Slider

domingo, 1 de maio de 2011

Amêndoas Carameladas Sem Lactose


Eu estava morrendo de medo de fazer esta receita, errar e jogar fora 200 gramas de amêndoas.
Mas me enchi de coragem, fui para a cozinha toda confiante e não é que o negócio deu certo de primeiro? :D
É tranquilo de fazer e além disso, fica parecido com aquelas amêndoas que vendem no shopping, sabe?
É, essa mesmo.


Amêndoas Carameladas Sem Lactose
Fonte: Receita retirada do blog Vivendo Sem Glúten.

1/2 xícara de chá de água
1 xícara de chá de açúcar
1 colher de café de canela
200 gramas de amêndoas
1 colherzinha de café de fermento em pó

1. Forre uma assadeira com papel manteiga e reserve. Numa panela média de fundo grosso, coloque a água, o açúcar e a canela. Dê uma leve misturada e leve ao fogo baixo (fogo mais baixo possível, eu deixo bem baixinho como se fosse desligar o fogo). Deixe levantar fervura.

2. Quando a calda começar a engrossar, coloque as amêndoas e o fermento em pó. Para ver se a calda está ficando grossa, incline um pouco a panela e observe a forma como a calda se movimenta. Se for rápida demais é porque está muito líquida. Não precisa esperar engrossar demais, quando der aquela leve engrossada já pode colocar as amêndoas.

3. Mexa sem parar a partir daí com uma colher de pau, raspando bem o fundo para não grudar. A calda vai começar a ficar mais e mais grossa e depois de um tempo (vai demorar um pouco) uma farofa vai começar a se formar (como na foto abaixo). Vai grudar uma crosta de farofa no fundo e nas bordas da panela. Continue mexendo. Não se esqueça do fogo bem baixo. Se ficar com medo de queimar, tire um pouco do fogo, mexa e volte a panela ao fogo novamente.


4. Aos poucos você vai perceber que a farofa do fundo da panela vai voltar a caramelizar, mas não de uma maneira homogênea. Continue mexendo para que as amêndoas sejam envolvidas por esse caramelo. Quando todas estiverem cobertas por ele, tire do fogo e jogue-as na assadeira forrada com papel manteiga para que esfriem.

Gente, o segredo é: fogo baixo e paciência. Elas não vão ficar lindas e perfeitas como as do shopping, então quando todas estiverem cobertas pelo caramelo já pode tirar. Eu teimei e deixei mais um pouco para ver se o caramelo ficava mais homogêneo e acabou ficando mais escuro do que devia. Não chegou a queimar, mas eu poderia ter tirado antes. Óia eu quase fazendo caca... rsrs... 


Bjosss!

9 comentários:

  1. Monalisa,
    Eu adorei a receita, principalmente porque aqueles vendidos no shopping são tão caras.....
    E aquele cheiro tentador, quem resiste???
    Vou ver se consigo fazer também....
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma pergunta. E o fermento quando coloca?

    Rogerio

    ResponderExcluir
  3. Olá Rogério! Desculpe a demora para responder! Eu realmente me esqueci de colocar no preparo quando o fermento entra. Ele deve ser colocado junto com as amêndoas, quando a calda começar a engrossar. Já arrumei o modo de preparo na postagem, assim fica mais fácil. Desculpe o erro e obrigada por ter avisado. Abraços :D

    ResponderExcluir
  4. Monalisa... já que vc faz receitas sem lactose por que não tenta fazê-las também para quem não pode comer açucar? Adoro amêndoas carameladas porém, por causa da diabetes não posso comer. Será que daria prá fazê-las com aquele açucar próprio para diabéticos? Abraços....

    ResponderExcluir
  5. Olá Anônimo, tudo bem? Obrigada pela sugestão, vou procurar fazer receitas sem açúcar, assim que possível. O mesmo ocorreu com as receitas sem glúten e sem ovos, fui aos poucos tentando procurar receitas e colocando mais opções para pessoas com outras restrições. Não sei se seria possível fazer estas amêndoas com o açúcar para diabéticos, teria mesmo que testar para ver o que acontece. Vou procurar saber e qualquer novidade publico no blog! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela receita! Ficaram incríveis! Nunca tive paciência com caramelo, sempre achava que estava fazendo errado mas, com a sua descrição passo-a-passo deu tudo certo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Monalisa eu fiz hoje e coloque achocolatado ficou muito bom também.abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Humm que delícia! Deve ter ficado muito bom mesmo! Obrigada pelo retorno! Beijos

      Excluir