Slider

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Purê de Inhame e Beterraba com alho poró



Nasce e cresce aconchegada dentro da terra absorvendo os nutrientes que depois vão nutrir o seu corpo. Tem cor vibrante misturando o rosa, o vermelho e o roxo. É suculenta e adocicada. Contém uma mandala interna (repare os círculos desenhados, cada uma tem um diferente). Fica deliciosa crua, cozida ou assada. 
É linda.
É alimento.
É vida!
Seja grato pela terra e saiba observar a grandeza do que cresce nela.


Os purês estão na minha categoria dos comfort food: me trazem muito conforto e bem estar. Adoro a textura e o fato de serem quentes. Me traga purê, polenta cremosa ou mingau e estarei no céu. :)
Hoje em dia não vejo a menor necessidade de acrescentar leite ou outro elemento lácteo nos purês. Acho que o sabor fica muito mais concentrado e saboroso. E você, o que acha?
As estrelas desse purê são o inhame, que tem o sabor neutro, e a beterraba que confere essa coloração maravilhosa. O alho poró aromatiza e dá um sabor maravilhoso.
Espero que você faça e volte aqui para me contar se gostou.


Purê de Inhame e Beterraba com Alho Poró

Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem leite, glúten, ovos e soja.

1 inhame médio
1 beterraba pequena
1 colher (sopa) de azeite de oliva
4 colheres (sopa) de alho poró em rodelas
1/2 cebola pequena picada
Meus temperos (opcional): Pimenta preta moída na hora e louro em pó a gosto
1/2 colher (chá) de sal

Cozinhe o inhame e a beterraba no vapor. Coloque água até a metade da panela para cozinhar no vapor, espere ferver e coloque o inhame e a beterrada cortados em pedaços grandes. O inhame fica macio mais rápido que a beterraba, mas não tem problema porque vamos batê-los depois.
Em uma panela, coloque o azeite, a cebola, o alho poró, a pimenta preta moída, o louro em pó e um pouco de sal. Refogue até o alho poró ficar cozido. 
Acrescente o inhame e a beterraba cozidos e cerca de 1/3 de xícara da água que tiver sobrado da cocção no vapor. Bata com um mixer direto na panela (se não tiver, transfira para um liquidificador e bata). Se for preciso, acrescente um pouco mais do caldo de cozimento até atingir a textura desejada.

Rendimento: 3 porções.


Usei o alho poró em cima do purê apenas para enfeitar. Não é bacana consumí-lo sem cozinhar, ok?

Que você tenha uma ótima semana repleta de muito bem estar! <3

Com amor,

Monalisa Cavallaro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe!

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner