Slider

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Pudim da Carol - Sem Leite Condensado, Sem Lactose, Sem Soja, Sem Glúten


Fui uma pessoa muito má no post anterior... reconheço.
Aticei a lombriga o desejo de todos e saí assim... sem deixar receita, sem dar uma pista do tal pudim.... ô Monalisa, desnaturada!
Fiquei com dó e resolvi voltar rapidinho com a receita e com as fotos para que vocês façam neste final de semana (mas não digam para ninguém que é pudim sem leite condensado, ok?).

Quero deixar claro que o pudim da Maria Tereza ficou muito mais bonito que o meu. Eu não acertei a cor da calda, então ele ficou assim: pálido.
Esqueci de tirar foto do pudim original porque estava muito ocupada comendo compulsivamente e em choque com o sabor do pudim: tudo ao mesmo tempo.


 Só mais uma...


Ok! Parei de enrolar... hahaha

Quem quer pudim???

Pudim da Carol - Sem Leite Condensado, Sem Lactose, Sem Soja, Sem Glúten
Fonte: Receita cedida pela Maria Tereza Beraldi

6 ovos
400 ml de leite de coco
2 xíc. (chá) rasas de açúcar (update: diminuí para 1 xícara de chá)
1 pitada de sal

aprox. 1 xíc. (chá) de açúcar + 1/4 xíc. (chá) de água quente para caramelizar a forma

1. Comece pela calda: Coloque o açúcar em uma forma para pudim com furo no centro, leve ao fogo bem baixo e deixe o açúcar derreter. Assim que estiver dourado, coloque a água quente com cuidado e mexa. Deixa descansando enquanto coloca o pudim para bater.
2. Peneire todas as gemas para retirar a película que pode causar cheiro de ovo na receita - passo importantíssimo e que não pode deixar de ser feito! Coloque os ingredientes no liquidificador e bata bem. Despeje na forma e leve para assar (forno médio 180 graus preaquecido) em banho-maria por 1 hora (não precisa cobrir).

Se conseguir, faça um dia antes e deixe na geladeira dentro da forma. Fica mais gostoso e mais firme no dia seguinte! Não esqueça de aquecer a forma no fogão antes de desenformar para ajudar a soltar a calda.
 
ATUALIZAÇÃO: Alguns leitores já fizeram o pudim e gostaram muito! Confira o post com as fotos enviadas pelos leitores clicando aqui.

E para quem está achando muito feio esse pudim pálido, olha como ele fica com um pouco mais de cor! Estou evoluindo nas cores da calda, um dia eu chego lá! Esse eu fiz em uma forma menor e por isso ficou mais alto e mais bonito. :)


Vejam só a textura, é bem parecido com o pudim de leite, não é mesmo?
Esse da foto não descansou 1 dia, desenformei no mesmo dia porque não aguentei esperar. Mas a espera compensa, viu? Vale a pena fazer o esforço.

 
Dá para acreditar que uma receita tão simples fica tão deliciosa?
Eu só acreditei comendo. Depois voltem aqui para me contar. ;)


Beijos e Ótimo final de semana!

202 comentários:

  1. Será que conseguimos fazer o pudim com adoçante culinário? ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cacá!
      Infelizmente não sei te dizer, ainda não fizemos essa receita com o adoçante. Só testando mesmo para saber qual será a textura sem o açúcar. Beijos

      Excluir
    2. eu não sei o seu, mas o que a minha irma tinha comprado, e foi ler depois que descobriu o problema da lactose, o adoçante continha traços de lactose. a minha mãe ainda não fez essa receita pq so achei agora pouco, mas ela vai usar o adoçante liquido mesmo, ela sempre usou, e sempre deu certo, o unico problema e em receitas onde o açucar e usado pra ajudar no ponto da massa, na concistencia da receita...

      Excluir
    3. Olá, Dani! O adoçante forno e fogão em pó não contém lactose. Geralmente os líquidos contém, dependendo da marca. É sempre importante verificar o rótulo.
      Depois me conta se gostou do pudim. Beijos

      Excluir
    4. ola gostei bastante da suas receitas ,praticas e gostosas ma tenho uma duvida alem de intolerante a lactose ,tenho esofagite então não posso usar o côco,sera que o leite sem lactose daria certo ,em qualquer receita que voce use leite de côco?obrigada

      Excluir
  2. Adoro seu blog!!!! Sou intolerante e ERA péssima na cozinha, mas graças ao seu blog hoje faço maravilhas 'culinaristicas'!!!! kkkkkkk Amei essa receita de pudim!!! Faz uns 4 anos que não como pudim, o que é uma pena, pois é o doce que mais gosto!! Só tenho uma prguntinha, na receita tem 2x de açucar, é 1 para caramelizar e outra para bater no liquidificador ou as 2 são para bater? Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Oba! Que delícia saber que o blog motivou o seu lado culinarístico, fico muito feliz! :)
      São duas xícaras para bater e mais uma para a calda. No total são 3 xícaras.
      Beijos!

      Excluir
  3. Eu fiz e realmente fica uma delícia e muito parecido com o de leite normal.
    Depois de 1 hora no forno estava como se não tivesse dado certo estava água pura deixei mais alguns minutos e depois desliguei e deixei dentro do forno e fui pra academia triste porque não tinha dado certo mas guando voltei mais ou menos 1 e 1/2 hora depois e ai desenformei e pra minha surpresa estava perfeita a consistência e o sabor delicioso, com certeza será sobremesa certa aqui em casa. Muito obrigada meu marido que tem intolerância a lactose adorou ;)
    Depois de gelado fica melhor ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sheila!
      Que susto, hein? rsrsrs Ainda bem você o deixou no forno e no final deu tudo certo! Que ótimo que gostaram da receita, não falei que esse pudim era demais? rs
      Beijos!

      Excluir
    2. Monalisa, fiz o pudim no sábado como falei no comentário a cima e hoje (isso quer dizer uns dois dias mais ou menos na geladeira) o sabor está 100% parecido com o de leite normal.

      Excluir
  4. Adorei a receita! Só vi hoje, então será testada no próximo finds...
    Tenho um pedido a fazer: mais receitas como essa, que não levam soja como substituto do leite. Além de ser intolerante ä lactose há 15 anos, não psso consumir soja há 6, pois tive câncer de mama. Sei que não apenas eu,mas várias outras mulheres passam por esse perrengue na hora de se alimentar.
    Bjs, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Helena!
      Seu pedido será atendido! :)
      Grande beijo e obrigada!

      Excluir
  5. Será que dá certo fazer com o açúcar demerara? sei que na calda não há problema, mas será que no resto daria certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ariane! Como ainda não fiz com o açúcar demerara, não sei te dizer com certeza como ficará. Se for fazer, deixe batendo bem no liquidificador. Como o demerara é mais grosso, granulado, é melhor bater bastante para ficar homogêneo.
      Beijos :)

      Excluir
    2. Eu fiz com o demerara e deu certo, deixei bater por uns 5 min... e realmente ele fica muito gostoso!

      Excluir
    3. Oba, Ariane! Que ótimo que deu certo! Obrigada pelo retorno! Beijos

      Excluir
  6. Ola! tudo bem?
    Nossa que pudim divino!
    Adorei a receita,pois tenho alergia a leite e glúten,gostaria de saber se o pudim pode ser cozido em banho-maria na panela própria para pudim que vai na boca do fogão? e qual o tamanho da forma foi usada para esta receita?
    obrigada!
    abracos
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline!
      Tudo bem e você?
      Ainda não fizemos cozido em banho-maria, mas acredito que também fique bom. Seria necessário um teste para ter certeza.
      A Maria Tereza usou uma forma de pudim número 20, que é aquela de alumínio pequena, sabe qual é? Eu usei uma de vidro que é um pouquinho maior, por isso ele ficou um pouco mais baixo.
      Beijos!

      Excluir
    2. Olá, Aline e Monalisa!
      Fiquei com a mesma dúvida sobre fazer o pudim no fogão... Queria saber se alguma de vocês acabou testando e tem um retorno para me dar hahaha
      Beijos!

      Excluir
    3. Olá, Janaína! Ainda não testei :( Beijos

      Excluir
  7. Ah eu aqui outra vez fazendo a msm pergunta, hehehe. da pra tirar ou substituir ou ovos? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulinha! Nessa receita como são muitos ovos não recomendo substituição e além disso, qualquer substituição vai mudar completamente o gosto do pudim. Há receitas na internet de pudim sem ovos, o gosto é diferente, mas são saborosos também. Faça uma busca e veja a melhor receita para o seu gosto. :) Beijão

      Excluir
  8. Tenho alergia a lactose e claro, sempre bom renovar o caderninho de culinária!!!
    Vou experimentar este pudim, final de semana do dia das crianças, e meu irmão e cunhada, amam pudim de leite...Vamos ver o que eles acham!!!!
    Depois eu conto por aqui!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volta para me contar sim! Quero saber se a família inteira aprovou, rs. Beijos :)

      Excluir
    2. Nossa, todos amaram!!!!
      E eu estou me acabando aqui no pudim!!!
      Ficou lindo de tão perfeito.....
      Segui a receita, mas esqueci da pitadinha de sal, mas nao deu la muita diferença.....
      Porém, deixei no forno em banho maria durante 1hora e 20 mnutos, ficou bem consistente e macio....
      Abraços em todas!!
      Ps - A foto, claro, postei no face!!!!
      Ass Dani-Lise Barreto

      Excluir
    3. Ebaaaa! Fico Feliz, Dani! Muito obrigada por vir me contar! Beijão

      Excluir
  9. Adorei a receita!! Fiz e foi aprovadíssima até por quem pode consumir lactose. Ficou douradinho, macio e delicioso. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeee! Maravilha, Amanda! Que bom que gostaram! :) Fico feliz e obrigada por vir me contar! Beijão!

      Excluir
  10. Oi Monalisa, acabei de fazer o meu (com meia receita - aqui em casa sou só eu =/) e está no forno, amanhã volto para contar como ficou.
    Minha única dúvida foi na hora de peneirar os ovos. Usei aquela peneira pequenininha e nada de boa parte deles passar. Fiquei com medo de sacudir demais e a película da gema (que dá gosto bem forte de ovo) acabar passando, por outro lado uma parte dos ovos (principalmente a clara que é mais consistente) acabou não indo para a receita, espero que ainda dê a consistência linda igual ao seu. Como você peneira os ovos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beatriz! Como a minha peneira também é bem fininha eu peneiro somente as gemas. A Maria Tereza peneira tudo junto. Já vi no comentário abaixo que deu tudo certo! Que maravilha!!! Beijão!

      Excluir
  11. Monalisa, voltei...fiz o pudim ontem a noite e a lombriga dentro de mim não quis esperar pela sobremesa do almoço, então foi pudim no café da manhã mesmo. A receita é maravilhosa! Textura ótima e sabor delicioso. Há tempos que eu não comia sem medo um pudim e hoje achei minha receita! Já estou até pensando em repetir no próximo final de semana quando meus pais vierem me visitar: mamãe também é intolerante a lactose e papai não, mas é fã de pudim - sua receita fará a alegria da família inteira. hehehe
    Parabéns!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha pudim no café da manhã foi ótimo! :)
      Que ótimo que você gostou e que acabou dando tudo certo! Depois me conta se mamãe e papai aprovaram. Um grande beijo e obrigada pelo retorno!

      Excluir
    2. Monalisa, o pudim foi aprovadíssimo por todos, inclusive pelas pessoas que podem consumir lactose...sucesso total! De acordo com meu pai, foi o melhor pudim que ele já comeu! \o/ Vou até te mandar uma foto o bichinho pra você ver como ficou bonito.
      Obrigada por trazer essas delícias para a nossa vida. =)

      Excluir
    3. Que demais! Manda a foto sim, por favor! Quero ver!
      Fiquei super feliz, Beatriz!
      Grande beijo!

      Excluir
  12. Fiz com açúcar mascavo e deu SUPER certo!! Só ficou bem feinho!! kkkkkkkk Meu irmão adorou!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha O que importa é a beleza interior, né Lilly? Que ótimo que deu certo! Obrigada pelo retorno, adorei saber que dá para fazer com o mascavo também! Beijão!

      Excluir
    2. nossa esse blog é tudo de bom.meu filho tem intolerancia a lactose e nesse blog eu consigo ver e fazer receitas otimas para ele sem ter problemas com a lactose.parabens pelo blog

      Excluir
    3. Olá, Marcos! Muito obrigada! Espero que seu filho goste das receitas! Abraços :)

      Excluir
  13. Olá!

    Muito obrigado por partilhar esta receita. Ontem procurei na net por receitas de pudim sem leite, e encontrei este blog. Fantástico!!

    Fizemos hoje o pudim, ficou absolutamente delicioso..... Para o próximo, no entanto, iremos reduzir a quantidade de açucar, talvez o leite de coco utilizado seja mais doce que o normal....

    Foi o primeiro doce sem leite feito aqui por casa, e o sabor é bem melhor que a versão com leite :)

    Mais uma vez, obrigado pela partilha!! Ah, e em breve iremos experimentar receitas!!

    Já agora, como partilho uma foto do pudim?

    Cumprimentos desde Lisboa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dário!
      É um prazer receber a sua mensagem e saber que a receita do pudim alcançou outros continentes!
      Fiquei muito feliz de saber que você gostou e quero muito ver a foto do seu pudim. Você pode me enviar neste e-mail: receitassemlactose@gmail.com ? E se me permitir, vou publicar aqui no blog, ok?
      Grande abraço!

      Excluir
  14. Muito obrigado pela receita, fiz semana passada e realmente fica com o mesmo sabor.

    Agradeço pelo seu blog porque está cada dia pior evitar alimentos com lactose.
    Tento evitar ao máximo mas as vezes não consigo, e fazendo essas receitas já alivia bastante a vontade de comer fora de casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Manoel!
      Eu que agradeço o seu comentário tão gentil! Resistir às tentações não é tarefa fácil, fico muito feliz de saber que o blog te ajuda e consegue aliviar um pouco a vontade.
      Muito obrigada pelo retorno e se fizer mais alguma receita do blog, passe aqui para me contar o que achou!
      Grande abraço!

      Excluir
  15. Olá!!
    Mais uma receitinha sendo testada!!
    AAhhh o pudim...sobremesa tão deliciosa e ainda bem que postou essa receita!!!
    Nesse exato momento ele está no forno! Como é a primeira vez não fiz nenhuma modificação...mas quase coloquei umas raspinhas de limão..."Louca em doce com o azedinho do limão"

    Espero me segurar até amanhã...daí venho dizer como ficou!!
    Dedos cruzados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beibiane!
      Estou aqui ansiosíssima para saber se vocês vai gostar e principalmente, se a Isabella vai aprovar!
      Te aguardo amanhã!
      Ah, e te entendo bem... porque eu também sou a louca do limão! hahaha
      Beijão

      Excluir
    2. Monalisa...que receita maravilhosa hein?!? Gente ele ficou esplêndido!
      E sem contar que ficou lindo! Vou te enviar a foto! Até meu esposo disse: "Nossa!!Depois de 7 anos...primeiro que fica tão bonito!"
      Eu me apaixonei pelo meu pudim!! rsrs
      E Isabella?!?! Adorou!!
      E meu esposo que já pediu repeteco da receita!! Muito bom!

      Excluir
    3. Eeeeeeee! Que ótimo! Adorei!
      E recebi seu e-mail, daqui a pouquinho vou respondê-lo.
      Beijos para você e para a Isabella, e muito obrigada pelo retorno! :)

      Excluir
  16. foi lindo ver minha pequena comer ate chorei

    ResponderExcluir
  17. Olá meu nome é Cristina,
    Fiz o pudim no final de semana mas ele não ficou tão firme como da foto, nem deixando na geladeira.
    Quando desenformei ele se desmanchou..mas mesmo assim comemos..hehehe
    Ficou bom..mas acho que da próxima vez vou colocar menos açúcar..ficou muito doce e vou colocar uma maisena ou um pão dormido para deixar ele mais firme.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cristina! Tudo bem?
      Alguma coisa não saiu bem na receita. O pudim não necessita da adição de maisena ou de pão, ele deve ficar firme como o da foto.
      Infelizmente não vou saber te dizer o que pode ter acontecido para ser corrigido numa próxima tentativa, me desculpe!
      Espero que dê certo em outra oportunidade. :)
      Grande beijo!

      Excluir
    2. pode ser ovo de tamanho pequeno. Nesse caso, coloca mais.

      Excluir
  18. A
    mo suas receitas, minha filha sofre muito com esta alergia e agora que descobri o site estou, muito feliz ja fiz algumas e esta do pudim farei em breve bjs ...e Parabens ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tania! Que ótimo, querida! Muito obrigada!
      Faça sim o pudim, tenho certeza que sua filha vai adorar. Depois me conta! ;)
      Beijos

      Excluir
  19. fiz o pudim pra minha filha, que tem alergia ao leite... ficou lindo e o pessoal gostou.... menos a minha filhota... puxa, puxa...

    achei q ficou com muito gosto do leite de coco... mas achei muito gostoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que pena! Jura que achou com gosto de coco? Que marca de leite de coco você usou?
      Eu não consigo identificar o coco no pudim. É engraçado como cada pessoa tem uma percepção diferente, né?
      Mas mesmo assim, fico feliz que você gostou. Obrigada pelo retorno!
      Beijos!

      Excluir
  20. Desculpe a pergunta, mas leite de coco não tem lactose?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo!
      Leite de coco não tem lactose, assim como nenhum "leite" de origem vegetal, como por exemplo: soja, aveia, amêndoas, etc.
      A lactose está presente apenas nos leites de origem animal: vaca, cabra, búfala e no leite materno, por exemplo.
      Beijos

      Excluir
  21. Hoje é meu aniversário e o melhor presente dos últimos 3 anos foi esse pudim!!! Como não tenho tempo de fazer, uma amiga culinarista fez para mim! Ficou incrível! Vou comemorar meu aniversário mto feliz esse ano!!! #semgluten #semlactose #semsoja. - minha amiga, a Eliana, aceita encomendas (11) 3256-5092 ou (11) 98468-9028. Agradeço também ao Diário de Receitas Sem Lactose, que me proporcionou essa receita!! ❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  22. Minha filha tbm é alergica ao ovo,e tbm estou na dieta..uma pena,to loucsa pra comer esse pudim..srsr

    ResponderExcluir
  23. HUM... PRECISO DE UM PUDIM SEM OVO SEM LEITE E SEM GLUTEM... DIFICIL... MAS VC TEM ALGUMA SIGESTÃO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Silvia! Ainda não fiz receita de pudim sem ovos, então não tenho nenhuma testada para te indicar.
      Na internet há várias receitas, não sei se são boas porque como te disse, ainda não testei, mas vale a pena fazer um teste.
      Beijos

      Excluir
  24. Que MA-RA-VI-LHA muitissimo obrigada, pela receita, ah....o blog é demais e tu sem comentarios! Ou melhor, com comentarios, pois tu respondestes todos. Uma delicia de pudim liberaaado!! Hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gizele! Eu que agradeço o retorno! Que ótimo que gostou! :) Super beijo!

      Excluir
  25. Vc poderia por favor qual o tamanho da forma que vc usou? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O pudim da foto foi feito em uma forma de vidro um pouco maior, por isso ficou baixinho. O ideal é que se faça em uma forma pequena número 20, assim ele fica mais alto e mais bonito. Beijos

      Excluir
  26. Fiz hoje e ficou maravilhoso!! Obrigada pela receita! :D

    ResponderExcluir
  27. Não estou nem acreditando! Juro, quase chorei quando vi essa receita! Sou APAIXONADA por pudim e não como há mais de 1 anos (depois de várias tentativas frustadas). Vou fazer urgentemente!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando fizer me conta, me conta, me conta se gostou! :) Beijão!

      Excluir
  28. eu fiz o pudim saboroso e delicioso depois envio a foto . muito bom fiz para minha mãe que e alérgica a lactose .

    ResponderExcluir
  29. Olá Monalisa. Em primeiro lugar feliz natal!!!!
    Gostaria de agradecer pela receita. Fiz no natal e todos adoraram acharam que era de leite condensado. Ficou lindo, lisinho com uma textura e aparência ótimos.
    Obrigada mesmo !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Camila! Feliz Natal para você também! :)
      Que ótima notícia! Fiquei super feliz de ter participado indiretamente da sua ceia, só faltou o meu pedaço de pudim! haha
      Muito obrigada por vir me contar! Grande beijo e feliz 2014!

      Excluir
  30. Nossa, fiz aqui em casa e ficou perfeito! Ningue acredita que não tem leite condensado!Hehehe
    Uma delícia, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, Caroline! Que bom que gostou! Dá para enganar bastante gente, né?
      Obrigada pelo retorno! Beijão!

      Excluir
  31. Fiz a receita e não deu certo. O pudim não ficou consistente, ficou "água" pura. Foi todo para o lixo! Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura, Igor??? Como estava a temperatura do seu forno? Para ter ficado como água, não chegou a cozinhar nem um pouco!

      Excluir
  32. Será que essa receita dá para fazer no micro-ondas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline! Tudo bem?
      Ainda não testei no micro-ondas, não sei te dizer qual o resultado. Será necessário realizar um teste mesmo.
      Beijos

      Excluir
  33. Depois de um ano vou poder comer pudim novamente,até que em fim! Obrigado a vocês que compartilharam esta receita pois vai me ajudar muito, Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  34. Olá! Fiz hoje esse pudim e ficou realmente surpreendente. Mas, com eu só tinha um vidrinho de leite de coco, completei os outros 200ml com leite zero lactose da Piracanjuba (que, por sinal, é muito bom) e o resultado foi ótimo. Muito boa a receita!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline! Que ótimo saber que você gostou e que deu certo acrescentando o leite, muito bom! :))) Beijão

      Excluir
  35. olás! não existe forma de fazer pudim sem leite, sem soja e sem coco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Ainda não testei com outros tipos de "leites" vegetais. Seria interessante testar outro leite no lugar do leite de coco, como por exemplo, o leite de amêndoas caseiro, deixando o leite mais encorpado para não ficar aguado.
      Beijos

      Excluir
  36. Olá! fiz a receita mudando um pouquinho as claras bati em neve e só depois juntei com o líquido, como sobrou um pouquinho misturei com meia xic de amido de milho e farinha de trigo e fiz um bolinho ( que ficou a cara do pão de ló), agora vou desenformar o pudim e ver o resultado. Bom desenformei e como não custa tentar.. tentei !! Funcionou bem , sim! Só que as claras formaram uma especie de bolinho de nuvem na parte debaixo do pudim e o liquido das gemas com leite de coco formaram o pudim. Bom tenho certeza que mesmo assim ficou delicioso, valeu pela receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kelly! Que bacana! Um jeito bem diferente, gostei! Deve ter ficado muito bom! Obrigada pelo retorno :))) Beijão

      Excluir
  37. Muito bom!!! Assei no micro 12 minutinho, so não pode bater no liquidificador, apenas misturar bem. Ahhh e a calda se faz em uma panela, deixe esfriar um pouco e depois coloque em uma forma propria para micro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda! Que maravilha! Muito Obrigada por avisar que dá certo no micro-ondas! :))) Adorei! Beijos

      Excluir
  38. Oi boa noite Monalisa eu sou uma pessoa que tive de jogar no bico para ver se dava certo as substituições de alguns ingredientes de sua receita eentão lá vai. Eu fiz seu pudim sem açúcar ,substitui por adoçante tal e qual , fiz o pudim sem calda de açúcar só passei um pouquinho de manteiga na forma, assei o pudim em banho Maria encima do fogão em 40 minutos ,e não no forno , eu tenho de cortar o açúcar e a lactose da minha vida então tive de arriscar e não é que deu certo por fim eu peguei uma geleia de goiabada diet levei no fogo coloquei um pouquinho de água para dar ponto de calda , esperei esfriar o pudim e a calda não rala então coloquei a calda de goiabada por cima e pronto ficou uma delícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Boa noite! Que ótimo! Fiquei muito contente de saber que dá certo sem açúcar, uma ótima alternativa para os diabéticos! Muito obrigada pelo seu retorno, com certeza vai ajudar muita gente que não pode com o açúcar! Grande abraço! :)

      Excluir
  39. Olá, eu queria saber se assim que desligamos o forno o pudim ainda fica meio mole e depois fica mais firme.

    ResponderExcluir
  40. olá, preciso fazer um tcc de comidas sem glúten e sem lactose, por isso vou experimentar fazer esse pudim... preciso saber quanto é uma pitadinha de sal!
    se você souber alguma receita de cupcake sem gluten e sem lactose e me enviar eu agradeço!
    obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pitada de sal não chega a ser nem 1 g.
      1/4 de colher de café, por exemplo.
      Se quiser, pode omitir o sal.
      Beijos

      Excluir
    2. obrigada querida!

      Excluir
  41. Pode substituir o leite de coco por leite de vaca comum sem lactose?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não vá alterar a textura, mas só fazendo o teste para ver como vai ficar, já que o teor de gordura do leite é menor. Beijos

      Excluir
  42. Vou tenta fazer poderia me explicar como coloco em banho maria no forno?obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Para fazer em banho maria você vai fazer precisar de uma assadeira funda para colocar água quente dentro. A forma do pudim vai dentro dessa assadeira funda e a água quente precisa cobrir metade da forma do pudim. Então você coloca no forno. Caso tenha ficado algum dúvida me avise, por favor! Beijos

      Excluir
  43. Olá, pode -se fazer com outro leite/?? Sou alérgica ao leite de coco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amelia! Nunca fiz com outro leite, mas você pode fazer um teste para ver o resultado, acredito que vai ficar bom sim. Beijos

      Excluir
  44. Olá Monalisa
    Boa tarde
    Fiz o "Pudim da Carol" esse fds. Como sou alucinada por tudo que tem coco, adorei, mas meu namorido achou doce demais. Tudo bem, vai, ficou um pouco, mas ele achou que ficou demaaaaais. Será que dá pra diminuir a quantidade de açúcar? Qual a quantidade mínima que posso usar?
    Quero fazer de novo neste feriado de Páscoa, quando toda família dele se reúne e alguns são intolerantes!
    Bjus e obrigada desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pode diminuir para 1 1/2 xíc. ou 1 xíc. Beijos

      Excluir
    2. Muito obrigada Monalisa. Vou fazer novamente e conto o resultado.
      Ah, só mais um detalhe: o meu também ficou com bastante gosto de coco (parecido com uma sobremesa de coco e não com aquele gosto de pudim de leite). Como eu adoro coco, pra mim ficou ótimo, delicioso mesmo, mas quem esperou pelo gosto do pudim de leite, se frustrou um pouco. Coloquei 400ml de leite de coco, mas não lembro a marca, confesso.
      Grande bj e obrigada por me responder. Adoro seu blog e acompanho diariamente! FELIZ PÁSCOA!

      Excluir
    3. Me conte sim! Feliz páscoa para você e sua família! :) Grande beijo!

      Excluir
    4. Oi Monalisa
      Tô de volta.
      Mais que aprovado o Pudim da Carol! Usei apenas uma xícara dessa vez e, pra confessar, achei até a consistência melhor. Ficou mais firme. Mas o gosto de coco, estava lá! Adooooro!
      Quem comeu (é, porque quando procurei pra repetir...já era!) amou. Até quem não é intolerante super aprovou. Receita distribuída para as invejosas de plantão! kkkkkkkkkkk
      Bjus e muito obrigada pela atenção, continuarei te acompanhando

      Excluir
    5. Olá!!! Obaaaaaaa, fico muito feliz de saber! E ri muito na parte das invejosas de plantão, kkkkkk.
      Eu que agradeço o seu retorno, grande beijo! <3 <3

      Excluir
    6. É Monalisa......não tem jeito!
      Pudim da Carol nos dias de jogo da Copa é item obrigatório e já encomendado para o dia do nosso São João!
      Vou ter que comprar uma forma maior e dobrar a receita, porque nunca consigo comer dois pedaços! O povo não deixa sobrar! rsrsr E olha que dessa vez esqueci de fazer o banho maria e coloquei direto no forno (a lesada!!!!). Ficou com um pouco menos de calda, mas delicioso do mesmo jeito!
      O cardápio de ontem foi "camarão internacional" com sobremesa de Pudim da Carol by Monalisa! kkkkkk
      Bjus linda e fica com Deus

      Excluir
    7. hahahaha menina, como assim esqueceu de colocar em banho-maria!? haha Ainda bem que deu tudo certo!
      Adorei o cardápio, vamos ver o que nos aguarda no sábado agora!
      Muito obrigada, querida! Beijo grande!!!

      Excluir
  45. Feliz feliz por ter encontrado esse site, descobri minha intolerância a lactose em outubro. Esmagreci horrores... Mas fiquei feliz de ver essas receitas, vou experimentar todas. Sabe o que sinto muita falta de comer, estrogonofe. Ju.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ju! Você pode utilizar o creme de soja ou creme de arroz em substituição do creme de leite para preparar o estrogonofe. Há duas marcas que fabricam o creme de soja (Olvebra e Batavo) e o creme de arroz também (Biorice e Isolabio). Beijos

      Excluir
  46. Dá pra fazer o mesmo com o leite Piracanjuba Zero Lactose no lugar do leite de coco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo!
      Nunca fiz com o leite zero lactose. É preciso fazer um teste para ver como fica. Beijos

      Excluir
  47. Oi, Monalisa, eu fiz o pudim e ficou divino. Na segunda vez que fiz acrescentei um pouco de mandioca cozida, ficou muito bom e não mudou a consistência. em resposta a pergunta da Aline, eu cozinhei em banho-maria no fogão.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vladines! Que ideia boa de colocar a mandioca! Que ótimo que gostou, muito obrigada por vir me contar! :) Grande beijo!

      Excluir
  48. Olá Monalisa, adoro seu site!!! Recentemente descobri que tenho IL e seu blog tem em ajudado muito, é ÓTIMOOOOO!!! Parabénssss :)
    Bj lú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Lú! Feliz feliz feliz com o seu comentário! :) :) :)
      Forte abraço!

      Excluir
  49. Olá!
    Sou portuguesa e gostava muito de fazer esta receita... mas o que é "peneirar" os ovos?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria!
      Significa que temos que tirar a película da gema do ovo, aquela pele que envolve a gema e deixa as receitas com cheiro de ovo. Tentei encontrar como se fala peneira em português de Portugal, mas infelizmente não encontrei. Espero que a explicação tenha tirado sua dúvida, caso não tenha entendido por favor me avise.
      Abraços

      Excluir
  50. Oi lindona,da para fazer com o acucar fit?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andreia! Nunca testei com o açúcar fit. Como a medida com esse açúcar deve ser sempre a metade utilizada não sei se vai ocasionar alguma diferença na textura. Acho que vale a pena testar. ;) Beijão

      Excluir
  51. Caramba.. fiz essa receita no sabado a noite e foi metade, quente mesmo :)
    Ai que no domingo fiz de novo pra levar pra um grupo de amigos e eles amaram tmb.
    Aprovadissimo!
    Só os intolerantes a lactose entendem o valor de uma receita maravilhosa dessas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Erica! Você é das minhas: come pudim quente! rs
      Fico muito feliz de saber que você e seus amigos gostaram, muito obrigada pelo seu retorno! Grande beijo! :)

      Excluir
  52. Oi, será que eu consigo fazer com leite de coco caseiro? Pq ele é mais ralinho do que o que a gete compra né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu acredito que sim. Mas use ovos grandes para dar conta de formar a textura. Depois me conta! Beijos

      Excluir
    2. Olá, tem uma receita do leite de coco caseiro aqui: http://dietasgsc.blogspot.com.br/2010/08/leite-de-coco-caseiro.html
      Beijos

      Excluir
  53. Peraí...são só os 6 ovos e leite de coco? Mais nada e dá certo assim?
    Depois de peneirar as gemas, também se usa as claras ou as descarta?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Lucélia. São 6 ovos, leite de coco e açúcar, como está descrito na receita.
      Usam-se as claras, são 6 ovos inteiros.
      Beijos

      Excluir
  54. Olá, gostaria de saber o que posso usar no lugar dos ovos (sem ser goma xantana e cmc)
    att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Igor!
      Infelizmente nessa receita não recomendo a substituição. São muitos ovos e são eles que vão dar a textura e firmeza do pudim. Nenhum outro ingrediente faria o mesmo papel.
      Beijos

      Excluir
  55. Olá Monalisa, fiz o pudim e ficou divino. Com certeza esse terá bis :)
    Te mandei as fotos no email..
    Obrigada pelas dicas, todas foram de grande ajuda para quem nunca fez um pudim na vida (como eu..rsrs).
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carolina! Adorei receber o seu e-mail e as fotos! Logo logo estará aqui no blog. Muito obrigada e beijo enorme! :)

      Excluir
  56. Nem acredito que encontrei esse blog...to super feliz porque meu filho de 1 ano e 8 meses e eu somos intolerantes a lactose e sofremos muitas restrições. Agora vou grudar como um carrapato em vcs.
    Bjs em todos.

    Susu e João Miguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Susu! hahaha que linda! Fico muito feliz, pode grudar a vontade! :) Qualquer dúvida é só deixar um comentário! Beijão para você e para o João Miguel!

      Excluir
  57. Oi esse leite de coco é o que vende no mercado mesmo?

    ResponderExcluir
  58. MEU PUDIM ESTÁ NO FORNO...NÃO VEJO A HORA DE EXPERIMENTAR...MEU BEBÊ ESTÁ COM ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE E COMO MAMA, EU TENHO Q FAZER A DIETA...MAS POR ELE VALE A PENA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jacqueline! Com certeza por ele vale muito a pena! :)
      Gostou do pudim?
      Beijão

      Excluir
  59. Meuuu Deuuusss...é divino! Não achei que sairia tão perfeito! Todos que estavam aqui gostaram....vou ter que repetir a dose, pois é mto bom!
    Eu que adorava leite, achei q não conseguiria sobreviver sem o mesmo!
    Obrigada por compartilhar essas receitas maravilhosas conosco...testarei outras!
    Bjoss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaaa! Maravilha, Jacqueline, fiquei super feliz! Obrigada por voltar aqui e me contar! Super beijo

      Excluir
  60. Olá. No meu blog 'Eu Levo o Doce' tem uma página onde testo receitas. Hoje o post foi sobre este maravilhoso pudim que eu AMO!!! Qualquer dúvida eu altero lá no blog, na postagem coloquei os devidos créditos do seu blog. Obrigada por compartilhar maravilhas como este pudim. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana! Que bacana! Não encontrei o seu blog para te visitar, se você puder deixar o link. :) Beijos

      Excluir
  61. Eu fiz no fogo de cima e não firmou, passei mais de duas horas e ficou a mesma coisa. Gostaria de saber se no forno ele realmente assa, fica como o pudim normal, ou o que faltou? Fiz conforme essa receita, mas não coloquei pra assar no forno, foi em cima banho-maria da forma convencional. Terá sido isso? Amei a receita, mas não deu certo. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo!
      A receita dá certo no forno e no banho maria de fogão (em comentários anteriores, leitores comentaram que fizeram em banho maria de fogão em 40 minutos).
      Quem faz o papel de dar firmeza nessa receita são os ovos, não é preciso nem colocar amido de milho. Será que você não utilizou ovos muito pequenos?
      Beijos

      Excluir
  62. Olá, ainda estou em choque com a descoberta da intolerância à lactose da minha filha de 1 ano e 8 meses, até porque ela era daquelas crianças que não rejeitava nada e se alimentava super bem, pra alegria de toda mãe. E agora esse novo estilo de vida que venho recorrendo à internet pra encontrar maneiras de variar o cardápio da minha bebê. Já encontrei diversas receitinhas aqui e vou começar a colocar em prática. Obrigada, depois mostro o resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tatiani! Espero que o blog possa te ajudar bastante! Vai me contando se sua pequena está aprovando as receitas. :) Beijos

      Excluir
  63. só não entendi uma coisa,o açúcar vai só para a calda msm? o leite de coco já é doce?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São 2 xícaras de açúcar para o pudim e 1 xícara de açúcar para a calda, conforme descrito na receita. Beijos

      Excluir
    2. Ola Monalisa! E o seu update? Diminuiu mesmo a quantidade de açúcar?

      Excluir
    3. Sim, Tatiana. Usei 1 xícara de açúcar no pudim, ao invés de 2 xícaras, e 1 xícara para a calda.

      Excluir
  64. Dúvida: aminha mãe sempre fez pudim no microondas... esse dá pra fazer também, ou só no forno / fogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo!
      A leitora Amanda Vezaro deixou um comentário mais acima dizendo que assou no micro-ondas por 12 minutos e deu certo. Eu ainda não fiz dessa forma, só usei o forno.
      Beijos

      Excluir
  65. Olá, meu nome e Priscila e gostaria de saber se o leite de coco é o industrializado ou o leite de coco feito em casa?

    ResponderExcluir
  66. Olá Priscila! Eu usei o industrializado, mas pode ser usado o caseiro também. Beijos

    ResponderExcluir
  67. Eu fiz e reduzi para apenas 4cs. Achei suficiente tendo em vista a calda! E ficou fantástico!! Farei muitas vezes!

    ResponderExcluir
  68. Fiz com açúcar de coco, pois estou impossibilitada de consumir o demerara, claro que o sabor do coco ficou bem proeminente, mas ainda assim é muito bommm. Mas uma possibilidade para esse doce maravilhoso.
    obrigada por postar.
    Gabriela

    ResponderExcluir
  69. Não entendi se o açúcar vai só na calda ou no pudim também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São 2 xícaras de açúcar no pudim e 1 xícara de açúcar na calda. Beijos

      Excluir
  70. Olá, o ovo é pra ser usado inteiro ou somente a gema?

    ResponderExcluir
  71. Olá. Tenho uma dúvida: Posso substituir o açúcar comum pelo açúcar demerara ou mascavo? Se sim, qual a quantidade? Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  72. Ah que alívio é poder ler e ver essa receita maravilhosa de pudim, tb sou IL e a soja por muitas vezes não me cai bem, estava louca por um pudim, farei esse fim de semana! Obrigada por nos proporcionar receitas tão fáceis e saborosas! super bjo.

    Danny.

    ResponderExcluir
  73. Oba!!! Não como pudim(não gosto!rs), mas o marido ama e a filha tem alergia a leite...Por isso, estou fazendo agorinha para eles comerem amanhã no almoço do dia dos pais!!! #tánoforno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então...fiz, ficou maravilhoso, até eu que não gosto de pudim, comi e repeti!!! #gratidão Só uma observação...comprei uma forma para fazer e só depois me explicaram que não era de pudim, mas sim de bolo.A forma tem 20cm, porém é bem alta e com a circunferência pequena e acho que por isso demorou muito pra assar. Foram 3:30h no forno. Os ovos eram grandes a beça (aqueles extras), e segui tudinho igual a receita...acho que o problema foi a forma mesmo. Então, deixo a dica que se nunca tiverem feito pudim antes (como eu), compre a forma mais baixa e larguinha que é própria para pudim e não aquela de bolo com furo no meio. #amei #ficoudelicioso #fezsucesso #gratidão

      Excluir
  74. Fiz o pudim, e ficou maravilhoso!
    uma amiga não tem intolerância a leite, fiz e dei para ela, ficou muito bonito e saboroso.
    parabéns pela receita foi o maior sucesso!

    ResponderExcluir
  75. Eu fiz o pudim esse fds porem fiz na boca do fogao c a panela de pudim normal. Ficou 1.15h no fogo e depois deixei umas 3h descansando p desinformar.
    Ficou perfeito!
    Textura e sabor de pudim de leite normal.amei.

    ResponderExcluir
  76. Tenho IL, fiz o pudim e mesmo sentindo o gostinho de coco achei ótimo e com certeza voltarei a fazer novamente. Gostaria de relatar um contratempo... deixei em 180 graus por uma hora e meia e ficou aguado, tirei do forno, pensei no que fazer e resolvi colocar novamente por mais 40min em 205 graus e aí sim ele ficou na consistência esperada. É isso, deu certo e vou ver como será na segunda vez que eu fizer pudim novamente.
    Obrigada por compartilhar a receita!

    ResponderExcluir
  77. Olá Boa Tarde muito bom a receita... Mais tem como substituir o ovo por algo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Deise! Ainda não testei substitutos de ovos nessa receita, não vou saber te dizer :(

      Excluir
  78. ta no forno qdo tiver feito eu coimento

    ResponderExcluir
  79. Fiz para uma amiga que está amamentando e seu bebê tem intolerância, acho que ganhei 5 estrelinhas...RS. Todos adoraram e o comentário foi: nossa nem parece que não tem leite condensado. Muito bom. Obrigada por dividir a receita conosco.😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaa! Fico muito, muito feliz! E que super amiga você é, parabéns! Cozinhar para os outros é uma grande demonstração de amor e carinho. Grande beijo!

      Excluir
  80. Receita Incrível, sou nutricionista de um hotel e peço para fazer essa receita! incrível e surpreende os hóspedes com restrições, claro jamais deixo de mencionar que o crédito é de vcs.... bjs Cristina Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Cristina! Parabéns pela sua iniciativa de buscar receitas para essas pessoas! Esse simples detalhe inclusivo muda toda a experiência do hóspede em uma viagem e falo por experiência própria. Fico MUITO feliz de saber disso, grata por vir aqui comentar. Gostaria muito de saber onde fica o hotel, se puder me conte, por favor. Beijos

      Excluir
  81. O leite de coco usado é o de garrafa? Qual a marca q vc usa? Será q dá certo com o caseiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andressa! Já usei o de garrafa e o natural, dá certo com os dois.
      Ultimamente não estou utilizando uma marca específica. Quanto ao leite natural, eu deixo ele menos ralo, mas você pode deixar da maneira que preferir.
      Beijos

      Excluir
  82. Olá, o leite de coco é o de garrafinha ou de embalagem tetra pack?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriana! Pode ser o da sua preferência, já fiz com os dois tipos e também com o caseiro. Beijos

      Excluir
  83. Nossa tantos comentarios bons que realmente pensei se valia a pena postar mais um! Receita maravilhosa! Aos amantes do pudim de leite condensado o gosto e muito bom porem o leite de coco deixa seu sabor (que eu adoro) e a textura e um pouco mais semelhante ao manjar que o pudim mesmo... Como eu nao sou amante do original achei perfeita e facil de fazer! Todo mundo vai gostar!

    ResponderExcluir
  84. Oi Monalisa, me tira uma dúvida, por favor...
    O leite de coco é aquele mais grossinho (da caixinha ou vidrinho) ou aquele leite de coco para beber (mais aguado), que usamos pra tomar com um cafézinho e tal?
    Acredito que seja o leite de coco mais denso, para ajudar na consistência do pudim, mas como não quero errar...
    Muito obrigada por compartilhar!! Estou louca pra fazer e poder comer um pudimmmm! Yay!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida! Para fazer o pudim recomendo o mais denso, de caixinha ou vidrinho mesmo.
      Depois que fizer volte aqui para me contar o que achou! :)
      Grande beijo

      Excluir
    2. Monalisa, que coisa mais maravilhosa ficou esse pudim!!!! Juro. Meu Deus!!!
      Perfeito é pouco. NINNGUÉM diria que não vai leite condensado.
      Muito obrigada por compartilhar essa maravilha (e obrigada Carol, Maria Tereza ou quem quer que seja que tenha te apresentado). Hahaha
      Fiz minha calda com metade demarara e metade mascavo, assim não corria o risco dele ficar branquelo. Deu super certo e ficou muito muito gostoso!
      Obrigada novamente.
      Beijos

      Excluir
    3. hahaha que fofa! Fico muito feliz! Muito obrigada por voltar aqui para me contar, e obrigada pelo carinho! Grande beijo

      Excluir
  85. Olá tdo bem?Eu costumo usar o leite de aveia nas minhas receitas.Se eu fizer com o leite de aveia caseiro será q vai da certo tbm?obg desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Clevid! Infelizmente nunca testei para te dizer com certeza se vai ficar bom. Caso faça o teste volte aqui para nos contar. Beijos

      Excluir
  86. Olá , gostaria de tirar uma dúvida: o leite de coco pode sr aquele de litro, ou tem que ser o da garrafinha ?
    Obrigada
    Soraia

    ResponderExcluir
  87. Monalisa
    Fiz o pudim em 20 min na panela de pressão....ficou divino. Obrigada por fazer meu dia das mães mais doce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha! Nunca fiz na panela de pressão, que bom saber que deu certo! :) Grande beijo!

      Excluir