Slider

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Como preparar "leite" vegetal



Olá, Queridos!

Popularmente conhecido como "leites" vegetais, os extratos ou bebidas vegetais são grandes aliados para os intolerantes à lactose e alérgicos a proteína do leite de vaca, seja no preparo de receitas ou para consumir puro.

Atualmente encontramos com muita facilidade as bebidas vegetais nos supermercados, porém nem sempre o valor é acessível. Por isso, uma ótima alternativa é preparar sua bebida caseira com a vantagem de personalizá-la e diversificar nos sabores.

Vejam como é simples, fácil e ainda podemos preparar receitas com o resíduo que sobra das bebidas coadas. Vem comigo que conto tudo para vocês! :)   


Bebida Vegetal Caseira - versão com castanhas

Rendimento: 3 xícaras.

Ingredientes:
1 xícara de chá de amêndoas cruas*
3 xícaras de chá de água filtrada

Modo de preparo:
Lave as castanhas em água corrente. Deixe de remolho na água entre 6 a 8 horas. Escorra a água e lave bem. Coloque as castanhas no liquidificador juntamente com os 3 copos de água. Bata por alguns minutos. Coe em um voil (peneira de pano, se não tiver utilize uma peneira fina).

*Utilize o mesmo procedimento para preparar a bebida de: castanha de caju, avelã, gergelim, amendoim, castanha do pará, macadâmia.

DICAS:
♡ Coloque mais ou menos água dependendo da concentração que desejar;
♡ Também é possível fazer uma bebida combinações de castanhas: castanha de caju e amêndoas, castanha do pará e avelãs, etc. 
♡ Ao invés da água, utilize água de coco natural e bata com frutas, sem a necessidade de coar;
♡ Saborize o seu leite com especiarias (canela, cravo, cardamomo, baunilha, noz moscada, anis, etc);
♡ Faça apenas 1 porção (1 copo) caso não planeje utilizar a receita inteira (bata 2 colheres de sopa - ou a gosto - de castanhas com 1 copo de água e coe);
♡Se quiser adoçar, experimente alternativas naturais como: tâmaras e ameixas secas. Bata a quantidade desejada junto com a bebida.
♡ Caso não tenha se programado para deixar as castanhas de remolho, lave em água corrente e faça a receita normalmente. Porém fazer esse processo neutraliza anti nutrientes que podem atrapalhar a digestão. Caso faça uso frequente das bebidas, adquira esse hábito!

O que fazer com o resíduo da bebida coada?
- Utilize em receitas como: cupcakes, bolos (bolo de avelãbolo de maçã, bolo de abacaxi invertido), cookies;
- Faça patês: bata no processador com ervas, temperos e um pouco de limão. Se precisar dar mais liga, acrescente colheradas da bebida vegetal preparada. Uma das melhores combinações é o resíduo do leite de amêndoas com limão, azeite, sal, salsinha e cebolinha picadas e um pouco de pimenta preta; 


Bebida Vegetal Caseiro - versão com coco

Rendimento: 3 xícaras

Ingredientes:
300g de polpa de coco seco picado
3 xícaras de chá de água morna

Modo de preparo:
Bata os ingredientes no liquidificador. Coe em um voil (peneira de pano, se não tiver utilize uma peneira fina)..

DICA:
O resíduo que sobra do leite coado é um coco ralado natural delicioso! 
Utilize em receitas (ex. cookies) ou congele para uso posterior ou faça farinha de coco (coloque o resíduo do coco usado para preparar a bebida vegetal em uma assadeira. Leve ao forno médio preaquecido 180 graus. Mexa a cada 5 minutos com uma colher para que o coco seque por igual. Quando estiver bem seco, espere esfriar completamente e guarde em um pote hermeticamente fechado).


Beijos!

42 comentários:

  1. Monalisa,

    Adorei o seu post. Às vezes também penso nessa questão da IL como uma chamada para acordar e prestar atenção na alimentação. Claro que tem toda a dificuldade das restrições envolvidas, mas prefiro pensar que "foi para o bem"! heheheh
    Aprendi muitas coisas novas depois que descobri minha IL e continuo aprendendo (nesse quesito seu blog tem ajudado muito!), passei até a dar mais valor a comidas que antes eu comia sem nenhuma restrição (felizmente me dou bem com a enzima lactase, então vez ou outra consumo leite, leite condensado, etc). Descobri que na verdade a "graça" pra mim é comer coisas diferentes e gostosas e que tudo que é muito, por melhor que seja, enjoa. Então hoje em dia eu acho muito mais gostoso comer um doce bem feito, mesmo que ele me dê mais trabalho para prepará-lo em casa, sem leite, do que sair comendo um monte de doces sem critério nenhum o dia todo.
    Obrigada por compartilhar tantas informações úteis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você! Depoimento maravilhoso, obrigada pela mensagem! Grande Beijo! :)

      Excluir
  2. Tenho certeza que as intolerâncias alimentares são uma ótima oportunidade para uma alimentação saudável e você esta certíssima em substituir a soja por outros leites vegetais que não são nem difíceis, nem caros.
    bjs Monalisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beijos, querida! Você mais do que ninguém sabe como é bom se beneficiar dos mais diversos leites vegetais, né? ;)

      Excluir
  3. Ótimo post Monalisa!!!
    Fica uma delícia o leite vegetal caseiro mesmo, o de amêndoas é meu preferido, e a ricota depois também é maravilhosa!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. A castanha de caju pode ser torrada (sem sal) ?

    Thanks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é que não seja. Eu nunca testei fazer com castanhas torradas, vai dar para preparar o leite sim, mas não sei se vai ter alguma alteração no sabor. Beijos

      Excluir
  5. Parabéns, grandes verdades com muito bom humor. Também encaro da mesma forma: uma oportunidade pra cair na real... pra se alimentar com consciência.... abraço!

    ResponderExcluir
  6. Uma grande verdade: a alergia é uma oportunidade pra cair na real e se alimentar com consciência... parabéns! Abraço!

    ResponderExcluir
  7. "Você odeia rotina? O seu organismo também! "
    Muito bom o post Monalisa e esta frase é poderosa! Eu, pelo menos, estava precisando ouvir isso, valeu. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Testei hoje o leite e a ricota com castanhas do pará. Confesso que ainda acho os leites (já fiz também de amêndoas) um pouco "aguados" para tomar puro, mas é muito útil para fazer vitaminas ou até com chocolate, como você disse, acho gostoso. Agora essa ricota eu ainda não tinha feito e gente...que delícia!! Bem temperadinha, uhmmmm. Agora vou é ter que dar conta de tomar um montão de leite só para aproveitar as "sobras" para fazer a ricota!

    Obrigada Monalisa! Abraço.

    Beatriz

    ResponderExcluir
  9. Monalisa,

    meu queijo simplesmente não endurece. Não sei o que to fazendo de errado com o agar agar...

    eu fiz tal como a Claudia indica, dissolvendo em água morna e colocando junto com tudo no liquidificador. Não funciona.

    Hoje, pra não jogar fora, coloquei polvilho e cozinhei, o que descaracterizou o sabor do queijo. =(

    Ademais, o post foi ótimo. Acho que a relação com o corpo muda frente a essas necessidades. Pra mim, foi o começo de vida nova descobrir a intolerância!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Madelaine! Eu ainda não tentei fazer a receita que utiliza agar agar, que pena que a sua não deu certo! Vou tentar fazer e comento aqui o que saiu, ok?
      Eu estou na fase de só fazer a "ricota", que é mais rápida e prática, mas quero muito fazer essa outra receita. Não vamos desistir! rs Beijos!

      Excluir
  10. Ola querida.. Sou nova aqui. Passei a frequentar este site quando decobrimos meu marido e eu que nosso bebê de 1 aninho e dez meses é autista. Portanto descobri tbem que nao faz bem "lactose e gluten" foi horrivel pra mim, pois estou me formando para chef de cozinha, e agora ta tudo bagunçado, pois num sei nem o que dar a ele. para o lanchinho da escolinha ele num come quase nada. Gostaria e ficariam muitissima feliz e meu pequenino tambem, se você querida me indicasse alguns cursos de pão, massas, comida no geral para fazer e quem sabe ajudar muitas pessoas leigas no asunto assim como você ajuda. É um pedido duma mãe desesperada.. Atenciosamente
    Daniela
    mesquita-ferreira@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Daniela, vou te mandar um e-mail para conversarmos melhor. Mas muito provavelmente, só conseguirei te dar um retorno no final de semana, você me aguarda? Não esquecerei de você. Um beijão!

      Excluir
  11. Olá! Procurando uma dieta sem ovos, leites e cia achei seu site.

    Eu devo ter uma certa intolerância a lactose (porém nunca fiz um exame) porque sempre sinto azia, um certo enjoo quando bebo leite. Então não tomo.

    Esta receita de leite de amêndoas é o melhor leite vegetal que já provei até hoje. Mas eu a faço um pouco diferente, seguindo dicas, eu uso só 500ml de água para bater as amêndoas e depois misturo 1/2 porção do leite de amêndoas com 1/2 porção de água de coco. Fica divino!

    Esta mistura com água de coco eu tive de uma pessoa que testou várias receitas e foi adaptando para a bebê que o receberia.

    Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pâmela! Realmente fica uma delícia com água de coco, eu provei há pouco tempo e me apaixonei! <3 Obrigada pela sua dica! Super beijo!

      Excluir
  12. perfeito! minha filha tem alergia a leite de vaca e a TUDO DE SOJA! fico doida como a soja está embutida em tudo industrializado, como um veneno silencioso. Obrigada pelas receitas, vou fazer agora!

    ResponderExcluir
  13. perfeito! minha filha tem alergia a leite de vaca e a TUDO DE SOJA! fico doida como a soja está embutida em tudo industrializado, como um veneno silencioso. Obrigada pelas receitas, vou fazer agora!

    ResponderExcluir
  14. Estou AMANDOOOOOOOOO esse blog!!!
    Acabei de descobri-lo e adorei o jeito que vc escreve, as dicas e tudo mais.. parabéns!!!
    Estou aqui pq sou vegetariana e estou começando a tirar o leite da dieta, por opção mesmo, e não tenho talento nenhum na cozinha e também não conheço muitas marcas de produtos que não usam leite em determinados alimentos e esse blog vai me ajudar muito, nossa super legal tuas dicas..
    Mas quando eu acompanho um blog gosto de ler desde a primeira postagem, será que pode me mandar o link??

    Super parabéns, beijooooss..
    Alexandra Martins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandra! Seja bem-vinda!
      Espero que o blog te ajude bastante!
      A primeira postagem do blog foi essa aqui: http://www.diariosemlactose.com/2010/10/o-comeco-de-tudo.html Está com data do dia 10 de outubro, mas o blog só foi aberto publicamente no dia 18/10/2010, então considero o aniversário dele dia 18. :)
      Beijos e precisando de alguma coisa é só mandar mensagem!

      Excluir
  15. Parabéns, você é muito criativa. Amei seu blog.

    ResponderExcluir
  16. Oi! Estou adorando tuas dicas!
    Poderia me dizer quanto tempo a ricota dura na geladeira?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Monalisa,

    Parabéns pelas dicas práticas que descomplicam a vida de quem precisa cuidar da dieta sem glúten, lactose, soja e etc.
    Provavelmente no futuro teremos fornecedores dessa comida "caseira" a preço mais acessível, assim que a massa perceber o quanto se ganha em saúde aderindo... Obrigada, que Deus a abençõe, beijos, Roselyda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roselyda! Muito obrigada! Também torço para que isso aconteça futuramente.
      Grande beijo para você! :)

      Excluir
  18. Bom dia Monalisa,

    Adorei a receita! Só fiquei com medo de uma coisa...será que este leite não fica muito calórico?

    bjinhoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thaís! Caso você tenha alguma restrição com as calorias, o ideal é consumí-lo 1 vez ao dia e variar com outros tipos de leite, assim é possível ter um equilíbrio. :) Beijos

      Excluir
  19. O leite de amêndoas é o melhor de todos (já fiz de aveia, de linhaça, de amendoim, e já comprei o de arroz)!!!! E a ricota de amêndoas ficou maravilhosa. Sem brincadeira, achei mais gostosa que a própria ricota de leite! Estou muito feliz por ter encontrado um ótimo complemento para os meus sanduiches que praticamente costuma ser minha janta. Vocês me ajudaram muiiiiitooo! Agora vou vasculhar mais ainda este local! Estão de muitíssimo parabéns!

    ResponderExcluir
  20. O leite de amêndoas é o melhor de todos!!!! E a ricota de amêndoas ficou maravilhosa. Sem brincadeira, achei mais gostosa que a própria ricota de leite! Estou muito feliz por ter encontrado um ótimo complemento para os meus sanduiches que praticamente costuma ser minha janta. Vocês me ajudaram muiiiiitooo! Agora vou vasculhar mais ainda este local! Estão de muitíssimo parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabiane! Fiquei muito feliz de receber o seu retorno! Que bom que você gostou! Espero que mais e mais receitas continuem te agradando! Beijão

      Excluir
  21. Olá estou me adaptando a restrição alimentar do meu marido: sem ovos, sem lactose,sem açúcar e sem glúten. Tenho certeza que encontrarei opções saudáveis. testarei o leite de amêndoas.Ainda procuro alternativas para pães...Obrigada pelas dicas é muito bom poder contar com contribuições como as do seu blog.Beijos

    ResponderExcluir
  22. Sabe se dá para fazer creme de leite a partir desse leite de amendoas?

    ResponderExcluir
  23. Aliás, do de soja não, do de amêndoas industrializado.

    ResponderExcluir
  24. Achei a idéia sensacional pq não sou alérgica as adoro amêndoa e procuro levar uma vida saudável. Maaas a conta não bate pq pelo menos aqui no ES, uma xícara de amêndoas da mais ou menos R$ 14,00 ou seja a mesma coisa q o de soja :(

    ResponderExcluir