Slider

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Biscotti de Lavanda Sem Lactose


Dias desses, eu estava toda doida procurando uma receita com lavanda que me agradasse e acabei descobrindo não só a receita, como o blog sensacional do Richie, A Cozinha Coletiva.
Gente, se preparem porque vocês vão ver pelo menos mais 3 receitas do Richie em um curtíssimo espaço de tempo por aqui. Estou completamente pirada com algumas receitas dele, fora as fotos que são lindas (quando eu crescer ainda vou tirar fotos assim, rsrs), é de cair o queixo!

O biscotti é assado duas vezes, fica mais durinho e mais seco do que os cookies e biscoitos tradicionais. Aproveite o friozinho e sirva os seus com um chá quentinho, um café ou qualquer bebida quente que te agrade para dar uma balanceada. =D 


Biscotti de Lavanda Sem Lactose
Fonte: Receita retirada do blog A Cozinha Coletiva, do Richie.

2 xícaras de farinha de trigo e mais um pouco para dar o ponto, se necessário (substituí aprox. 1 xícara por farinha de trigo integral)
1 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
3/4 xícara de açúcar
2 colheres de chá de flores de lavanda secas (pode ser encontrada em grandes empórios)
2 ovos
1/2 xícara de creme vegetal  
2 colheres de chá de casca de limão ralada
1 colher de chá de extrato de baunilha (não coloquei)

1. Misture farinha, fermento e sal. Reserve.

2. No processador ou liquidificador, processe o açúcar com as flores de lavanda, até que fiquem bem moídas.

3. Com a ajuda de um fouet, bata o açúcar aromatizado com os ovos até engrossar (2 minutinhos). Adicione o creme vegetal, as raspas e a baunilha e misture bem. 

4. Adicione aos poucos a mistura da farinha, batendo com uma colher de pau. Coloque mais farinha se ficar muito mole (eu precisei colocar aprox. mais 1/2 xícara). - A massa não fica igual massa de pão ok? Ela vai ficar ainda um pouco mole e pegajosa, cuidado para não colocar farinha demais.

4. Forre uma forma com papel manteiga e unte com creme vegetal. Transfira metade da massa para a assadeira e forme 1 baguete com aproximadamente 7 cm de largura por uns 20 cm de comprimento e 4 cm de altura. Não precisa seguir as medidas a risca, com uma espátula ou com a colher de pau vá dando forma à baguete. Faça o mesmo com a outra metade da massa. Asse por 20 minutos no forno pré-aquecido a 180 graus até que fique dourada e apresente rachaduras. (vejam as minhas abaixo). Deixe descansar por 10 minutos e abaixe o forno para 160 graus.

5. Fatie as baguetes, na diagonal, em fatias de 2,5 cm de largura. Arrume as fatias numa forma forrada com papel manteiga e leve ao forno por aproximadamente mais 15 minutos, vire as fatias na metade do tempo. Se quiser pode deixar um pouco mais para ficar mais dourado. Deixe esfriar completamente.  


É possível preparar biscotti de diversos sabores:

- cacau em pó e amêndoas
- laranja e nozes
- limão
- figos secos
- café e castanhas
- coco e castanha do pará
...
Não faltam opções pessoal! :D


Bjosss!   


6 comentários:

  1. Monalisa,
    que lindos ficaram os seus biscotti.
    Imagina o aroma que ficou a sua cozinha..hummmmm
    preciso provar!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Adoro usar lavanda na cozinha! Seus biscottis ficaram lindos.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Monalisa querida

    Nunca fiz biscotti e estou ficando tentada com essas receitas maravilhosas. Os seus estão lindos, parabéns!

    Sabe que eles ficam ótimos molhados em um vinho de sobremesa chamado Vin Santo? Se você gosta de vinhos adocicados, experimenta...

    um beijo grande e um ótimo fim de semana pra você!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Meninas! :D

    E obrigada pela dica Sandra! Da próxima vez que fizer vou provar desta maneira!

    Beijos e Bom final de semana a todas! =)

    ResponderExcluir
  5. Monalisa, estava à procura de um biscoito sem lactose para me ajudar no regime de 1 mês que o gastro pediu. Fiz esta receita e ficou uma delícia! Por não ter muita habilidade com a massa, fiz bolinhas ao invés da baguetes, mas deram super certo!! E acho que exagerei no limão, porque o sabor da lavanda desapareceu...rs. Mesmo assim uma delícia! Estou amando o seu blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela! Que bom que você gostou! Muito obrigada por ter vindo me contar! E adorei saber que está gostando do blog! Super beijo :)

      Excluir