No dia do meu aniversário, a Tati do Panelaterapia colocou no Facebook o link de uma receita de pamonha de forno que ela faz. E foi aí que eu percebi que, apesar do passar dos anos, de estar ficando mais velha madura e tudo mais, algumas coisas nunca mudam.
O meu limite foi 3 dias. Fiquei 3 dias com vontade de comer pamonha de forno.
Assim que o final de semana chegou, eu preparei a receita, comi meia travessa e tive a certeza que eu ainda sou "pior que criança".
Pamonha de Forno Sem Lactose
Fonte: receita da Tati, do maravilhoso Panelaterapia.
2 latas de milho verde (sem a água)
1 garrafinha (200 ml) de leite de coco
2 xícaras de açúcar (medida da xícara 180 ml) - coloquei 1 1/2 xícaras, mas da próxima vez vou colocar só 1. Depende do gosto de cada um.
4 ovos
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
Prepare-se porque requer muita habilidade:
1. Bata tudo no liquidificador (menos o fermento). Quando estiver tudo bem batidinho, coloque a colher de fermento e bata rapidamente só para misturar.
2. Coloque em uma assadeira ou travessa untada e enfarinhada (esqueci dessa parte) e leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus até dourar.
Usufrua!
Na foto abaixo ela ainda estava quente e por isso está com aspecto mais molinho. Depois que esfria e principalmente depois de armazenada na geladeira, fica bem mais firme.
Obs: a receita original pede por 25 gr (meio pacote) de queijo parmesão ralado. Muitos queijos maturados de boa qualidade tem uma quantidade baixa de lactose e alguns intolerantes à lactose conseguem consumir. Eu coloquei o queijo na minha receita, já que 25 gramas é uma quantidade muito baixa. Não tive reação alguma, porém não achei que acrescentou em nada no sabor da receita, não é possível sentir o gosto do queijo. Da próxima vez não vou colocar.
Se você consegue consumir queijos, coloque uma quantidade um pouquinho a mais para fazer diferença no sabor.
Beijos!
podemos ser felizes com coisas simples, né?!
ResponderExcluirusufruir da pamonha é uma delas!
tb tenho desejos e corro logo p cozinha para satisfazer as minhas vontades! haha
http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/
Oi Monalisa!
ResponderExcluirOntem fiz novamente esta receita. Desta vez coloquei uns pedacinhos de queijo mussarela Tirolez, mas eles sumiram na massa que já tem um sabor acentuado. Mais uma vez, a receita ficou uma delícia!
Obrigada por compartilhar suas experiências e receitas com a gente. Quando soube que teria que cortar o leite e o queijo da alimentação, uma das minhas tristezas foi perceber que não poderia comer pamonha novamente. Com a sua receita, não só posso comer, como posso preparar em casa! Tudo de bom!!!!!!!!!!!
Abração para você!
Olá!
ResponderExcluirtem uma receita neste link que é bem parecida: http://www.chocolatria.com/2012/04/bolo-pamonha-cremoso.html
Mas aí tem que substituir o leite por água e o leite condensado por leite condensado de soja!
Muito bom!
E se tentar colocar queijo pecorino ???
ResponderExcluiro queijo pecorino tem um teor de lactose bem baixo, se vc tolerar pode colocar sim. Bjos
ExcluirEssa receita é maravilhosa, já fiz duas vezes e sempre ficou deliciosa!! Agora queria uma versão salgada e recheada, que tal Monalisa??
ResponderExcluirÓtima ideia, Lua! Vou procurar, em breve aparecerá por aqui! :) Beijo e obrigada pela sugestão!
ExcluirFiz com alguma substituições (substitui o açúcar por adoçante culinário e a farinha de trigo por extrato de soja e farinha de linhaça). e ficou divino! Parabéns pelo blog e as receitas!
ResponderExcluirAdorei as substituições, Dana! Vou me inspirar nelas na próxima vez que fizer! :)
ExcluirGrande beijo!
Fiz e ficou uma delicia, só que substitui milho em lata por 3 espigas de mlho. Parabéns pelo seu blog.
ResponderExcluirObaaa! Que ótimo, Iara! Beijão
ExcluirSubstitui o milho em lata por milho em espiga (segui a dica da Iara Noronha). Ficou gostoso, só achei que o leite de coco "roubou um pouco a cena", o gosto do milho não ficou muito acentuado... fiquei com medo de trocar por água e não ficar bom.... Alguém já fez com água? Ah! troquei a farinha de trigo por farinha sem glúten.
ResponderExcluirBeijos, Fernanda.