Slider

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Pão de Batata recheado com Queijo Sem Lactose, Tomate e Orégano



Depois do maravilhoso Linguine com Camarão ao molho de Queijos Sem Lactose, que é uma ótima sugestão para o almoço, venho com uma opção para o lanche da tarde ou até mesmo para o café da manhã.
Os pãezinhos ficaram super macios! Nem preciso dizer a gostosura do queijo quentinho misturado com o tomate e orégano... a verdadeira perdição em forma de pão! :D



Pão de Batata recheado com Queijo Sem Lactose, Tomate e Orégano.
Fonte: Receita quase nada adaptada da querida Akemi, do blog Pecado da Gula.

1 sachê de fermento biológico de 10 gramas
1 colher de sopa de açúcar
100 gramas de creme vegetal sem sal em temperatura ambiente
100 ml de leite de soja morno (sem açúcar)
2 ovos
500 gramas de batatas cozidas e amassadas (ainda quente)
1 colher de chá de sal
Aprox. 700 gramas de farinha de trigo
300 gramas de queijo sem lactose tipo samsoe (usei da Casa da Ovelha) cortado em cubos
2 tomates cortado em cubos
Orégano a gosto
1 ovo para pincelar os pães

1. Coloque em um recipiente o fermento, açúcar, leite morno e 1 colher de sopa de farinha. Misture e deixe levedar por 15 minutos.

2. Após este período, acrescente os ovos ligeiramente batidos, a batata amassada morna, o sal e 500 gramas de farinha. Bata na batedeira com gancho para massas pesadas por 5 minutos (como não tenho este tipo de batedeira sovei a massa ainda dentro do recipiente com as mãos. A princípio usei uma espátula para misturar e depois usei as mãos. Deixe o mais homogêneo possível, a massa ficará bem grudenta). 

3. Após os 5 minutos de batedeira ou os 15 minutos de sova com as mãos, acrescente o creme vegetal. Se usar batedeira, bata por mais 3 minutos. Se utilizar as mãos, misture e deixe o mais homogêneo possível.

4. Despeje a massa em uma superfície enfarinhada e sove até ficar macia e lisa (porém ainda um pouco grudenta). Vá acrescentando um pouco mais de farinha se necessário - cuidado para não colocar muito senão a massa ficará pesada. Unte com bastante óleo uma vasilha bem grande e deixe a massa descansar em local quente por aprox. 1 hora ou até dobrar o volume.

5. Despeje novamente a massa em uma superfície enfarinhada e divida na quantidade de pães que desejar (consegui 20 pães). Coloque um pouco de farinha nas mãos para fazer este passo caso a massa esteja grudando demais. Cubra com um pano e deixe descansar por 10 minutos. Enquanto isso, organize o recheio que será colocado nos pães.

6. Recheie os pães e acomode-os em uma assadeira untada com bastante óleo. Coloque um perto do outro já que a massa de batata tem tendência a esparramar. Pincele com um ovo bem batido e salpique orégano. Deixe os pães descansarem por mais 30 a 40 minutos.

7. Leve-os ao forno pré-aquecido no fogo médio por 20 minutos ou até dourar. Fiz duas fornadas, a primeira assadeira com 12 pães e a segunda com 8.

Recheando os pães

Pães recém recheados indo para o descanso.

Pães após o descanso.

Pães assados.

Os meus pães esparramaram e grudaram um nos outros. Mas foi só passar uma faca na divisão e todos saíram perfeitos. Fiquei com medo de colocar muita farinha e acredito que com isso, coloquei um pouco menos de farinha do que necessário, por isso meus pães ficaram baixinhos. Nada que tenha prejudicado o sabor - eles ficaram super macios e deliciosos - é apenas estética. Então fique atento quando for prepará-los.

Detalhe para a textura do pão.

Beijos!

32 comentários:

  1. Oi, Monalisa! Seu pão de batata ficou um luxo! Só de ver o recheio fiquei babando aqui! Hummmm! Receita de pão que leva batata dá muito medo mesmo de colocar farinha demais porque continua grudenta, mas pelas fotos ficou bem fofinho mesmo, parabéns! E muito obrigada por creditar! Adorei seu cantinho! Esta semana mesmo recebi um casal de vegetarianos que estavam interessados em doces e bolos sem leite nem ovos, vou dar uma olhada nas suas receitas e se puder me dar alguns esclarecimentos, ficarei muito agradecida! Bjsss e um lindo dia! :)

    ResponderExcluir
  2. Uau! Tenho que experimentar. Parecem deliciosos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Akemi! Muito Obrigada pela sua visita, é uma honra! Sou seguidora do seu blog e estou sempre de olho nas gostosuras q vc faz. O próximo será aquele suco com tofu que vc postou a algum tempo, estou com o tofu na geladeira só no aguardo. Pode perguntar o que quiser em relação as receitas, estou a disposição. Receitas sem leite eu tenho, na verdade substituo o leite por leite de soja ou as vezes água. Agora receita sem ovos acho que só tenho uma de pão. Vou ver direitinho. Se quiser indicação de blogs que forneçam este tipo de receitas eu te passo.
    Bjosss e muito obrigada! =)

    ResponderExcluir
  4. Olá Kellyane! Esses pães são uma gostosura mesmo. Acabaram em 2 dias aqui em casa. rsrs Se fizer, me conta se gostou tá? Bjoss obrigada pela visita! =)

    ResponderExcluir
  5. Oi Monalisa
    Adorei seu cantinho!!
    Descobri que estou com intolerância a lactose e estava bem tristinha quando cheguei até o seu cantinho através da Akemi do Pecado da Gula!!
    Estou tentando me adaptar apesar que desde há muito tempo atrás nunca fui fã de leite mas adooooro os derivados do leite....
    Agora só leite de soja ,tofu,mas tá meio que chato viu!!
    Estarei literalmente Linkada ao seu cantinho pra ver se me anima um pouco !!!
    Bjs
    Valéria do
    Papos de Anjo

    ResponderExcluir
  6. Olá Valeria! Fico muito feliz que vc tenha gostado do meu cantinho! =) Sei como é difícil a adaptação no início, eu tb nunca fui fã de leite, mas os derivados... como eu comia! No começo assusta, mas aos poucos vamos encontrando substituições e vemos que a coisa não é tão feia assim. Não fica triste não, tá? Se precisar de alguma coisa é só mandar e-mail ou deixar um comentário. Vamos trocando figurinhas! Grande Beijo! =)

    ResponderExcluir
  7. Esse pao de batata ficou muito bom mesmo. Melhor do que muitos lugares que vendem por ai.

    ResponderExcluir
  8. nossa maravilhosa a sua receita eu amei tudo por aqui seu cantinho e encantador, estou te seguindo.. bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Monalisa, eu tô querendo fazer essa receita tentadora de pão e me surgiu uma dúvida: qual o leite de soja sem açúcar que você usa? O Mais Vita pura soja?

    ResponderExcluir
  10. Oi Patricia! É esse mesmo, o Mais Vita Pura Soja da Yoki, vem escrito na embalagem leite de soja para uso culinário. Bjos! =)

    ResponderExcluir
  11. Olá, meu nome é Sandra e a mais ou menos 7 meses descobri que meu filhinho de três anos tem intolerancia a lactose, estava sofrendo mto com o lanche da escola, pois voltava tudo o que eu mandava. Nas buscas pela internet encontrei o seu blog e tenho certeza que vai ser a minha salvação. Amei o bolg e com certeza irá ajudar muitas mães desesperadas, como eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sandra! Espero que o blog esteja te ajudando bastante! Beijos para você e seu filho! :)

      Excluir
  12. Foi um verdadeiro achado ao tesouro esse seu blog. Meu neto que hj completa 8 meses tem intolerância a lactose e como minha filha amamenta ela não pode consumir alimentos com lactose. Agora já sei onde obter receitas deliciosas e fazer para a filhota continuar saboreando delícias da culinária. Muito obrigada por compartilhar conosco suas receitas. Deus lhe abençoe. Forte abraço. Ana

    ResponderExcluir
  13. porque minha vó faz queijo de soja e o queijo nunca derreteu

    ResponderExcluir
  14. Essa receita oode ser feita com farinha de arroz? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ainda não fiz esse teste, não sei se afetaria muito a textura... Beijos

      Excluir
  15. Esse pao pode ser feito com farinha de arroz? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ainda não fiz esse teste, não sei se afetaria muito a textura... Beijos

      Excluir
  16. Olá Monalisa boa tarde! Achei suas receitas por acaso. Adorei esta do pao de batata recheado, mas meu marido é celiaco e tb intolerante a lactose, tem na versao sem glutem? Grata pela sua contribuiçao aos que tem estes problemas. Marlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marlene!
      Infelizmente ainda não fiz uma versão sem glúten. Tenho uma receita de salgado sem glúten aqui no blog, mas a massa não é com batata. Caso te ajude, você pode ver a receita no índice de salgados.
      Beijos

      Excluir
  17. Olá, já testou esta receita com recheio de presunto, peito de peru, calabresa...?? Este queijo sem lactose fica "salgado" para o meu bolso. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ingrid!
      Sim. Pode ser utilizado o recheio que você preferir.
      Beijos

      Excluir
  18. Experimente trocar o tipo do fermento pode ser que cresça (:

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, que creme vegetal é este? ele pode ser subistituido por algum outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Davi! O creme vegetal utilizado nessa receita foi o Becel. Você pode substituir por manteiga ghee ou caso você não tenha problemas em consumir produtos com baixo teor de lactose pode usar manteiga comum.
      Beijos

      Excluir
  20. que tipo de creme é este? ele pode ser substituido ou deixado de usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Liliane! O creme vegetal utilizado nessa receita foi o Becel. Você pode substituir por manteiga ghee ou caso você não tenha problemas em consumir produtos com baixo teor de lactose pode usar manteiga comum.
      Beijos

      Excluir
  21. Dá certo se trocar o leite de soja por água?

    ResponderExcluir
  22. Fiz mês passado, sem recheio...não deu certo! Acho que coloquei farinha demais (apesar de eu ter achado que a massa crua ficou bem molenga e grudando nas mãos...) Após assar ficou bem pesado e duro... mas vou tentar de novo em setembro!!! ;)

    ResponderExcluir