Slider

terça-feira, 5 de julho de 2011

Galette de Tofu Temperado e Tomate Cereja


Finalmente fiz uma receita do blog da minha amiga Sandra, o Receitas do caldeirão da Bruxa Solar! Na verdade não foi somente uma, eu fiz duas no mesmo dia: o risoto de shimeji branco que publiquei na página do blog no Facebook também é receita dela. =)

Aos poucos vou evoluindo na minha lista de desejos e fazendo as receitas dazamigas

A massa desse galette é maravilhosa, fica super crocante! E para felicidade das mamães com filhos alérgicos a ovos, esta massa não precisa de ovo! =)
O recheio é a gosto do freguês, usem a criatividade. Mas posso garantir que quem fizer este recheio de tofu temperado não vai se arrepender!



Galette de Tofu Temperado e Tomate Cereja Sem Lactose e Sem Ovos
Fonte: receita da massa retirada do blog Receitas do caldeirão da Bruxa Solar.

Massa
1/4 de xícara de chá de óleo
1/3 xícara de chá de água fria
1 colher de café de sal
1 xícara de chá de farinha de trigo

Recheio - quantidade a gosto
- Usei 1/2 bloco de tofu (deixei escorrer toda a água) temperado com sal, pimenta do reino, salsinha picada, 1/2 cebola pequena bem picada, orégano, alecrim e 1 dente de alho picado. 
- Tomates Cereja cortados ao meio.

1. Coloque o óleo, a água e o sal numa tigela e bata com um fouet até adquirir uma cor esbranquiçada.
2. Acrescente a farinha de trigo e misture bem. 
3. Despeje a massa em uma superfície enfarinhada e sove até adquirir uma consistência lisa e uniforme, sem grudar das mãos. A massa fica um pouco oleosa. (eu precisei colocar mais um pouco de farinha para dar o ponto). Deixe descansar de 40 min a 1 hora.
4. Divida a massa em duas partes e abra cada parte com um rolo formando dois círculos, o mais fino possível. Coloque o recheio no centro dos círculos e feche formando preguinhas. (eu não fui muito habilidosa nas minhas "pregas", vejam o passo a passo da Sandra, ela fez certinho. E eu fiz 1 galette pequeno e 2 minis).
5. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus até dourar.

Rende 2 galettes pequenos ou 4 minis. 
Eu comi tudo sozinha e ainda queria mais, então pessoal dobrem ou tripliquem a receita sem medo! :D


Bjos!

17 comentários:

  1. Lindinha, ficou D++++!!!
    Ah, Monalisa, francamente, achei uma mais doida e perfeccionista que eu! Vai me dizer que não fez as pregas bonitinhas? Em que planeta, amiga? Ficaram lindas, super apetitosas.
    Mas viu, a massa é do Figos & Funghis, apenas mudei o recheio.
    Beijocas, obrigada pela citação do Caldeirão!

    ResponderExcluir
  2. Posso substituir a farinha de trigo por farinha de arroz?

    ResponderExcluir
  3. Sandra querida, Que bom q gostou! =) Sou "um pouco" doida sim sabe... mas que suas preguinhas ficaram mais bonitas que as minhas, ficaram! hahaha Grande Bjo!

    Olá framboesa.amora! Nunca fiz com farinha de arroz, não sei se o ponto sairia correto por causa da falta do glúten... Certamente a consistência vai mudar e não sei se vai ficar bom. Caso vc venha fazer um teste, volte para me contar como ficou ok? Bjos! =)

    ResponderExcluir
  4. Aiai! Preciso mandar arrumar o forno ou comprar um novo! Como sobreviver vendo essas delícias e tendo que esperar o fim de semana para usar o meu namorado, ou melhor, o forno dele??? hehehe
    Beijos e super parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  5. Eu amo fazer uma massinha e esta, pela foto, é das boas! Muito interessante e convidativa esta receita...

    ResponderExcluir
  6. Meniiina, AMEI!
    E os cupcakes? Vou fazer, CERTEZA!

    brigadão viu?

    conseguiu algo sobre o Ades? Acho que tá dando reação nele =/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ké! Que bom q gostou da receita! :D Sobre o Ades, eu queria falar com algum professor da faculdade para ter certeza, só que como todos já entraram de férias está difícil conseguir contato. =/ Não quero te dar resposta sem ter certeza absoluta, se vc está achando que deu alguma reação, melhor parar e falar com o pediatra, assim ele te passa uma outra opção mais rápido e o pequeno não sofre. Qualquer novidade te aviso =) Grande Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Comprei um tofu mas achei o gosto horrível, mas vc disse na receita que precisava escorrer a água, mas nesse nao tinha, será que muda o gosto? fiquei achando que só seria bom o tofu defumado. bjs

    ResponderExcluir
  9. Sabrina, Muito Obrigada! Namorado é pra essas coisas, tem que aproveitar mesmo, rsrsrs. Bjos!

    Helo, faça quando tiver oportunidade, fica uma delícia mesmo, principalmente para lanche da tarde. Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Ninha_vivi, com tofu defumado também fica muito bom. Os tofus que eu compro sempre vem em embalagens com água, para não ressecar, nunca comprei nenhum tofu que não viesse com água. Mas de qualquer forma, para dar sabor é preciso temperar bem. Vc lembra a marca desse tofu que vc comprou?

    ResponderExcluir
  11. Monalisa, um detalhe curioso me chamou atenção já numa leitura anterior mas não comentei nada e hoje vejo que outra seguidora do blog também encontra tofu sequinho, sem água! Eu encontro em duas marcas mas não lembro os nomes mas agora, infelizmente. Fiquei curiosa com esta diferença e logo que puder vou conferir e trazer os nomes. Afinal esta diferença pode interferir mesmo no resultado da receita, ou não?...

    ResponderExcluir
  12. receita maravilhosa!!!

    vou fazer na minha cozinha com certeza!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Helo, eu nunca provei e nem encontrei este tofu sem água que vcs estão falando. O único tofu sem água que eu conheço é o defumado, ele é até meio douradinho, esse sem água também é assim? Se a textura for parecida com o defumado acredito que a única diferença será que ao invés de amassar será preciso ralar no ralo grosso. Nesta receita, se eu me basear no defumado, não terá muito diferença porque como ainda vamos temperá-lo e colocar a cebola picadinha, o sabor vai ficar gostoso e a cebola vai ajudar a umedecer o recheio. Vai ficar uma delícia do mesmo jeito! Quando vc souber a marca me fala que eu vejo se encontro por aqui, estou curiosa! rsrs Bjos!

    Isadora, muito obrigada! Vou visitar a sua cozinha tá? Bjos! =)

    ResponderExcluir
  14. Não lembro a marca do tofu, ele era branquinho mesmo, não era o defumado.Temperei com ervas e azeite mas não desceu, joguei todo no lixo. Tinha um mal cheiro horrível, nem posso dizer aqui com o que o cheiro dele parecia! kkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  15. Ai que horror!!! hahaha Estou super curiosa sobre esse tofu! Mas agora sabendo do gosto, acho que prefiro ficar só na curiosidade mesmo, kkkk. É melhor fazer com o tofu normal ou senão com o defumado, que aí sim posso te garantir que vai ficar muito gostoso! rsrs Bjos!

    ResponderExcluir
  16. Ai... ninha_vivi, acho que tiveste azar mesmo...
    Eu devo dizer que o Tofú que encontro é bem sequinho, aparentemente quase igual à ricota e não lembro do cheiro, o que é um bom sinal. Encontro de duas formas: puro e temperado com ervas. Não é 'uma brastemp' para o meu paladar mas é saudável.

    ResponderExcluir
  17. Aff! não tive sorte com meu primeiro tofu comprado, vou a procura de um outro!! rsrsrsrs! Ah! mudei meu nome, tava meio estranho esse negócio de ninha_vivi! bjsss

    ResponderExcluir