Slider

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Linguine com Camarão ao molho de Queijos Sem Lactose


Este macarrão ficou delicioso! O molho de queijos está mais para um creme de queijos e sem aquele gosto sem graça do molho bechamel (na minha opinião...).
Apesar de eu ter utilizado na receita um pouquinho de leite de soja e creme de leite de soja, podem ficar tranquilos: não fica gosto de soja. O queijo pecorino é bem salgado, o que faz com que seu gosto se sobressaia.
Também foi utilizado o queijo tipo Samsoe, que é um queijo de vaca sem lactose, cremoso e que derrete muito fácil.

Uma delícia! =)



Linguine com Camarão ao molho de Queijos Sem Lactose
molho sem lactose, sem glúten e sem ovos

300 gramas de macarrão tipo linguine
350 gramas de camarão rosa, sem casca e limpos 
Azeite de Oliva a gosto
3 dentes de alho amassados
Sal a gosto
Ervas finas a gosto
250 gramas de Queijo sem lactose tipo Pecorino Toscano (usei Maturado 90 dias da Casa da Ovelha)
100 gramas de Queijo sem lactose tipo Samsoe (usei da Casa da Ovelha)
100 ml de leite de soja para uso culinário (sem açúcar) - não utilizar leite de soja em pó
100 ml de creme de leite de soja

1. Corte os queijos em cubos bem pequenos. Coloque-os numa panela de fundo grosso, acrescente o leite de soja e o creme de leite. Mexa bem em fogo muito baixo até que um creme grosso se forme (como o da foto). É preciso bastante paciência e carinho, vai demorar um pouco até que todos os queijos derretam.

2. Enquanto o creme se forma, coloque a água do macarrão para ferver e refogue os camarões com o alho, azeite e sal, para que tudo fique pronto quase ao mesmo tempo.
3. Despeje o molho de queijos em cima do macarrão e acrescente os camarões refogados. Salpique bastante ervas finas. Sirva imediatamente.



Beijos

11 comentários:

  1. Me deixou com agua na boca. Vou ver se consigo comprar para experimentar esse queijo da Casa da Ovelha. Parabens

    ResponderExcluir
  2. Hmmm... - só de olhar a foto já dá água na boca! Mas nada é perfeito e apesar de gostar demais de camarão, tenho que passar longe dele! Depois de alguns episódios que vão de simples coceira na garganta, até ficar completamente afônica eu coloquei o camarão na lista dos meus alimentos proibidos.
    Mas me veio uma idéia agora, que eu nunca vi mas parece viável - usar iscas de salmão pra substituir o camarão... O que achas?
    Mas mesmo que eu não possa fazer, é uma receita e tanto, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Heloise, eu sou suspeita para falar pq adoooooro salmão! Eu acredito que ficaria muito bom sim. Mas se vc fizer só o macarrão e o molho fica muito gostoso. O queijo é forte e dá um "gostão" muito saboroso. Se vc fizer com o salmão me conta depois. Vou pensar em mais combinação e te falo. Bjoss =)

    ResponderExcluir
  4. Hummmm que delícia. Vou fazer e depois te conto. Parabéns!!! Fico sempre esperando seus posts.

    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Olá Toronto Raptors! Obrigada! Espero que vc consiga comprar os queijos logo e se deliciar com essa gostosura! =)

    Olá Patricia! Muito Obrigada! Me conta sim quando vc fizer! E não esquece de tirar foto tá? Bjos =)

    ResponderExcluir
  6. Monalisa,

    Parabéns pelo blog. Muito bem feito e com fotos lindas. Você sabe me dizer se o queijo tipo Samsoe é lactose free sempre? Ou só da Casa da Ovelha.
    O representante desta marca aqui em Brasília só vende o Pecorino e o Feta. Já comi ambos de outras marcas e não senti nenhum sintoma da intolerância. Fiz essa analogia por causa do tipo Grana Padano que também é "lactose free".

    Ah. Que bom que vc faz nutrição, vc vai adorar, sou nutricionista há 10 anos e digo que adoro.

    Abraços,
    Katia Lima

    ResponderExcluir
  7. Olá Katia!
    Fico muito feliz que vc gostou do blog! =)
    Em relação ao queijo tipo Samsoe, não tenho certeza se ele é sem lactose sempre, porém vou pesquisar e volto aqui para te dar um retorno.
    E estou adorando o curso de Nutrição, apesar de estar no comecinho já deu para sentir que finalmente "me encontrei", rsrs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Monalisa!
    Moro em Fortaleza, estou tentando montar meu blog sobre intolerância a Lactose, mas ele ainda engatinha... (http://docesemleite.blogspot.com.br/)
    Infelizmente não encontro esses queijos super interessantes aqui. E também não conheço nenhum leite de soja próprio para culinária. Você pode me indicar algumas marcas?
    Sou nutricionista também, estudante de gastronomia, mestranda em Tecnologia de Alimentos... enfim minha vida gira em torno da comida.
    Tenho trauma de tudo que tenha soja no meio, principalmente bebida de soja... em receitas salgadas então, não acredito que não fique com o sabor residual de soja+baunilha.
    Obrigada pelo seu blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana! Tudo bem?
      A Yoki tem um leite de soja não adoçado próprio para uso culinário, se chama "Pura Soja" e é da linha "Mais Vita" (http://www.yoki.com.br/nossas_marcas_2.asp?ac=Categoria&idMarca=4&idCat=1&idSub=46). Ou senão o extrato de soja (leite de soja em pó) não adoçado da Olvebra (www.olvebra.com.br). Não conheço mais nenhuma marca que comercialize leites sem açúcar/sem baunilha para te passar.
      Outra opção mais trabalhosa seria fazer os leites vegetais caseiros, como de arroz, aveia, amêndoas, por exemplo.
      Vou entrar no seu blog para te conhecer melhor, continue com ele sim, mesmo que seja engatinhando, dou todo o apoio!
      Ainda mais com essa bagagem maravilhosa que vc tem, realmente a sua vida gira em torno de comida, e é uma delícia isso né? :)Tenho certeza que vc tem bastante coisa para compartilhar conosco!
      Não sei se vc encontra na sua cidade o leite de arroz da Jasmine (é adoçado), como vc disse que não gosta de soja, acredito que seja uma boa opção. Eu prefiro o leite de arroz com amêndoas da mesma marca, achei que ficou menos aguado, o leite de arroz puro ficou super aguado para o meu gosto. Tem também o sabor chocolate, mas esse eu ainda não provei.
      Grande Bjo! :)

      Excluir
  9. Olá Monalisa! Moro no estado do Espírito Santo e no bairro em que moro, quando muito, acho o queijo tipo Minas sem lactose. Na embalagem vem escrito que contém quantidades insignificantes de lactose. Mas, insignificante quanto? Não diz... Será insignificante mesmo? Como confiar no produto?
    Parabéns pelo belo trabalho no blog.
    Abraços,
    Alessandra Nunes :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alessandra!
      Há alguns anos atrás, para ser mais exata em 2011, eu também estava com essa dúvida quando na época os únicos queijos sem lactose que eu consumia era da Tirolez. Entrei em contato com o SAC e eles me informaram que o teor de lactose é considerado insignificante quando seu valor é menor ou igual a 0,5g por porção, que no caso dos queijos é de 30g (1 fatia).
      Eu não sei se esse valor é válido para todos os fabricantes (queijos, iogurtes, etc), mas a partir daí eu comecei a me basear pela porção que o fabricante informa no rótulo. Se as informações de carboidrato, proteína, lactose, etc correspondem a 1 fatia de 30g, eu sei que 1 fatia pode ter 0,5g ou menos de lactose, se eu ingerir muitas fatias, esse 0,5 pode começar a ter um valor significativo, ainda mais para mim que tenho uma intolerância bem forte.
      Para quem tem um nível de intolerância não tão alto, certamente não vai fazer muita diferença.
      Então minha dica é sempre se basear pela porção no rótulo.
      E você também pode pedir essa informação para o SAC, assim conseguirá ter mais certeza ainda.
      Beijos

      Excluir