Slider

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Leite dourado


Olá, queridas e queridos!

Vocês já ouviram falar do leite dourado? É um leite preparado com a cúrcuma ou açafrão da terra, por isso a coloração dourada e outras especiarias. É utilizado na culinária indiana e na medicina ayurveda por conter diversas propriedades. E eu já vou explicar cada uma dela para vocês.

Pessoalmente, acho muito importante saber qual o poder/propriedade de um alimento. É uma maneira de utilizá-lo para meu benefício e além disso, quando tomo conhecimento me aproprio dele. Se eu sei que estou ingerindo algo que pode me auxiliar em um determinado aspecto, sem dúvida estarei mais receptiva e minha intenção ao prepará-lo e/ou ingerí-lo vai mexer em diversos aspectos: no físico em si de ofertar ao meu corpo aquele benefício e também no aspecto emocional de saber que estou me permitindo um auto cuidado, que estou intencionando que algum aspecto em mim seja melhorado. Essa conexão é que é capaz de criar magia na cozinha. A junção do conhecimento, intuição e intenção na hora de cozinhar para si e para os outros é capaz de promover muita saúde. ;) E claro, não pode faltar o bom senso, certo?

Então que tal em uma noite dessas, preparar um leite dourado para você mesmo, intencionando muito equilíbrio para seu sistema imunológico e permitindo que cada uma dessas especiarias contribua no seu sistema da melhor maneira possível?

Esse mix de especiarias resulta em uma bebida forte, deliciosa que vai promover muita força principalmente em gripes e resfriados. Se estiver precisando de uma forcinha, faça o teste e tome antes de dormir.

- Cúrcuma ou açafrão da terra: é um rizoma (caule subterrâneo) de cor alaranjada da mesma família do gengibre. Tem sabor levemente amargo e terroso. Pode ser encontrada em pó (mais comum) ou fresca, podendo nesse caso ser ralada. Possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. 

- Gengibre: a raiz de sabor ardente dispensa apresentações! Ótimo para reforçar o sistema imunológico, tem propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias. 

- Canela: também tem ação antioxidante e é estimulante do sistema imunológico. 

- Pimenta do reino: seu uso nessa receita melhora a biodisponibilidade da cúrcuma, então não deixe de utilizar! Também vai atuar como antioxidante e fornecer um gosto especial para a bebida, acredita em mim! ;)

- Cardamomo: é uma especiaria com um aroma incrível! O sabor é adocicado e com um toque de limão... Pode ser encontrada em pó ou em bagas verdinhas. Contém propriedade antimicrobianas, antissépticas e redutoras de náusea.  

Leite dourado

Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem leite, glúten, ovos e soja.

2 xícaras de chá de leite de coco (ou leite de amêndoas ou meio a meio)
1 colher de sopa de cúrcuma ou açafrão da terra em pó
1/2 colher de chá de gengibre em pó (se quiser usar ralado, também pode)
1 unidade de canela em pau
1 boa pitada de pimenta do reino em pó
1 colher de café de cardamomo em pó
para adoçar a gosto: mel, açúcar de coco, açúcar demerara ou não adoce ;)

Misture todos os ingredientes em uma panela e mexa bem. Aqueça a mistura, mas não deixe ferver. Sirva em seguida.


Com amor e especiarias,

Monalisa Cavallaro

2 comentários: