e leve à geladeira por 2 horas.

3. Antes de enrolar as trufas, deixe tudo pronto em cima da mesa. Um potinho pequeno com cacau em pó para cobrir, um pouco de creme vegetal para passar na mão, as avelãs cortadas ao meio ou pedacinhos de nozes e um pote para colocar as trufas prontas.
Você vai precisar fazer tudo muito rápido porque as trufas derretem absurdamente depressa. Eu aconselho dividir a mistura das trufas em 2 potinhos, assim enquanto você faz uma parte, a outra ainda estará resfriando na geladeira.
Não adianta colocar muito creme vegetal na mão porque elas vão grudar de qualquer maneira. Pegue um pouco da trufa com uma colher de sobremesa, faça uma bola e coloque as avelãs/nozes no meio, feche e passe no cacau (para cobrir com o cacau, movimente o potinho, não coloque os dedos na trufa senão ela vai desmanchar). O ideal é que você vá fazendo e alguém vá colocando na geladeira para você.
Se você fizer tudo rápido e deixar tudo pronto em cima da mesa antes de começar a enrolar não vai ter crise.
Eu não sabia deste detalhe e foi um caos, me sujei toda.
Na revista diz que você pode fazer as trufas usando 2 colheres de café para formar as bolinhas. Eu sinceramente não tenho esse dom, se você conseguir, melhor ainda!

Mantenha-as na geladeira até o momento de servir.

Se você não quiser aquele gostinho amargo do cacau em pó para cobrir as trufas, use avelãs/nozes moídas ou coco ralado. Não sei se o granulado de chocolate daria certo, já que elas derretem muito fácil.

*Atualização/2014: infelizmente a composição do chocolate Garoto foi alterada e agora possui leite integral. Sendo assim, deixa de ser uma opção para os intolerantes à lactose.

Façam a receita, vale a pena! Bjos!


23 comentários:

  1. Hummm! Me boca encheu de água agora!!! Parabéns pelo talento e dedicação.

    Bjãozinho da Fabi e da Gigi *-*

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita Fabi! Um grande beijo pra vc e para a Gigi! =)

    ResponderExcluir
  3. Lisa do céu, eu já posso sentir essa truffa derretendo na boca, vou fazer vou fazer!
    E essa latinha é aquela de Brugges? Que charme!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Tatiii! Vc me passou a loucura por latinhas, agora eu quero todas que vejo pela frente, quero uma cozinha só com latas retrôs, estilo francês, tudo muito chique! hahaha Bjosss

    ResponderExcluir
  5. hahahaha é de viciar mesmo Lisa, eu tb nao posso ver latas! Ainda quero aplicar na minha cozinha aquela idéia que vi num filme, de flores em latinhas, simples e apaixonante! Quando eu for aí te levo mais ok?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Monalisa!!! Acompanho seu blog e amoooo. Hoje fiz minha primeira receita que foram essas trufas. Amei!! Ficaram uma delícia. Meu marido que ama chocolate também adorou. Só esqueci de colocar o rum. Fui fazer com pressa e esqueci de conferir se tinha colocado todos os ingredientes. Como não está no modo de preparo passou batido. Mas você colocaria junto com as gemas e o creme vegetal? Nada que afetasse o resultado final. Muito obrigada. Estou ansiosa pelas receitas com queijo de ovelha. A receita com camarão e molho de quejo vou fazer com certeza. Suceso!!!

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Olá Patricia! Fiquei super feliz que vc fez a receita e gostou! =) Me desculpa não ter colocado o rum no preparo! Eu realmente esqueci! Vou arrumar a postagem direitinho. O rum você coloca depois de ter colocado as gemas e o creme vegetal, ele vai por último.
    Da próxima vez que vc fizer, tira foto para eu ver e colocar aqui no blog! =)
    E não tenho nem comentários para a receita do macarrão... Não sobrou nem um pedacinho! rsrs
    Um super beijo e muito obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  8. Não usa açucar na receita ? Estou super ansiosa para fazeeeer !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, não usa açúcar não. Eu tenho outra receita de trufa no blog que usa açúcar, é um pouco mais docinha que essa (e faz menos sujeira) http://www.diariosemlactose.com/2011/12/trufas-com-amendoas-sem-lactose.html
      Beijos!

      Excluir
  9. Oi Monalisa, amei a receita e o site! No lugar desse chocolate da Garoto, será q n dá certo se fizer a receita com o chocolate sem lactose da Cacau show? Tu já ouviste falar? Bju e vou continuar vendo as receitas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rebecca! Dá certo sim, você pode fazer com qualquer chocolate sem lactose de sua preferência. Eu já ouvi falar desse chocolate, mas nunca provei. Beijos! :)

      Excluir
  10. amei a receita!! usei forminhas de gelo pra fazer, bem + facil e improvisado!

    ResponderExcluir
  11. Esse tipo de receita dura quanto tempo na geladeira? É que os buffets que tenho visto não tem opções saudáveis para crianças (os que têm, os preços são inviáveis), então pensei em fazer eu mesma e servir junto, mas preciso fazer com antecedência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eneida, sempre passamos a recomendação de no máximo 3 dias. Beijos

      Excluir
  12. Amei a receita, meu filho tem Aplv e como amamento faço a dieta, será que no lugar do leite eu colocar agua da certo? O leite de coco deve ficar forro o sabor ne...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pode ser qualquer leite vegetal, o de coco vai ficar bom sim. Não recomendo o uso de água. Beijão

      Excluir
  13. Olá, adorei a receita. Estou pensando em fazer um bolo de aniversário para uma amiga que é alérgica a lactose. Será que fica bom para recheio?

    ResponderExcluir
  14. Visite o canal do YouTube do Presunto Vegetariano. .que lá cpm ctz encontrará informações de chocolates veganos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, obrigada pela sugestão...eu conheço o canal, sigo e gosto muito. ;) Grande Beijo

      Excluir