Olá, Queridos!
Conforme falei no post anterior, aqui está uma das receitas que aprendi no curso de Gastronomia aplicada à Nutrição Funcional na VP Consultoria com o chef Marcelo Facini.
Eu não segui a receita a risca, fiz uma pequena alteração na proporção das farinhas por falta de ingredientes, mas o resultado ficou uma delícia!
Vejam como ficou o pão do Chef no dia do curso:
Até que não ficou muito diferente do meu, não é mesmo? Estava frio no dia que preparei o pão e foi um custo fazer com que a massa crescesse, mas acabou dando tudo certo! :) E ainda me empolguei, fiz duas receitas, o que resultou em um pão, 12 mufins e uma tortinha de atum!
Coloco abaixo a minha versão da receita:
Pão de Forma Tradicional Sem Glúten Sem Lactose
Fonte: Ligeiramente adaptado da receita do Chef Marcelo Facini.
Todos os ingredientes da lista abaixo, podem ser entrados facilmente nos principais supermercados, tanto em lojas físicas como online. No caso dos sites dos mercados, é possível usar descontos do Cupom Valido e economizar ainda mais!
Ingredientes:
4 ovos
1 1/2 xíc. (chá) de leite de coco diluído (sendo 1/2 xíc. de leite de coco + 1 xíc. de água)
4 c. (sopa) de azeite de oliva
1 1/2 xíc. (chá) de farinha de arroz
1/2 xíc. (chá) de polvilho doce
1/2 xíc. (chá) de fubá
1 c. (sopa) de açúcar demerara
1 c. (chá) de sal marinho (ou à gosto)
1 c. (sopa) de fermento biológico seco para pães
1. Bata todos os ingredientes (menos o fermento) no liquidificador. Coloque o fermento e bata mais uma vez apenas para misturar.
2. Despeje a massa em uma forma para pães (ou para bolo inglês - que foi a que usei) untada com azeite e farinha de arroz. Deixe crescer em local abafado até dobrar de tamanho.
3. Coloque para assar em forno médio pré-aquecido (180 graus) por aproximadamente 30 minutos ou até que o pão esteja totalmente assado.
Na segunda receita, coloquei fermento para bolos ao invés de fermento para pães, distribuí a massa em uma forma para muffins e coloquei para assar direto, não esperei crescer. Em alguns deles, coloquei azeitonas, os outros ficaram puros. Fiz dessa forma para congelar. Ficou bem gostoso, um bolinho neutro fácil para ser usado nos momentos de apuros, e é claro, para ser consumido com algum acompanhamento, porque bolinho puro ninguém merece, né? O uso do fermento faz com que a textura fique diferente, fica parecendo um bolinho mesmo, bem macio. Eu gostei dos dois jeitos.
E congelei metade do pão também, a outra metade foi consumida quase toda no mesmo dia, ficou apenas um pedaço para o dia seguinte e eu achei que já ficou bem seco e esfarelento, então caso você não for consumir tudo em um período de tempo curto, corte em fatias, congele e depois esquente as fatias no forno.
A massa utilizada para fazer os muffins sobrou, coloquei em um refratário pequeno de porcelana, improvisei um recheio de atum e joguei em cima da massa. Virou uma tortinha de atum deliciosa!
Praticamente uma receita 3 em 1!
Beijos!
Beijos!
Ótimas receitas, anotei, bjs.
ResponderExcluirObrigada, Yolanda. Beijos
Excluirconheço tanta gente com esse problema vou indicar seu blog.
ResponderExcluirOba! Que bom, Priscila. Obrigada! Beijos
ExcluirObrigada por partilhar as receitas. Vou fazer o pão, mas vou colocar leite sem lactose, porque tenho intolerância ao gluten mas esse leite posso usar. Vou adicionar aos meus favoritos, gostei muito das receitas.
ResponderExcluirOlá! Que ótimo que gostou das receitas, muito obrigada!
ExcluirBeijos
Usei a receita e o pão ficou excelente!
ResponderExcluirMeu filho é celíaco e eu sempre comprava os pães em lojas de produtos naturais. Há pouco tempo, comprei uma MFP, mas não estava conseguindo fazer um pão gostoso, mas agora consegui fazer um pão bonito e saboroso!
Obrigado por compartilhar a receita e pelas dicas!!!
Que maravilha, Marcelo! Fico feliz! Obrigada pelo retorno. Abraços!
ExcluirObrigado por compartilhar a receita. Eu acabei de fazer e ficou ótimo!!! Rendeu um pão de forma de - aproximadamente - 700 gramas e um pão com passas, de 250 gramas, Valeu!!!!
ResponderExcluirUau! e ainda fez 2 pães? E com passas? Ai que delícia! Que filho sortudo, hein! rs Ele deve ter adorado! :) Abraços
ExcluirOlá, não precisa usar nenhum liquido quente para dissolver o fermento?
ResponderExcluirOlá! Não precisa. Beijos
ExcluirAmei seu blog, pois tem tudo que sempre procuro........tenho artrite reumatóide no punho e a nutróloga me tirou tudo que tiver gluten e leites animais...........adorei essas receceitas pq é muito dificil encontrar essas coisas prontas e qdo achamos é muito caro...beijos.....e muito obrigada
ResponderExcluirOlá, Sandra!
ExcluirQue ótimo que você gostou das receitas! Espero que o blog te ajude bastante!
Grande beijo!
Monalisa, estou com uma dúvida: meu filho é alérgico a leite e todos os utensílios dele são separados. Quem tem problemas com gluten também precisa separar os utensílios? Minha mãe está com problemas com gluten e não sei se posso fazer aqui em casa com os mesmos utesilios, tipo liquidificador, talheres, etc
ResponderExcluirUm abraço.
Olá, Raquel!
ExcluirSe ela tiver doença celíaca os cuidados devem ser o mesmo da alergia: separar os utensílios para evitar a contaminação cruzada, não consumir traços, verificar no rótulo dos alimentos se contém ou não glúten.
Beijos
Olá Monalisa!
ExcluirComo na sua família existem casos especiais ´para alimentação, porque não busca receitas super saborosas sem gluten e sem lactose para todos vocês. Assim estamos fazendo aqui em casa e todos estão adorando!!!
As receitas que fazemos em casa não ficam tão caras quanto os itens já comprados prontos!
Abraços, espero ter ajudado!
Olá!
ResponderExcluirAcabei de tirar o meu do forno. Substitui o polvilho doce por farinha de tapioca. Ficou bem gostoso e crocante por fora! Adorei! Só não cresceu como eu gostaria, mas está valendo! Obrigada!
Que ótimo, Carol! Gostei da ideia de usar farinha de tapioca! Beijão :)
ExcluirOlá, gostei muito do site, mas fiquei com duvida quanto ao ´pao de forma tradicional ele fica duro ou fica macio mesmo sem espessante?
ResponderExcluirOlá, Josiane!
ExcluirFica com a textura macia e típica dos pães sem glúten.
Beijos
Olá! Só vim avisar que eu fiz e DEU CERTOOO! Não estou acreditando! Essa receita me salvou, finalmente tenho pão pra comer! Descobri recentemente que tenho Retocolite Ulcerativa, e tem sido uma luta desde então, com a cozinha... O que mais sinto falta é de pão, e parece que esse problema foi resolvido! Acabei de tirar do forno, só tinha uma forma para pão, então o resto da massa despejei em forminhas de muffin mesmo. Foram esses que acabei de experimentar, e ficaram ótimos! Muito obrigada por compartilhar a receita! :D
ResponderExcluirOlá, querida Natalie! Que maravilha, fico muito feliz de saber disso! Muito obrigada pelo retorno! Beijão
ExcluirOlá, já fiz vários pães e nenhum deles deu certo. Estou com "medo" de testar mais uma!!! A consistência fica líquida? Ou mais pastosa? O pão tem que assar na parte de cima ou de baixo no forno? Obrigada!!
ResponderExcluirOlá, Halina!
ExcluirNão se preocupe com a consistência, você vai bater no liquidificador exatamente a quantidade de ingredientes que a receita pede e será isso mesmo. Não precisa acrescentar mais nada, vai ficar líquida.
O pão e qualquer outra coisa que eu asso sempre utilizo a parte de cima no forno. Só tire o pão do forno depois que ele estiver dourado.
Faça sim e depois venha me contar! Vai dar certo! :)
Beijão
Olá, meu filho tb não pode comer milho. Nesse caso eu posso trocar o fubá por outra farinha? Obrigada.
ResponderExcluirOlá, Beatriz! Pode trocar por farinha de amêndoas ou farinha de grão de bico. Beijos
ExcluirOlá como posso substiuir o açúcar?
ResponderExcluirOi! Pode colocar adoçante culinário. Beijos
ExcluirOla! Posso substituir o fubá por farinha de chia ou farinha de linhaça dourada? ( são as farinhas que tenho em casa)! Obrigada!
ResponderExcluirOlá, Fernanda! Provavelmente a textura vai mudar um pouco, será necessário fazer o teste para saber realmente como vai ficar. Depois me conta o resultado! Beijo grande!
ExcluirQuerida Monalisa, testei a tua receita de pão sem gluten com arroz cru e adorei!!! Fiz para minha mãe que tem intolerância e eu acabei virando fã, rsrsrs... é molhadinho e muito saboroso!!! Passo aqui para te agradecer por compartilhar tuas dicas e receitas conosco. Gostaria de tentar essa aqui também, mas queria te perguntar 2 coisas antes: 1) Posso substituir o leite de coco por iogurte? Se sim, qual a medida e tenho que diluir também? 2) Posso tirar o fubá e redistribuir essa quantidade nas outras farinhas? Um bjo grande, Luiza.
ResponderExcluirOlá, Luiza! Oba! Que bom que gostou do pão de arroz cru! :)
ExcluirQuanto a sua dúvida, eu ainda não fiz utilizando o iogurte. Sei que fica bom com qualquer leite vegetal ou até mesmo água, mas caso queira fazer um teste eu colocaria metade da medida de iogurte e metade de água, acredito que só com o iogurte vai ficar uma massa muito grossa. Você pode redistribuir o fubá sim ou senão utilizar farinha de amêndoas no lugar, já fiz e fica muito gostoso!
Grande beijo!
Olá, você saberia dizer se é possível substituir os ovos da receita do pão? Eu sou vegana, não como nada de origem animal. abs,
ResponderExcluirOlá, Patricia! Nessa receita infelizmente não sei se daria certo. Recomendo uma receita de baguete vegan: http://dietasgsc.blogspot.com.br/2011/11/baguete-sem-gluten-leite-e-ovos.html
ExcluirBeijos
So fiquei em duvida se o fermento biologico n precisaria de algo quente(como o leite) para fermentar.. Obrigada ;)
ResponderExcluirOlá, Vanessa!
ExcluirNesse pão eu não costumo colocar. Caso queira, pode utilizar o leite vegetal ou a água na temperatura morna. Beijos
Obrigada! vou experimentar! Depois volto aqui para falar como ficou! :-)
ExcluirOi Monalisa!
ResponderExcluirDá diferença entre usar o fermento químico e o biológico?
Obrigada!
Olá, Débora! Sim, o pão grande foi feito com o biológico e o bolinho com o químico. O bolinho ficou mais leve e fofo, com cara de bolo salgado. O pão ficou com textura de pão sem glúten. Beijos
ExcluirPrimeira vez que eu fiz pão na minha vida e deu super certo! Não quero nem tentar outra receita! Ficou super fofo, coloquei CMC.
ResponderExcluirQue delícia saber disso! Fico muito muito feliz! :)
ExcluirOlá. Como eu faço para ver todas as receitas no seu blogue. E que minha filha descobriu agora que e Célia e é tão difícil o pão e os bolos ficarem bons sem glúten. Obrigada.
ExcluirOlá!Para ver todas as receitas clique em doces ou em salgados que fica na parte de cima da tela, lá no início. Qualquer dúvida me avisa :) Beijão
ExcluirFicou muito bom.Somente o meio abaixou um pouco na hora de assar,mas ficou muito saboroso.Troquei o açucar demerara por mascavo.Vc sabe calcular as calorias?abs
ResponderExcluirOlá, anônimo! Que bom que gostou!
ExcluirSei calcular, mas não faço o cálculo das receitas que publico no blog.
Beijos
Oi querida! Obrigada pela receita! Fiz hoje, (adicionei 1 col de chá de goma xantana e dissolvi o fermento no leite morno) e ficou maravilhoso! Cresceu bem e ficou bem fofinho! Um beijo!
ResponderExcluirPatricia Feijó
Oi, Patricia! Tudo bem? Que ótimo, fico feliz! Obrigada pelo retorno! :) Beijão
ExcluirAcabei de fazer! Só tive problemas para desenformar (quebrou um pouquinho), mas foi porque usei forma de alumínio... Dá próxima vez só vou diminuir um pouco o leite de coco, e aumentar o sal, ficou meio adocicado, queria mais para salgado... Mas ficou gostoso! =)
ResponderExcluirObrigada pela receita!
Abraços,
Fernanda Pirola
Olá, Fernanda! Eu que agradeço o seu retorno! Beijão! :)
ExcluirOlá meninas, adorei a receita, porém venho pedir ajuda a vocês. Meu filho além de ter intolerância Glúten, tem alergia a ovos. Ja fiz mil tentativas e não consegui chegar a um pão que pelo menos pareça um pão...Normalmente eles ficam com sabor de cru e nem passam perto de alguma maciez....Se puderem me ajudar eu agradeço. bjks
ResponderExcluirOlá! Infelizmente vou ficar te devendo uma receita de pão sem ovos! Ainda não comecei a fazer testes com pães, mas prometo que assim que conseguir posto no blog. Realmente a ausência de ovos atrapalha, porém não é impossível. Vamos conseguir fazer um pão gostoso para o seu filho sim! :) Beijos
ExcluirOlá, Monalisa
ResponderExcluirO leite de coco é indicado para quem tem intolerância à lactose e ao glúten? Achei seu site pesquisando receitas para minha sogra, que é como uma mãe. E ela sente muita falta do pão. Fiquei curiosa e tentada a fazer essa receita.
Obrigada
Paula
Olá, Paula!
ExcluirSomente leites de origem animal contém lactose. O leite de coco por ser de origem vegetal não contém.
O leite de coco também não contém glúten. Mas caso compre o industrializado é sempre bom conferir no rótulo se está escrito "contém glúten" ou "não contém glúten". Como pode ocorrer contaminação cruzada no processo industrial (isso com qualquer tipo de alimento, não só com o leite de coco) é bom estar atenta ao rótulo, pois é a sua única garantia que se trata de um alimento seguro para o celíaco.
Beijos
Amei essa receita Monalisa! super fácil e deliciosa!
ResponderExcluire nao faz falta a goma xantana, vinagre e tal das receitas "padrao" sem gluten!
muito obrigada por partilhar com a gente!
Olá, querida! Eu que agradeço! E todos os créditos vão para o Marcelo Facini! :) Beijão
ExcluirFiz várias vezes essa receita, realmente o pão fica muito bom. É tão difícil encontrar uma receita de pão sem glúten que funcione. Parabéns
ResponderExcluirMaravilha!!! :)
ExcluirOi gostei das receitas pensei que estava perdida mas me encontrei, minha bebe de 3 meses tem alergia da proteína do leite sendo assim estou fazendo restrição do leite e tentando comer mensagem gluten,obrigada.
ResponderExcluirOlá! Que bom que se encontrou! Precisando de ajuda estou aqui! :) Beijão
ExcluirOlá!! Será que posso substituir o fubá por fécula de batata? E os pães de forma sem gluten não precisam de goma xantana ou cmc? Obrigada!!! :D
ResponderExcluirPode substituir. Essa receita não pede, mas se quiser colocar para auxiliar na textura pode. Beijos!
ExcluirFoi a primeira vez que fiz um pão sem glúten e achei a textura bem diferente! Como sou novata nesse mundo, você pode me explicar se a textura estava certa? Ficou macio sim, mas ficou levemente úmido e me lembrou um pouco de pão de queijo (talvez por causa do polvilho), fiquei até em dúvida se ele tinha embatumado/solado ou não, porque o pão com farinha tradicional fica bem sequinho e unido né! Ainda vou fazer vários outros pães sem glúten, mas eu queria entender como é essa "textura típica sem glúten" pra eu não ficar achando que meu pão deu errado! Obrigada :)
ResponderExcluirOlá! Ele fica sim com essa umidade, principalmente quando está quente. Algumas receitas não ficam com essa textura por causa da combinação de farinhas, mas essa especificamente fica sim. Grande beijo!
ExcluirOi gostaria de substituir o fermento seco pelo fresco. Não sei o que acontece mais toda vez que uso o seco para fazer pão ele fica duro.
ResponderExcluirBeijos
Olá! Utilize 30g do fermento fresco. Beijos
ExcluirComo você congela? É melhor em sacos ou em potes plásticos? E pra descongelar depois, fica bom usando o microondas?
ResponderExcluirOlá, Otávio! Eu corto o pão inteiro em fatias e coloco para congelar dentro de um saco plástico. Quando quero usar, retiro somente a quantidade de fatias que vou usar. No micro-ondas não fica bom, é melhor usar o forninho, forno ou torradeira.
ExcluirBeijos
ola, gostaria de saber se posso substituir o fuba?
ResponderExcluirOlá! Pode usar farinha de amêndoas ou de grão de bico. beijos
ExcluirOlá amiga, preciso da dieta do glúten e gostaria de saber se eu bater na batedeira ao invés de bater no liquidificar, faz muita diferença? Ansiosa pra fazer meu primeiro pão! bjs, Sol.
ResponderExcluirOlá! Não recomendo fazer na batedeira. Espero que goste da receita! :) Beijos
ExcluirOlá, amiga, tenho feito esse pão há um bom tempo foi a melhor receita de pão de várias que experimentei. Eu a enriqueci misturando 1/2 xícara de farinha de grão de bico e retirando 1/2 xíc. de arroz ou resultado ficou com um sabor melhor. Bjs.
ResponderExcluirOi, Monalisa, posso substituir o fubá por milharina ou farinha de coco?
ResponderExcluirOlá, Meirinha! Como nunca fiz com essas alterações será necessário realizar um teste para ver como fica. Beijos
ExcluirOlá! Tenho uma dúvida. Esse fubá é flocão ou farinha refinada? ....ou qualquer um dos dois serviria?
ResponderExcluirAtt, Moema.
Olá, Moema! Trata-se do fubá farinha fina. Beijos
Excluirconheci seu blog hoje e gostei muito parabéns e obrigado por compartilhar... um abraço carinhoso e boa quinta feira....
ResponderExcluirOlá! Eu que agradeço o seu comentário tão carinhoso! Beijos
ExcluirMelhor receita de pão de todos os tempos! Acabei de fazer e ficou perfeito! Fiz umas mudanças na receita: Em vez do fuba, coloquei aveia em flocos! Acrescentei mais 1/2 xícara de uma mistura de linhaça/quinoa/gergelim, 1 colher de sopa de ervas finas e 1 colher de sopa de Goma xantana (engrossou bem a massa e como fiquei assustada acrescentei mais 50 ml de água morna). Ficou muito bom mesmo! Saboroso, saudável, fofinho e sem desmanchar! :)
ResponderExcluirOlá, May! Muito obrigada por compartilhar conosco a sua versão da receita, parece ótima mesmo! Grande beijo!
Excluirbom dia.
ResponderExcluirPosso trocar a farinha de arroz pelo trigo?
Bom dia Jeane,
ExcluirAinda não testei essa receita fazendo essa substituição, então não sei te dizer como seráo resultado. Se prefere utilizar o trigo sugiro que faça alguma das receitas com glúten que tem no blog, como por exemplo essa aqui: http://www.diariosemlactose.com/2011/05/pao-de-liquidificador-sem-lactose.html
Você pode conferir todas no índice de salgados.
Beijos
Amei a receita! Substituí o polvilho por fécula de batata e o pão ficou maravilhoso e enorme! Muito obrigada, e sucesso pra vc! Beijos
ResponderExcluirOi, Giovanna! Obaaa, que delícia! Agradeço muito o seu retorno! Grande beijo! <3
ExcluirGente! Fiz esse pão, com algumas alterações. No lugar do Fubá coloquei farinha de côco. Acrescentei duas colheres de Keffir de leite, canela e duas colheres de Psyllium. O resultado foi maravilhoso! Acho que foi o melhor pão sem glútem que já fiz!! Queria ter como enviar uma foto!!! Obrigada demais!! Bjim!
ResponderExcluirQue maravilha, Patricia! Adoraria ver uma foto, se puder me envio por e-mail no contato@diariosemlactose.com
ExcluirGrande beijo!
Bom dia! Descobri a pouco tempo minha intolerância a Glúten, ainda tenho bastante dúvidas e estou me redescobrindo na cozinha. Alguém já tentou essa receita na maquina de pão?
ResponderExcluirOlá, Eveline! Nunca tentei, espero que algum leitor possa te responder :)
ExcluirOlá pessoal!!!!
ResponderExcluirEu fiz esse pão: NOSSAAAA, É MUITO DELICIOSO!!!!
Super aprovado!!!!
Amei, vou fazer sempre agora!
Abração.
Que delícia saber disso!!! Fico muito feliz! Grata pelo feedback! Beijão
ExcluirOlá Monalisa. Minha filha tem alergia a trigo,leite e clara do ovo. Soube a pouco tempo. Moro em Belém e poucas pessoas fazem pão sem ovo. Vou fazer está receita. Poderia tirar o fubá e colocar qual ingrediente? Grata. Bjs.
ResponderExcluirOlá, Marta! Pode trocar por farinha de amêndoas (é só bater a amêndoa no liquidificador/processador até formar uma farinha) ou se tiver acesso pode usar a farinha de grão de bico. Depois em conta se vocês gostaram! Beijos
ExcluirOla gostei muito da receita, só uma pergunta ele fica durinho ou mole?
ResponderExcluirEstou querendo fazer só queria tira essa duvida.
Ólá, Luciana! Tudo bem? Ele fica um pão macio. Quando fizer me conta o que achou.:) Beijos
ExcluirMulher hj eu fiz sua receita. Ficou maravilhosa.No começo eu achei que não ia prestar pq ficou líquida. Como nunca tinha feito achei estranho. Arrasou com essa receita.
ResponderExcluirQue maravilha, Marcia! Fico muito feliz de saber! :) :) :)
ExcluirOlá, fiz hoje e gostei muito. O meu pão ainda precisa ser melhorado, mas é muito fácil e o sabor muito bom .Lembra um pão de forma. Coloquei os ovos e as farinhas geladas então acho que influenciou na textura. Mas como estou testando, assim que fizer o próximo vou comentar o resultado. Mas é delicioso. Obrigado por compartilhar a receita.
ResponderExcluirOlá, Maria Aparecida! Fico feliz de saber que você testou! Me conte sim como está ficando os testes, vou adorar saber! Grande beijo
ExcluirOlá, fiz o pão novamente e ficou maravilhoso. Melhor do que os pães industrializados.Substitui o fubá por fécula de batata. Será que se trocar a farinha de arroz por farinha de mandioca fica bom? Você já testou? Beijos
ExcluirOlá, Maria Aparecida! Nunca testei :(
Excluirolá, esse leite de coco é o tradicional ou é aquele para beber?
ResponderExcluirOlá, é o tradicional.
ExcluirOlá Monalisa, a receita do seu pão é MARAVILHOSA. Sou intolerante à glúten e lactose. Já fiz algumas vezes e, às vezes, substituo o polvilho doce por fé cula de batata, o fubá por farinha de milho e, acrescento azeitonas, cebola e alho na massa antes de assar e o resultado tem sido espetacular. Obrigada!
ResponderExcluirOlá, Maria Cleusa! Muito obrigada, mas os créditos são do Chef Marcelo :) Muito bacana saber das suas substituições, ótima ideia! Obrigada por compartilhar! Grande beijo
ExcluirOla. tudo bem? Tenho DRGE, e não posso com gluten e com lactose, e nao posso comer nada que tenha milho, vc tem alguma substituição para o fubá?
ResponderExcluirobrigada
Olá, tudo bem e você? Faça um teste substituindo por farinha de grão de bico ou farinha de amêndoas. Beijos
ExcluirOla! Conheci o blog hoje e já estou doida para fazer esse pão. Sabem me dizer ou alguém já fez com farinha de aveia no lugar da farinha de arroz e o açúcar mascavo no lugar do demerara? Esses são os que tenho em casa! Parabéns pelo blog!
ResponderExcluirOlá, Aline! Oba, que bom que você conheceu o blog, fico feliz!
ExcluirNão tem problema usar o açúcar mascavo no lugar do demerara, em relação a farinha de aveia será necessário fazer um teste, nunca fiz para te dizer como fica. Mas acredito que vai ficar bom sim, vale a pena testar.
Grande beijo
Eu amooo esse pão ❤
ResponderExcluirFácil, rápido, com ingredientes que normalmente temos em casa🤗, e o sabor e ÚNICO.
Olá! fico muito feliz de saber disso! :) :)
ExcluirCom que farinha sem glutem posso substituir o fubá ?
ResponderExcluirOlá! pode substituir pela farinha de amêndoas ou de grão de bico. Beijos
ExcluirEsse pão fica maravilhoso! Nunca mais como pão com glúten... Vão na fé que é bom demais...
ResponderExcluirOba! Que lindo! Muito obrigada pelo seu comentário! :)
ExcluirOlá! Achei essa receita maravilhosa, o pão é delicioso, no entanto, mesmo untando a forma , ele grudou. Testarei novamente. Obrigada
ResponderExcluirque pena que grudou, Luciana! Espero que tenha dado certo nas tentativas posteriores :)
ExcluirEsse leite de coco é o que ser usa para fazer doces ou esses que ja compramos pronto para beber (comos o leite de amendoas ou leite de arroz)?
ResponderExcluirOlá! Costumo usar o tradicional (garrafinha) por ser mais concentrado.
ExcluirCOMO SUSBTITUIR LEITE DE COCO? POIS NAO GOSTO DE COCO
ResponderExcluirOlá! Você pode usar outro leite vegetal, como o de castanha de caju.
Excluir