Slider

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Pudim de Claras

www.diariosemlactose.com

E pela primeira vez na vida, fiz um pudim de claras! :)
Acho que nunca tinha feito pela grande quantidade de claras necessárias para a receita - 10 no total. Mas como estava com uma embalagem de claras pasteurizadas aberta (utilizei uma parte para fazer o sorvete do post anterior),  foi a motivação que estava faltando.
Quem for fazer com ovos e ficar com as gemas sobrando pode preparar o quindim que postei aqui no blog, receita aqui.
Ah, e muita atenção: receita perigosamente viciante e com muito açúcar, que deve ser preparada quando muitas pessoas estiverem disponíveis para comer, assim ninguém corre o risco de devorar o pudim sozinho! :)
 
www.diariosemlactose.com

Pudim de Claras Sem Lactose Sem Glúten
Fonte: receita do livro Cozinha de Estar de Rita Lobo.

10 claras
2 xíc. (chá) de açúcar
1 c. (sopa) de suco de limão
raspas de 1 limão

Calda
1/2 xíc. (chá) de açúcar

1. Coloque a 1/2 xícara de chá de açúcar em uma forma para pudim. Centralize a forma em uma das chamas no fogão. Deixe o fogo bem baixo, assim que começar a caramelar mexa com uma colher até que todo o açúcar tenha dissolvido e a calda esteja dourada. Vire levemente a forma para que o açúcar cubra as laterais. Reserve.
2. Bata as claras em ponto de neve firme, acrescente o açúcar aos poucos batendo bem entre cada adição. Coloque o suco e as raspas de limão e bata mais uma vez somente para incorporar.
3. Despeje na forma caramelizada e leve ao forno baixo (150 graus) pré-aquecido em banho-maria por 1 hora.
4. Assim que estiver pronto, aguarde 10 minutos e desenforme.

Para utilizar as gemas que sobraram, prepare a receita do quindim - receita aqui.

www.diariosemlactose.com

É super fácil de fazer e fica parecendo uma nuvenzinha! Pensei que ia ter problemas ao desenformar, mas saiu com a maior facilidade. É preciso desenformá-lo morno, se esperar esfriar vai grudar!

www.diariosemlactose.com

Agora temos duas receitas maravilhosas de pudim no blog: o pudim da Carol com apenas 4 ingredientes e o pudim de claras! Impossível escolher o meu preferido, quero os dois! :)

www.diariosemlactose.com

Espero que gostem! Beijos

8 comentários:

  1. Para o seu pudim de claras ficar melhor e poder comer sem culpa, você pode transformá-lo em diet. Substitua o açúcar do pudim, por açúcar magro (2 colheres de sopa). E, para a calda, faça com a frutose, (3 colheres de sopa).

    ResponderExcluir
  2. Olá. Você disse que usou claras pasteurizadas. Como fez para calcular o equivalente a 10 claras?
    Grato,
    Flávio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Flávio! Eu calculei em gramas. Uma clara tem aproximadamente 30 g, então utilizei 300 g das claras pasteurizadas.
      Abraços

      Excluir
    2. Uau! Que rápida resposta! Muitíssimo obrigado - vou guardar essa dica do peso da clara para futuras receitas, também. E, sem querer abusar - ou se você tiver escrito sobre o produto só ,e indique o link - o que você achou de trabalhar com clara pasteurizada? A primeira vez que vi o produto em um supermercado achei... bem... esquisito (rs). AFinal, a gente tem a imagem do ovo como embalagem ideal para seu conteúdo e, de repente, vê-lo no todo ou em partes numa caixa é bem inusitado. Considera que seja um produto seguro?
      Obrigado pelo blog - não tenho problemas com lactose, mas é sempre bom encontrar um lugar com receitas interessantes escrito por pessoas legais!
      Abraços!

      Excluir
    3. Olá, Flávio!
      Eu considero um produto seguro sim principalmente quando vamos utilizar as claras cruas em receitas, como no caso de um sorvete ou mousse. As claras pasteurizadas são mais seguras por isso, é difícil saber a procedência de um ovo in natura e os orgânicos nem sempre são encontrados com facilidade.
      Foi a primeira vez que comprei e sinceramente, para mim não compensou. Primeiro porque a validade depois de aberto é 24 horas. Eu sigo ao pé da letra esse tipo de orientação (Nutricionista sabe como é, rs), então corri para usar as claras dentro do prazo e mesmo assim, foi um restinho para o lixo. O pacote é enorme: 1 litro de claras.
      Além disso, não vejo vantagem em trocar o ovo natural por elas (a não ser quando se trata de uma receita com ovos crus, como disse). Eu sempre consumo o ovo completo, com a gema... então não tem vantagem pra mim.
      É muito válido sim para quem trabalha com alimentação ou faz um volume muito grande de receitas. Mas para uso doméstico, não vejo tanta utilidade assim.
      Abraços!

      Excluir
  3. Consigo fazer com adoçante tal e qual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente nunca fiz com adoçante para te dizer o resultado :(

      Excluir
  4. Oi, acabei de fazer a receita não sei se vai dar certo, pois não entendo muito de cozinha, voce podia postar foto ou video do passo a passo, adorei o blog, parabens.

    ResponderExcluir