Slider

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Homus e Patê de Feijão Branco


Olá, Queridos!

O feijão branco é um grão bem versátil para preparar patês e cremes gostosos. Seu sabor é discreto, é possível temperar de diversas formas e fica bem cremoso. 
É uma boa opção para quem quer variar os cremes feitos com oleaginosas e o famoso homus de grão de bico. 

No final da receita coloquei uma lista de sugestões para servir. As vezes preparamos receitas do tipo e ficamos focados apenas em servir com torradinhas ou com pão, o que acaba enjoando, mas seu uso pode ser bem diversificado.

Lembrando que as duas opções que sugiro podem ser variadas de acordo com o que você tiver em casa, então use a criatividade. :)


Preparando o feijão:

Deixei 1 xícara de chá de feijão branco cru em remolho na água por 24 horas.
Descartei a água de remolho e cozinhei com água e pouco sal até ficar molinho (usei panela comum, como o grão está bem hidratado não demora muito, gosto de deixar no fogo baixo e espero o feijão cozinhar no tempo que ele precisar, sem pressa. Enquanto isso, vou fazer outras coisas. Se formar uma espuma branca em cima durante o cozimento tire com uma escumadeira). 
Não descarte toda a água do cozimento, vai ser necessário usar na hora de preparar as receitas.
Rendeu 2 xícaras e meia de feijão cozido, dividi em duas partes e fiz as receitas abaixo:

Homus de Feijão Branco e Manjericão

Ingredientes:
1 1/4 xícara de chá de feijão branco cozido
1 colher de sobremesa de tahine (pasta de gergelim)
2 castanhas do Brasil picadas (opcional)
Somente as folhas de 1/2 maço de manjericão
Azeite de oliva, sal e pimenta preta a gosto

Modo de preparo:
Bata no processador ou liquidificador o feijão, o tahine, as castanhas e as folhas de manjericão.  Se ficar muito espesso, coloque um pouco da água do cozimento do feijão para ajudar a bater. Despeje azeite a gosto e tempere conforme sua preferência.

Patê de Feijão Branco com Cenoura Assada e Gengibre

Ingredientes:
1 1/4 xícara de chá de feijão branco cozido
2 cenouras pequenas cortadas em tiras
1 colher (chá) de gengibre em pó
Azeite de oliva, sal e pimenta preta a gosto

Modo de preparo:
Distribua as cenouras em uma assadeira. Despeje um pouco de azeite, sal e pimenta, leve para assar em forno médio preaquecido (180 graus) até as cenouras ficarem douradas.
Em um processador ou liquidificador bata o feijão, as cenouras assadas e o gengibre em pó. Utilize um pouco do caldo do cozimento do feijão para ajudar a bater e ajudar na cremosidade. Coloque 2 colheres de sopa de azeite (ou a gosto) e sal e pimenta na quantidade desejada.

Sugestões para servir:
- Recheio de tapioca;
- Corte em tiras: cenoura, funcho de erva doce (esse aqui), salsão, palmito e sirva como acompanhamento do homus e patê;
- Recheie folhas de endívia com o patê e sirva por cima um vinagrete bem refrescante com folhinhas de hortelã picadas;
- O mesmo acima pode ser feito com barcas de abobrinha: abra a abobrinha no meio no sentido do comprimento e retire as sementes. Leve para assar com um pouco de sal e azeite até ficar levemente amolecida, ainda tenra. Recheio e sirva com o patê e o vinagrete. Raspinhas de limão siciliano por cima também fica muito bom quando fazemos com o homus de feijão branco e manjericão. 


Bom carnaval para quem vai pular muito e bom carnaval para quem vai relaxar e descansar!

Gratidão,

Monalisa Cavallaro

Um comentário: