Slider

terça-feira, 21 de agosto de 2012

O Melhor Bolo de Maçã que eu já comi



Olá queridos!

O bolo de maçã com farinha integral e açúcar mascavo foi o assunto de uma das muitas conversas por e-mail que eu já tive com a minha amiga Heloise.
A Helô estava me contando de um bolo que ela costuma comer de uma senhora japonesa que é maravilhoso: tão molhadinho que chega a grudar no garfinho. Ela conseguiu me deixar com tanta vontade, que minha lombriga eu não pude deixar o assunto pra lá...

Fui atrás de uma receita similar e logo na primeira tentativa já encontrei: receita da Martha Stewart naturalmente sem lactose. Só tive mais certeza ainda da minha escolha depois de ver a receita preparada pela Paula Cinini do The Cookie Shop, que batizou a receita de "melhor bolo de maçã do mundo". Eu assino embaixo.


Bolo de Maçã Sem Lactose - O melhor que eu já comi
Fonte: tiquinho adaptado da tia Martha.

3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de canela
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
1 1/3 xícara de chá de óleo
1 xícara de açúcar (usei demerara)
1 xícara de açúcar mascavo
3 ovos grandes
3 a 4 maçãs descascadas e cortadas em cubinhos (aprox. 3 xícaras) 
1 xícara de chá de castanhas grosseiramente picadas (usei nozes, mas você pode usar o que quiser)
1 colher de chá de essência de baunilha (não coloquei)
1/2 xícara de chá de uvas passas (opcional, não coloquei)

1. Peneire a farinha, a canela, o bicarbonato e o sal, reserve.
2. Numa vasilha separada, misture o óleo, os açúcares e os ovos. Bata na batedeira em velocidade alta até ficar bem homogêneo.
3. Coloque a batedeira em velocidade média e acrescente aos poucos a mistura da farinha, bata até ficar homogêneo.
4. Acrescente as maçãs, as castanhas e as uvas passas e misture com uma espátula. Coloque a essência de baunilha.
5. Transfira a massa para uma forma com buraco no meio previamente untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus. O bolo demora um pouco para assar, aproximadamente 1 hora. Faça o teste do palito.
 
 
 
Obs. preparei meia receita. E foto noturna = desastre, sorry! vocês não vão conseguir captar a gostosura do bolo através das minhas fotos!

(créditos foto: Heloise Finkler)

Assim que eu preparei o bolo mandei a receita direto para a Helô. Ela fez e me mandou as fotos, detalhe que os 2 pedaços no pratinho são exclusivamente MEUS! O carinho da gentileza virtual foi captado daqui, viu Helô? Eu não pude comer porque eu moro em São Paulo e a Helô no Rio Grande do Sul. Mundo injusto, viu... rs

E a pergunta que não quer calar é: ficou igual ao da senhora japonesa?
A Helô disse que não, mas que ficou tão bom quanto. Alguém precisa descobrir o segredo dessa senhora, pelo amor de Deus!
Se você sabe de uma receita de bolo de maçã com farinha integral, açúcar mascavo e que grude no garfinho, faça uma boa ação e me envie, por favor!

Beijos!

36 comentários:

  1. Puxa vida, mas 'que momento'!... Monalisa é uma pessoa única,maravilhosa mesmo. Foi atrás de uma receita, descobriu, fez, me enviou pra que eu fizesse e agora publica pra que outros aproveitem! Eu só tenho a agradecer, obrigada querida amiga, um dia vamos comemorar juntas a delícia de saborear este teu bolo de maçã! Bjss

    ResponderExcluir
  2. Oi Helô, estou igual a vocês com um brownie que comi na liberdade em uma cafeteria.Ja pesquisei e fiz algumas tentativas, sem muito sucesso.Ficaram saborosos, mas não é o mesmo.O bolo ficou maravilhoso, anotarei a receita com certeza.Espero que vocês consigam convencer a senhora japonesa à dar a receita, que será bem mais fácil.Rsrs.Mesmo assim, corre o risco de não ficar igual.Tem receitas que parecem absorver a personalidade de quem faz.Pois ninguem consegue chegar ao mesmo resultado.Espero que não seja o caso.Adorarei vê-las saboreando o bolo tão sonhado.Beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  3. Desculpe Monalisa, me entreti tanto com a história da Helô que troquei os nomes.Afinal, são duas pessoas querendo o mesmo bolo.Me desculpe de verdade.Beijos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe querida, não tem problema nenhum! =)

      Concordo com vc, acredito que as receitas absorvam não só a personalidade, mas sim a energia e o amor da pessoa que prepara. =) Cozinhar é tudo de bom!

      Beijos!

      Excluir
  4. Que ótima receita...já me conquistou!
    A minha lombriga também vai me "obrigar" a testar! rs
    Bjão
    Tania Minatel

    ResponderExcluir
  5. Monalisa, eu que amo bolo de maçã vou ter que fazer essa receita! Um pedaço desses quente deve ser uma delícia. E nem quero saber da senhorinha japonesa, para mim já perdeu na receita, rs. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs Se não tem senhorinha japonesa, recorremos a tia Martha, né? rsrs Depois me conta o que achou! Beijos! =)

      Excluir
  6. Gente... Eu voltei aqui pra seguir os passos da receita da Monalisa porque hoje estou novamente com 'gana' de comer bolo de maçã e obviamente ESTA É A RECEITA. Como muito bem falou a Adri, a receita da senhorinha (adorei!) japonesa já perdeu o lugar. Cá estou eu fazendo o melhor bolo de maçã outra vez!!! bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que beleza Helô! Eu também já fiquei com vontade de comer de novo, mas estou sem maçãs em casa, vou ter que me contentar com a lembrança por enquanto! kkkk Beijos! =)

      Excluir
  7. Gente esse bolo é maravilhoso!!! Eu e meu marido amamos. Vou repetir essa receitas outras vezes com certeza. bjs

    ResponderExcluir
  8. Acabei de fazer meia receita e amei o resultado!!! E o cheirinho delicioso que fica pela casa... hummmmm!!! Cortei a lactose da minha alimentação pq. estou amamentando e a pediatra suspeita que minha filha possa ter APLV. Estou curtindo muito estas receitas!!!

    ResponderExcluir
  9. gente! tenho uma dúvida! a farinha de trigo é com ou sem fermento? com né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carina, a farinha é sem fermento. Nesta receita é utilizado bicarbonato de sódio e é ele quem faz o bolo crescer. Beijos

      Excluir
  10. esse bolo realmente, é o melhor bolo de maçâ que existe...

    ResponderExcluir
  11. Como é que voces fazem pra dividir a receita ao meio neste caso que são 3 ovos? Usa 1 ou 2? Compensa com algum dos outros ingredientes? Muitas vezes fico "esperando" ter mais gente pra comer por não saber dividir receitas como esta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu coloco dois ovos se for ovos de tamanho tradicional. Se for ovos jumbo (que sao aqueles maiores) coloco um só. Nessa receita coloquei dois ovos comuns. Beijos!

      Excluir
  12. oi gente!
    ha duas semanas estou proibida de consumir qualquer coisa que tenha lactose por causa do meu bebe de 2 meses que esta com suspeita de APLV.
    Neste final de semana, fui presenteada pela minha cunhada com esse bolo DELICIOSO.... Comi sozinha em dois dias!!!
    Parabens Monalisa! que delicia de blog! que delicia de receitas!
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que cunhada gente boa! rs Esse bolo realmente é uma delícia, sou suspeitíssima para falar! Fico muito feliz de saber que você gostou, espero que as receitas te auxiliem bastante nesta fase. Grande Beijo!

      Excluir
  13. Olá! Tudo bem?? Afinal, a farinha é integral ou não?? Obrigada! Juliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juliana! tudo bem e você?
      Eu usei farinha de trigo branca, por isso não identifiquei na receita como farinha integral.
      Mas pode-se utilizar a integral, caso prefira.
      Beijão!

      Excluir
  14. oii, to louca pra fazer essa receita, mas não tenho o bicarbonato de sódio, posso substituir por alguma coisa, se sim, qual quantidade? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Pode substituir por fermento em pó na mesma quantidade. Beijos!

      Excluir
  15. adorei o site por que minha irmã é tolerante a lactose bacana boas dicas...bjs

    ResponderExcluir
  16. Oii... Eu sou tecnica em nutrição e academica em nutrição, meu marido tem leve intolerancia a lactose (tinha dores fortes no peito e pressão alta, o coração acelerava pensava que tinha ataque cardiado, fora as crises de arrotos que era extremamente constantes e intensas) enquanto os exames nao saiam, resolvemos eliminar o leite e evitar farinhas brancas, reduzir o consumo de açúcar e praticamente eliminar o sal de cozinha. Nós no alimentamos muito bem hoje em dia seguindo o que começamos ele emagreceu 15 kilos e eu 5 kilos, nós nao passamos fome, pelo contrario nos alimentamos muito bem comemos todos os dias um bolo que faço de fibras que costumo variar nos ingredientes este bolo nao vai leite nem glutem nem açucar. Inclusive minha dica para esta sua receia é tire o acuçar e use um pouco da banana batida no liquidificador (quanto mais madura melhor) e triture a uva passas tambem, ambas darão um sabor doce a sua receita e nao ficará um doce enjoativo, fora que ficará mais saudavel ^^ estou amando seu blog e usando suas receitas e adaptando elas no meu dia- a-dia tambem. sempre pensando primordialmente no aproveitamento de alimentos que é meu lema ^^ Bjao e sucesso! e força para todos nos que somos intolerantes ou nao!

    ResponderExcluir
  17. eu troquei as castanhas trituradas pela "farinha" de amêndoa que sobra do leite de amendoas (deixei secar no forno antes de colocar), ficou muito bom também, talvez um pouco mais pesado que o original, mas é muito bom.

    ResponderExcluir
  18. Também troquei metade da farinha por farinha integral

    ResponderExcluir
  19. Esse bolo é maravilhoso. Já fiz vááárias vezes e sempre deu super certo, ficou delicioso. Aprovadíssimo por quem teve a sorte de experimentar (porque nunca sobra) hahaha... Hoje fiz novamente e ja estamos saboreando. E alem de tudo podemos comer tranquilamente por saber que nao passaremos mal. Fala sério, né?! Tem como não amar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem como não amar comentários tão fofos como o seu? :) Fico muito feliz de saber que já fez várias vezes!!! Muito obrigada pelo retorno! Beijão

      Excluir
  20. Bom dia, amei a receita! Mas achei que ficou meio seco. Fiz com 3 maçãs raladas pra ver se ficava mais molhadinho, mas mesmo assim não ficou tanto. Você sabe me falar o que faço pra ficar mais molhadinho? Meu sonho também é descobrir uma receita de maçã bem molhadinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lorena!
      Eu ainda não consegui uma receita úmida do jeito que eu quero também... infelizmente! Mas caso consiga posto aqui no blog. Beijos

      Excluir
  21. Quando fiz esse bolo pela primeira vez, me apaixonei! E não só eu: maridao disse que foi o melhor bolo que comeu na vida. Já fiz muitas vezes e sempre fica delicioso! Obrigada por compartilhar a receita!!!! De coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Débora! Que sensacional! Fico muito feliz! Obrigada pelo seu retorno. :) Forte abraço

      Excluir