Slider

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Biscoito de Polvilho sabor Curry e Ervas Finas Sem Lactose


Biscoitos de Polvilho sem lactose e temperados, aqui estão! :)
Uma pena que as fotos não conseguem transmitir a real gostosura desses biscoitos. Já contei para vocês que como eu sou uma fotógrafa "profissionalmente amadora" não consigo tirar fotos decentes a noite né? 
Os biscoitos ficam com um aspecto opaco, igual aos industrializados. Estes estão amarelinhos porque são os de sabor curry, os de ervas finas não consegui tirar nenhuma foto que me agradasse, mas vocês poderão ver a foto da massa logo abaixo.

O processo é simples e fácil. A receita demora um pouco porque é preciso diversas fornadas, rende muito bem! Vale a pena fazer! :D


Biscoitos de Polvilho Sabor Curry e Ervas Finas - Sem Leite
Fonte: quase nada adaptado do blog Simplesmente Delícia, da Flávia Pantoja.

500 gramas de polvilho azedo
1 colher de sopa de sal
500 ml de água
250 ml de óleo
1 ovo
opcional: curry e ervas finas à gosto.

1. Coloque o polvilho azedo e o sal na vasilha da batedeira. Reserve.
2. Ferva 250 ml de água com o óleo. Entorne o líquido fervente no polvilho para escaldá-lo.
3. Bata na velocidade baixa com a pá até misturar os ingredientes. Junte o ovo e o restante da água aos poucos, quando tiver incorporado toda a água, aumente a velocidade da batedeira e bata por mais 2 minutos. 
4. Divida a massa em 2 partes. Acrescente o curry em uma das metades (utilizei 1 1/2 colher de sopa) e as ervas finas na outra (utilizei 2 colheres de sobremesa).
5. Coloque as massas em um saco de confeitar. Eu utilizei um plástico mais firme, que veio junto com um bico de confeitar que eu comprei, e fiz um corte na ponta do saco plástico.

 


6. Unte uma assadeira grande com óleo e faça os biscoitos no formato que desejar: palitos, rosquinhas, etc, deixando um espaço entre eles. Cada assadeira precisa ter biscoitos do mesmo tamanho, para que todos fiquem prontos ao mesmo tempo. (Não precisei colocar papel manteiga e muito menos farinha, nem nesta receita como na outra que testei antes... e só untei da primeira vez, nas outras fornadas não foi preciso untar).
7. Leve ao forno bem quente - 220 graus - por aproximadamente 20 minutos cada fornada. Serão necessárias várias fornadas dependendo do tamanho que você fizer seus biscoitos, a receita rende muito bem!
 
No meu forno, a 220 graus e com 20 minutos de fornada, os biscoitos ficaram firmes, duros por fora e macios por dentro, preferimos assim aqui em casa. Se você quiser biscoitos mais duros, é só deixar mais tempo. 
Se você retirar os biscoitos do forno e depois de alguns minutos eles murcharem, isso é sinal de que ou eles ficaram menos tempo do que deveriam no forno ou a temperatura não está adequada.



Espero que gostem! Qualquer dúvida, deixa um comentário!
Grande Beijo!

24 comentários:

  1. haha, não acredito em vc, manda uns 3 pacotinhos pra eu provar...rsrs
    Brincadeirinha querida, quanto capricho e imagino a delícia. Teno adoração por biscoito de polvilho e vc arrasou.
    Ah, manda umas daquelas delícias de marzipã também (folgada eu, né??)rrrs
    beijos, corre corre também por aí?

    ResponderExcluir
  2. Olá anônimo,

    Como eu não testei essa receita sem ovos, infelizmente não posso afirmar se dá certo ou não.
    Numa rápida busca na internet, encontrei esta receita sem ovos http://www.delishvillesemgluten.com/index.php/2010/06/receitas-da-poliana-biscoito-de-polvilho-azedo-sequilhos-2/
    Certamente você poderá encontrar mais receitas na internet e testar. Espero que dê certo! Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Luciane, eu praticamente só uso azeite de oliva e não aquecido. Adorei a receita pq eu sou louca por biscoito de povilho, mas a quantidade de oleo me desanimou. Será que dá pra usar menos oleo ou substituir parte dele por outra coisa?

    bjo

    e parabéns por todo esse seu capricho e dedicação.. cada receita melhor q outra e salvando a minha vida =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, está certa por substituir óleos de sua receitas (principalmente o DE Canola que é um produto originalmente utilizado como lubrificante industrial) Tente com gordura de coco ou banha (não sei a quantidade, creio que menor). Um pouco pra untar e o resto nos 250 ml de água fervente. Nos anos 50, quando, felizmente, ainda não havia óleo nem margarina, era tudo feito com banha de porco ou gordura de coco para os doces. Ficavam uma delícia, além de saudáveis! ( Confeitaria Canto do Rio, precursora da Confeitaria Colonial em Icaraí, Niterói)

      Excluir
    2. Obrigada pela ajuda na resposta!
      Atualmente não utilizo mais óleo de canola. Em 2011 quando escrevi esse post era o óleo que eu mais utilizava, hoje me dá até arrepio em pensar... Estou aos poucos atualizando as receitas e retirando da listagem de ingredientes.
      Beijos

      Excluir
    3. Substitua o óleo por gordura vegetal hidrogenada.

      Excluir
  4. Olá Mércia, muito obrigada, fico muito feliz de saber que as receitas do blog estão te ajudando. :) Infelizmente não sei te responder se dá para substituir ou usar menos óleo. Até hoje eu só fiz duas receitas de biscoito de polvilho: esta que está no blog e que deu super certo e outra que foi uma lástima. Vou ficar te devendo :( mas prometo que vou procurar por uma receita alternativa ok? Grande Beijo, Monalisa.

    ResponderExcluir
  5. Que legal sua receita, já fiz biscoito de povilho com azeite no lugar do óleo e essa sua receita sem leite vou testar.Valeu.

    ResponderExcluir
  6. OLÁ, PARABÉNS PELO BLOG ESTOU ADORANDO SUAS RECEITAS... JA FIZ VARIAS VEZES A DO BISCOITO DE POLVILHO SO DIMINUI NO OLEO COLOQUEI 100 ML E DEU CERTO... OBRIGADO.








    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que gostou! Fico feliz! Obrigada pelo retorno! :)
      Ótimo saber que dá certo com 100ml, muito obrigada pela dica! Beijos

      Excluir
  7. Acabei de fazer!! Deu super certo! Muito bom! Meu filho nao para de comer....obrigada por compartilhar essa receita!

    ResponderExcluir
  8. Oi!!! adorei a receita, será que se eu fritar alho no oleo consigo dar o sabor 'alho' para os biscoitos???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cassandra! A ideia parece ótima, mas teríamos que testar mesmo para ver como fica. Se fizer, me conte! :) Beijão

      Excluir
  9. Ola.... adorei a receita fica muito saborosa.... so achei q não cresceram igual ao que compramos na padaria é normal? como ficou a consistência da massa? ou sera q é pq não utilizamos forno industrial com temperatura maior? bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carolina!
      Provavelmente sim. É difícil conseguir a mesma textura e volume da indústria que possuem equipamentos adequados para isso. Além disso, colocam outros tipos de ingredientes e conservantes que não temos em casa.
      Beijos

      Excluir
  10. ola td bem? vc sabe me informar em escala industrial qual os tipos de conservantes q utilizam? o q colocar para colocar a venda os biscoitos? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafaela! Tudo bem e você?
      Infelizmente não sei te informar. Beijos

      Excluir
  11. Olá...fiz a receita mas 250ml de oleo para 500g de polvilho ficou muito oleoso..... escorrendo pela forma... o que será que deu errado... essa proporçao ta certa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Faz muito tempo que fiz essa receita, em 2011... mas fiz conforme está descrito e sei que deu certo porque só publico no blog as receitas que realmente ficaram boas. Beijos

      Excluir
  12. olá posso usar metade de polvilho doce com metade do polvilho azedo? Acho que vou substituir o oleo de girassol por oleo de côco, obrigada por esta receita, amei seu blog, parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Doris! O polvilho doce vai resultar em outra textura, não sugiro a substituição. Fico feliz por ter gostado do blog :) Grande beijo!

      Excluir
    2. Ahhhhhh puxa amei, obrigada por ter me respondido, ainda não fiz a receita esperando a sua dica, fiquei com medo de fazer errado e perder tudo. Obrigada, vou fazer e seguir a sua receita direitinho.bjssss

      Excluir