Slider

domingo, 27 de maio de 2012

Pão de Queijo Mega Especial com Truque (Sem Lactose, Sem Glúten, Sem Ovo)


Pessoal, não estou me aguentando de empolgação ao colocar no ar este post para vocês! hahaha \o/

Ontem eu tive um encontro culinário com a minha amiga Carolina Beraldi. Nós nos conhecemos através do blog e resultou numa parceria super gostosa, está vendo só como essa internet é útil? ;)
Nos encontramos para preparar duas receitas e hoje apresento para vocês esse SUPER pão de queijo.

A leitora Cléo Bezerra de Brasília me mandou um e-mail faz algum tempo dando uma sugestão genial. A mãe da Cléo é uma confeiteira de mão cheia e uma das coisas que a mãe dela usa é essência de queijo. Então a Cléo me perguntou se eu já tinha experimentado utilizar essências para preparar receitas. Gente, como eu nunca pensei nisso antes? 

Podem ficar tranquilos que a essência pode ser utilizada sem problemas. Eu mandei um e-mail para o SAC da Arcólor (que foi a marca que eu usei) perguntando se intolerantes à lactose e alérgicos à proteína do leite de vaca poderiam utilizar a essência da marca e a resposta foi que sim! 
Segue trecho da resposta "Informamos que todas as essências Arcólor são aromatizadas artificialmente. Portanto ,em nenhum dos aromas há presença ou resquício de proteína animal, como a lactose." 
 

Quanto a receita, eu já tinha recebido 2 indicações de receitas de pão de queijo das queridas Alessandra de Oliveira (que me mandou por e-mail) e da Dilcele Pother Furtado (que postou no facebook), e também eu já tinha anotado há muito tempo a receita da Sabrina Carozzi do blog A Rapa do Tacho. Como as 3 receitas são super parecidas, peguei aleatoriamente uma delas e a escolhida para provar desta vez foi a receita da Sabrina. 


 
Pão de Queijo com Truque (Sem Lactose, Sem Glúten, Sem Ovo)
Fonte: receita do blog A Rapa do Tacho, da Sabrina Carozzi. 

medida da xícara: 240 ml

1/2 xícara de chá de água filtrada
1/3 xícara de chá de óleo
2 xícaras de chá de polvilho doce
1/2 xícara de chá de polvilho azedo
sal à gosto (colocamos aprox. 1 colher de chá)
2 xícaras de chá de batatas cozidas e amassadas
1 colher de chá de essência de queijo (usamos da Arcólor) - achamos que essa medida ficou no ponto, mas nada impede que vocês coloquem mais ou menos, vá conforme o seu gosto. A essência pode ser encontrada em lojas com produtos para confeitaria - comprei na Central do Sabor aqui em SP.
1 colher de sopa de fermento

1. Coloque a água e o óleo para ferver. Enquanto isso, misture numa vasilha (de vidro ou em uma panela) os polvilhos e o sal. Como vamos jogar a água quente em cima do polvilho, não pode ser recipiente de plástico.
2. Quando ferver, jogue a água e óleo em cima da mistura com polvilho e mexa rapidamente. Vai virar uma farofa quente, continue misturando até que fique numa temperatura que você consiga colocar as mãos.
3. Assim que amornar, coloque a batata e amasse até ficar uma massa lisa (vide foto abaixo - Carol com a mão na massa). Adicione a essência, amasse novamente para incorporar e por último coloque o fermento e amasse.
4. Faça bolinhas com as mãos do tamanho que desejar e coloque numa assadeira untada com óleo (colocamos papel manteiga, mas não recomendo porque gruda, hehe). 
5. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus até ficar douradinho e esteja preparado para comer o melhor pão de queijo pós IL da sua vida! \o/


Fizemos mini pãezinhos e rendeu uma assadeira grande, aconselho fazer duas receitas... Vocês vão amar!

CLÉO, você merece um prêmio, obrigada por essa dica 'utilidade pública'! AMEI!


E abaixo, as sobrinhas distantes da Martha Stewart, hahaha.


Será que vocês adivinham qual será a próxima receita? Tem uma dica aí na foto...
 
Beijos!


187 comentários:

  1. Querida Monalisa,
    Adorei!!! Os pães de queijo ficaram com um aspecto MARAVILHOSO!!! Não conhecia essa essência... Gostei da dica...
    Fiquei curiosa com a próxima receita... Parece DELICIOSO!!!
    Grande beijo e uma ótima semana, Irene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Irene! Muito Obrigada pela visita! Grande Beijo e ótima semana! =)

      Excluir
    2. Poxa....muito obrigada, minha mãe tem sérios problemas por comer produtos com leite, vou fazer hoje essa receita de pão de queijo sem queijo, sem lactose, valeu meninas!!!

      Excluir
  2. Monalisa,

    Conheci o seu blog sem querer e já virei fã. Meu filho de 2 anos é IL e desde que descobri vivo a procura de receitas gostosas que ele possa saborear.
    Ontem fomos na Naturaltech (indicação sua) e ele ficou todo contente em poder degustar um monte de coisas.
    Parabéns pelo excelente trabalho!
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Muito Obrigada! Fico muito feliz em saber que vc gostou do blog e que foi na feira por indicação minha! que legal! Agradeço muito o seu recadinho! Grande Bjo!

      Excluir
  3. Tomara q eu consiga achar essa essencia aqui em Goiânia...chego a sonhar q estou comendo pão de queijo...valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stela, vc vai achar sim! Quando vc fizer, volte aqui para me contar o que achou! Bjosss =)

      Excluir
  4. Acho que desta vez eu quase morri de tanto comer..... kkkkk Este pão de queijo é algo dos Deuses...bjkas Caru Beraldi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha eu comi muito também Carol, e com gosto! Oh delícia! =) Bjoss

      Excluir
  5. Monalisa, ficou doidinha para contar a novidade, né? Menina, essa receita não tem leite, não tem ovo, não tem glúten...é para todo mundo poder comer pão de queijo! A carinha do pão de queijo tá igual, genial a sacada da essência de queijo (nem sabia que existia, rs). Algo me diz que a Central do Sabor vai receber muitas visitas suas, rs. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc viu que beleza Adri? Pão de queijo para todos! =) Eu acho que vou começar a vender a essência tb! hahahaha Brincadeira! =) Grande Bjo!

      Excluir
  6. Graças a Deus! Esta receita venho muito a calhar! Na verdade eu já tinha feito uma vez, mas não sabia a quantidade de essência, então os meus pãezinhos ficaram com um gosto super doce e eu quase vomitei!
    Estou louca para a próxima receita! HEHEHE
    A propósito, você conhece alguma receita de ganache de chocolate que fique cremoso para poder "moldar", colocando nas bisnagas, sabe?
    Beijão
    Agora vou fazer a receita com a quantidade ideal de essência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lalis! Agora no momento não estou me lembrando de nenhuma receita do tipo, eu nunca fiz senão iria me lembrar... vou dar uma pesquisada e te respondo.
      Quando fizer o pão de queijo me conta o que achou! =)
      Bjosss

      Excluir
    2. Lalis, quanto vc colocou de essência pra ter ficado doce? Porque eu coloquei 1 colher de chá como diz a receita mas achei pouco. Mas da próxima vez quando colocar mais, não quero exagerar tbm...

      Excluir
    3. Lalis, eu faço ganache de chocolate sempreee. Tudo que vc precisa é substituir o "creme de leite" por "leite de coco". Fica delicioso!! Eu moro nos Estados Unidos e aqui o leite de coco é super grosso, vende em lata. Deixo o ganache na geladeira e fica superrrr cremoso. As vezes continuo a receita acrescentando clara de ovo batida e vira mousse de chocolate. Eu gosto de acrescentar raspas de limão nas claras para tirar o sabor do coco, ou essencia de rum. Bjs, Lili

      Excluir
    4. Lily, post a receite do seu ganache PELAMORDEDEUS! kkkk acabo de descobrir que sou IL e esta doceira aqui está sofrendo horrores com vontades de comer doces!, Bjs, Nathy

      Excluir
  7. Parece ótimo!
    Assim que puder vou testar!
    Bjs
    Simone

    ResponderExcluir
  8. Monalisa você achou a essência com facilidade?

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, achei sim. Aqui em SP é fácil de encontrar em qualquer loja com produtos de confeitaria ou de festas. A Cléo (que me passou a ideia) mora em Brasília e disse que por lá ela encontra até em padarias. Se estiver com dificuldade de achar, me passa a sua cidade que te ajudo a encontrar um local.
      Beijos!

      Excluir
    2. Para quem quiser saber em Porto Alegre tem a essência no Mercado Público, nas banquinhas de confeitaria.
      Espero que isso ajude os Portoalegrenses.
      Bjs

      Excluir
  9. Nossa, adorei! Minha prima descobriu há pouco que tem intolerância a lactose, aí fui pesquisar umas receitas pra passar pra ela e encontrei seu blog!
    Sabe se da pra congelar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivian! Depois me conta se sua prima gostou do pão de queijo. =) Dá para congelar sim. Beijos

      Excluir
  10. Olá,

    adorei a receita! Como se congela? Antes de assar? Ou tem que pré-assar p/ depois congelar??

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hevelyn! Você congela sem assar, assim que fizer as bolinhas, coloque todos separadinhos numa assadeira e põe freezer. Quando congelar, coloque os pãezinhos congelados em um saquinho e volte para o freezer. Se você congelá-los todos juntos no saquinho logo de cara, eles vão grudar um nos outros e vai ficar difícil separá-los quando você for assar. Bjos!

      Excluir
  11. Olá, tenho intolerância ao glúten e a lactose, adorei o blog de vcs. Acreditem, pessoas como vcs fazem nós "intolerantes" nos sentirmos mais contentes em poder comer o que gostamos de uma forma diferenciada, mas ainda assim gostosa. OBRIGADA.

    Ass Flávia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Flávia! Fico muito feliz de saber que vc gostou do blog, agradeço sua mensagem tão carinhosa. Grande Bjo! =)

      Excluir
  12. Olá. Sou intolerante a gluten, leite e ovos, por isso adorei o site. Tentei fazer esta receita do pao de queijo duas vezes, mas nao deu muito certo. Ele fica crocante por fora mas por dentro fica um creme (tipo cru). Espero a massa e a batata esfriar bem para uni-las e mesmo assim nao esta dando certo. O que sera?
    Abraços.. Valeria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valeria! Pelo que vc descreveu, não parece ser problema na massa, mas sim na temperatura do forno. Se estiver muito alta, o pão vai ficar crocante por fora e cru por dentro. Deixe o forno na temperatura média para baixa (eu uso 180 graus).
      Espero que vc consiga na próxima tentativa, os pãezinhos valem a pena o esforço.
      Qualquer dúvida é só deixar um comentário.
      Grande Beijo! =)

      Excluir
    2. Ah,Ok. Vou verificar isso, pois o meu forno é forte mesmo.
      Obrigada!.. Otimo final de semana. :)

      Excluir
  13. Olá Monalisa!!!

    Adorei a receita do pão-de-queijo!!! Sou de Brasília e não consigo encontrar a essência de queijo da Arcólor...será que vc poderia, por gentileza, perguntar para a Cléo qual o local que ela compra?
    Obrigada...
    Kelly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelly! Eu já mandei uma mensagem para a Cléo perguntando. Pode ficar tranquila que assim que ela me responder, coloco a resposta aqui para vc, ok? Beijos!

      Excluir
    2. Oi Monalisa!!!

      Obrigada pela atenção...vou aguardar...beijão
      Kelly

      Excluir
    3. Oi Kelly, a Cléo respondeu. :) Vou copiar a resposta dela: "Eu moro em Taguatinga, e aqui tem um local conhecido por "Praça do Mercado do Norte" ou "Taguacenter" onde tem uma variedade de lojas, uma delas é a Embalagens Avenida, foi onde comprei a essência. Mas na Asa Sul, tem a loja Rei das Embalagens. Lá ela também irá achar."
      Espero que você consiga encontrar! Grande Beijo!

      Excluir
    4. Nossa!!! Depois de muuuuuito tempo (rsrsr).....venho agradecer a resposta....Na época esqueci de ver sua resposta, mas acabei encontrando no Rei das Embalagens, na Asa Sul...obrigada pela atenção!!!! Grande Beijo!!!

      Kelly

      Excluir
  14. Monalisa, parabéns!!! A receita é perfeita, muito boa mesmo!!! Grande abraço, Juliana Pierin

    ResponderExcluir
  15. Nossa eu era viciada em pão de queijo...tô louca para fazer logo esssa receita...

    ResponderExcluir
  16. Oi Monalisa,

    Estou aqui com minha filha de 2 anos e 10 meses - Carolina - chorando porque está com vontade de comer pão de queijo. Como ela terá que ficar 6 meses sem ingerir lactose, procurei um receita na internet e encontrei seu blog. Vou testar a receita do pão de queijo e as outras também. Que bom que te encontrei. Parabéns pela iniciativa e obrigada, Rita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita, espero que a Carolina aprove a receita e não fique mais com vontade! Eu que agradeço o seu comentário! Beijos =)

      Excluir
  17. ADOREI AS RECEITAS SEM LEITE POIS MEU FILHO E ALERGICO A ESSE PRODUTO E TUDO QUE PROVEM DELE VOU FAZER ESSA DO PÂO DE QUEIJO <POIS OUTRO DIA ELE VIU O IRMÂO COMENDO E FICOU COM VONTADE OBRIGADO POR ESSA DICA


    ABRAÇO LUIZA

    ResponderExcluir
  18. Adorei o blog! Recentemente, minha mãe adquiriu intolerância à lactose e eu nao queria que ela ficasse privada de comer tantas coisas. Esse blog traz excelentes opções p quem sofre desse problema! ;D Obrigada!

    Fernanda Azevedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, espero que a sua mãe tenha uma adaptação tranquila e bem rápida! :) Grande Beijo!

      Excluir
  19. Gente, desde ontem estava com água na boca para provar esse pao de queijo! Procurei vocês porque estava em uma lanchonete e senti aquele cheiro hipnotizante de pao de queijo saindo do forno! Foi muito dificil resistir... Respirei fundo e pensei, deve ter uma receita na internet de pao de queijo sem leite, ovo e queijo (coisas que tenho alergia atualmente, além de outras, mas não convem agora contar)... E, para minha alegria achei vcs! Só consegui comprar a essencia agora a noite. Não foi arcolar. Isso foi um pequeno problema... a Tal da MIX não parece ser muito boa (a propósito, aqui em Brasilia, onde encontro a Arcolar?) E, a ansiedade foi tanta, que acho que, eu não amassei direito os paezinhos... Mas, o importante é que ficaram bem crocantes e com um gosto bom, (embora tenho certeza que dá para aperfeiçoar!) Comi quase meia fornada, de uma vez, com café!! Booommmm!!!! Muito obrigada por essa iniciativa! Agora estou vendo que além do pao de queijo, tem outras coisas!!! Meu problema é grave: leite, ovo, trigo, azeite de oliva, óleo de soja, e outras coisas industrializadas como corante amarelo e vermelho e glutamato monossodico. Já desisti de comer na rua... passo muito mal... só de lancheira o tempo inteiro com minha propria comida! Estou na fase de procurar ajuda e receitas... É assim que conseguir transformar a não aceitação em um benefício para mim, essa alergia!!! Obrigada mais uma vez!!! Karen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karen! Continue firme e forte resistindo as tentações, conseguimos adaptar quase tudo, não vale a pena comer para passar mal. :) Espero que os pãezinhos de queijo saiam melhores na próxima fornada. Grande beijo!

      Excluir
  20. oi, eu posso fazer uma parte e congelar o resto dessa massa?
    Maíra Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim Maíra. Você congela sem assar, assim que fizer as bolinhas, coloque numa assadeira e ponha no freezer. Quando congelar, coloque em um saquinho e volte para o freezer. Se você congelar todos juntos no saquinho logo de cara, eles vão grudar um nos outros e vai ficar difícil separá-los quando você for assar. Beijos

      Excluir
  21. Que ideia fantástica!!!
    Já vou procurar aqui pela cidade a essência.
    Beijos,
    Patrícia

    ResponderExcluir
  22. São necessárias mais ou menos quantas batatas pra conseguir as 2 xícaras delas amassadas?

    Vivian

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pela receita...também fiz e ficou uma delícia...só encontrei em João Pessoa a essência MIX, por isso dobrei a quantidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce poderia me informar aonde vc encontro a essencia em Joao Pessoa?

      Excluir
  24. Estou adorando as receitas!! Vou fazer o aniversário da minha filha que tem alergia a proteína em maio/2013. Ela vai completar 2 anos... Quero fazer o cardápio inteiro sem utilizar leite de vaca. Agora que encontrei este site acho que vou conseguir! Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, querida! Espero que dê tudo certo! Grande beijo!

      Excluir
  25. Monalisa,
    Adoro o seu blog, me ajuda muita já que tenho uma filha de 2 anos com APLV.
    Já tentei 2 vezes a receita de pao de queijo e eles crescem mas ficam duros, muito duros, oco. O que será que pode estar dando errado?
    Obrigado
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Provavelmente a temperatura do forno está muito alta ou os pãezinhos estão ficando tempo demais no forno. Para você ter uma ideia, eu deixo os meus da textura que estão na foto e a minha amiga Heloise deixou os dela mais tempo no forno, você pode ver a foto de como ficou neste link: http://www.diariosemlactose.com/2012/06/helo-testou.html
      Tente deixar a temperatura mais baixa ou senão, assim que os pãezinhos crescerem, prove um deles para verificar se o centro está assado e tire assim que começar a dourar. Beijos

      Excluir
    2. Oi,
      Fiz novamente a receita e agora sim a massa ficou igual a foto do blog. Ficou muito gostoso e minha filha adorou. Muito obrigado pelo blog, pelas dicas e receitas e principalmente pelo carinho.
      Bjs
      Fabiola

      Excluir
    3. Ebaaa! Que ótimo que deu certo, Fabiola! Fico muito feliz! Beijão

      Excluir
  26. Olá, em primeiro lugar, quero parabenizá-la pelo site. Estou amando.
    Fiz o pão de queijo e acho que fiz alguma coisa errada. O meu não ficou amarelinho e de tanto esperar que ele ficasse dourado, ficou muito duro. Fiz a receita dobrada. Pode ter sido por isso? Obrigada e um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla!
      Acredito que não foi por causa da receita dobrada não. Não se apegue ao fato de que os meus ficaram muito amarelos porque como essas fotos foram tiradas a noite, eu precisei fazer uma edição para ficar com um aspecto melhor. Eles ficaram sim amarelos, mas levemente dourados, não ficaram amarelões, sabe?
      É melhor você se basear pelo crescimento, verifique se eles cresceram e assim que crescer, dê um tempinho para dar uma leve dourada. Se ficar com dúvida, vai tirando 1 pãozinho e provando para ver se o centro está assado e assim que estiver já pode tirar do forno. Espero que você dê tudo certo na próxima vez, qualquer coisa é só mandar mensagem de novo, ok? Beijos :)

      Excluir
  27. Olá querida, boa tarde! Descobri que sou IL a alguns meses, e venho sofrendo por não poder comer as coisas que mais gosto. Inclusive, pão de queijo é uma das minhas comidas favoritas, e fiquei tão feliz de encontrar essa receita. Mas tem um pequeno problema, moro em Fortaleza e ja procurei pela cidade toda a essência e não acho. Voce sabe se existe para compra online, ou sabe de algum lugar? Muito obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu conheço uma loja que vende pela internet chamada Doces Malu, porém acabei de acessar o site e a essência está indisponível ( o link é esse aqui http://www.docemalu.com.br/DetalheProduto.aspx?idProdutoSku=N5YL3SPMCW).
      Fiz uma busca no google e encontrei este site: http://www.pontodaspadarias.com.br/loja/produto/340/essencia-queijo-30-ml-arco-iris . Não sei a procedência deste site, não conhecia, mas você pode verificar e ver se compensa o frete (a essência é muito baratinha, o frete certamente vai sair mais caro que o produto).
      Beijos e obrigada!

      Excluir
  28. Olá!!! Meu filho tem APLV e estou descobrindo esse mundo novo agora... fiz essa receita ontem e nos acabamos de comer... Pra ficar amarelinho coloquei um pouco de mandioquinha junto com a batata, ficou perfeito!!
    Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  29. Oi Monalisa, fiquei feliz em saber que nossa vida pode não ser tão dificil assim :) Saberias me dizer onde encontro essa essencia em florianópolis? quero muito matar minha vontade de pão de queijo sem culpa em passar mal depois! bjss e parabens pelo trabalho, virei fã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Obrigada! :)
      Infelizmente não sei onde você pode encontrar em Florianópolis. Geralmente essas essências são encontradas em lojas com produtos para confeitaria. Espero que algum leitor possa te ajudar e comentar aqui um endereço para você comprar logo, logo, e matar a vontade! :)
      Beijão!

      Excluir
    2. Oi! Sou de Floripa e achei na loja de doces do córrego grande ( em frente ao restaurante da familia). O dono encomendou para mim. Porém só na embalagem grandona! :) beijo

      Excluir
  30. eu posso congelar esse pão de queijo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim. Você congela sem assar, assim que fizer as bolinhas, coloque numa assadeira e ponha no freezer. Quando congelar, coloque em um saquinho e volte para o freezer. Se você congelar todos juntos no saquinho logo de cara, eles vão grudar um nos outros e vai ficar difícil separá-los quando você for assar. Beijos

      Excluir
  31. Olá Monalisa, sou sua fã e sempre to tentando fazer algo de suas receitas,não tenho a i.l. propriamente dita....a minha é pior,não posso com a proteina do leite de vaca,pois tenho enxaqueca...
    Então..fiz essa receita de pão de queijo,gostei muito,mas tive um problema,não consegui dar ponto na massa..ficou grudenta e tive que untar as mãos com óleo pra conseguir fazer as bolinhas,e por conta disso ficou cascudo...eu fiz seguindo todos seus passos...mesmo assim,não deu...posso usar mais polvilho doce pra dar ponto??

    Desde já, agradeço.
    Vanessa/curitiba/pr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa!
      Que pena que a massa não deu ponto! :( Fiquei pensando aqui e uma coisa que poderia ser feita é colocar a batata aos poucos, assim você vai percebendo o ponto da massa e para de colocar antes de ficar grudenta. As vezes a batata está com muita água e isso pode interferir no ponto.
      Caso não dê certo dessa forma, pode colocar um pouco mais de polvilho sim.
      Espero que dê tudo certo da próxima vez!
      Grande Beijo! :)

      Excluir
    2. Olá Monalisa, obrigada pela sua atenção!!!
      Com certeza vou voltar a fazer o pão de queijo e seguir suas dicas!!
      Sou sua fã de carteirinha, e não sei o que seria de mim sem seu blog, foram muitos anos de privações e vontade de comer muitas coisas que não podia...e graças a você tudo mudou!!
      Muito obrigada querida, que Deus te abençoe cada dia mais, e que você possa criar mais e mais receitas...rsrsrsrsr...
      Bjão e bom fim de semana!!!

      Vanessa.

      Excluir
    3. Ô Vanessa querida, muito obrigada! Eu que só tenho a agradecer todo o carinho e o incentivo! Fico muito feliz de saber que pude te ajudar e espero ser cada dia mais útil! Grande abraço e grande beijo para você! :)

      Excluir
  32. OI! Acabei de fazer.. tá assando...rs só que agora notei que não medi a batata!!! kkkkk a massa ficou grudenta, mas vou fazer como vc indicou ai em cima: assim que estiver assado vou provando... depois falo como ficou. bjs

    ResponderExcluir
  33. ola Monalisa, que fermento você usou pra fazer esse pão de queijo?

    ResponderExcluir
  34. Olá meninas!!
    Eu não sou IL, mas estou numa dieta bem restrita de proteina animal devido a um problema no fígado, então ando fuçando na net atrás de receitas.
    Eu fiz a receita hoje, mas não deu muito certo, ele ficou crocante por fora e melequento por dentro... Além disso, acho que deixei muito óleo na assadeira porque ele meio que fritou por baixo... mas o sabor ficou ótimo!
    Vou tentar fazer novamente mais pro meio da semana, e tentar deixar o forno em temperatura mais baixa (deixei em torno de 200º).
    A propósito, os meus ficaram 1 hora no forno. Achei tempo demais. Podem me dizer quanto tempo o de vocês demorou para assar?
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tatika!
      O seu forno realmente estava muito forte, por isso dourou por fora, mas não cozinhou por dentro. O ideal é que você deixe em forno médio 180 graus como está indicado na receita.
      Eu não me lembro exatamente quanto tempo de forno eles demoram, mas sem dúvida 1 hora é muita coisa. Acredito que fique pronto em torno de 30 a 40 minutos.
      Espero que dê tudo certo na próxima tentativa, qualquer problema me avisa, ok?
      Grande beijo!

      Excluir
    2. Os meus demoram 30min CERTINHO pra assar :)

      Eu sempre fiz sem essência, encontrei agora e vou testar. Queria saber se tem outras receitas legais pra usar a essência!

      Excluir
  35. Oi Monalisa, minha filha IL não pode com corante caramelo, sabor de caramelo, será que essa essência que queijo ela pode? E a batata que vc usou foi mandioquinha? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Infelizmente não sei te dizer se essa essência fará mal para sua filha. Neste caso, é melhor não colocar, o pãozinho vai ficar gostoso do mesmo jeito. :)
      Eu usei batata inglesa, tem outra receita de pão de queijo no blog (que você pode ver no índice de receitas salgadas) que fiz com mandioquinha e ficou delicioso, o meu preferido!
      Grande abraço

      Excluir
  36. Faltou apenas sal e tal. Porém a receita ficou top demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monalisa descobrir seu blog dia desses, eu descobrir agora a pouco que sou intolerante a lactose fiquei bem triste pós sou apaixonada por coisas que contém leite...
      É bem confortante pra mim saber que ñ é um problema hj em dia ter intolerancia o Alergologista me receitou um remedio q eu posso tomar antes de ingerir algo q contenha leite + ñ tenho coragem prefiro continuar fazendo as substituições é tanto q ainda nem fiz o teste cm o remedio...
      Ana Bárbara

      Excluir
    2. Olá, Ana Bárbara!
      Que ótimo saber que o blog te trouxe um conforto! :)
      Quando você estiver mais adaptada, faça o teste com a enzima sim. Muitas pessoas se dão bem com ela, é bom pelo menos tentar.
      Beijão!

      Excluir
  37. A receita e deliciosa, apliquei a quantidade exata como manda a receita, alguma bolinhas eu coloquei oregano deu um toque especial... APROVADA

    ResponderExcluir
  38. Monalisa, fiquei muito feliz em encontrar seu blog e esta receita maravilhosa!!! Faz um mês que descobri minha intolerância à lactose e fiquei muito triste em não poder comer pão de queijo mais. Mas, graças a você, agora será possível novamente. Vou fazer hoje essa receita.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paty! Seja bem vinda! Quando fizer a receita me conta o que achou! Beijão! :)

      Excluir
  39. posso congelar essa receita sou brasilia-sobradinho

    ResponderExcluir
  40. Sou vegetariana, experimentando a transição pro veganismo. Adorei a receita! Obrigadaaaa <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Mariana! :) Eu que agradeço o comentário! Beijos

      Excluir
  41. O pão de queijo depois de pronto fica mais molinho ou ele fica crocante tipo biscoito? é que eu queria uma receita que o pão ficasse mais molinho, sem aquela casca embaixo... vc tem alguma dica pra me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Livia! Eles ficam crocantes quando saem do forno, mas depois que esfriam e principalmente no dia seguinte ficam molinhos sim.
      Beijos

      Excluir
  42. Bom dia, Monalisa! Gostaria de saber qual batata vc utilizou? Obrigada :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gisa! Tudo bem?
      Eu utilizei batata inglesa. Beijos

      Excluir
    2. Eu fiz e realmente crescem e parece msm pao de queijo...so nao gostei foi da essencia q usei...fora isso ficaram otimos! :D

      Excluir
  43. AMEIIIIIII. GOSTO D + DE PÃO DE QUEIJO.

    ResponderExcluir
  44. Amei, já fiz algumas vezes, porém ao congelar, quando descongelado, a essência fica super forte, se for congelar indico usar quantidade bem menor. Bjo

    ResponderExcluir
  45. Fiz a receita com algumas adaptações: usei mandioca cozida no lugar das batatas (sobraram de uma receita de requeijão vegano), e como estava ansiosa demais pra testar e tive um pouco de medo do sabor ficar artificial com a essência, usei 2 pacotes de parmesão ralado sem carboidrato (se não tem carboidrato creio eu que não tenha lactose, pq esta é o açúcar do leite), pq só passo mal com altas quantidades de lactose (como as do leite de caixinha).Algumas marcas comuns de supermercado mesmo têm queijo parmesão ralado sem carboidrato - só conferir nas informações nutricionais. Usei da marca Crioulo, do RJ. Ficou bem saboroso!

    ResponderExcluir
  46. Fiz a receita e usei a essência da marca Mix, ficou bem gostoso! Procurei a essência da Arcolor na Chocolândia mas não encontrei... Acabei assando toda a massa mas deu muito, vou tentar congelar assado e ver como fica.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  47. Ola boa tarde
    descobri recente que meu filho tem alergia ao leite de vaca , e estou aprendendo aos poucos, nesta receita de pão de queijo ele poderá comer a essência de queijo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renata!
      Essa essência da arcólor que utilizei não tem traços de leite, sendo assim o seu filho poderia comer. Porém o uso da essência é opcional, vai ficar gostoso do mesmo jeito sem ela. Esse post é bem antigo e na época usei bastante a essência, porém hoje prezo mais pelo natural, não uso mais. :)
      Beijos

      Excluir
  48. Oi! Eu descobri a IL há pouco tempo e logo encontrei o site! Já fiz algumas receitas doces e achei todas ótimas.
    Eu tentei fazer esse pão de queijo hoje mas deu algo errado e a massa ficou supergrudenta, era uma dificuldade pra amassar e moldar. Tem ideia do motivo? Será que teria que acrescentar mais de algum ingrediente? Eles estão no forno agora, mal posso esperar pra provar.
    Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isa! Realmente alguma coisa deu muito errado... a massa deve ficar como a da foto, não gruda nas mãos. A batata estava bem amassada e sem pedacinhos? Infelizmente não vou saber te dizer o que ocorreu. :(
      Beijão

      Excluir
  49. ATENÇÃO! PESSOAS COM INTOLERÂNCIA À LACTOSE PODEM COMER MANTEIGA. A MANTEIGA É SÓ A GORDURA E NÃO TEM A PROTEÍNA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruxinha!
      Vamos começar do começo... rs.
      Quem é intolerante à lactose tem problemas com a lactose, que é o carboidrato do leite. Isso não tem nada a ver com a proteína...
      A proteína está relacionada com a alergia à proteína do leite de vaca.
      Alergia e intolerância são completamente diferentes.
      Quanto ao consumo de manteiga pelos intolerantes à lactose isso vai depender da tolerância de cada um. Isso é individual, há pessoas que consomem normalmente e outras que passam mal (como é o meu caso). Teoricamente as manteigas comuns não deveriam ter lactose, mas nem todas são puras. A manteiga clarificada (manteiga ghee) é sim isenta de lactose e geralmente até os intolerantes mais severos conseguem consumir.
      Alérgicos à proteína do leite de vaca não devem consumir manteiga: na alergia é preciso tomar cuidado com a contaminação cruzada e traços de leite. Manteigas comuns são cheias de traços de leite...

      Beijos

      Excluir
  50. Oi me chamo Mariana, pode fazer sem a essência e o polvilho azedo? Obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana! Pode fazer sem a essência. A falta do polvilho azedo vai afetar a textura do pão de queijo, será necessário realizar um teste para ver se fica satisfatório. Beijos

      Excluir
  51. Olá,
    Essa receita pode ser congelada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você congela sem assar, assim que fizer as bolinhas, coloque todos separados em uma assadeira e coloque no freezer. Quando congelar, coloque os pãezinhos congelados em um saco de congelamento e volte para o freezer. Se congelar todos juntos no saco logo de cara, eles vão grudar um nos outros e vai ficar difícil separá-los quando você for assar. Bjos

      Excluir
  52. Obrigada pela receita completinha, pois vc não é egoísta, vi uma receita no Ver Mais, Curitiba, a nutricionista não deu a receita completa, achei um egoísmo da parte dela.
    Bjos

    ResponderExcluir
  53. Boa noite! Fiz e gostei muito,como minha família. rendeu 40 unidade pequena. coloquei 400 gr de baroa e 100 gr de batata inglesa,cozidas no vapor. Muito obrigada pela receita e ajuda!

    ResponderExcluir
  54. Isa,experimentei a receita e ficou mto,mto bom. Fiz algumas alterações tipo: 1/2 kg de polvilho doce e 1/2 kg de batata, 1 copo americano de água e um pouco menos de 1 copo americano de óleo p escaldar, comprei uma essência de queijo Mix q achei mto sem graça vou procurar a q vc indicou, resultado: ficaram maravilhosos, levinhos, lindos! Só faltou o sabor da essência. Mto obrigada pela receita, eu tenho uma pequena fábrica de pão de queijo recheado( frango,calabresa e tomate seco) aqui em BH e futuramente qdo tiver um pouco mais de capital vou acrescentá-los a minha produção. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso saber disso! Ficarei na torcida para que dê certo! Beijos

      Excluir
  55. Olá! Tenho uma bebê de 1 mês e meio, a pediatra dela pediu que eu retirasse da minha alimentação tudo que contém lactose... resumindo...pirei... mas para o bem da minha princesa que só mama no peito, resolvi começar a pesquisar alimentos que pudessem satisfazer a minha vontade de comer tudo que gosto...(doces, bolos, pão de queijo...) mas sem lactose... aí eu encontrei esse Blog que estou amando...e com certeza vou fazer esse pão de queijo...muito obrigado por compartilhar suas experiências...bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline! Que ótimo, fico muito feliz e espero que o blog possa contribuir bastante nessa fase. Grande beijo e obrigada pelo carinho! :)

      Excluir
  56. Você pode usar queijos sim.
    Os queijos maturados não apresentam lactose, pois com o tempo requerido para a maturação (mínimo de dez dias), a lactose é transformada em ácido láctico e não causa nenhum tipo de desconforto aos intolerantes.

    Alguns deles: muçarela (dependendo da textura), parmesão, montanhes, grana, emental, gruyere, estepe, gouda, prato, edam, reino, minas padrão, provolone, brie, camembert, bleu de bresse, gorgonzola, roquefort, manchego, itálico, maasdam, suíço, colonial, prato esférico, pecorino.

    Apenas muçarela pode apresentar-se com ou sem lactose. Algumas empresas de laticínios enviam sua mussarela ao mercado sem obedecer à exigência de maturação mínima de 11 dias. Basta verificar a textura; se estiver borrachuda, está fresca e conterá lactose.
    http://www.musculacaoectomorfo.com/alimentacao-2/os-melhores-queijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo seu comentário.
      Tudo isso vai depender do nível de tolerância de cada indivíduo. Alguns queijos maturados, apesar de conterem uma quantidade mínima de lactose, podem sim causar desconforto a alguns intolerantes. Falo isso por experiência própria, não tolero nenhum tipo de queijo.
      Infelizmente na IL não há verdade absoluta por se tratar de uma situação dose dependente.
      Abraços

      Excluir
  57. Olá. Eu fiz esses pães de queijo e ficaram divinos, só que como eu não encontrei a essencia de queijo na minha cidade, usei queijo sem lactose ralado. Ficou muito bom. congelei os pães prontos e depois só fui assando, ficaram ótimos. obrigada pela dica. Simone. Criciúma/SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Simone! Eba! Fico muito feliz! Obrigada pelo seu comentário! Beijos

      Excluir
  58. eu fiz e amei <3

    em vez da essência, coloquei queijo bem maturado e diminuí um pouco do óleo, já que queijo tem bastante óleo.

    ficou mto bom!

    tô aqui pensando para a próxima... será que posso usar fermento biológico, em vez do químico?

    lindo site!

    mar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mar! Que ótimo que você gostou! :) Não recomendo utilizar o biológico. Beijos

      Excluir
  59. Olá posso substituir a batata por alguma outra coisa? Minha bebe é alérgica a batata.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim. Mandioca, mandioquinha, abóbora ou uma mistura de inhame e cará... Beijos

      Excluir
  60. Olá, por favor, qual o tempo máximo que posso deixar o pão de queijo no congelador e consumí-lo depois? Muito obrigado! Beijos

    ResponderExcluir
  61. Oie, gostaria de compartilhar que fiz os pães de queijo conforme a receita e adorei. Já tinha feito a receita com mandioquinha e azeite mas não gostei, mas depois que experimentei sua receita achei divino. Gratidão por compartilhar suas experiências. Beijos Camila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Que ótimo saber que a receita te agradou! Fico muito feliz com o seu retorno! Grande beijo!

      Excluir
  62. oi fico muito feliz de ter conhecido esta pagina ,e de ter conhecimento de tantas receitas maravilhosas estou fascinada. é o que procurava obrigada por vocês existirem abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida! Muito obrigada pelo carinho, fico muito feliz de saber que você gostou das receitas! Espero que elas te agradem bastante e que sejam muito úteis! Grande beijo! :)

      Excluir
  63. Olá
    Sou proprietário de uma indústria de pão d queijo e estou desenvolvendo um pão de queijo sem lactose e sem ovo,
    Porém o desafio é fazer tudo sem escaldar, todos os ingredientes tem que ser seco ou frio. Você pode me dar uma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cristian! Infelizmente não sei te dizer, as receitas de pão de queijo que conheço necessitam escaldar.
      Abraços

      Excluir
  64. obrigada pelas receitas.tenho 2 filhos alergico a proteina do leite , morre de vontade de comer pão de queijo .

    ResponderExcluir
  65. Olá boa tarde! Adorei a receita do pão de queijo, pensei em faze-la para meu filho que tem 2 aninhos e é alérgico a proteína do leite! Porém quando li, no final dos ingredientes que vai ESSÊNCIA DE QUEIJO fiquei preocupada pois sei por fontes confiáveis que essa essência contém proteína de leite e lactose...parece brincadeira, mas contém....tem certos produtos inimagináveis que contém....aprendi muito sobre rótulos e produtos com a grande campanha POE NO RÓTULO que muitas mães, pais, familiares de alérgicos acompanham...atualmente essa campanha está lutando para conseguir que os rótulos sejam devidamente descritos e enganos não aconteçam...foilá no site da campanha e via face da campanha que li toda a cartilha de alimentos deles relacionados a alergias ao leite...está disponível...lá consta, em uma parte da lista de produtos que contém proteína do leite de vaca, que diz: aromatizantes artificias caramelo, coco, QUEIJO, baunilha, entre outros...Peço desculpas humildemente e apenas quis fazer uma crítica construtiva pois sei como é ter um filho que passa mal com alergias e pensar que alguns que tenham sintomas muito graves possam estar consumindo esse produto que na verdade contém leite me preocupou...Eu quis apenas dar um toque! principalmente aos pais que lerem essa mensagem...obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu entendo e compartilho de sua preocupação, agradeço muito o seu comentário.
      A única maneira de ter certeza de que um produto contém traços de leite ou não é através do contato com o fabricante. A composição dos produtos pode variar de fabricante para fabricante, apesar de alguns produtos serem óbvios de conter traços de leite, outros podem não conter, por isso é importante sempre confirmar a informação. A essência de queijo mencionada não contém traços de leite por ser uma essência artificial. Entrei em contato com o fabricante para confirmar.
      Um ponto importante a ser informado é que o fabricante pode alterar a composição do produto sem aviso prévio, por isso é de extrema importância continuar atento ao rótulo e sempre em caso de dúvidas entrar em contato com o SAC para confirmar.
      Torço muito para que a campanha Põe no rótulo atinja seu objetivo, assim esse canal de informação será facilitado e aumentará muito a qualidade de vida dos alérgicos.
      Grande abraço e muito obrigada pela preocupação e gentileza! :)

      Excluir
  66. Oi Monalisa? Tenho algumas dúvidas... Vc já testou essa receita com batata doce? Será que tbm fica boa? Faria alguma alteração na receita por conta de ser batata doce? Será que esse pãozinho fica bom requentado? É que vou fazer para a festinha de aniversário de 3 anos da minha filha pois ela tem 4 amiguinhos com alergias alimentares, mas não consigo fazer na hora porque terá muita gente e varias coisas para administrar. Queria fazer de manhã e à tarde, na hora da festinha, só esquentar. Será que vai ficar bom? Tenho medo de ficar borrachudo... Obrigada. Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniela!
      Você pode fazer com batata doce sim sem a necessidade de alterar o restante da receita.
      Eles vão ficar borrachudos se requentados, então o que eu sugiro que você faça é o seguinte. Prepare a massa dos pãezinhos quando você puder, faça as bolinhas e congele sem assar (Disponha as bolinhas em uma assadeira e coloque no freezer. Depois de congeladas, é só colocar dentro de um saquinho e guardar de novo, dessa forma elas não vão grudar uma nas outras). No dia da festa, é só retirar do freezer e levar direto ao forno. O que você acha?
      Beijos

      Excluir
  67. Olá, bom dia!
    Você deu a dica do congelamento e tenho uma dúvida! Caso eu congele, é possível "assar" depois no forno microondas?
    Sou doente por pão de queijo rs, comia todos os dias no trabalho até descobrir IL. Queria trazer para o trabalho, aqui só tem microondas =/. Seria possível? obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tatiane! Infelizmente não vai ficar legal fazendo no microondas, é preciso assar no forno mesmo. Você pode assar antes, levar para o trabalho e colocar alguns segundos no microondas apenas para esquentar, mas mesmo assim ele não ficará crocante, vai ficar um pouco borrachudo. Beijos

      Excluir
  68. Monalisa, VC já experimentou colocar queijo mussarela vegano (superbom) nesta receita? Obrigada

    ResponderExcluir
  69. Olá Monalisa, você sabe se posso congelar essa massa? Pq irei usar no lanche da escola e a fornada inteira não seria necessário pra mim...Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim. Você congela sem assar, assim que fizer as bolinhas, coloque numa assadeira e ponha no freezer. Quando congelar, coloque em um saquinho e volte para o freezer. Se você congelar todos juntos no saquinho logo de cara, eles vão grudar um nos outros e vai ficar difícil separá-los quando você for assar. Beijos

      Excluir
  70. Ola Monalisa vou tentar fazer p uma pessoinha q n pode com nada q contenha leite ,e q ama pao de queijo .

    ResponderExcluir
  71. Adorei a receita, mega aproeveiii! Adicionei 1 ovo na receita e ficou perfeito...
    Fiz opção temperado com evas finas e também como recheio de frango...
    Nossa, o que é isso??? Ficou divinos!!!!
    Uhuuuuuuuuuu
    \0/

    ResponderExcluir
  72. miga, a o meu ficou mole e não cresceu. O que pode ter rolado? Eu seggui cada passo da receita. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida! Infelizmente não tenho como te responder... Você mediu os ingredientes certinho? Se ficou mole deve ter faltado polvilho. A batata foi bem amassada e usada fria? Espero que numa próxima tentativa tudo dê certo, essa receita vale a pena. Beijos

      Excluir
  73. Eu acabei de fazer o pãozinho, mas ficou muito mole por dentro e o gosto ficou ruim, o gosto de polvilho ficou marcante demais, não entendi :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marie! Tudo bem? Se ficou mole por dentro é sinal de que não assou o suficiente, por isso que ficou com gosto de polvilho. Ou foi deixado pouco tempo no forno ou a temperatura estava muito alta o que fez com que cozinhasse por fora, mas não por dentro. Grande abraço!

      Excluir
  74. Parabéns!
    Minha filha adora pao de queijo e esta receita é simplesmente MARAVILHOSA!

    ResponderExcluir
  75. Oi Monalisa,
    Eu comprei a essência da marca Mix, e nos ingredientes só consta: álcool etílico, água e aroma artificial, mas mesmo assim quis ter certeza e enviei um e-mail para eles perguntando se não ia mesmo nenhum tipo de derivado do leite. A resposta foi a seguinte: "Sobre o referido aroma: os produtos não contém leite na formulação...mas contém traços, pois são produzidos em linha de produção compartilhada." Fiquei na dúvida se pode ser usada nesta receita.
    Obrigada, e adoro seu site e dicas.
    Giovana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Giovana! Como essa essência contém traços de leite os alérgicos a proteína do leite de vaca não podem consumí-la. Se no seu caso não for alergia, mas sim intolerância à lactose não há problemas em utilizá-la. Grande abraço!

      Excluir
  76. Olá!
    Gostaria de saber que tipo de batata foi usada no pão.
    Abraço

    ResponderExcluir
  77. A essência de queijo é feito de quê? Sou vegana e queria saber. Posso fazer esta essência em casa? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcinha! Esse tipo de essência é artificial, não tenho conhecimento para te responder se podem ser feitas em casa. Sugiro que entre em contato com algum fabricante para solicitar os ingredientes e verificar se pode conter algum de origem animal. Beijos

      Excluir
  78. Sensacional!!!! Quero muito agradecer pela receita, vc me salvou pois descobri há pouco tempo que tenho intolerância a lactose e o pão de queijo era a única coisa que eu gostava de comer no café da manhã, coisas doces não sou muito chegada e quando vi essa receita nem acreditei... Muito obrigada msm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Verinha! Que maravilha! Obrigada pelo comentário tão gentil, fico muito feliz! Grande beijo :)

      Excluir
  79. Deu água na boca. Amo pão de queijo e só posso comer os tradicionais tomando enzima. Obrigada pela receita

    ResponderExcluir
  80. Estou testando agora a receita. Meu filho tem APLV e estou pesquisando receitas, fiquei encantada com seu blog. Obrigada!
    Fiquei com 2 dúvidas, quando eu coloquei 1 xícara de batata amassada a massa já ficou bem pegajosa, então não acrescentei a segunda. É assim mesmo?
    Quando coloquei o fermento a massa ficou boa pra enrolar, mas pode congelar depois que coloca o fermento químico?
    Muito obrigada mesmo por disponibilizar receitas tão legais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriana!
      Muito obrigada por seu comentário! :)
      É preciso colocar as duas xícaras de batata sim. Pode congelar após colocar o fermento.
      O que eu reparei fazendo outras receitas é que o fermento não é necessário. Tenho outra receita de pão de queijo aqui no blog que não utiliza fermento, se quiser dar uma olhada a receita é essa aqui: http://www.diariosemlactose.com/2012/06/pao-de-queijo-com-mandioquinha-da.html
      Depois me conta como ficou o pão de queijo, você chegou a acrescentar a segunda xícara de batata?
      Beijos

      Excluir
  81. Olá Molalisa,
    Cheguei em vc pesquisando sobre pão de queijo, achei super interessante a tua receita, além do que, muito bem explicado a forma de fazer.
    Vi nas conversas que posso congelar por até 2 meses. A minha pergunta, por quanto tempo posso conservar na geladeira a massa?
    Muito obrigado e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, João Carlos! Seja bem vindo, que bom que encontrou o blog! :)
      Pode conservar por até 3 dias, depois disso a massa começa a ressecar demais.
      Quando fizer me conte o que achou da receita.
      Abraços

      Excluir
  82. Simplesmente delicioso! Fiz a receita com batata doce com chia e ervas de provence. Fui acrescentando a batata amassada aos poucos e não foi necessário usar as 2 xícaras. No forno, à 180°, deixei assar por 35 minutos. Ficaram perfeitos! Depois vou fazer com batata baroa e inhame.

    ResponderExcluir
  83. ola , gostaria de saber se esta receita pode congelar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elaine! Sim, congele sem assar, assim que fizer as bolinhas coloque todos separados em uma assadeira e coloque freezer. Quando congelar, coloque-os em um saco de alimentos e volte para o freezer. Se você congelá-los todos juntos no saco logo de cara, eles vão grudar um nos outros e vai ficar difícil separá-los quando você for assar. Beijos

      Excluir
  84. Oi boa noite! Estamos adorando suas receitas!!! Estou fazendo pra minha sogra e ela ama!!!! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite! Eu que agradeço o retorno, fico muito feliz! =) Beijão

      Excluir
  85. Deus coloca as pessoas em nosso caminho no momento certo, descobri a alguns dias que meu filho de 4 anos tem alergia a proteína e por isso tem constipação e refluxo, ele ama pão de queijo e tudo que é feito dele, hoje mesmo já iremos fazer. Muito obg eu realmente estou emocionada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tami! Que maravilhoso! Espero que as receitas te ajudem muito, vc vai ver como tem opções para ele continuar comendo tudo o que gosta, só que adaptado sem lactose. Se precisar de ajuda ou se tiver alguma dúvida me avisa, ok? Grande beijo em vocês! :)

      Excluir
  86. Ola! Acessei o site pela primeira vez e adorei as receitas! Meu filho tem APLV (alergia a proteína do leite de vaca)e sempre procuro receitas novas para melhorar a dieta dele. Confesso que nunca consegui 3 substituiçoes com gosto comparado ao normal (com leite e derivados - briganeiro, pao de queijo e o proprio queijo). Vou testar duas receitas do site que foram muito elogiadas para provar. So queira fazer um adendo em um comunicado que vi acima sobre a resposta enviada pelo responsavel da Arcolor sobre a essencia de queijo utilizada: Segue trecho da resposta "Informamos que todas as essências Arcólor são aromatizadas artificialmente. Portanto ,em nenhum dos aromas há presença ou resquício de proteína animal, como a lactose." Ha uma informaçao errada ai pois a lactose nao e uma proteína, e sim um carboidrato (açucar)que causa intolerancia. As proteinas que geram a alergia (geralmente bem mais grave que a intolerancia) sao outras, tipo caseina, lactoalbumina e outras.

    ResponderExcluir
  87. Boa tarde. Vou fazer . Achei boa essa receita. Sou mineiro,uai,sô
    Obrigado

    ResponderExcluir
  88. O fermento é o para pão ou outro qualquer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sheyla! É fermento químico em pó. Essa foi a primeira receita de pão de queijo que publiquei no blog, depois dessa já tenho outras onde não vai fermento, se quiser conferir olhe essa aqui, por ex: https://www.diariosemlactose.com/2012/06/pao-de-queijo-com-mandioquinha-da.html

      Excluir