Slider

sábado, 13 de agosto de 2011

Muffins de Maçã Sem Lactose e Sem Ovos


Olá queridos e queridas!

Aqui estou depois de uma semana cheia de emoções, agradáveis e super desagradáveis. Ainda bem que existe um dia após o outro não é mesmo? =)

Mas vamos falar de coisas felizes: este muffim é espetacular, maravilhoso, úmido, doce na medida, um verdadeiro xuxuzinho. ;) 
E mais uma vez, esta é uma receita sem ovos! (e sem cacau Natalia!) =)

Alguns devem estar se perguntando porque eu estou publicando ultimamente receitas sem ovos. É porque algumas pessoas (alérgicos e mães com filhos alérgicos) me mandaram e-mail pedindo dicas de receitas sem ovos. O foco do blog é receita sem lactose, porém não vejo problema algum em preparar receitas em que além do leite, o ovo também não é necessário. Se você não é alérgico, vai de alguma forma economizar ovos e se um dia você estiver com vontade de fazer alguma receita e não tiver ovos na despensa, isso não será um empecilho. 

Eu não me incomodo nem um pouco com pedido de receitas especiais. Podem pedir a vontade! Vou fazendo quando possível, infelizmente não estou com o tempo que eu gostaria para fazer pesquisa e testar receitas específicas, mas  vou fazendo conforme a minha disponibilidade. =)


Muffins de Maçã Sem Lactose e Sem Ovos
Fonte: receita do livro "Viva Sem Alergia", de Alice Sherwood.

225 gramas de farinha de trigo
uma pitada de sal
1 colher de sopa de fermento químico
1 colher de chá de canela em pó (coloquei 1 colher de sobremesa)
45 gramas de açúcar mascavo
45 gramas de creme vegetal
2 maçãs sem casca raladas
55 gramas de uvas passas (não coloquei)
175 ml de leite de soja
açúcar demerara para polvilhar 

1. Peneire a farinha, o sal, o fermento e a canela numa tigela.
2. Junte os ingredientes restantes e misture bem.
3. Distribua a massa em forminhas de papel para muffins (eu coloco as forminhas de papel dentro das formas de muffins e coloco dentro de uma assadeira maior), se for utilizar só forminhas de alumínio, unte com creme vegetal. Pode colocar mais da metade da forminha de massa porque eles não vão crescer demais, eu preenchi as minhas forminhas deixando 1 cm abaixo da borda. 
4. Polvilhe açúcar demerara e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por aproximadamente 20 minutos. Faça o teste do palito. 
Retire os muffins da assadeira e deixe esfriar em cima de uma grade. 

Rendimento: Consegui 10 muffins.

Estes muffins são super macios e não ficam muito doces, é perfeito na minha opinião, mas se você gostar de algo mais adocicado, polvilhe generosamente o açúcar demerara. Lembrando que eu fiz sem a uva passa, se você utilizá-la vai ficar mais docinho.


Beijos e Tenham um Maravilhoso Dia dos Pais! :D

10 comentários:

  1. Monalisa querida, legal vc também atender a pedidos de outras intolerâncias. Essa receita ficou vegan, sem proteína animal. Adorei esses muffins, com certeza ficaram deliciosos.
    Xô uruca, espero que as coisas não agradáveis estejam passando longe agora...rsrs
    beijocas e um semana super gostosa, sem coisas chatas!

    ResponderExcluir
  2. Show! Dá pra colocar aquela farofinha de cuca em cima tb né? Vc sabe como faz? Faz um dia um de blueberry tb, sou viciada nele!
    Beijo Lisa!

    ResponderExcluir
  3. Monalisa, adoraria publicar essa receita/foto no Cantinho Vegetariano. Você permite? Sempre cito a fonte (com link) e os créditos da foto no rodapé da receita.

    ResponderExcluir
  4. Olá Elaine, pode publicar sim. Muito Obrigada por ter me pedido, agradeço muito a sua consideração. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Monalisa, eu é que agradeço por ter atendido meu pedido. Acabei de publicar a receita, passa lá pra conferir.

    Parabéns pelo blog! Percebe-se o carinho e dedicação em cada detalhe.

    Beijo. Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Muito boa essas receitas sem lactose e ovo.
    Agradecimentos de uma mãe com filha intoletante aos 2.
    bjs...

    ResponderExcluir
  7. olá td bem? adorei suas receitas e queria tirar umas duvidas pois estou fazendo uma desintoxicação e tem coisas q não posso comer.o q é esse creme vegetal?e o açúcar demerara ? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cintya, tudo bem e você?
      O açúcar demerara é parecido com o açúcar cristal, só que tem a cor dourada. Ele não passa por tanto processamento como o açúcar refinado comum e por isso mantém mais nutrientes, assim como o açúcar mascavo. Neste link você pode ver qual eu costumo utilizar http://www.bioeorganicos.com.br/produto/96-acucar-demerara-organico-native-1kg.html .
      O creme vegetal mais conhecido é da marca Becel, ele é feito apenas com gorduras vegetais sendo isento de lactose, por isso é tão usado como substituto da manteiga e margarina por alérgicos à proteína do leite de vaca e intolerantes à lactose.
      Beijos!

      Excluir