Slider

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

10 opções de sobremesas para as festas de fim de ano

Olá, meu querido ou minha querida que me acompanha aqui no blog!

Chegou a época das festas e confraternizações de fim de ano! 
Período de muita comilança para alguns... Já para outros com alguma restrição alimentar o cenário muda totalmente.

Vamos ser bem objetivos nessa conversa e deixar o vitimismo de lado?

Em primeiro lugar, se você vai participar de uma confraternização, seja ceia de natal, ano novo ou até uma festa de encerramento de fim de ano na casa de alguém, tenha em mente que quem não convive com intolerância ou alergia diariamente não tem a menor noção de coisas simples e que são consideradas "bobas" por nós que estamos acostumados com isso. 
Por exemplo, a pessoa pode não associar que manteiga vai leite. A pessoa não sabe que leite de coco não tem lactose. Parece besta, mas isso acontece. 
Pensa em alguns anos atrás, quando você ainda nem sonhava em ser intolerante à lactose... eu nem sabia o que era lactose direito. Só sabia que tinha no leite, não associava lactose com os derivados.

Pois é.

Então, a iniciativa de orientar, combinar preparações, dizer o que pode ou que não pode, precisa ser sua. Comunicação é a palavra chave. Garanta que você terá alguma opção salgada para comer e leve a sobremesa, por exemplo. O importante é que você possa socializar, se alimentar e curtir a festa! Não espere que os outros adivinhem o que você precisa. Você é o responsável por sua vida, então se cuide, se ame e não fique de vítima nessa história porque você já sabe que não é, combinado?

Nesses meus anos de intolerante, a parte que mais tenho dificuldade em encontrar opções para comer em festas é a hora da sobremesa. Tudo vai leite... Então, fiz uma lista com 10 opções de sobremesas para você preparar e surpreender os amigos e familiares. 

Separei receitas lááááá do início do blog, quando naquela época era tudo mato, e outras mais atuais.
Antes de cada receita tem um comentário, não deixe de ler.

E POR FAVOR! Venha me contar como foi a sua experiência na festa, se o pessoal da firma aprovou, se os familiares pediram receita... quero saber! :)



1) Brigadeirão - sem leite, sem lactose, sem glúten, sem soja

Sabe aquele brigadeirão que você comia antes de descobrir a intolerância? Então, é esse aqui! Faça a receita em uma forma redonda com furo no meio e não deixe assar demais para não ressecar. Na época, fiz na forma errada e quase queimei o bichinho. Tragédias da minha história de cozinheira amadora. Seguindo essas dicas o sucesso é garantido.  

Clique AQUI para acessar a receita. 



2) Pudim - sem leite, sem lactose, sem glúten, sem soja

É claro que o Pudim da Carol está e sempre estará na lista de sobremesas até o final dos tempos. Se você já acompanha o blog e ainda não fez esse pudim faça-me o favor de colocar como projeto para 2018. Te garanto que vale a pena!

Clique AQUI para acessar a receita. 


3) Sorvete de massa - sabores creme, chocolate e morango - sem leite, sem lactose, sem glúten

Nesse calor típico do inferno, ou melhor, do fim de ano não poderia faltar uma opção de sorvete. Essa receita é da querida leitora Lígia, mão do Biel. Já fiz inúmeras vezes aqui em casa. 
Agora PRESTA ATENÇÃO se você quiser deixar o que é bom ainda melhor: faça o sorvete e recheie o panetone da receita abaixo!

Clique AQUI para ver a receita.


4) Panetone e Chocotone - sem leite, sem lactose, sem soja

É possível fazer panetone caseiro gostoso? Claro!!! Uma versão simples e fácil para fazer em casa e rechear com todos os ingredientes que você sempre sonhou. É para tirar a barriga da miséria! 

Clique AQUI para ver a receita.


5) Mousse de morango + sorvete de morango - sem ovos, sem leite, sem lactose, sem glúten

A querida Lígia contribuiu aqui novamente. :) Eu fiz a receita da mousse e ela com sua criatividade a transformou em um sorvete. Então vocês tem 2 opções para rechear o panetone!

Clique AQUI para ver a receita.


6) Trufas com amêndoas - sem leite, sem lactose, sem ovos, sem glúten, sem soja

Mas Monalisa, eu queria receita de docinhos para enfeitar a mesa... Temos também! Essa receita é o máximoooo! Super fácil e deliciosa, sem dúvida uma de minhas preferidas!

Clique AQUI para ver a receita.



7) Marzipã - sem leite, sem lactose, sem glúten, sem soja

Essa receita é como brincar de massinha! Quem ama mexer com massa e modelagem precisa fazer, é super divertido! Além de lindo, fica delicioso!

Clique AQUI para ver a receita.


8) Bolo cremoso de chocolate e avelã - sem lactose, sem glúten, sem soja

Ele bolo é sensacional! Totalmente cremoso, saboroso e tem a calda mais maravilhosa de todas. 
Se você é chocólatra, vai nessa opção. ;)

Clique AQUI para ver a receita.


9) Torta refrescante com creme de limão e manga - sem glúten, sem leite, sem ovos, sem soja

Preparei essa torta para o Natal de 2014. Fica realmente refrescante e o bom é que você pode colocar a fruta que quiser. 

Clique AQUI para ver a receita.


10) Pavê e pacumê de chocolate e coco - sem leite, sem lactose, sem glúten, sem soja.

A piada insana do pavê tinha que aparecer! rs Delícia total, ainda mais se você fizer a receita da biscoito champagne que foi a melhor receita dos últimos tempos aqui no blog! 
Se a combinação chocolate e coco não te agrada, mude o sabor dos cremes e seja feliz!

Clique AQUI para ver a receita.


Com amor próprio e responsabilidade,

Monalisa Cavallaro

4 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog e pelas magnificas receitas. Estou agradavelmente surpreendida com todas as soluções que apresenta para quem tem simultaneamente intolerância à lactose e ao gluten. Muito bom, vou começar hoje mesmo a fazer as suas receitas. Obrigada. Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paula! Muito obrigada, fico muito feliz com o seu comentário! Depois de conta se gostou das receitas. Grande beijo

      Excluir
  2. Muito obrigada pelas indicações das receitas <3

    ResponderExcluir
  3. Nossa..... Sempre estou em busca de novas receitas sem çactose para variar minhas opções em casa.... Muito obg mesmo..... Ja salvei em minha lista de receitas para fazer. bj.

    ResponderExcluir