Slider

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Abóbora Assada com Missô



Vocês já perceberam as diversas formas como o nosso corpo "conversa" com a gente? O difícil é prestar atenção nos assovios, psius e até mesmo gritos que ele dá em meio a essa vida agitada e estressante.
Não é preciso raciocínio lógico e nem muita habilidade, é só deixar a intuição nos levar.

Estou tocando neste assunto porque é o que anda acontecendo comigo ultimamente. Passei a perceber certas vontades em mim que não sabia de onde estava surgindo. Eu nunca gostei de abóbora, porém nos últimos tempos estava com uma vontade louca de comer. Fora o alho, gengibre, cenoura, entre outros alimentos (todos naturais). Passei a querer comer certas coisas que, se pudesse escolher com a razão, não teriam chances no meu cardápio. Enquanto isso, a vontade por besteiras ou alimentos industrializados - principalmente açúcar (!) - só diminuiu, como num passe de mágica.

Não estava entendendo o porque até o dia em que resolvi pesquisar sobre os alimentos que eu estava com vontade de comer. E não é que eles tinham tudo o que eu estava precisando? Como disse para vocês, estou com um probleminha de saúde e esses alimentos ajudam e contribuem para minimizar os meus sintomas e eu nem tinha noção disso.

E ligando os fatos e lembrando de situações passadas, lembro que isso aconteceu comigo um pouco antes de descobrir a IL. Quando eu era mais nova eu conseguia devorar caixas de chocolates em questão de horas, fora a quantidade absurda de queijos. A única coisa que eu nunca consumi mesmo foi o leite puro. De uma hora para outra, essa vontade de comer chocolate e queijos simplesmente sumiu. Nem manteiga eu comia mais, porque não tinha vontade. Depois de um tempo descobri a IL.

Então pessoal, na próxima ida ao mercado, vá devagar, preste atenção quais alimentos te chamam a atenção,  sinta o cheiro, a textura e deixe a intuição te dizer o que você está precisando.
Lembrando que isso é válido para alimentos naturais, nem venha me dizer que a sua intuição te manda comer chocolate viu! :P


Abóbora Assada com Missô Sem Lactose, Sem Glúten, Sem Ovos


350 gramas de abóbora de sua preferência
8 dentes de alho com casca (para obter um alho de sabor suave e cremoso, uma delícia!)
6 mini cebolas cortadas em quatro partes
ervas de sua preferência (orégano, alecrim, etc)
azeite a gosto (opcional)
2 colheres de sopa de missô* escuro (pasta de soja - a venda em qualquer supermercado na parte de produtos orientais- usei este)

1. Corte as abóbora em cubos pequenos e coloque em uma assadeira retangular pequena com os alhos (com casca) e as cebolas.
2. Dissolva o missô em meio copo de água, jogue essa mistura na assadeira e mexa bem para espalhar em todos os ingredientes. Tempere com as ervas e um pouco de azeite (opcional). (É importante que a assadeira seja pequena para o caldo de missô ficar em contato com todos os ingredientes).
3. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido (fogo médio) por 30 minutos. Quando estiver com 20 minutos de forno, tire o papel alumínio e deixe descoberto nos próximos 10 minutos. A água secará um pouco, mas ainda vai ficar um caldinho, que servirá de molho.


*Para quem não conhece, o missô é bastante utilizado na culinária Japonesa. Esta pasta de soja é feita a partir da fermentação da soja, arroz e sal. Como vocês devem ter reparado eu não utilizei sal na receita, porque o missô já faz este papel.

Eu já preparei esta receita 2 vezes. Estou simplesmente apaixonada por abóbora. =)

Beijos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário