Slider

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Bread Pudding com Açúcar Mascavo Sem Lactose

Olá!!!

Tem pão amanhecido aí na sua casa? Sim? Ai que pena... Isso quer dizer que você está a um passo de fazer este bread pudding maravilhoso! ;)

Ultimamente tenho ficado tão feliz quando sobra pão aqui em casa gente... Já vou avisando que isso é um vício, então apreciem com moderação tá? 
A parte do pão que não foi coberta pela mistura de leite de soja fica crocante e caramelada, devido ao uso de uma pastinha feita com açúcar mascavo. O fundo fica igual a um pudinzinho, doce na medida certa. 

Não vai durar mais do que uma tarde aí na sua casa, pode acreditar...


Bread Pudding com Açúcar Mascavo Sem Lactose
Fonte: Ligeiramente adaptado do maravilhoso blog La Cuccineta, da Ana Elisa. 

2 pães do tipo francês amanhecido
2 colheres de sopa de creme vegetal
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 pitada de sal
3 ovos
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 1/2 colher de sopa de açúcar refinado
1 1/2 xícara de leite de soja
nozes pecã a gosto (opcional)

1. Corte os pães em rodelas não muito finas. Derreta o creme vegetal (coloquei no microondas por 20 segundos), misture ao açúcar mascavo e acrescente 1 pitada de sal. Espalhe esta pasta em um dos lados da fatia dos pães e arrume em um refratário untado com creme vegetal. (vai sobrar um pouco desta pasta que será usada no final)
2. Misture com um fouet os ovos, extrato de baunilha, canela em pó, açúcar refinado, leite de soja e acrescente mais uma pitada de sal. Derrame a mistura sobre os pães afundando-os um pouco. Deixe os pães absorvendo a mistura enquanto o forno pré-aquece a 180 graus. (eu deixei a parte de cima dos pães para fora para que eles ficassem crocantes - prefiro assim)
3. Pincele os pães com a pasta que sobrou, espalhe as nozes pecã entre os pães e coloque o refratário numa assadeira com água fervente até a metade. Leve ao forno por aproximadamente 55 minutos. 

Ainda não me decidi se eu gosto de comê-lo frio ou morno. Vou precisar fazer de novo para tirar a dúvida. ;) 

Você pode variar e colocar chocolate picado no meio, uvas passas, usar melado de cana, mel, colocar raspinhas de limão ao invés da canela, enfim... criatividade é o que não falta!


Beijos!

10 comentários:

  1. Uma perguntinha básica: O que é creme vegetal?
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriana! Creme vegetal é um substituto sem lactose para a manteiga e margarina (que utilizam leite em sua composição). Um exemplo de creme vegetal é a Becel. Como em sua composição há somente ingredientes de origem vegetal ela recebe este nome. Beijos

    ResponderExcluir
  3. O mais legal dessa receita é que mesmo com um forno capenga dá para fazer, né? Já que não precisa crescer, não tem perigo de "embatumar" e afins!!!! Eba! Vou fazer! :)
    Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Obaaaa, vou fazer este final de semana!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Monalisa, adorei essa receita vou já fazer. Agora vou precisar aprender ainda mais receitas gostosas sem lactose, pois acabei de descobrir que meu bebê que está com 4meses e 20 dias tem alergia a leite de vaca. Festinha de aniversário diferente vai ser... Será que a alergia dele tem alguma coisa a ver com a minha intolerância??? Beijos

    ResponderExcluir
  6. Querida, seu blog é uma Meca para os intolerantes à lactose, que bom ter vindo visitá-lo :-) Parabéns! Beijos.
    Adriana - Casa, Coisas e Sabores

    ResponderExcluir
  7. Monalisa minha amiga, que lindo esse pudim. Tbm curto o La cuccineta, só tem sugestões deliciosas, aliás, como aqui! Arraso total, adoro pudim de pão, e esse em especial está muito tentador.
    beijos e bom fds

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Meninas pelos lindos comentários! =***

    Raquel, infelizmente eu não sei te responder se a sua intolerância tem alguma coisa a ver com a alergia do seu filho. Eu publiquei 2 artigos científicos aqui no blog que dizem que tanto a alergia como a IL podem ter fatores genéticos sim, porém a relação de um com o outro não foi abordada e eu ainda não aprendi na faculdade para conseguir te responder com certeza. Se eu ficar sabendo de alguma coisa te aviso ok? Grande beijo para vc e para seu filho! :D

    ResponderExcluir
  9. Oi, Monalisa,
    Essa sugestão de colocar chocolate picado é o meio amargo. Ou seria um choco soy?
    O choco soy fica bom quando é derretido para fazer receitas?
    Bjs
    :)

    ResponderExcluir
  10. Olá "Unknown"! A escolha vai do seu gosto. Como o bread pudding não é excessivamente doce eu optaria pelo chocosoy ou no máximo o Garoto 55%. Mais do que isso acho que ficaria muito amargo.
    O chocosoy derretido fica bom sim, tenho algumas receitas aqui no blog com ele, como por exemplo o chocotone e o picolé de banana coberto com chocolate.
    Grande Beijo! =)

    ResponderExcluir