Slider

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Bolo de Fubá com Coco Sem Glúten Sem Lactose



Olá, Queridos!

Aqui está mais uma das receitas que aprendi no curso de Gastronomia Funcional com o chef Marcelo Facini. A primeira receita que publiquei foi o pão de forma tradicional sem glúten e sem lactose, para conferir clique aqui.
O chef disse que o creme de soja nesta receita seria opcional, então não o utilizei na hora de fazer em casa para comparar as texturas. Eu gostei das duas versões, porém a versão com o creme de soja  fica sem dúvida mais úmida. 
A foto abaixo é a do bolo no dia do curso:


Bolo de Fubá com Coco Sem Glúten Sem Lactose
Fonte: receita do chef Marcelo Facini.

3 ovos orgânicos (claras e gemas separadas)
1 vidro (200 ml) de leite de coco
1 caixa de creme de soja (opcional - não utilizei)
1/2 xíc. (chá) de leite vegetal
3 c. (sopa) de óleo de coco
1 xíc. (chá) de açúcar demerara
1 xíc. (chá) de farinha de arroz
1 xíc. (chá) de fubá
1 c. (sopa) de fermento em pó
1 c. (chá) de essência de baunilha

1. Bata no liquidificador as 3 gemas, o leite de coco, o creme de soja, o leite vegetal, o óleo de coco e o açúcar demerara. Reservar.
2. Bata as claras em neve (coloque a essência de baunilha nas claras um pouco antes de atingir o ponto de neve).
3. Em uma vasilha, coloque a mistura do liquidificador, acrescente a farinha de arroz, o fubá e o fermento. Por último, incorpore as claras mexendo delicadamente de cima para baixo.
4. Coloque a massa em uma forma redonda com buraco no meio, untada com óleo vegetal e farinha de arroz, e leve ao forno pré-aquecido (180 graus) por aproximadamente 20 minutos ou até o bolo ficar completamente cozido. Faça o teste do palito.

Observação: preparei meia receita e servi em pedaços polvilhado com um pouco de canela em pó: delícia! <3

Beijos!

4 comentários:

  1. Fiz esse bolo e ficou uma delícia! Para dar um gosto mais delicioso, coloquei uma lata pequena de milho verde e quatro colheres de coco ralado.

    ResponderExcluir
  2. O que é leite vegetal, Monalisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exemplos de "Leites" vegetais: leite de coco, de arroz, de amêndoas, de aveia... São os leites que não são de origem animal (vaca, cabra, búfala, etc...). Aqui no blog você encontra como fazer os leites vegetais caseiros nesse link: http://www.diariosemlactose.com/2013/04/como-fazer-leite-vegetal-e-ricota-de.html
      Beijos

      Excluir