Slider

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Calzone




Olá, queridos!

Faz um tempão que não aparece receita com glúten por aqui, mas hoje teremos uma exceção. A versão que faço hoje é ainda sem leite, ovos e soja. Para os celíacos e intolerantes à glúten que certamente ficarem com vontade, vou deixar o link de outro blog com uma receita sem glúten como sugestão.
 
Essa massa pode ser usada para fazer calzone ou pizza, fica a seu critério. Também já fiz no formato de pão recheado, como se fosse um rocambole.
O recheio é vegano: simplesmente berinjela refogadinha com bastante sabor.
 

Calzone Vegano
Fonte: receita da massa do livro "Complete Cooking Techniques - Le Cordon Bleu"

Atenção alérgicos e intolerantes alimentares: não contém leite, ovos e soja.
Contém glúten! Para uma versão sem glúten, vejam essa sugestão aqui com mix de farinha pronta ou utilize uma receita de massa de pizza sem glúten de sua preferência.

Massa:
3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de fermento biológico seco instantâneo
300 ml de água morna
2 colher de sopa de azeite de oliva

Misture a farinha, o sal e o fermento em uma vasilha. Faça um buraco no centro, adicione o azeite e um pouco da água. Comece a misturar e acrescente a água aos poucos, provavelmente não será necessário usar toda a água (na minha receita sobrou 100 ml). Se sentir que a massa está grudenta acrescente um pouco de farinha. Sove por 5 minutos e deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de tamanho. Separe a massa em 8 porções. Abra no formato de disco, coloque 1 colher de sopa do recheio, feche e faça torções na borda da massa para o recheio não vazar. Coloque-os em uma assadeira untada com um pouco de óleo. Leve para assar em forno médio pré aquecido (180 graus) por aproximadamente 35 minutos ou até dourar.

Recheio:
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 berinjela grande picada (tirei casca e semente, quem não tiver problemas pode manter)
4 colheres de sopa de água
1/2 xícara de chá de cebolinha
1 colher de café de sal
1 colher de chá de cúrcuma
1/2 colher de café de páprica picante
1 pitada de gengibre em pó

Aqueça o azeite em uma frigideira. Coloque a berinjela e aguarde murchar. Acrescente a água e os demais temperos, mexa até a água secar. Espere esfriar para rechear os calzones.

Rendimento: 8 calzones.

 
Ótima semana à todos!
 
 
Beijos!

11 comentários:

  1. Ola! Estou fazendo agora o Calzone e surgiu umas duvidas... tem que pre aquecer o forno? em media em qto tempo de forno e em qual temperatura? e a assadeira é só com farinha para colocar os calzones para assar? Obrigada.bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada por ter comentado, eu não percebi que não coloquei o final do modo de preparo, me desculpe!
      Eles devem assar na temperatura média (180 graus) e o forno precisa estar pré aquecido sim, ligue-o de 10 a 15 minutos antes de colocar os calzones. Demoram em média 35 minutos para assar. Não é precisa enfarinhar a assadeira, apenas unte com um pouco de óleo.
      Vou completar o post agora mesmo. Obrigada!
      Beijos :)

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Você acha que é possível congelar o calzone, com recheio para assar depois??
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bianca! Tudo bem e você?
      Congelar e assar depois não. O que você pode fazer é assar tudo e congelar já assado. Na hora que você quiser consumir é só colocar direto no forno até descongelar e aquecer.
      Beijão

      Excluir
  3. Bom dia Monalisa! Tenho uma dúvida sobre a receita, eu posso substituir o azeite por óleo de girassol ou de canola? Obrigada :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniela! Pode sim, com o de girassol fica muito bom. Beijos

      Excluir
  4. Olá Monalisa...irei fazer o calzone, espero dar tudo certo. Depois volto e falo como foi.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Monalisa!
    Testei essa receita e ficou uma delícia!
    Uma vez me ensinaram que antes de usar a berinjela ela deve ser colocada de molho por uns 30 min - 1 h em água filtrada, sal e um pouco de vinagre para que ela não corra risco de ficar amarga (principalmente quando ela já não é tão novinha). Você costuma fazer isso também?
    No recheio, eu também coloquei tomate e ao invés da páprica picante (que eu não tinha..) usei a páprica doce! Ficou uma delícia!!!
    Ah! Uma dúvida: você tem alguma dica para o acabamento dos calzones? Eu tentei fazer dobrinhas laterais como você fez, mas acabou ficando grosseiro e com muita massa nas laterais e pouco recheio nessa parte... =(
    Obrigada, Monalisa!
    Beijos!
    Obrigada, Monalisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Júlia!
      Eu não costumo fazer esse processo na berinjela. Não sou de fazer muita receita com berinjela, a maioria delas é sempre refogado assim como nesse recheio, então infelizmente não tenho expertise para te dar dicas nesse sentido.
      Você pode usar um garfo para dar acabamento nos calzones da mesma forma como fazemos em pastéis, acredito que seja uma das maneiras mais simples, e particularmente acho que fica bonitinho :)
      Eu que agradeço seu comentário e carinho! Grande abraço! <3

      Excluir