Slider

domingo, 25 de dezembro de 2016

Salada Aromática de Moyashi, Cenouras assadas e Nozes


Olá, Queridos! Espero que todos tenham passado um excelente Natal!

Sabe que durante muito tempo não fui fã de saladas? Não que eu não gostasse, mas não tinha aquela motivação de lavar, preparar, fazer molhos e etc...
Hoje as coisas mudaram porque identifiquei quais são os elementos que uma salada precisa ter para me dar vontade de comer. São eles: cor, aroma e textura - precisa estar agradável aos olhos, estar cheirosa e ter algum elemento crocante! 

Na receita de hoje a cor da vez foi o laranja da querida cenoura! Comprei uma bandeja cheia de cenourinhas orgânicas e me acabei de cozinhar com elas (inclusive o omeletão de forno foi preparado com algumas delas). 
Uma coisa que me agrada demais comer com saladas (seja de folhas ou de legumes cozidos) é castanhas! Se a castanha estiver torrada então... melhora consideravelmente! Textura faz diferença!
O elemento aroma nessa salada foi o cardamomo em pó e o limão siciliano (é eu sei.., estou em uma fase super limão ultimamente hehe).
E para melhorar ainda mais, uma coisa delicinha de se comer são brotos! O moyashi, broto de feijão, tem uma textura bem gostosa e é facilmente encontrado nos sacolões e hortifrutis por aí. 

Tente descobrir o que mais te atrai e trabalhe em cima disso. Se for preguiça de lavar folhas (quem nunca?!) intercale com salada de legumes cozidos, por exemplo. Quanto mais variedade maior a diversidade de nutrientes que você vai consumir. :)


Salada Aromática de Moyashi (broto de feijão) com Cenouras assadas e Nozes

Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem leite, glúten, ovos. Contém soja.

6 cenouras pequenas cortadas ao meio no sentido do comprimento
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de pimenta preta
1 colher (chá) de cardamomo em pó* (opcional)
1/4 xícara (chá) de nozes picadas (ou outra castanha)
250g (meio pacote) de moyashi (brotos de feijão)
1 litro de água
1/2 cebola pequena bem picadinha
4 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de molho de soja macrobiótico (shoyu)**
Suco de 1/2 limão siciliano
Raspas de 1/2 limão siciliano

Coloque as cenouras em uma assadeira. Acrescente o azeite, o sal e a pimenta e misture com as mãos. Leve para assar em forno médio (180 graus) preaquecido por 45 minutos. Retire do forno, polvilhe o cardamomo, misture bem e aguarde esfriar. 
Assim que retirar as cenouras do forno, coloque as nozes em uma assadeira e asse por alguns minutos até ficar crocante. Fique de olho para não queimar. Reserve e aguarde esfriar.
Ferva a água. Lave o moyashi na água corrente e coloque em uma vasilha com água e gelo por alguns minutos. Escorra e coloque o moyashi na água fervente, mexa por 1 minuto e escorra em um corredor de macarrão. Aguarde esfriar.
Coloque o moyashi em uma saladeira, acrescente a cebola, a salsinha, o molho de soja e o suco de limão. Distribua as nozes e as cenouras por cima e coloque as raspinhas de limão siciliano.

*Cardamomo
Considero um pozinho mágico capaz de trazer diversas sensações para uma comida! É uma especiaria originária do continente Asiático, com sabor que lembra o gengibre e aroma que remete ao limão. As sementinhas estão dentro das bagas verdes (foto abaixo que tirei do meu Instagram), pode ser comprado em bagas ou moído. É utilizado tanto em receitas salgadas como doces.

**molho de soja macrobiótico
Os molhos de soja (shoyu) que encontramos nos supermercados contém aromatizante, corante e glutamato monossódico, três itens totalmente dispensáveis para nossa saúde. A dica é que há marcas que não contem esses ingredientes e que são fabricadas através do processo de fermentação natural, como a marca Daimaru, que é um molho de soja macro, contém apenas soja, milho e sal. A quantidade de sódio ainda é alta porque o sal faz parte do processo de fabricação, então deve ser usado com cautela e não há a necessidade de incluir sal a parte na receita. Encontro para comprar nos mercados orientais no Bairro da Liberdade (em São Paulo) e também já vi para vender em muitas lojas de produtos naturais.


Cardamomos mágicos ;)


Com amor,

Monalisa Cavallaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário