Slider

sábado, 22 de dezembro de 2012

Bûche de Noël Sem Lactose


Bûche de Noël tem origem francesa. Nada mais é do que um rocambole decorado lindamente como um tronco de árvore. Digo lindamente, porque se você der um google vai ver quanta decoração linda e maravilhosa existe por aí (o que não é o meu caso, mas fiquei feliz com o resultado).
Ah, se algum parente te perguntar se é rocambole você vai dizer um sonoro não, afinal somos chiques e a sobremesa é importada. :P

Descobri essa receita quando estava estudando Francês. Fiquei encantada! Então conheci esse blog maravilhoso: Amuse Bouche e vi essa receita aqui que não é um Bûche de Noël, mas que pode ser utilizado como um e que além de tudo é rosa e tem um coração, reparem! LINDO!
Mal sabia eu que já ia ser uma vitória conseguir fazer um rocambole sem coração, com coração então...

Já é a segunda vez que tento fazer a massa da receita original e não dá certo. Uma pena, porque é sem glúten, queria muito acertar, mas cansei de jogar ingredientes fora. Então recorri a receita tradicional de pão de ló, mas tive que enrolar a minha maneira. Não foi difícil, mas ainda quero saber fazer rocambole do jeito tradicional, colocando a massa no pano de prato úmido, aquele jeito de vó que sabe o que faz.

O preparo não é difícil, o que mais leva tempo é a massa, o recheio e a cobertura são rápidos e se quiser, pode deixar a cobertura pronta um dia antes, é até melhor! ;)




Bûche de Noël Com recheio de Limão e Cobertura de Brigadeiro - Sem Lactose

Vamos começar pela cobertura porque precisamos refrigerá-la para adquirir maior cremosidade. Adivinhe que cobertura é essa? A Famosa cobertura da Miriam!

Cobertura de Brigadeiro da Mirian - Sem Lactose, Sem Glúten, Sem Ovos

1 garrafinha (200 ml) de leite de coco
1 xíc. (chá) de açúcar (usei 3/4 xíc. (chá) de açúcar demerara)
1 xíc. (chá) de cacau em pó (usei 1/2 xícara)
1 a 2 colheres de sopa de amido de milho (usei 1 colher)

1. Misture o amido de milho em um pouco do leite de coco e mexa até dissolver bem.
2. Junte os demais ingredientes e leve ao fogo até engrossar. Espere esfriar e mantenha na geladeira por pelo menos 1 hora para adquirir mais consistência. Se puder fazer no dia anterior, é até melhor.

Agora o recheio:

Recheio de Limão - Sem Lactose, Sem Glúten
Fonte: ligeiramente adaptado do blog Amuse Bouche.

250 ml de leite vegetal (usei soja)
50 ml de suco de limão
3 gemas
1 colher de sopa de amido de milho
1/2 colher de chá de agar agar ou 1 folha de gelatina (usei agar agar)
60 gramas de açúcar
gotas de corante verde (opcional)

1. Misture as gemas com o açúcar e acrescente o amido de milho, misture bem. Reserve. 
2. Leve ao fogo o leite, o suco de limão e o agar agar, deixe ferver por 1 minuto.
3. Jogue aos poucos e bem devagar o leite quente na mistura das gemas, sem parar de mexer para que não forme grumos. Volte ao fogo e mexa até engrossar. Tire do fogo, acrescente o corante, mexa bem Reserve.
Se for utilizar a gelatina, dissolva conforme informação da embalagem e acrescente à mistura depois que tirar do fogo, assim que o creme já estiver pronto.

Massa Pão de Ló Tradicional - Sem Lactose
Fonte: receita do site Panelinha

5 ovos - claras e gemas separadas
5 colheres de sopa de açúcar
5 colheres de sopa de farinha de trigo
gotas de corante vermelho (opcional)
creme vegetal e farinha de trigo para untar

1. Bata as claras começando pela velocidade baixa, quando começar a espumar aumente a velocidade e deixe bater até triplicar de tamanho. Neste momento acrescente o açúcar, uma colher por vez, sem parar de bater. Em seguida, acrescente as gemas, uma a uma, também sem parar de bater. Diminua a velocidade e acrescente uma colher de farinha por vez e o corante. Bata até ficar homogêneo.
3. Transfira a massa para uma assadeira (30x40cm) untada com creme vegetal e enfarinhada. Leve ao fogo médio por aproximadamente 15 - 20 minutos. Eu fiz o teste do palito, saiu seco eu já tirei do forno.

Agora que vem a dificuldade... vou dizer como eu fiz, mas eu não sou referência, tá? Chama a vó, mãe, ou aquela tia cozinheira de mão cheia nessa hora para te ajudar.
Fiquei com medo de desgrudar toda a massa, passar para o pano de prato e no meio do caminho acabar quebrando, então enrolei na forma mesmo e cá entre nós, economizei um pano de prato sujo, oh que bom! :) Distribuí o recheio de limão, já frio, por todo o rocambole. Não reguei com nada, nem leite nem calda, se quiser, pode regar com alguma coisa. Fui enrolando aos poucos, desgrudando e enrolando... e deu tudo certo, até que saiu fácil da forma. Coloquei em um filme plástico e embrulhei como um bombom, para ficar firme e não abrir. Levei a geladeira por um tempinho, acredito que meia hora... tirei da geladeira e decorei com a cobertura da Miriam, fui passando o chocolate com uma espátula e depois fiz as ranhuras com um garfo. Não utilizei toda a cobertura, deixei uma parte para comer puro e servir junto com a sobremesa. E parei por aí porque já estava exausta. Mas você vai decorar da forma que quiser, pode polvilhar açúcar de confeiteiro, colocar frutas secas, enfim... FELIZ NATAL!



Beijos!

17 comentários:

  1. Adorei a receita. Tenho uma receita de massa de rocambole que já fiz e deu certo. Então vou adaptar. Hum, não vejo a hora de provar...

    ResponderExcluir
  2. Adorei a receita. Tenho uma receita de massa de rocambole que já fiz e deu certo. Vou adaptar. Hum,tô com água na boca.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a receita!!! Achei lindo sim, apesar de você gongar seu "büche" (que aliás eu não conhecia pelo nome, achava que era rocambole mesmo kkkkkk), ele ficou chiquérrimo.
    Fala da minha rabanada, mas mata azamiga de lombriga com essa sobremesa aê... falá nada viu... kkkk
    Feliz Natal pra você e sua família! Com muita paz, união, amor, e delícias como essa!
    Bjao

    ResponderExcluir
  4. Hummm, mais ta bûche de Noël est tout simplement superbe. Je crois que tu l'avais faite avec tout ton coeur.
    Gros Bisous!
    Fabiola

    ResponderExcluir
  5. O meu acabou de ficar pronto! Muito obrigada pela dica... Um ótimo Natal pra vc :)

    ResponderExcluir
  6. O meu acabou de ficar pronto. Segui 100% a sua receita. O brigadeiro ficou meio melecado demais, não sei se acertei o ponto, mas amei tudo! Ficou lindo. Muito obrigada pela idéia :) feliz Natal!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que delícia! Obrigada pelo feedback! Fico muito feliz de saber! Beijão! :)

      Excluir
  7. Querida Monalisa,
    Nossa!!! Você arrasouuu!!! Ficou LINDO e com certeza DELICIOSO!!!
    Foi um enorme prazer te conhecer e adoro você D+++!!!!
    Desejo para você um Natal como um ilha.
    Rodeada de muito carinho, amor e amizade.
    Cercada de muita paz, saúde, esperança e felicidade.
    E habitada por muitos amigos e familiares que te amam...
    Tudo de BOMMM!!!!!

    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
  8. Querida Monalisa,
    Passei para te desejar um ano novo repleto de paz, saúde, amor, amizade, sucesso e prosperidade. Espero que nos encontremos mais no próximo ano. Adoro você e o seu blog.
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene, sem palavras. Obrigada por todos os votos e pode ter certeza que te desejo em dobro, vc merece. Grande abraço de sua amiga que te adora, viu! Beijossss

      Excluir
  9. Oi! Descobri a IL a pouco tempo e também tenho alergia a proteina do leite da vaca. Achei seu blog simplesmente maravilhoso, eu e minha mãe listamos várias receitas pra testar em casa (o brigadeiro da Miriam e o pão de queijo serão os primeiros rs) mas fiquei com uma duvida. Em algumas receitas você avisa que contem proteina entao nao adianta pra quem tem alergia, mas entao todas que voce nao cita estao isentas? Se eu pudesse comer tudo que voce posta aqui no blog ia ser incrivel mas fiquei com receio de algumas receitas nao funcionarem pra mim. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz!
      Eu dou esse alerta da proteína em receitas que eu utilizo algum produto específico, como o chantilly sem lactose, os queijos sem lactose ou alguma marca de chocolate, por exemplo.
      Na verdade, todas as receitas podem ser consumidas por alérgicos desde que os ingredientes que você utilize sejam seguros para você, entende?
      Como você é alérgica, provavelmente já saiba qual produto de qual marca é seguro, ou seja, que não tenha traços de leite. Sendo assim, caso eu avise na receita que o chocolate da marca X tenha traços, você substitui por um de sua confiança.
      Acredito que as únicas receitas que vão ficar bem difíceis de substituir são as que eu utilize o queijo sem lactose da Casa da Ovelha(são poucas e são receitas salgadas). Praticamente todas as receitas doces podem ser utilizadas por alérgicos sim, mas lembre-se de somente usar produtos seguros, sem traços de leite. A receita em si não é o problema, mas sim os produtos que você vai utilizar nela. Espero ter explicado certinho, qualquer coisa é só me mandar mensagem, ok?
      Grande Beijo! =)

      Excluir
  10. o que eu poderia colocar no lugar de agar agar? será que posso substituir por CMC ou colocar no lugar de folha de gelatina colocar gelatina em pó sem sabor?
    adorei a receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode colocar gelatina em pó sem sabor sim. Acredito que meio pacotinho é o suficiente, senão vai ficar muito duro. Só não esquece de dissolver a gelatina em água antes e acrescente somente no final, depois de tirar o creme do fogo. Beijos

      Excluir