Dia desses, estava eu toda feliz (e sem fome) no mercado quando dou de cara com uma promotora de uma tal marca fazendo degustação de tapiocas.
O recheio da tapioca era de queijo, então não pude provar, mas minha imaginação correu solta pensando nos milhões de recheios que eu poderia usar e lembrei que tinha um hummus em casa fresquinho, delicioso, que comprei num restaurante árabe.
A querida promotora era o mau humor em pessoa: grossa, fazendo as coisas de má vontade e respondendo a perguntas com uma "delicadeza" ímpar. Fiquei com raiva. "Não quero mais essa tapioca da promotora xexelenta", falei para mim mesma.
Mas... quem disse que a razão vem antes da lombriga? Mesmo indignada, peguei um pacotinho da tapioca e vim para casa brincar de tapioqueira. Consegui preparar esses protótipos aí da foto - algumas recheadas com hummus, outras com doce de abóbora com coco e banana com doce de coco queimado.
Tudo isso porque eu estava sem fome... imagina se eu estivesse com fome... essa lombriga me domina! rsrs
Gente, na verdade, não tem receita, já que eu comprei a tapioca pronta! Mas vou colocar aqui como uma sugestão, principalmente para o final da tarde quando bate aquela fome boa...
Tapioca Sem Lactose
500 gramas de tapioca (usei goma de mandioca hidratada comprada pronta - da promotora xexelenta)
recheios variados:
- doce de abóbora com coco
- chocolate sem leite derretido com banana ou morango
- geléias de diversos sabores
- doce de leite de soja
- peito de peru e tofu temperado com sal e orégano
- hummus
- etc etc etc...
Segui o modo de preparo da embalagem: colocar 1/2 xícara de tapioca numa frigideira anti aderente bem quente (sem untar), formar a tapioca com as costas de uma colher, alisando a massa. Assim que desgrudar da frigideira, virar e deixar mais alguns segundos. Em seguida, rechear conforme a preferência.
Eu sei que tapioca boa mesmo e de verdade é a do Nordeste, mas como não tem outro jeito, vou me contentando com os meus protótipos de tapioca por enquanto. Quem sabe um dia não me arrisco a fazer a goma em casa. =)
Bjos!
Olá , querida!!
ResponderExcluirAdoro tapiocas!! Sempre faço e tb me meto a criar recheios, tanto os salgados como os doces.Uma boa dica é o de dece de leite sem lactose (soja) fica incrivel!!!
bjs e parabéns pelo blog.
Que delícia de receita. Toda terça-feira como uma lá na feira-livre. Agora vou arriscar fazer em casa. Abraços, Adriana.
ResponderExcluirComi tapioca só uma vez num quiosque de supermercado. Nem preciso dizer que estava horrível ne? rsss
ResponderExcluirAdorei suas sugestões e qualquer hora tento fazer em casa e tentar reverter a primeira impressão.
Agora essas promotoras de venda em mercados deveriam se chamar de despencadoras de venda, isso sim. Umas são de uma má vontade total, outras grossas como a que vc encontrou. Dependendo do atendimento vc fica até com raiva do produto exposto!
Bjss e bom final de semana!
Prezada Monalisa,
ResponderExcluirSigo seu blog há algum tempo e fiz algumas de suas receitas (como o pão caseiro da fazenda, o brownie de banana com cacau e o cinnamon roll).
Fiquei apenas com uma dúvida quanto à sugestão de recheio para a tapioca. Você não tem qualquer problema em comer peito de peru? Pergunto porque devido ao meu problema com leite, esse embutido ficou vetado.
Obrigada e parabéns pelo blog...
Olá Ana Carolina!
ResponderExcluirAlguns embutidos, dependendo da marca, não possuem leite e derivados em sua composição. Leia sempre o rótulo para confirmar. A variação ocorre por marca e não por tipo de produto. Já vi muitos salames, mortadelas, presuntos que também são isentos de leite, mas não costumo consumí-los por questão de gosto. Prefiro o peito de peru de vez em quando e sempre compro o Peito de Peru Light da Sadia, que não contém leite.
Obrigada por seguir o blog! =)
Grande Bjo!
Realmente as nossas tapiocas (moro em Fortaleza) são uma delícia! E os recheios?! Hummm...
ResponderExcluirQuando vocês vieram p/ cá não deixem de ir ao centro das tapioqueiras. É tapioca de tudo que é jeito! Mas as mais simples são comuns em toda a cidade!
Bjos
Obrigada Monalisa! Vou procurar desvendar novos rótulos.
ResponderExcluirParabéns pelas receitas!
Monalisa,
ResponderExcluirEu faço tapioca com uma receita alternativa e fica muito boa!
Uso polvilho doce e azedo com um pouco de água (fica umas pelotinhas) e aí passo na peneira...
um abraço
Hummus de minhoca? Não seria homus (pasta de grão de bico)?
ResponderExcluirCaro anônimo,
ResponderExcluirSeria húmus (com um M só e acento) ou humo de minhoca.
Hummus é pasta de grão de bico em inglês.
Homus é pasta de grão de bico em português.
Abraços
Eu faço com carne moída, fica uma delícia!!!
ResponderExcluir