Slider

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

2 opções geladinhas para os dias de calor!



O post de hoje tem 2 opções geladinhas para sobrevivermos a este CALOR! 

A primeira sugestão é um sorbet de morangos e mirtilos (mas é claro que você vai utilizar a fruta que quiser, ok?) e a segunda nem pode ser chamada de receita de tão, mas tão fácil que é...

Procurei diversas receitas de sorbet e achei de tudo quanto é tipo... há uma grande variação na quantidade dos ingredientes, algumas vão água, outras são preparadas somente com a fruta em forma de purê, outras vão clara... Decidi por pegar um pouquinho de cada receita, não segui nenhuma a risca, foi a primeira vez que fiz sorbet em casa e gostei bastante! Fiz receita com água e ficou um pouco parecido com uma raspadinha, uma delícia!

A segunda opção vem logo depois do sorbet...


Sorbet de Morangos e Mirtilo Sem Lactose

500 ml de água
100 gramas de açúcar
1 xícara de morangos
1 xícara de mirtilos
suco de 1 limão

1. Leve ao fogo a água com o açúcar. Mexa até dissolver o açúcar e deixe ferver por 5 minutos. Deixe esfriar (coloque na geladeira para acelerar o processo).
2. Enquanto isso, bata as frutas no liquidificador com o suco de limão, coe e reserve.
3. Misture o purê de frutas à água com açúcar já fria, coloque em um refratário e leve ao congelador. Depois de 1 hora, retire do congelador e bata com um garfo, deixando a mistura fofa. Volte para o congelador e faça esse processo por pelo menos 4 vezes, até ficar cremoso. (Eu bati 3 vezes com o garfo e da última vez bati na batedeira, se quiser pode utilizar a batedeira todas as vezes que for bater). 
4. Deixe em temperatura ambiente aprox. 5 minutos antes de servir. 

Mais refrescante impossível. Ah, assim que se servir volte o sorbet para o congelador, ele derrete bem rápido tá?


Essa segunda sugestão é praticamente um sorvete, super descomplicado. Foi uma tentativa desesperada de arrumar sobremesas geladas aqui em casa. 
Eu achei uma receita de sorvete cremoso de morango que utiliza o creme tipo chantilly sem lactose (aquele que eu usei na Pavlova, lembram?). Só que ia claras em neve na receita e eu não queria usar ovo, então fiz da forma mais simples do mundo e deu nisso. =)


Creme-Sorvete de Manga Sem Lactose

1 caixinha (200 ml) de creme tipo chantilly sem lactose (usei este aqui - este produto contém caseinato de sódio, portanto não é indicado para alérgicos a proteína do leite de vaca)
1 manga bem grande ou 2 médias*
*Utilize a fruta de sua preferência, porém aconselho que seja na forma de purê (bata a fruta no liquidificador e coe, se necessário), acredito que se utilizar suco ao invés do purê a consistência não vai ficar igual.

1. Coloque o creme tipo chantilly para gelar no freezer por 30 minutos. Bata até adquirir uma consistência de chantilly firme.
2. Bata a manga no liquidificador e coe. Misture ao creme tipo chantilly e coloque em um refratário no freezer até firmar. Retire uns 10 minutos antes de servir para que se torne cremoso e mais fácil de servir.

Gente, delicioso! Não sei dizer qual dos 2 eu gostei mais... 


Façam no final de semana e depois voltem aqui para me contar!

Grande Beijo!

6 comentários:

  1. Humm, Monalisa, que duas ótimas opções! O de morango parece ter ficado bem levinho, e esse de manga, sem comentários! Muito cremoso! Só vejo sorvetes por aí, será que é por causa do calor escaldante que anda fazendo? Rss. Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Que aspeto mais delicioso ficaram os sorbets... Vi no FB e não resisti : ) Ficaram lindos e perfeitos. para mim são sempre bem vindos em qualquer estação do ano, gostei muito das duas sugestões.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Monalisa!!! São muito atrativos, os dois, não dá pra duvidar que sejam gostosíssimos além de... gelados! Acho que vou experimentar primeiro o de manga, levei muita fé na cor e na aparência da massa! Meu Deus a minha listinha de 'atrasados' está aumentando,tenho que fazer hora extra na cozinha...

    ResponderExcluir
  4. HUMMMMM...ESTÃO PERFEITOS, CADA UM MELHOR QUE O OUTRO!

    BJS..♥

    ResponderExcluir
  5. Minha querida que maravilha, Tanto o sorbet como o sorvete de manga estão de arrasar nesse calor escaldante!
    Adorei as dicas. Bjkinhas. Re

    ResponderExcluir
  6. Monalisa, tá difícil de escolher pois os dois estão muito tentadores. Ainda vou mais para o sorbet, gosto dessa coisa mais light possível (cara de pau eu, a rainha do açúcar...rsrsr). De repente alguém acredita, vai...rsrs

    Querida, saudades de vc e de estar mais próxima. Quando vamos nos encontrar?

    Beijos e bom finde

    ResponderExcluir

Compartilhe!

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner