Slider

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Pudim de Tapioca com Coco



Olá, amores!

Apresento a versão sem leite do pudim de tapioca, aquele pudim com o acréscimo das bolinhas hidratadas de tapioca que fica deuso, muso, uma delícia!
Semana passada fui jantar no restaurante Mocotó que além dos famosos dadinhos de tapioca tem também um pudinzão de tapioca lindo. Então essa foi a motivação para fazer a versão sem lactose.
As fotos e descrição dos pratos que saboreamos no Mocotó estão no meu IG do Instagram (@diariosemlactose) e tem outras dicas de restaurantes onde estou indo ultimamente. Siga o perfil para acompanhar. :)


Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem leite, glúten e soja. Contém ovos.

Pudim de tapioca com coco

1/2 xícara (chá) de tapioca granulada (não é a goma de fazer tapioca na frigideira!)
2 colheres (sopa) de coco em flocos não adoçado
1 xícara (chá) de leite de castanha de caju
1 xícara (chá) de leite de coco
3/4 xícara (chá) de açúcar demerara
5 ovos

Coloque a tapioca granulada e o coco em flocos em uma vasilha. Despeje o leite de castanha de caju e o leite de coco, mexa bem e deixe repousando por no mínimo duas horas. De vez em quando, mexa a mistura com uma colher para que as bolinhas do fundo hidratem por igual. Confira se todas as bolinhas estão hidratadas antes de usar, caso não estejam deixe de molho por mais tempo.
Após esse período, acrescente o açúcar e misture.
Separe as claras e as gemas de todos os ovos e peneire as gemas. Acrescente na tapioca hidratada e mexa bem com um fouet até ficar uma massa homogênea. 
Coloque na forma de pudim caramelada e leve para assar em banho maria (forno médio preaquecido 180 graus) por aproximadamente 50 minutos. Espete um palito de dente ou uma faca de ponta fina, se sair limpa já pode tirar do forno. Aguarde esfriar para desenformar.

Calda de açúcar

4 colheres (sopa) de açúcar demerara
4 colheres (sopa) de água

Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo. Quando o açúcar derreter, despeje a água.O açúcar vai endurecer então aguarde derreter novamente. Despeje na forma de pudim. Se desejar, faça a calda diretamente na forma do pudim.
Obs. Quem tiver dificuldade com calda de açúcar pode simplesmente colocar o açúcar para derreter diretamente na forma e não utilizar a água. A diferença é que desse jeito boa parte da calda fica grudada na forma.  


E para quem é gamado em um pudim, deixo a dica de mais 
quatro versões que tenho no blog e que são totalmente sem leite:



Com amor,

Monalisa Cavallaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe!

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner