Slider

quinta-feira, 31 de março de 2011

Torta de Palmito



Essa torta me deixou seqüelas: uma língua queimada. Assim que saiu do forno, cortei um pedação fervendo e o final da história vocês já sabem. Também pudera: que cheiro gostoso! Confesso que não aguentei esperar, hehe.

A torta é uma delícia, a massa é bem fácil, estilo pão caseiro, eu amei! Vai ter repeteco em breve! :D Ah, não sejam tão esfomeados ansiosos como eu e aguardem um pouquinho antes de comer. Quente ou fria, é boa do mesmo jeito! O recheio fica um pouco mais firme quando frio. 

Torta de Palmito Sem Lactose
Fonte: Receita retirada do site da Sakura.

Massa:
½ tablete de fermento (7g)
½ colher de chá de açúcar 
½ xícara de chá de leite de soja morno (usei água morna)
1 ½ colher de sopa de creme vegetal 
1 ovo
2 ½ colheres de sopa de Missô Aka 
2 ¹/² xícaras de chá de farinha de trigo


Recheio:
1 ½ colher de sopa de creme vegetal
1 lata de seleta de legumes (usei 1 lata de milho verde)
1 vidro (300g) de Palmito picado
2 colheres de sopa de amido de milho
1 xícara de chá de água
3 colheres de sopa de molho de soja 
½ cubo de caldo de legumes

1. Em uma tigela dissolva o fermento com o açúcar, acrescente o leite (ou a água), o creme vegetal, o ovo, o missô e misture até dissolver.
2. Acrescente a farinha aos poucos. Coloque a massa sobre uma superfície lisa e sove até a mesma desgrudar das mãos. Cubra a massa com um pano de prato e espere crescer até dobrar o volume.
3. Enquanto isso prepare o recheio: aqueça o creme vegetal em uma panela, adicione a seleta de legumes, o palmito picado, o amido de milho dissolvido em água, o molho de soja e o caldo de legumes. Mexa até engrossar, desligue o fogo e reserve.
4. Para montar: pegue ¾ da massa, abra com um rolo e forre uma assadeira (25 cm de diâmetro), despeje o recheio e feche com a outra parte da massa (a massa é bem elástica e fácil de trabalhar).
5. Leve ao forno médio pré-aquecido (180º C) por 30 minutos ou até dourar por fora e cozinhar por dentro.



Beijos

12 comentários:

  1. Eu que sou descendente de japoneses fico muito presa a receitas orientais mas vc mostrou muitas receitas deliciosas e que saem do trivial japonês. Parabéns, Monalisa e que venham outras parcerias produtivas e deliciosas por aí! Bjss e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Monalisa, eu quase me afoguei com tanta água na boca ao ver a foto da torta! Vou testá-la com certeza!
    Parabéns pelo blog! Vc capricha em cada detalhe (as fotos, principalmente, são maravilhosas!)... mostra todo o carinho que tem ao fazê-lo. Muito obrigada pela sua disposição em ajudar! BJu
    PS: fiz o bolo de ameixas frescas e foi um sucesso aqui em casa!

    ResponderExcluir
  3. @Akemi - Muito Obrigada! Grande Bjo e um ótimo final de semana! =)

    @Juliana - Essa torta realmente é de se afogar! rsrs Uma delícia! E Muito Obrigada pelos elogios! :D Fico feliz em saber q vc fez o bolo de ameixas! Grande Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Puxa, esta torta é de dar água na boca mesmo... e eu ando totalmente afastada da cozinha comendo minhas mesmices enquanto o blog está se superando a cada receita, olha só o que estou perdendo!
    Esta torta 'cai de bandeja' pra aquelas reuniões de família em que cada um leva um prato pronto pois posso fazer sucesso e 'comer' o sucesso também, hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Monalisa,

    Estava eu olhando e me deliciando com suas receitas...Pensei!! Bem que essa menina poderia morar em Floripa..Eu encomendaria seus quitutes, numa boa!!!
    Querida, Parabéns! Eu não como carne vermelha e não uso alho nos pratos que faço (quando faço) rsrsrs..Vou adaptar suas receitas à minha realidade e depois lhe envio notícias. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada! Espero notícias suas e fico na torcida para que goste das receitas! :) Beijos

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá! é um creme parecido com margarina, porém é feito apenas com óleos vegetais. Um exemplo é a Becel original. Beijos

      Excluir
  7. Qual é o papel do Missô nessa receita?
    Se eu tirar altera a textura???
    Muito linda a torta, mas realmente não me dou bem com o sabor do Missô...

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, Monalisa! Estou adorando suas receitas, estou imprimindo e gostaria de saber se posso substituir a farinha de trigo por farinha sem glúten, a quantidade será a mesma? Gostaria que também nos orientasse quanto ao congelamento das receitas ok. Estou adorando, farei prá mim e minha filha. Um beijo e grata pelas receitas, aguardo suas respostas aos meus questionamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite! Ainda não testei essa receita com farinha sem glúten. A substituição nem sempre é tão simples, muitas vezes temos que ajustar a quantidade dos outros ingredientes também quando se trata de receitas sem glúten.Por isso, sugiro que você faça essa receita: http://www.diariosemlactose.com/2013/07/torta-basica-de-liquidificador-sem.html A receita desse link pode congelar sim após assada, quando quiser usar ésó colocar direto no forno, sem a necessidade de descongelar antes. A receita da torta de palmito não recomendo congelar por causa do recheio cremoso, vai alterar a textura. Beijos

      Excluir