Slider

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

BLOGAGEM COLETIVA: PLÁGIO NÃO!

Fonte Imagem: Túlio Souza, dono do blog "Macho Gourmet"

Olá queridos e queridas!

O post de hoje faz parte de uma blogagem coletiva, organizada por um grupo de Blogs de Culinária do qual eu participo. O intuito desta blogagem é conscientizar às pessoas que pensam que copiar textos, fotos, receitas e não citar a fonte é uma coisa normal. Não, não é normal. Isso é crime

Muitos pensam que ter um blog é besteira, bobagem... que não dá trabalho nenhum. Quem pensou, pensou bem errado. Você já parou para pensar que preparar receitas, fotografá-las, editar as fotos, criar textos, responder e-mail, buscar novidades, pode dar um trabalho dos grandes? E detalhe: ninguém está te pagando por isso.

O blog é um hobby, uma terapia, um prazer. É um trabalho não-remunerado muito prazeroso, e no meu caso é com o intuito de ajudar os outros. 

Que graça teria se eu copiasse receitas, sem testá-las e fizesse um "banco de dados" de receitas sem leite e derivados copiadas de outros? A graça de ter um blog é fazer a receita, contar sua experiência, explicam tim tim por timtim, dar dicas, dizer o que você errou, é isso que ajuda os outros e não simplesmente publicar um texto.

Se alguma receita aqui do blog estiver sem fonte, pode ter certeza que é devido a fonte ser desconhecida. Eu não sou chef de cozinha para inventar nada, tudo o que tem aqui eu peguei de alguém, foi mérito da pessoa. Posso ter adaptado para ficar sem lactose, incluído ou excluído algum ingrediente, mas tudo aqui foi baseado no trabalho de alguém.

Exemplos de cópias que já aconteceram com o blog:

1. A rede Mundo Verde copiou uma foto minha, cortou a parte onde eu sempre coloco o nome do blog e colocou a foto como exemplo de uma receita de molho de salada com missô e óleo de gergelim. Esta foto que eu tirei, que não é lá uma das melhores fotos que eu tenho aqui, é do molho missô.
Reclamei através do twitter e mandei um e-mail. Eles responderam depois de alguns dias e resolveram colocar a fonte.
Eu fiquei extremamente chateada e irritada com isso porque a rede Mundo Verde vende produtos naturais, sem glúten e SEM LACTOSE. Ou seja, eu sou cliente deles. Eles roubaram uma cliente (e uma cliente muito boa por sinal).
Depois disso nunca mais comprei nada deles, não quero saber se o erro foi da matriz e não do franqueado, simplesmente foi um balde de água fria. O que uma rede deste tamanho pensa em copiar uma foto e não ser correta o bastante para colocar a fonte? Será que eles precisam mesmo disso? Será que as receitas que estão no site não foram testadas para não terem suas próprias fotos originais? 
Se a resposta do e-mail que eles me mandaram tivesse demonstrado um pouquinho mais de preocupação, até deixaria passar, mas nem isso aconteceu.

Receita no site da Mundo Verde com minha foto copiada e pelo menos, agora com a devida fonte.
Postagem original onde eu publiquei a foto.

2. Outro exemplo foi este site que publicou a receita do pão caseiro, que é receita da minha avó, também sem colocar a fonte. A dona do site me respondeu e foi super gentil. Neste caso eu realmente acredito que não foi de má fé, foi apenas falta de orientação. 

Tenho outros exemplos, mas que não valem a pena ser citados. Depois do que aconteceu com a Mundo Verde, não procurei mais minhas fotos por aí. Mas mesmo assim, de vez em quando parece que elas acabam caindo na minha mão de propósito... 
E também já encontrei sites que usaram minhas fotos e citaram a fonte. O que me deixou extremamente feliz! :D

Então pessoal, por favor, se vocês encontrarem por aí alguma foto minha ou qualquer coisa que possa ter sido surrupiada, me avisem! Vocês são os maiores fiscais!

Não é possível que seja tão difícil escrever: "fonte" e colar o link do blog, não é gente? 

Vamos usar a criatividade e ser reconhecido pelo próprio trabalho! ;)

Bom, o recado está dado! Vocês vão ver no dia de hoje muitos outros blogs participando deste mesmo movimento, afinal a união faz a força né! :D

Beijos a todos e desculpem o desabafo!

7 comentários:

  1. Monalisa, já te falei o que achei na ocasião que soube do uso da sua foto sem os créditos. Extrema má fé, pois se a pessoa edita para excluir a marca d'água é porque ela intencionalmente está plagiando e não tem o menor interesse em dar os devidos créditos ao autor. Infelizmente você foi mais uma das vítimas, espero que de alguma maneira essa nossa mobilização traga esclarecimento e iniba a ação da pirataria. Gostei muito do seu texto.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu li o email e vim ao blog pra dar o meu apoio. Citar a fonte do que se copia é respeito e dever mas infelizmente há pessoas mal intencionadas circulando em todos os espaços e uma campanha de conscientização como esta é bem recebida. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Até o site do Mundo Verde? o.O
    Inacreditável como o povo abusa!

    ResponderExcluir
  4. Adoreiiiiiiii :)
    Vou aderir ao movimento e fazer uma postagem tb, usando parte do seu texto com os devidíssimos créditos :)

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pessoal pelos comentários! :)

    Claudia, você será mais do que bem vinda neste movimento, é um prazer te ver por aqui! Obrigada! Beijos =)

    ResponderExcluir
  6. Concordo!!! Fazer um blog dá trabalho( e como! )...e deixar de colocar os créditos não vale. Eu mesma já coloquei uma receita daqui, lá no meu blog (antes até perguntei se podia, rs), coloquei link, nome de quem fez, e a foto que usei foi minha (porq eu testei).

    Beijos e mais uma vez parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir