Slider

domingo, 2 de junho de 2013

Resumo da Semana #4

Olá, Queridos!

Aproveitaram bastante o feriado? Espero que sim!
Como eu estou no período crítico do semestre, o temido período pré-provas, passei a maior parte do tempo estudando, mas na quinta tirei uma folguinha para participar do "Almoço dos Amigos" na casa da minha amiga Paula.

Almoços, jantares e eventos do gênero sempre são motivos de preocupação para quem tem algum tipo de restrição alimentar, não é mesmo? Porém não tem muito segredo para evitar o estresse de chegar em um almoço e não ter opções para se alimentar, é preciso informar e orientar o anfitrião, mostrando as opções seguras para você e se colocar a disposição para levar um prato, ajudar no preparo e facilitar a vida dele que muito provavelmente não está habituado com o dia a dia de quem tem restrição alimentar. O que pode ser óbvio para você, pode não ser para ele. E o mais importante é que você tenha opções para comer, não necessariamente o cardápio inteiro precisa ser sem lactose, certo?

Combinamos que eu levaria a sobremesa e o restante minha amiga e as demais meninas fariam sem leite e derivados.
O cardápio foi: arroz com castanha do Brasil e alho, maionese com batata palha, frango desossado recheado com farofa, costelinha de porco assada ao vinho e salada verde. E como já é tradição, nosso amigo Carlos preparou o famoso empadão com recheio de frango (comi só o recheio porque a massa tinha lactose e estava maravilhoso!) e uma quiche 4 queijos que eu não passei nem perto, mas que recebeu elogios até não poder mais.
De sobremesa, levei um brigadeirão, uma sobremesa de coco com morango (tudo sem lactose) e as meninas fizeram dois tipos de pavê (com lactose).


Vocês não tem ideia da delícia que ficou esse arroz! A Mel preparou o arroz na hora e utilizou óleo ao invés de manteiga para que eu pudesse comer. Ficou maravilhoso!
O modo de preparo é super simples e a quantidade de ingredientes vai depender da quantidade de arroz que se deseja fazer, ok?

Arroz com Castanha do Brasil e Alho

Quantidade desejada de arroz branco cozido recém preparado
Alho à gosto picado
Castanha do Brasil à gosto picada (pode-se utilizar amêndoas também)

Frite o alho em um pouco de óleo até ficar douradinho. Escorra todo o óleo e coloque o alho em um papel absorvente. Misture ao arroz, e em seguida, coloque a castanha do Brasil picada. Tampe a panela e deixe descansar para pegar o gosto. 


A receita do brigadeirão que eu levei já está no blog, vejam a receita aqui. Desta vez eu usei a forma correta e ficou igual a um brigadeirão de verdade, rs. :) A calda utilizada foi a da Miriam, aquela feita com leite de coco (receita aqui).

Essa sobremesa de coco foi super simples de fazer: utilizei 2 caixinhas do pudim de coco diet da Ducoco. Preparei conforme instruções da embalagem e utilizei o leite zero lactose. Coloquei na travessa e esperei firmar na geladeira. Fiz uma caixinha de gelatina de morango diet e joguei por cima do pudim para ficar 2 camadas. Só isso! E o pessoal adorou!

Passei uma tarde super agradável e ainda ganhei iogurte sem lactose do meu amigo Rodrigo. <3


Coloquei no Instagram ontem o curau de milho verde com leite de coco e coco ralado que minha mãe fez. Tem coisa mais gostosa do que curau quentinho, com bastante canela, com esse frio e essa chuva? Para ficar melhor, só se eu estivesse debaixo das cobertas, mas... como vocês podem ver, meus companheiros no momento são os cadernos e a calculadora. Ah época de provas, passe logo...  
Para quem quiser a receita do curau, veja aqui. Essa receita não tem leite de coco, podem incluir à gosto.


E ontem recebi para degustação as trufas sem glúten e sem leite do Deli Art Cake Creations. São três sabores: castanha do Brasil, Tradicional e Coco (tanto na versão sem leite, como sem açúcar). Também recebi a barra de chocolate sem glúten e sem leite. As trufas já estão à venda na padaria Sabor de Saúde.

Essa semana vou publicar mais uma das receitas que aprendi no curso de Gastronomia Funcional. Aguardem!

Beijos e Boa Semana pós-feriado! Coragem! 

7 comentários:

  1. Que delicia Monalisa, tudo parece tao gostoso!
    Adoro suas dicas, receitas e ideias!
    Vi a foto do curau no instagram a ia perguntar a receita :) Acho q com leite de coco vai ficar delicia ne?! Agora comeca epoca do milho aqui onde moro, vou fazer, faz tempo q nao como curau/pamonha, eu e meu menino adoramos comer milho verde na espiga!
    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana! Muito obrigada!
      Adoro a época do milho e sou enlouquecida por curau, principalmente quando está frio, rs.
      Espero que goste do curau com leite de coco. Beijos! :)

      Excluir
  2. Amizade porreta é assim, na lactose na na falta dela, kkkk
    Delícia seu almoço e com bons amigos então?!
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Querida Monalisa,
    Passei para matar um pouco da minha saudade...
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene, querida! Mas que saudade de você! Um abraço de urso beeeeeem grande! Beijos

      Excluir