Slider

segunda-feira, 9 de maio de 2011

"Intolerância à lactose pode ser problema psicológico", diz artigo no Terra

Olá Pessoal!

Graças a @Nutri_holistica, fiquei sabendo que o site Terra publicou um artigo hoje com o título: "Intolerância à lactose pode ser problema psicológico", leia clicando aqui. A fonte foi o Daily Mail, então acessei a reportagem original para ter maiores informações.

Como era de se esperar, o artigo do Daily Mail dá uma explicação bem melhor sobre o assunto, para ler clique aqui (em inglês). O artigo do Terra, na minha opinião, disse nada com coisa nenhuma... muito vago.

Para você que assim como eu, leu o título e pensou: "Vou agora mesmo fazer terapia e me curar", pensou errado. rsrs
Na verdade, o artigo fala sobre aquelas pessoas que tiram as próprias conclusões sem consultar um médico. O problema tem origem emocional e não física, elas passam a ter diarréia, flatulência, dor de estômago, todos os sintomas são reais, porém quando finalmente fazem o teste da intolerância a lactose o teste dá negativo, ou seja, a capacidade de digerir a lactose é normal. Neste caso, o problema é de origem psicológica, que pode ser causado por estresse, depressão, entre outros.

Então se você ainda não fez o exame, não se precipite e procure um médico.
Se você já fez o exame, que por sinal é bem "agradável" (eu fiz o de sangue), e deu positivo: sinto muito. Junte-se ao clube dos IL's e vamos aguardar que os pesquisadores descubram a cura. Oh, se quiser eu posso ser cobaia tá? E não, a enzima não funciona direito em mim, ela tem vontade própria e só faz o trabalho dela quando ela bem entende.

Bjos!

3 comentários:

  1. Boa noite,
    Realmente a reportagem do site Terra é extremamente vaga e deixa a pensar que quem tem IL precisa mais de um psicólogo do que reorganizar a dieta.
    É necessário antes de qualquer atitude, como para qualquer tipo de doença, consultar um especialista para que o mesmo diagnostique a sua doença e não sair por aí cortando o que lhe vier a cabeça.

    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  2. Monalisa querida

    Nesses nossos tempos de informação so fast, as pessoas tem que ter mais cuidados às possíveis interpretações erradas por falta de compreensão. Obrigada por compartilhar.

    beijocas

    ResponderExcluir
  3. Essa enzima é uma droga mesmo, tenho uma amiga que toma uns 8 comprimidos pra conseguir comer pizza... Eu não posso comer pizza, não sei se é por ser um alimento muito gorduroso, mas meu organismo sofre muitoo depois de um pedaço de pizza. Só com muita vontade mesmo pra me aventurar...
    Eu fiz o exame de sangue tb blééé, e minha curva deu quase no limiar da tolerância...
    Eu não sabia que era intolerante a lactose, até ano passado sempre comia tudo de leite... Só que comecei a sentir mtas dores de cabeça e estômago, eu acho que foi devido ao fim da minha faculdade, foi muito estressante, desgastante, vai saber se não tem uma relação psicológica mesmo, não é!
    Recentemente descobri que qdo eu estou bem relax, tranquila, sem prazos esgotando essas coisas, eu consigo comer tranquila um pedaço de chocolate, bolo, coisas não muito gordurosas...

    ResponderExcluir