Slider

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Pavlova de Morangos Sem Lactose


Olá queridos e queridas!

Confesso que fazia muito tempo que eu não comia uma sobremesa com tanto gosto. Sabe aquela sensação de comer algo que te agrada demais? Que tem texturas diferentes, contraste de doce com azedinho, não é nada enjoativo e justamente por isso torna-se um perigo porque quando você se dá conta já comeu metade da sobremesa sozinha? Então... hehe.

Uma verdadeira tentação ou melhor dizendo, um verdadeiro pecado da gula. (Mais uma vez culpa da Akemi do Pecado da Gula, ô pessoa para publicar receita boa viu! :P )

Olhe as fotos e deixe a lombriga que existe em você falar mais alto!  E depois volte aqui para me contar se é ou não é A sobremesa. :D



Pavlova de Morangos Sem Lactose, Sem Glúten
Fonte: receita retirada do delicioso blog Pecado da Gula, da Akemi.

3 claras em temperatura ambiente
150 gramas de açúcar de confeiteiro
1/2 colher de chá de essência de baunilha (usei extrato de baunilha)
1/2 colher de chá de vinagre branco
1 colher de chá de amido de milho

Creme tipo Chantilly sem lactose (usei da Fleischmann, também já utilizei da marca Amélia - ambas facilmente encontradas em grandes supermercados)
Morangos ou outra fruta de sua preferência à gosto

1. Forre uma assadeira com papel manteiga. Desenhe no papel, no centro da assadeira, um círculo usando um lápis, no tamanho de aproximadamente 20 cm de diâmetro (eu utilizei um prato para desenhar o círculo). Vire o papel vegetal ao contrário, para o risco do lápis não entrar em contato com o alimento, e reserve.
2. Bata as claras em neve, adicionando o açúcar de confeiteiro aos poucos. Acrescente a baunilha, o vinagre e o amido de milho e bata só até encorporar.
3. Despeje o merengue no círculo da assadeira, dando uma leve arrumada com uma espátula. (quanto menos trabalhado, melhor).
4. Leve ao forno pré-aquecido a 150 graus por aproximadamente 60 a 70 minutos, quando começar a dourar levemente já pode desligar o forno (e nada de abrir a porta do forno durante este tempo hein!). Deixe esfriar dentro do forno, cubra com o creme tipo chantilly e com as frutas de sua preferência.

Eu não bati demais o creme tipo chantilly, deixei numa forma de creme bem leve, acho que fica mais saboroso assim. Eu alisei demais o merengue (acabei ultrapassando o círculo desenhado) e com isso o suspiro ficou mais fino do que deveria. Deixe o merengue alto, porque assim o centro cremoso fica mais alto e mais gostoso. Nham! :D


Beijos e Ótima semana a Todos!
ps. estava morrendo de saudades do blog!  S2

11 comentários:

  1. Monalisa!!! Amei, sabe que ensaio ensaio pra fazer uma pavlova mas suspiros e merengues me assustam. Devo perder o medo, não acha? Delícia de sobremesa, pena não poder provar agora mesmo.
    Um beijão e que bom que vc voltou!

    ResponderExcluir
  2. Monalisa, sua pavlova ficou um luxo com morangos e phisallis! Nossa, a boca aguou, viu! rsss
    Que bom que gostou do doce, sua descrição foi perfeita! Para dar esse contraste é interessante mesmo utilizar frutas mais azedinhas. Já vi com mix de frutas e com polpa de maracujá por cima de tudo, deve ficar ótemo tbm!
    Bjss e obrigada por aceitar o convite! Te espero! ;)

    ResponderExcluir
  3. AHH meldeus eu não sabia do chantilly!! Quee lindoo que ficou!! Parabénss, vou fazer tb =O*

    ResponderExcluir
  4. qual o nome do chantily pois qnd abri a sua indicação não apareceu pra mim ... ficou lindo o bolo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É creme tipo chantilly da Fleishmann, também há outra opção de marca chamada Amélia.
      Beijos!

      Excluir
  5. Sempre vejo suas receitas e ontem à noite eu não resisti, resolvi fazer o Pavlova de Morangos Sem Lactose, Sem Glúten, ficou uma delícia. Todos em casa aprovaram e eu minha mãe(intolerantes à lactose) nos esbaldamos de comer, rs. Obrigada pelo lindo trabalho compartilhado. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Lígia! Que ótimo que gostaram, fico feliz! :) Muito obrigada pelo retorno! Beijão

      Excluir
  6. Querida tem como fazer esse Chantilly em casa, por mais facil que seja encontrar, aki é muito dificil achar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sheilinha!
      Eu nunca fiz chantilly caseiro, mas vou te passar duas opções:
      - você pode substituir pelo merengue italiano (que na minha opinião é muito mais gostoso do que o chantilly industrializado). A receita está nesse link junto com a receita de um bolo: http://www.diariosemlactose.com/2011/06/bolo-de-castanhas-com-recheio-de-baba.html
      - ou você pode fazer a receita de chantilly caseiro do blog da Claudia Marcelino, ainda não fiz, mas o blog dela é super confiável e as receitas são ótimas. O link é esse: http://dietasgsc.blogspot.com.br/2010/01/chantily-sem-leite.html
      Espero que uma das opções dê certo!
      Beijão

      Excluir
  7. a assadeira é pra ser de qual tamanho? um pouco maior que o circulo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Verônica boa noite! A forma precisa ser um pouco maior do que o círculo, de 30 cm ja basta ou senão uma quadrada grande que caiba o círculo dentro.

      Excluir