Slider

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Sobremesa de Merengue Suíço, Frutas e Curd de Limão


Queria muito uma sobremesa com frutas para me esbaldar no último sábado de sol aqui em São Paulo e tinha que ter merengue. Merengue + frutas + azedinho do limão + amêndoas crocantes... não faltou nada pra deixar melhor. :)
Tem coisas nessa vida que viciam e definitivamente, na minha vida, o merengue é um caso muito , muito sério. Não sossego até ver o fim. Por isso recrutei algumas formigas humanas para me auxiliar nesse processo. Estratégia que deu certo e no fim das contas me esbaldei na medida certa. :)


Sobremesa de Merengue Suíço, Frutas e Curd de Limão

Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem leite, glúten e soja. Contém ovo.

Curd de limão

1/3 xícara de chá de suco de limão siciliano
1 colher de sopa de raspas de limão siciliano
1/3 xícara de açúcar demerara 
2 ovos

Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e misture com um fouet até ficar homogêneo. Coloque em uma panela e cozinhe mexendo sempre até engrossar. Deixe esfriar.
Obs. Se não quiser um curd tão forte, coloque menos suco de limão e complete a medida com água. Se gostar de mais doce aumente a quantidade de açúcar para 1/2 xícara.

Merengue suíço

3 claras
1 xícara de chá de açúcar demerara

Coloque as claras e o açúcar em um recipiente de vidro. Ferva um pouco de água em uma panela e encaixe o recipiente de vidro em cima da panela para fazer um banho maria (a água não deve encostar no fundo do recipiente). Mexa até que o açúcar derreta completamente, para se certificar sinta com os dedos se não há mais cristais de açúcar. Despeje na vasilha da batedeira e bata por aproximadamente 5 minutos, o merengue vai esfriar, ficar brilhante e bem firme.
Obs. O merengue rende bastante, usei apenas um pouco mais da metade na sobremesa. O restante foi consumido no mesmo dia com sorvete por algumas formiguinhas que estavam aqui... rs. 

Montagem

1/2 xícara de chá de amêndoas laminadas
Frutas de sua preferência (usei uva e kiwi)
Raspas de limão siciliano

Coloque as amêndoas em uma frigideira e mexa em fogo baixo até ficarem douradas. Não pule essa etapa, tostar as amêndoas faz muita diferença no sabor. :)
Coloque o curd de limão no fundo de taças ou de um refratário grande, acrescente uma camada de amêndoas e frutas de sua preferência, cubra com merengue e decore com mais frutas, amêndoas e raspas de limão. Coloque na geladeira por pelo menos 1 hora, deixe gelar bem antes de servir.


Com amor,

Monalisa Cavallaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário