Slider

domingo, 28 de janeiro de 2018

Bolo de Fubá com Calda de Limão


Olá, Queridos e Queridas!

A receita de hoje é um bolinho de fubá fofinho e neutro que vem acompanhado de uma dica muito bacana para quem adora praticidade.

Eu costumo assar bolos em forminhas de alumínio (da foto abaixo) que são facilmente encontradas em lojas de produtos para confeitaria. Essas formas vem com uma tampa de papelão que vedam como se fossem uma marmita e na parte de fora é possível marcar a caneta qual o conteúdo da embalagem e data de produção.

Então eu uso essas forminhas para transportar o bolo com mais facilidade e também para congelar. Essa receita rendeu 7 forminhas como essa. Coloquei calda de limão nos bolos que não congelei e aqueles que foram para o congelador não coloquei calda para que no dia de consumir eu coloque o que quiser (calda de limão, laranja, chocolate ou até mesmo comer puro).

Quando quero consumir, tiro do freezer diretamente para o forno preaquecido e deixo até esquentar. Aproveito para comer quente mesmo. :) Ou senão espero esfriar e guardo em um pote fechado para manter o frescor e levo de lanche no dia seguinte.  


Bolo de Fubá com Calda de Limão
Fonte: receita do site Serious Eat.

Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem leite, glúten e soja. Contém ovos.

1 xícara de chá de farinha de arroz
3/4 de xícara de chá de fubá (farinha de milho fina - verificar rótulo, algumas marcar podem conter glúten)
2 colheres de chá de fermento químico em pó
1 pitada de sal
5 ovos
1 xícara de chá de açúcar demerara
1/4 xícara de chá de óleo de girassol
1 colher de chá de extrato de baunilha

Misture em uma vasilha a farinha de arroz, o fubá, o fermento e o sal. Reserve.
Bata os ovos na batedeira ou com um mixer de mão por 1 minuto. Com a batedeira ligada acrescente o açúcar aos poucos e bata até ficar uma mistura cor amarelo clara bem fofinha. Ainda com a batedeira ligada acrescente a mistura de farinhas aos poucos e bata até ficar homogêneo. Acrescente o óleo e bata até incorporar completamente.
Despeje a massa em uma forma (unte com óleo) ou em forminhas de alumínio (não precisa untar). Asse em forno médio preaquecido (180 graus) por aproximadamente 30 minutos - faça o teste de palito. Em forminhas menores assam em menos tempo, fique de olho.

Obs. se fizer nas forminhas de alumínio coloque massa somente até a metade. Se encher demais o bolo vai crescer muito e a tampa não vai vedar direito. 

Calda de limão

Sumo de 1 limão grande
1/2 xícara de chá de água
2 colheres de sobremesa de açúcar demerara
Raspas do limão utilizado

Misture e leve ao fogo por 10 minutos. Jogue no bolo ainda quente e espalhe as raspas de limão por cima.


Com amor e praticidade,

Monalisa Cavallaro

6 comentários:

  1. Boa tarde adorei a receita mas tenho uma dúvida, quando for coloca no forno as forunhas de alumínio coloco direto na grade ou dentro de uma forma retangular ??? Brigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Janaina! Pode colocar dentro de uma forma, assim elas ficam mais seguras. :) Beijos

      Excluir
  2. Eu substitui a farinha de arroz por aveia sem glúten e ficou muito bom, obrigada pela receita

    ResponderExcluir
  3. Por qual ingtediente posso substituir os ovos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Paula! Nessa receita não recomendo a substituição porque são muitos ovos e precisam ser batidos para dar estrutura ao bolo. No índice de receitas tem outras opções de bolos sem ovos que já estão testados e ficam deliciosos! Beijos

      Excluir