Slider

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Pãezinhos de Tapioca


Olha uma opção gostosa de petisco para o jogo de amanhã!
Espero não ter mais um ataque do coração como foi no jogo passado, nessas horas só um lanchinho para acalmar! Vai David Luiz! <3 Sou apaixonada pela cabeleira, gente!


Pãozinho de Tapioca Sem Glúten Sem Leite
Fonte: baseado nessa receita do delicioso blog Come-se.

2 1/2 xíc. (chá) de água (ou leite vegetal)
1/2 xíc. (chá) de avelãs cruas sem sal (ou outra castanha)
1 ovo
3 c. (sopa) de óleo
Sal à gosto
Temperos desidratados à gosto (usei um mix com alho, manjericão, orégano, alecrim, salsinha, manjerona, pimenta branca, pimenta caiena e cebola)
250g de tapioca granulada
1/2 xíc. (chá) de polvilho doce

1. Bata no liquidificador a água com as avelãs. Acrescente o ovo, o óleo e bata bem.
2. Misture a tapioca com o sal e os temperos (tem que temperar bem para ficar gostoso, capricha!), despeje a mistura do liquidificador, mexa e deixe repousar até a tapioca absorver o líquido. Aperte os grãozinhos e certifique-se que estão macios, caso não estejam e o líquido já tiver sido todo absorvido, coloque um pouco mais de água e aguarde.
3. Acrescente o polvilho na tapioca hidratada e mexa bem. Unte uma assadeira com óleo, faça bolinhas com a massa (usei as mãos umedecidas com água, gruda um pouco, se preferir faça montinhos com uma colher) e coloque no forno alto pré-aquecido (200 graus) até dourar.

Rendimento: 24 pãezinhos.

 
Essa é a tapioca granulada, são grãozinhos mesmo. Não tem nada a ver com a goma de tapioca pronta que compramos para fazer tapioca na frigideira, ok? 


Vai, Brasillllllll!

11 comentários:

  1. Ei, amei o pãozinho, só que ficou meio mole. Qto tempo tenho q esperar p a tapioca absorver o líquido? Esperei mais ou menos 3h. Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Claudia!
      Eu não marquei o tempo, mas não demorou tudo isso não, foi no máximo 1 hora e pouco... Fiquei de olho e assim que as bolinhas ficaram macias ao toque já fiz a receita. Mas caso aconteça de ficar mole de novo, coloque um pouco mais de polvilho doce para ajudar na liga.
      Beijão

      Excluir
  2. Olá!
    Faltou no modo de preparo o momento que se acrescenta o polvilho.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops! Obrigada pelo aviso, fiz a correção no post. :) Beijão

      Excluir
  3. Olá! Fiz a receita porém utilizei água morna para agilizar o processo de hidratação e deu super certo, ficou mais ou menos 20 minutos descansando. Utilizei ao invés de avelãs, castanha de caju crua, que era o que tinha em casa! Gostei bastante.

    ResponderExcluir
  4. monalisaaaa.. fiz hoje aqui em casa e foi sucesso total!
    mto prático isso! :) com certeza terá varios repetecos!

    ResponderExcluir
  5. Oi! Adorei sua receita e o seu blog! Tenho intolerância a lactose severa e estou sempre catando receitas saudáveis sem lactose. Comprei a tapioca granulada da Yoki para fazer bolo, mas como nunca a usei, fui procurar receitas na internet e achei essa que adorei. Mas, não entendi muito bem, o que eu bato no liquidificado, é só a água, as avelãs e depois o ovo e o óleo? Depois disso, não uso mais o liquidificador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rossita!
      Você vai bater no liquidificador a água, as avelãs, o ovos e o óleo. Falo para bater primeiro a água com as avelãs porque elas são mais duras, então necessitam de maior tempo batendo. Depois disso, é só acrescentar os ovos e óleo e bater mais rapidamente. Após bater tudo isso, não precisa mais do liquidificador, a partir daí é só seguir o restante da receita.
      Beijão

      Excluir
  6. Fiz hj, foi aprovado pela família!!!!������

    ResponderExcluir