E se eu falar que a receita de hoje, além de não ir leite e derivados, não precisa de ovo, não precisa sovar e não precisa esperar crescer, será que você acredita? :D
Essa receita caiu como uma luuuuuva, simplesmente uma maravilha, retirada lá do blog da Tati, o Panelaterapia (que eu amo de paixão! *-*).
Sei que tem umas amigas ansiosas pela receita, então vamos parar de papo furado e ir logo para a cozinha:
Esfiha de Carne Sem Lactose e Sem Ovos
Fonte: receita retirada do blog Panelaterapia, da Tati.
Esta massa também pode ser utilizada para fazer salgados em geral, desde que assados.
1 e 1/2 xícaras de água morna
1/2 xícara de óleo
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de fermento biológico seco (não é o fermento de bolo, é o de pão)
1/2 kilo de farinha de trigo
recheio de sua preferência: utilizei carne moída refogada com cebola, alho e temperos.
1. Misture o óleo, o açúcar, o sal e o fermento. Junte a água morna e em seguida a farinha de trigo aos poucos. Vá misturando com as pontas dos dedos até a massa incorporar e ficar lisa. Não precisa sovar, apenas misture até adquirir uma consistência lisa. Se for preciso, acrescente um pouco mais de farinha para dar o ponto (precisei colocar aproximadamente mais 3 colheres de sopa).
2. Separe pequenas porções da massa, abra com a mão formando um quadrado, coloque uma colher de sopa cheia de carne moída refogada no centro, dobre 2 lados do quadrado e junte a parte que sobrou formando um triângulo.
Eu tentei fazer a esfiha quadrada, que a Tati fez no blog dela, mas percebi que não tenho vocação para a coisa e mudei para o triângulo que é mais fácil, hehe.
(clique para ampliar - dá para ter uma idéia de como eu fiz né? imagina uma pessoa tentando tirar fotos com a mão cheia de farinha sujando a máquina fotográfica, a roupa, o cabelo... essas fotos de preparo nunca saem decente gente... rs)
(lindas e fofas crescendo no forno *-*)
Rendimento: Consegui 11 esfihas médias.
Essa receita é sucesso garantido! Façam e voltem aqui para me contar!
Beijos!
Minha linda, que receita maravilhosa!!!
ResponderExcluirAdoro esfiha e sem leite nem ovos, o colesterol agradece muito!!!RS
E o melhor é que tá com jeito de muito gostosa!
Obrigada a você e a Tati por partilhar,viu?
Bjkinhas
Oi Monalisa, passando para retribuir a visita na minha cozinha, e olha adorei a sua.
ResponderExcluirMenina vou te contar tive vontade de fazer esta esfira assim que li o início do seu texto, depois que vi o visual dela então... vou correr pra cozinha.
Bjo
Fê
Nss! Mais que receita pedrada em fiko uma delicia parça!!
ExcluirOi Monalisa, fiz as esfihas e ficaram uma delícia. E olha rendeu muito!! Deram umas 15 médias e ainda fiz umas bolinhas de goiabada para a sobremesa! Aprovadíssima! Bjos
ResponderExcluirObrigada pelos comentários meninas! *-*! Grande Beijo!!! :D
ResponderExcluirQue ótimo que vc gostou Mônika! Puxa, com goiabada deve ficar uma delícia, não tinha pensado nisso, boa ideia! Assim que eu fizer de novo (já fiz essa receita pelo menos umas 4 vezes, rsrs), vou seguir sua dica! Beijos =)
Será que fica bom se congelar???
ResponderExcluirOlá Silvia! Eu nunca congelei, então não consigo te dizer se fica bom ou não, mas dei uma "fuçada" nos comentários da receita original e a Tati (dona da receita) disse que pode congelar a esfiha depois de pronta sim. Beijos! =)
Excluirmuito boommmmmmmmmmmm
ResponderExcluirSó posso dizer uma coisa: é maravilhosa!!!...obrigada por compartilhar as receitas...aqui em casa tenho minha filha com APLV,e é sempre bom novas opções!...bjss
ResponderExcluirEu estava a procura de uma receita q minha irmão pudesse comer q não tivesse leite. Fiz neste fim de semana e foi aprovadíssima!
ResponderExcluirMinha filha tem intolerâcia à lactose, vamos experimentar amanhã. Depois volto para falar se a receita foi aprovada pelo restante da família. Beijos obrigado pela dica.
ResponderExcluirOii, quero agradecer pela receita e deixar meu "testemunho" fiz e substitui por farinha integral ficou oootima! aprovadissima!! Bjs
ResponderExcluirOlá pessoal, faço pizza com essa masa e fica uma delícia. Tbm acrescento farinha de trigo integral (meio a meio)
ResponderExcluirFica bem gostoso...
Ops massa desculpe hehehe
ResponderExcluirO congelamento é depois de assada!?!?
ResponderExcluirSim, depois de pronta. Beijos
ExcluirBoa tarde.
ResponderExcluirdescobri seu blog faz pouco tempo, pois faz pouco tempo que descobri que sou intolerante a Glúten e lactose. Por este motivo gostaria de saber se dá pra substituir a farinha de trigo por uma farinha sem glúten??? desde ja agradeço a atenção.
Olá, Simone!
ExcluirEu não recomendo porque a proporção dos outros ingredientes para a receita sem glúten muda bastante. Eu estive pesquisando alguma receita de esfiha sem glúten e a que mais gostei foi essa aqui: http://nocontemgluten.blogspot.com.br/2012/03/esfihas-nao-contem-gluten-e-lactose.html
Quero muito fazer, me pareceu ótima!
Beijão
Olá!
ResponderExcluirFiquei em dúvida se posso fazer num dia para assar no outro...
Como devo fazer
Olá, Andresa!
ExcluirEu nunca fiz o teste de deixar a massa pronta para fazer no outro dia. Infelizmente não sei se é uma boa opção e como seria o resultado. Vou ficar te devendo, desculpe!
Beijos
Oi, Monalisa!
ResponderExcluirAcabei de fazer essa massa trocando a farinha de trigo comum pela integral e ficou maravilhooosa. Parabéns!
Arrisquei também fazer com recheio doce de maçã com canela e deu super certo.
Beijos
Que ótimo! Hummm maçã com canela deve ter ficado divino! Obrigada pelo retorno! :) Beijos
ExcluirOlá!! Descobri seu blog por acaso,minha filha tem alergia a ovo e as proteínas do leite de vaca e graças ao seu blog, vou conseguir fazer a festinha de 3 anos dela. Descobrir que eu vou conseguir fazer os docinho e salgadinhos sem ficar me preocupando com o toque das pessoas perto dela e ela poder comer tudo, é realmente um sonho realizado. Muito obrigada por divulgar suas receitas! Beijos!!!
ResponderExcluirOlá, Flavia! Que ótima notícia! Fico muito feliz de saber que poderei te ajudar mesmo sendo de longe. Espero que dê tudo certo para a festinha e que sua filha se divirta muito! Depois me conta! Beijão :)
Excluiradorei tava sem leite e foi mt bom o resultado parabens
ResponderExcluirOba! Que bom que gostou, Cristiane! :) Beijos
ExcluirOlá,
ResponderExcluirFiz a esfirra, gente q massa é essa?? ameiiiiiii perfeita, mto boa msmo...:)
Muito Obrigada :)
Ebaaaaa! Que bom que gostou! :) :)
ExcluirObrigada pelo retorno! Beijão
vou fazer parece que fica macia vou fazer para a minha bebe ela é intolerante e não posso comprar nada pronto depois eu falo como ficou..........
ResponderExcluirOi, Marta!
ExcluirDepois me conta sim se gostou! Beijos
Oi,Monalisa...
Excluireu fiz e ficou muito bom , a massa ficou bem macia mesmo !!!beijs
Maravilha, Marta! Que bom que gostou! :D Beijão
ExcluirOba! Hoje mesmo vou fazer! Minha filhota tem passeio na escola e quer levar um lanche diferente. Obrigada
ResponderExcluirQuero saber se a filhota gostou, Daniela! :) Beijão
ExcluirAdorou!!! Hoje ela tem uma espécie de "acampamento na escola", e adivinha o que levará para o lanche????
ExcluirObrigada, obrigada, obrigada!!!
Beijos, Dani
Show de receira. Fiz e ficou mto bom.
ResponderExcluirObaaaa!
ExcluirEu fiz só metade da rceita para testar,mas me arrependi,pq amaram!!
ResponderExcluirTive que fazer mais.....Uma massa deliciosa,macia,pratica,saudável,economica,parabéns!!
Eu fazia outra que ficava um tanto dura,mas agora só vou fazer essa...ameiiiiii!
Obrigada!
Que ótimo, maravilha!!! Essa realmente não dá para fazer meia receita! rsrs Beijão!
ExcluirAmei... minha filha tem APLV fiz para ela que adorou.. muito obrigada... minha primeira vez no blog e voltarei sempre!!
ResponderExcluirOlá, Vanessa! Seja muito bem vinda! Espero que você volte mais vezes e que goste bastante das receitas! Muito obrigada pelo seu comentário. Beijão
ExcluirFiz este final de semana e amei, ficou ótima!
ResponderExcluirDobrei a receita, pois levei para uma confraternização, porém não sei se foi o tamanho da xícara que usei, mais precisei usar uma quantidade bem maior de farinha, mais no final deu tudo certo, ficou uma delícia e rendeu muitoooooo, fiz o tamanho média para grande e deu +ou- umas 40 esfihas.
A medida correta é de xícara de chá??? Usei uma maior rsrs.
Bjos e obrigada por compartilhar estas maravilhas!!!!
Olá! Que bom que gostou! :) A xícara utilizada é aquela xícara medidora com capacidade para 250 ml. Beijos
ExcluirOlá Monalisa! Eu sou Patricia... Então, essa receita chamou bastante minha atenção, principalmente depois que descobri que sou intolerante a lactose... Quero muito fazê-la, mas gostaria de saber se posso substituir o óleo ou fazer sem. O que me sugere? Beijos e obrigada! Amei o blog e com certeza já está na minha lista de favoritos!
ResponderExcluirOlá, Patricia! Essa massa precisa de um pouco de gordura para ficar macia, infelizmente não é possível retirar o óleo da receita, a quantidade já é bem pouca comparada a receitas tradicionais. O que você pode fazer é substituir uma parte por azeite, ex. metade óleo, metade azeite, porém o azeite vai dar gosto na massa, ok? Grande beijo
ExcluirAmei a receita, meu nome é Kirla e o meu filho é intolerante a lactose e vai participar de uma festinha na escola.
ResponderExcluirsua receita veio na hora certa, tenho certeza que vai ser sucesso garantido.
obrigado por compartilhar a receita, bjus!!!
Não precisa deixar a massa crescer??
ResponderExcluirNão.
ExcluirFiz 03 vezes, amei a receita, não tem como errar, dá super certo, aumentei um pouco o sal. Parabéns pel receita
ResponderExcluirOba! Fico feliz! :) Beijos
ExcluirMuito boa fiz hj,confesso q achei q não ia crescer e ficar macia, rsrsr,mas cresceu bastante e ficou bem macia rendeu 28 esfirras pequenas mas não muito,prontas de 7x8,é 4 pãezinhos 10 cm depois de pronto,pra uma receita achei q rende bem ,ficaram bem gordinhas,rsrsrs, fofinhas e os pãezinhos de goiabada tbm.parabéns pela receita e por compartilhar. Queria uma de pão macio destes q desfiam ,será q vc tem. Não tenho problemas com lactose ,glutem ou outras coisas só gosto de experiência novas .bjks e continue....
ResponderExcluirOlá Natalia, que gostoso receber seu feedback, é muito gratificante. Olha todas as receitas de pão que já fiz estão aqui no blog vê se algum se encaixa no que você procura e me conta depois. Grande Beijo
ExcluirOlá, descobri essa receita este final de mês, já estava sem leite e sem ovos mas ainda tinha um tiquinho de disposição sobrando e trigo tb. Enfim, tentei ela e fui muito, muito feliz, basicamente a melhor esfiha que já fiz. Minhas meninas adoraram e minha esposa correu do fogão já pela terceira vez essa semana querendo a tal esfiha. Enfim, só gostaria muito de agradecer aqui pela sua iniciativa no site e por essa receita em especial que já está salva aqui. Um abraço!
ResponderExcluirThiago, obrigada pelo feedback e elogio, fico muito feliz que todos tenham gostado da receita. Abraço!
Excluirnossa, achei essa receita ontem, e fiz hoje com recheio de carne, massa deliciosa, facil de fazer, uma delicia
ResponderExcluirnossa ainda bem que encontrei esse blog, essa receita é maravilhosa, fiz hoje com recheio de carne, amei
ResponderExcluirOlá, Dara!
ExcluirOba! Que ótimo saber que você gostou, muito obrigada pelo retorno.
Grande beijo :)
Sou vegan e queria uma massa sem leite e ovos. Recheei com brócolis refogado e ficou uma delícia. Gratidão por essa postagem. Foi a melhor massa que fiz. =]
ResponderExcluirMas fiz a massa com farinha branca e integral.
Olá, Mari! Que notícia maravilhosa! Muito obrigada pelo retorno, fiquei feliz de saber! Grande beijo
ExcluirOlá! Precisa deixar a massa crescer antes de rechear e ia ao forno?
ResponderExcluirOlá Amanda, não precisa. Beijos
ExcluirOlá, tmb aprendi a fazer essa massa através do site da Panelaterapia, já fiz várias vezes e cada vez fica melhor, essa receita caiu como uma luva, pois tmb tenho int.a lactose, Obrigada por tmb compartilhar!! Abs
ResponderExcluirOlá, Enunes! Essa receita é um achado, né? Que bacana você também ter aprendido no blog da Tati! Graças a ela a receita veio para o blog. :) Muito obrigada por seu comentário e que a massa continue ficando cada vez melhor mesmo! Grande beijo
ExcluirEu aqui de novo fazendo outra receita maravilhosa......ficou perfeita!!!!
ResponderExcluirOba, Cyntia! Fico muito feliz!!! :)
ExcluirAmei super recomendo, massa leve e fofinha, pratica e o melhor sem o leite e o ovo para quem está nessa restrição desses ingredientes, fiz para meu filhote, salva em minhas receitas preferidas, obrigada por compartilhar ❤️👏🏻
ResponderExcluirOlá, Lena! Eu que agradeço o seu comentário, fico muito feliz! :) Beijos
ExcluirOi Monalisa,tenho duvidas no congelamento, eu congelo antes de assar ou após assar. Obrigada pela receita. Daniela
ResponderExcluirOlá, Daniela!Você congela após assar. Quando quiser usar após congelada, é só colocar diretamente no forno, sem precisar esperar descongelar. Beijos
ExcluirSuper ótima a receita parabéns
ResponderExcluirOlá! Gostaria de saber se posso fazer esfiha aberta com essa massa.
ResponderExcluirOlá, Rita! Pode fazer aberta sim. Beijos
ExcluirEssa receita é tão maravilhosa e fofa e útil, que faço tudo com ela...pãozinho, esfirra aberta, esfirra fechada, pizza...😋😍😋😂😋
ResponderExcluirhahaha que linda!!! É super versátil mesmo! Fico feliz de saber que vc está aproveitando ao máximo! Beijoss
ExcluirVou tentar fazer .Amei a receita
ResponderExcluirMeu marido tem intolerância a lactose,vou fazer agora sua receita,parece estar deliciosa
ResponderExcluirHahaha, podia avisar que crescia que nem bolo.. Maravilhosa a massa, ficou super macia, fantástica. Obrigado , meu filho é aplv e ovo.
ResponderExcluirhahaha que bom que gostou, Marcelo! Fico feliz! :)
ExcluirMuito obrigada pela receita! Ficou maravilhosa! Meus filhos amaram!
ResponderExcluirOba!! Fico feliz! :) Obrigada pelo feedback!
Excluir