Como falei no twitter (@diariolactose), aqui vai o post sobre iogurte de soja caseiro. Simples e fácil de fazer, o iogurte de soja caseiro é gostoso, mais barato e tem um ótimo ponto positivo: você pode preparar iogurtes do sabor que desejar, usando a criatividade (o risco de enjoar do sabor é bem menor).
Demorei a postar sobre o iogurte porque estava fazendo alguns testes. Depois de fazer de várias maneiras, achei o jeito que fica melhor para mim. Vou explicar direitinho para vocês.
Iogurte Caseiro de Soja Sem Lactose
1 sachê de fermento para iogurte (usei este aqui)
1 colher de chá de ágar-ágar* (opcional – usado para dar consistência, veja outras formas de dar consistência nas explicações abaixo)
3 c. sopa de açúcar para potencializar a fermentação - dica do leitor Paulo Emmer.
3 c. sopa de açúcar para potencializar a fermentação - dica do leitor Paulo Emmer.
*gelatina de algas, encontrado em casa de produtos naturais.
1. Se você tem termômetro culinário, é só aquecer o leite de soja até chegar a 45 graus.
Se não tem termômetro, ferva 400 ml do leite e misture com os outros 600 ml a temperatura ambiente. Você deverá conseguir mergulhar o seu dedo no leite e deixá-los ali por 10 segundos sem se queimar. Acrescente o açúcar.
2. Misture muito bem o fermento para iogurte no leite de soja.
3. Dissolva o ágar-ágar em um pouco do leite quente e despeje no restante da mistura leite e fermento, mexa bem.
4. Despeje a mistura em potinhos pequenos ou em um pote grande (potes podem ser de vidro ou de plástico grosso) devidamente higienizados.
5. Envolva os potes em um pano de prato e guarde-os em uma sacola térmica.
6. Deixe repousar em lugar quente, por exemplo, dentro do forno desligado ou dentro do forno microondas, de 4 a 6 horas (tempo recomendado pelo fabricante do fermento para iogurte).
7. Após este tempo, coloque-o na geladeira.
Tem durabilidade de 1 semana. O iogurte deverá ficar como o da foto: liso e consistente, se utilizado o ágar-ágar.
*Atualização: já é possível encontrar no Brasil o leite de vaca zero lactose das marcas Piracanjuba e Tirol. Vocês podem fazer o iogurte utilizando esse leite, porém acrescente 3 colheres de sopa de açúcar por litro (dica do leitor Paulo Emmer).
(Detalhe para o soro que é formado)
Consistência:
O iogurte de soja não fica cremoso como o iogurte feito a base de leite.
Além do ágar-ágar, pode-se usar também o amido de milho ou leite de soja em pó para dar consistência.
Eu testei com o leite de soja em pó (2 colheres de sopa) e achei horroroso. O gosto da soja fica muito pronunciado.
Se quiser usar o amido de milho, misture 1 colher de sopa ao leite ainda frio (não se esqueça de dissolvê-lo antes em um potinho separado para não ficar gruminhos) e prepare-o conforme a explicação acima.
Acidez e Soro:
Quanto mais tempo você deixar o iogurte fermentando, mais soro ele vai gerar e mais ácido vai ficar.
Eu coloco o meu iogurte na geladeira depois de 5 horas de fermentação. Na minha opinião, é o tempo perfeito: não fica com muito soro e o nível de acidez fica muito bom. (O iogurte da foto foi deixado em fermentação por 5 horas).
Fermento:
Quem tem intolerância à lactose muito forte ou é alérgico ao leite deve usar o fermento para iogurte, que não contém lactose ou traços de leite.
Se você tolera um pouco de lactose, você pode utilizar um pote de iogurte natural para fazer a fermentação, é só utilizar o pote de iogurte no lugar do fermento.
Reutilização do iogurte
Muitas pessoas reutilizam um pouco do iogurte produzido para fazer uma nova produção.
No site do fermento diz que não é recomendada essa reutilização porque segundo eles, o fermento foi feito para 1 litro de iogurte e que se houver a reutilização, ele perderá as suas propriedades probióticas.
Quem utiliza o potinho de iogurte natural também costuma reutilizar.
Algumas pessoas dizem que essa história de perder as propriedades é lenda... Se é lenda ou não eu sinceramente não sei.
Então faço o seguinte: se tenho fermento em casa, fabrico meus iogurtes com eles. Se não tenho, não deixo de fazê-los por causa disso. Reutilizo o iogurte anterior, ciente de que poderei estar consumindo um iogurte não tão rico.
Para reutilizar o iogurte feito com fermento, utilize 4 colheres de sopa do iogurte anterior (feito no máximo a 3 dias), siga a receita normalmente e coloque as colheres de sopa no lugar do fermento.
Dando sabor ao iogurte:
O ideal é que você coloque o sabor que quiser na hora de consumi-lo.
Se usar frutas frescas, pique-as na hora e misture ao iogurte. Se você fizer isso com antecedência, as frutas soltarão um pouco água e o iogurte ficará mais líquido.
Você pode adicionar açúcar, mel, maple syrup, frutas secas, frutas em calda, pedacinhos de nozes, avelãs, castanhas do pará e mais o que quiser, porém tudo na hora em que for consumir.
Eu costumo adicionar junto com as frutas 1 colher de sopa de flocos de quinoa, flocos de amaranto ou granola, vou variando, um a cada dia da semana. Não costumo adoçar, já que o leite de soja industrializado já contém açúcar.
Higiene:
Lave muito bem todos os utensílios para fazer o iogurte, não deixe resíduos, escalde os potinhos, tenha o máximo de cuidado.
Se esse cuidado não for tomado, isso poderá interferir no resultado final. O iogurte poderá, por exemplo, não coagular ou ficar com bolhas de ar.
Iogurteira:
Como vocês podem ver, não é necessário o uso da iogurteira. Eu penso em futuramente comprar uma iogurteira elétrica para não ter o trabalho de ficar aquecendo o leite (apesar de que esse “trabalho” dura 5 minutos e é feito uma vez por semana, hehe).
Cabe a cada um julgar até que ponto é bom adquirir uma. Por enquanto, estou muito bem com a minha sacola térmica.
E não tem desculpa para deixar de fazer os iogurtes alegando ausência da iogurteira hein!
Se você consome bastante iogurte assim como eu, você vai sentir a diferença no bolso, realmente é muito mais barato fazê-lo em casa.
Se alguém ficar com alguma dúvida, deixe um comentário ou mande um e-mail (contato@diariosemlactose.com).
Bjos! =)
(ao fundo: granola de chocolate e coco e fibra de maracujá; a frente: flocos de quinoa e flocos de amaranto)
Qual tipo de leite de soja vc utilizou? como não tenho hábito de usar esse tipo de leite não sei qual o mais apropriado.
ResponderExcluirObrigada
Olá ninha_vivi!
ResponderExcluirO melhor leite para se fazer o iogurte de soja é o leite de soja caseiro, por não conter nenhum tipo de açúcar, conservantes, etc. Mas também é possível utilizar qualquer leite de soja industrializado, eu já usei o Ades e de outras marcas. A marca que eu uso com maior frequência é a da Líder, gostei mais do sabor.
Faça o teste com algumas marcas e encontre a que for melhor para o seu paladar. Bjos! =)
Obrigada Monalisa!
ResponderExcluirNão conheço a Líder vou tentar com Ades.
Bjss
você tapa os frascos antes de os embrulhar? eu tenho uma iogurteira e não estou conseguindo resultados...ficam sempre coalhados...n sei o que fazer mais...:(
ResponderExcluirVc já tentou bater com a batedeira só pra misturar ecdar a cremosidade pois já aconteceu de eu comprar um iogurte e ficava tipo qualhadinho aí bati um pouquinho com uma pá só dá batedeira e ficou cremoso de novo
ExcluirOlá Carina! Eu os tampo sim. Infelizmente eu não tenho nenhuma experiência com iogurteiras, eu ainda não comprei a minha. Será que ela não está aquecendo demais? É melhor você entrar em contato com o fabricante, as vezes é algum erro/problema pequeno que pode ser corrigido facilmente. Espero q vc consiga fabricar seus iogurtes logo! =) Bjoss
ResponderExcluirOi, Monalisa!
ResponderExcluirDescobri que estou com IL a pouco tempo e adorei a receita de iogurte natural de soja e dos comentários.
Estou reunindo algumas receitas para driblar essa nova situação. Não consegui copiá-la para salvá-la no meu PC. Como posso fazer isso?
Também fiquei interessada no pão caseiro.
Parabéns pelo blog
Um abraço
Simone
Olá Simone! Recebi o seu e-mail com este questionamento e vou responder por lá para ficar mais fácil e te explicar direitinho ok? Grande Beijo!
ResponderExcluirOi Monalisa... estava passeando um pouquinho por aqui e cheguei até esta postagem. Eu tenho uma iogurteira Top Therme que estava um pouco encostada porque só utilizava com leite normal. Desta forma a minha pequena ficava com vontade de comer e eu acabava tentando driblar dizendo que um dia desse faria. Pois bem, eu ando pensando em usar o leite com baixa lactose e vendo que vc usa o de soja e dá certo, fiquei incentivada. Você já teve alguma experiência com o leite baixa lactose nesse processo? Tenho o fermento e tudo o mais.
ResponderExcluirBeijinhos!
Fabiola
Oi Fabíola! Pode fazer sem medo que dá certo sim! Eu nunca fiz, porque infelizmente até o leite baixa lactose me dá reação. Mesmo sabendo que após a fermentação a lactose diminui mais, ainda assim tenho medo de passar mal. Porém conheço pessoas que fazem o iogurte com ele e dá super certo.
ResponderExcluirDepois me conta o que vc achou!
Grande Beijo! :D
Obrigado Monalisa, vou testar. Só vou atrás agora do fermento pois o meu venceu. Vou pesquisar a outra marca que você mencionou para ver o preço. Espero novidades para o nosso encontro.
ResponderExcluirFabiola
Oi, Monalisa!
ResponderExcluirGostei muito do seu blog, da delicadeza das cores que vc escolheu, e da disposição de cada campo.
Ficou agradável a leitura, enfim de muito bom gosto!
Tenho interesse em ter as suas receitas salvas no meu arquivo. Como obtenho sua autorização?
grata, abraço
Augusta
Olá Augusta!
ResponderExcluirMuito obrigada pelos elogios, fico feliz de saber que vc gosta do blog! =)
Quanto as receitas, se for para salvar no seu computador para uso pessoal, pode utilizá-las sem problemas. Para os que me pedem autorização para usar publicamente, eu só peço a gentileza que citem a fonte.
No momento eu estou com uma proteção no blog que impede o recurso de copiar e colar textos, porém como tenho recebido muitas dúvidas de pessoas que querem armazenar as receitas em arquivos pessoais, vou pedir auxílio para que este recurso seja retirado e que fique liberado a cópia novamente. Só peço por favor que vc aguarde mais alguns dias.
Grande Beijo!
Oi, Monalisa,
ResponderExcluirsó tenho que sentir gratidão pela sua resposta tão direta, tão rápida e tão simpática!
Quero começar uma produção de pães, tortas e patês para um público diferenciado. São pessoas que até podem comer laticínios, glúten, açúcares, mas, elas estão optando por uma alimentação mais saudável.
Com isso tenho pesquisado produtos de soja, farinhas de legumes, de frutas e de grãos que não encontramos nos mercados. (Encontrei um site>>> www.calusne.com.br <<< que tem alguns tens!)
Se você souber de outros sites que tenham mais informações, por gentileza, me indique?
Quero seguir suas postagens, penso que sempre terão excelentes dicas!
Bem grata mesmo, beijo,
Augusta
Olá,
ResponderExcluirMas o fermento que você usou é um fermento lácteo, o BioRich. Este fermento, como qualquer outro fermento usado no fabrico de iogurtes têm: culturas de Lactobaccilus acidophilus, Steptococcus thermophilus e Bifidobactrium. Tem certeza que é adequado a quem tem alergia ao leite e intolerância à lactose?
A minha filha tem alergia ao leite e gostava de lhe dar iogurtes de soja, mas todos os iogurtes de soja têm fermentos lácteos...
Aguardo a sua resposta,
Patrícia Silva
Olá Patricia,
ResponderExcluirDesde que comecei a pesquisar e a conviver com intolerantes a lactose e alérgicos ao leite sempre soube que todos utilizaram este fermento para fabricar os iogurtes caseiros de soja sem problemas.
Porém como o seu caso se trata de alergia a proteínas do leite de vaca, que requer o máximo de cuidado, decidi enviar um e-mail para a BioRich para te responder com a máxima certeza.
Coloco abaixo o e-mail que recebi com o esclarecimento, dizendo que não há problemas. Se quiser, posso te encaminhar o e-mail, é só deixar o seu contato aqui nos comentários.
"Prezada Monalisa, boa tarde!
Realmente o produto Biorich é composto apenas por bactérias láticas, mas mesmo assim, em sua composição é possível encontrar algum traço de proteína láctea devido a forma de produção do mesmo. Quando este fermento é adicionado a um outro alimento como o extrato de soja, estes traços são diluídos ainda mais o que os tornam praticamente imperceptíveis do ponto de vista analítico, permitindo dizer que o produto está praticamente isento de proteínas lácteas.
Qualquer outro esclarecimento por gentileza entre em contato.
Michael Mitsuo Saito
Project and Application Manager
SA ITC - Chr Hansen Brasil"
Adorei o blog no entanto, não tive sucesso com o iogurte de soja, ficou mais soro do que iogurte. Vc tem ideia do que pode ter dado errado?
ResponderExcluirOlá Aline, infelizmente não sei o que pode ter acontecido. Talvez possa ter sido a marca do leite de soja. Eu não estou mais conseguindo fazer o iogurte com o Ades, por exemplo. Simplesmente não dá certo. O único leite de soja que nunca me deixou na mão foi o Líder Light, eu o compro exclusivamente para fazer o iogurte. Para beber e usar em receitas doces uso o Ades.
ResponderExcluirTambém é importante não deixar a temperatura do leite de soja muito quente, para não atrapalhar o fermento.
Eu espero que vc consiga preparar o iogurte, vale a pena ter essa opção em casa.
Sinto muito em não poder ajudar muito, me conte se tudo der certo e se tiver alguma dúvida estou por aqui. =) Beijos!
Oi Monalisa!!!
ResponderExcluirADOROOOO seu blog, sempre leio e tiro muitas dicas e receitas dele! Muito obrigada por ajudar a facilitar nossa vida de IL!!Foi através de você que fui procurar o leite 0%lactose da Piracanjuba, e encontrei (moro em Floripa) !!!! Foi uma emoção sentir o gostinho do leite, que há anos não sentia mais!!!!Aí me empolguei e pensei...será que dá pra fazer o iogurte??Você já testou??? Estou pensando também em fazer doce de leite caseiro com este leite, só não sei se há algum empecilho pelo fato do leite ser semidesnatado...aguardo sua resposta, beijos!! E novamente muito obrigada, e parabéns pelo blog!!
Olá querida Eliseane, Muito Obrigada! =)
ExcluirDá para fazer o iogurte com o leite da Piracanjuba sim! A Cléo Bezerra, que é leitora do blog, me contou que ela fez o iogurte na toptherm usando o leite da Piracanjuba e que ficou perfeito. Quanto ao doce de leite, não acredito que você vá ter problemas, como eu nunca testei não vou poder afirmar, mas pelo que eu pude ver nas receitas que eu tenho aqui de doce de leite, não é essencial o uso do leite integral.
Espero que dê tudo certo! Quando vc fizer, volte aqui para me contar o que achou ok?
Agradeço mais uma vez o seu recadinho tão gentil! Grande Beijo! :)
oi monalisa, tenho intolerancia e ela piorou depois que fiz redução de estomago, vivo de ADES e hoje por acaso vi o iogurte sem lactose na rede Hortifruti...mas achei interessante sua receita de iogurte de soja, tenho uma duvida, se eu fize-lo com ADES zero natural, o sem açucar, daria certo? obg bjinhos e parabens!!
ResponderExcluirOlá Anna Laura! Eu já usei o Ades algumas vezes, mas usei o de baunilha normal e deu certo. O Ades zero eu nunca testei, então infelizmente não se te dizer como ficaria o resultado.
ExcluirEu acredito que dê certo, acho que vale a pena você testar. Grande Beijo! =)
Monalisa! Testei hoje a receitinha do doce de leite com o leite Piracanjuba zero lactose, e deu super certo!!É trabalhosinho pelo fato de ter que mexer o tempo todo por 1h, mas valeu a pena....sempre adorei doce de leite então estou realizada!!!kkk...quanto ao iogurte, que é o tema deste post, a loja que compro produtos naturais estava em falta do Biorich, porém assim que chegar testarei também, com certeza!!!
ResponderExcluirMuito obrigada pela sua atenção, e parabéns pela entrevista ao UOL!! Sucesso e que seu Blog prospere cada dia mais!Beijoca Eliseane!
Que ótima notícia Eliseane!!! Ai que delícia, vou ter que fazer também para matar a vontade! :) Muito obrigada, eu que agradeço o seu retorno e espero que vc também aprove o iogurte. Grande Bjo!
ExcluirParabéns pelo blog e pela receita. Essa receita de iogurte foi um quebra galho, porque antes de descobrir a IL eu tomava iogurte todos os dias pela manhã e já estava sentindo falta.
ResponderExcluirSó estou com uma dúvida. Estou utilizando o agar-agar para dar consistência, mas não estou conseguindo. Ele fica todo no fundo, mesmo mexendo bastante e parece que não dissolve direito.
Como você dissolve ele exatamente?
Olá Gabriela, depois de misturar o fermento no leite morno, eu coloco um pouco do leite em uma xícara (encho 1/2 xíc. aprox.) e misturo o ágar-ágar. Quando eu vejo que não ficou nenhum grumo, que está totalmente dissolvido, eu volto esse leite para o restante do leite morno e mexo bem.
ExcluirMuito estranho estar acontecendo isso, não me lembro de ter ocorrido esse problema comigo. Infelizmente não vou saber te dizer o porquê, me desculpe! :(
Beijos
Oi Monalisa! Eu acho que eu estou dissolvendo ele em uma quantidade de leite muito pequena, talvez seja isso! Vou tentar dissolvê-lo com meia xícara da próxima vez.
ResponderExcluirObrigada :)
Oi monalisa! Eu sou avó de uma menininha com algumas necessidades especiais relacionadas a alimentos com baixo colesterol. Amei o seu blog e gostaria de saber se você conhece alguma receita de queijo tipo pet suisse(o famoso danoninho) a base de queijo de soja.
ResponderExcluirObrigada :)
Olá! Eu nunca fiz e não conhecia, mas fiquei muito curiosa e dei uma pesquisada rápida na internet. Encontrei essa receita aqui http://www.sejavegetariano.com.br/veganinho-danoninho-vegan/
ExcluirVou fazer para ver se é bom, acho que a única coisa que eu poderia fazer diferente é aumentar a quantidade de morangos, para ficar com um sabor de morango bem forte sabe? Talvez 1 caixa e 1/2.
Espero ter ajudado! Beijos para vc e sua netinha! :)
Amei a receita.Te agradeço por posta-la,peço caso voce possa me ajudar, dando-me uma receita de hamburguer de soja feito com a massa de soja.Desde ja te agradeço.Deus te abençoe.
ResponderExcluirOlá Marcilene, que bom que gostou! :)
ExcluirEu tenho essa receita de hamburguer com proteína de soja http://www.diariosemlactose.com/2011/07/hamburguer-de-proteina-texturizada-de.html
Beijos!
Testei a receita com agar-agar, perfeito, muito obrigado pelo post!!!!!
ResponderExcluirEbaaa! Que bom que deu certo! :)
ExcluirOi Monalisa, parabens pelo blog. Gostaria de sber se da certo de fazer, o iogurte, com o leite de soja em pó. Beijos!
ResponderExcluirObrigada Edineia! Eu nunca testei fazer com leite de soja em pó. O que fiz foi acrescentar o leite de soja em pó ao iogurte para tentar dar mais consistência, mas o leite mesmo usei pronto. Infelizmente não vou saber te responder. :( Beijos
ExcluirOi Monalisa, gostaria de saber porque o meu iogurte ficou rachado e com bastante liquido pelo meio, fiz com o Ades. Obrigada
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ExcluirEu nunca consegui acertar o iogurte usando AdeS, não sei o motivo. Infelizmente não vou saber te responder. Tente outras marcas, eu recomendo o leite de soja da marca Líder, é o que mais dá certo para mim. Beijos
Olá Monalisa,
ResponderExcluirVocê sabe se é possível fazer iogurte com outros tipos de leites vegetais?
Parabéns pelo blog!
Renata Campos
Olá Renata! Eu ainda não testei. Algumas leitoras me contaram que não conseguiram. Eu vou pesquisar uma alternativa e conto quando conseguir, ok?
ExcluirGrande Beijo!
Mona, vc fez a receita com o amido de milho? A primeira vez que fiz foi só com o leite de soja e o fermento, ficou bem líquido... e tô sem agar agar, será que com amido dá certo?? Bjokas!!! Débora.
ResponderExcluirDá certo sim, Débora. Misture 1 colher de sopa de amido de milho ao leite ainda frio (não se esqueça de dissolvê-lo antes em um potinho separado para não ficar gruminhos) e prepare-o conforme a explicação acima. Beijos!
ExcluirBrigada flor, vou testar com o leite de soja, depois te passo o resultado! :)
ExcluirOlá Monalisa, adorei o seu Blog, Parabéns!
ResponderExcluirGostaria de fazer o iorgute com leite de soja caseiro, iorgute natural e amido de milho. Vc acha que da certo? ja fez dessa maneira? Eu gostaria de saber também a sua receita de leite de soja, ja fiz varios leites vegetais, mas nunca o de soja, gostaria de saber a sua para fazer o iorgute. Des de ja te agradeco!
Olá Camila! Eu nunca fiz desse jeito, mas acredito que dê certo sim. Eu nunca fiz leite de soja caseiro, para fazer o iogurte eu utilizo o leite de soja da Líder. Logo no começo que descobri a IL quis comprar aquelas máquinas de fazer leite vegetal caseiro, sabe? Mas acabei não comprando e faço em casa os leites mais simples e fáceis de preparar, como o de aveia, amêndoas... Beijão!
ExcluirOlá querida, obrigada pela atencao! vou fazer entao mesmo assim, e depois te conto se deu certo! E se nao for abusar demais, mais uma pergunta, sera que se fizer com a gelatina sem sabor da certo? Beijao!
ExcluirAcredito que sim, Camila. Mas como nunca fiz, só testando mesmo para ter certeza. Espero que dê certo! :) Beijos
ExcluirOlá, excelente blog. Gostaria de saber quantos lactobacillus há por porção ou a cada 50g? será possível determinar?
ResponderExcluirOlá Fe, obrigada!
ExcluirInfelizmente eu não vou saber te informar. Verifique com o fabricante do fermento, com certeza eles saberão te informar quanto a isso. Beijos
Boa tarde Monalisa parabéns pelo blog! O bio rich é um fermento lácteo, tu sabes me informar se ele não tem nada de lactose?
ResponderExcluirObrigado!
Olá, Muito obrigada!
ExcluirO fermento é isento de lactose sim. Beijos
VALEU PELA RECEITA !
ResponderExcluirTenho feito iogurte da seguinte forma: 1 litro de leite morno para um pote de iogurte natural industrializado, deixo algumas horas no forno. Qual é a diferença do iogurte natural para o uso do fermento?
ResponderExcluirAs duas formas dão certo e vai resultar num mesmo iogurte caseiro de soja.
ExcluirQuem não deseja ter contaminação com proteínas do leite de vaca (caso dos alérgicos à proteína do leite de vaca), utiliza o fermento (que não tem lactose e nem proteínas do leite).
Quem não tem problemas com a proteína, utiliza algum iogurte natural à base de leite para fazer o iogurte.
Beijos
Ola Monalisa.
ResponderExcluirDescobri seu site hoje. Parabens por ele.
Eu faco iogurte caseiro com leite sem lactose so que uso 2 (dois) litros de leite para um fermento. Rende bem mais, claro, e a consistencia e a mesma.
Espero que a dica seja valida pra todos. A economia do bolso tb agradece.
Bj.
Mirley Menezes
Olá, Mirley! Seja bem vinda! :)
ExcluirMuito obrigada pela dica! Beijão
Olá colegas intolerantes! Já ouviram falar naqueles "bichinhos" que fazem iogurte caseiro. É tipo umas sementinhas branquinhas que se multiplicam. É só colocar leite sem lactose e deixar umas horas ali paradinho e ta pronto, só colocar sabor morango e um pouco de açúcar.
ResponderExcluirParabéns Monalisa pela iniciativa deste blog, quem descobre intolerância a lactose primeiro se desespera, depois vai pra internet buscar informação, e este blog é tudo o que precisamos.
Abraço.
Qual o rendimento da receita?????
ResponderExcluir1 litro de iogurte
ExcluirOlá. meu nomé é Kamila, testei o iogurte com o leite zero lactose,
ResponderExcluirmas usei com espeesante o C.M.C, o iogurte não ficou muito consistente.
Fiz na minha faculdade, enquanto estava na câmara fria ele tinha uma consistência
bem boa, mas depois em geladeira ele ficou mais líquido.
Gostaria de saber se você sabe qual a quantidade indicada de CMC a ser utilizada.
Obrigada
Ola, Kamila!
ExcluirEu nunca utilizei CMC para fazer iogurte. So utilizo agar agar na quantidade indicada na receita.
Beijos
Olá!
ResponderExcluirGostaria de saber, se para deixar o Iogurte com maior consistência eu posso utilizar aquela gelatina incolor e sem gosto, vendida em super-mercados, em vez da gelatina de algas.
Olá! Eu ainda não fiz com a gelatina incolor tradicional. Acho que vale a pena sim fazer um teste, dissolva a gelatina conforme as instruções do fabricante e acrescente no iogurte no final, antes de levar à geladeira.
ExcluirBeijos
Fiz o iogurte com o leite zero lactose e com o fermento para iogurte mais não deu certo tentei por 2 vezes tenho termômetro e também a vasilha para colocar os iogurte.
ResponderExcluirOlá! O leite com zero lactose jamais irá fermentar, uma vez que as bactérias alimentam-se justamente da lactose para se reproduzirem. Porém, se você adicionar 3 colheres de açúcar por litro, a fermentação irá ocorrer, uma vez que as bactérias irão alimentar-se do açúcar. Mesmo no leite de soja, eu adiciono 3 colheres de açúcar por litro para maximizar a fermentação.
Excluirobrigada pela dica, Paulo!
ResponderExcluirvou acrescentar essa informação na postagem.
Abraços
Obrigado digo eu, Monalisa! Eu também costumo fazer um preparado de soja um pouco mais incomum, em casa. Trata-se de nattô (grãos de soja fermentados). Porém muitas pessoas repudiam devido ao forte odor e a alta viscosidade. É um excelente probiótico também!
ExcluirQue interessante, Paulo! Vou pesquisar sobre o nattô, quem sabe não me arrisco a fazer! Mais uma vez obrigada pelas ótimas dicas! Abraços
ExcluirE se usar gomq xantana ao invés da maisena.????
ResponderExcluirNunca utilizei no iogurte, Luene, então não sei te dizer como fica. Beijos
Excluirposso usar o leite de soja vendido em supermercado ? tipo ADES e outros p fazer iogurte de soja ?
ResponderExcluirSim. O iogurte da foto foi feito com leite de soja industrializado. Beijos
ExcluirBoa noite
ResponderExcluirGostaria de saber se dar para fazer este Iogurte de soja Caseiro light sem Lactose e sem adição de açúcar ?
Agrade desde já a resposta,
Josivaldo
Olá, Josivaldo! Infelizmente desconheço um método para fazer o iogurte sem adição de açúcar. Vou ficar te devendo essa. Abraços
Excluirola boa noite ....
ResponderExcluirpara fazer este iogurte .... o que seria esta bolsa termia .... pois nunca tentei fazer iogurte mas agora tenho que a pois minha prender filha tem alergia a proteína do leite e ela adora iogurte ... só gostaria de saber o que seria essa bolsa térmica agradeço a sua atenção com agente que sempre estamos atrás de novidades ... bjs e parabéns pelo blog.
Olá, Neiva! Bolsa térmica é uma bolsa com revestimento interno que mantém a temperatura do alimento. Vou colocar aqui um link do Google com fotos de diversos modelos de bolsas térmicas, você encontra até em supermercados. Dê uma olhada:
Excluirhttps://www.google.com.br/search?q=bolsa+t%C3%A9rmica&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=imfqUrqELNLSkQfs0IGQAg&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1440&bih=806
Beijos
Cara Monalisa,
ResponderExcluirPrezados leitores,
Gostaria de contribuir com uma informação muito importante, principalmente para os intolerantes à lactose, sobre o fermento "Bio Rich":
"as bactérias que estão contidas neste fermento são cultivadas em um meio que contém leite antes de sua liofilização. Apesar da quantidade ser muito pequena creio que não pode se encaixar em uma dieta para veganos.(...) Portanto, ele não contém laticínios nos ingredientes mas compostos do leite foram usados na produção. “ (fonte: comentário de Ieve Holthausen, no site http://www.menuvegano.com.br/article/show/1151/iogurte-de-amendoas-e-castanhas).
Agradeço pela atenção,
Marjorie
Olá, Marjorie!
ExcluirMuito obrigada pela informação. Esse é um ponto muito importante para os veganos, já que não é permitido em suas dietas nenhum alimento de origem animal.
Para os intolerantes à lactose (não veganos) o uso deste produto permanece seguro para utilização por ser isento de lactose.
Grande Abraço!
Olá! Tentei fazer com o amido de milho mas acho q o gosto de amido ficou muito pronunciado. Será q dá pra fazer com a gelatina sem sabor, no lugar do amido e do agar-agar q eu não achei?
ResponderExcluirOlá, Josi! Ainda não testei com a gelatina, seria necessário fazer um teste. Beijos
Excluirsou vegana, pelo que eu poderia substituir esse fermento?
ResponderExcluirOlá! Já vi diversas receitas que utilizam limão, mas nunca fiz em casa. Por exemplo, essa aqui: http://supermamafit.wordpress.com/tag/iogurte-vegano-caseiro/
Excluirbeijos
Tenho intolerância a lactose e refluxo gástrico e fiz o teste com o leite de amêndoas caseiro e não deu certo, já com leite de soja da marca batavo ficou perfeito. Testei também com leite piracanjuba 0 lactose e ficou perfeito , mas me deu queimação por causa da gastrite, agora vou guardar um tantinho para fazer o próximo iogurte. li em um site uma recomendação para fazer com floratil, alguém já fez e fica a mesma coisa? Bjos.
ResponderExcluiré necessario colocar açúcar ?
ResponderExcluiras 3 colheres de sopa são opcionais. Beijos
ExcluirOie, Mona. Tudo bem? Ja fez com leite vegetal? Beijos
ResponderExcluirOlá, Julle! Tudo bem e você?
ExcluirAinda não fiz. :(
Beijos
adorei o seu site !!!
ResponderExcluirvou anotar a sua receita e tentar fazer...
ja fiz uma vez , com um fermento pra iogurte mas não dessa marca , era bem baratinho mesmo, não sei se foi eu quem errou no preparo ou se era o produto, se bem que no caso não tenho termômetro , fiz meio que medindo a temperatura (teste com o dedo) e coloquei o fermento, tampei e deixei de um dia pro outro, abri e estava liquido...acredito que devo fazer como na sua receita, com o açúcar e o agar agar .(Como o amigo la no post anterior disse , que os fermento não se desenvolve sem a lactose) então deve ser isso que ocorreu de errado na minha receita..
Obrigada pela receita, depois vou testa la com outros leites vegetais!! bjim
Olá, alguém que tem alergia a proteina do leite de vaca, ja usou esse fermento para iogurte? Tenho medo de usa-lo e tambem fazer mal. Obrigada
ResponderExcluirVi, boa tarde, tenho a mesma dúvida!
ResponderExcluirMaria Fernanda e Vi, vejam a minha resposta em um comentário anterior sobre traços de leite e o fermento. Beijos
ExcluirOlá! Fiz a receita ontem e não deu certo. O agar agar ficou depositado no fundo e o leite ficou talhado. Será que era de qualidade ruim o agar agar? Percebi no fundo da panela em que eu estava preparando um resíduo tipo areia e ele tinha uma tonalidade escura. É normal? Foi a primeira vez que eu comprei agar agar.
ResponderExcluirOi, Mariana! Que pena que não deu certo!
ExcluirIsso não é normal. Você comprou o ágar-ágar que é branco e sem cheiro? Esse é o mais comum de encontrar, também chamado de Kanten.
Tem uma variedade de ágar-ágar que é um pouco mais escura e tem um cheiro bem forte. Esse não dá certo. Se esse foi o caso, o problema pode ter sido o ágar-ágar.
Beijos
nossa vc salvou meu filho ele é alergico a lactose .descobrie a pouco menos de um mês e ele só tem 1ano3mese ele gosta de iogute brigada q Deus abençoi todos os dia
ResponderExcluirQuerida, Helane! Muito obrigada pelo carinho! Fico feliz de estar ajudando. Grande abraço! :)
ExcluirOla, se eu não usar o açúcar também consigo fazer o iogurte? é que eu vou usar como um dos ingredientes para fazer queijo.
ResponderExcluirOlá Nubia, o açúcar é necessário para a fermentação. O que você pode fazer é usar um leite sem açúcar, assim o sabor ficará menos doce. Beijos
ExcluirBoa tarde!Como você a um receita de iogurte vegano de soja e no final da a dica em fazer com leite de vaca se lactose! Por acaso você sabe o que é ser vegano?Alex
ResponderExcluirBoa tarde Alex,
ExcluirA dica está no final da receita porque nem todos que acompanham o blog são veganos. Então aqui há sugestões para todos: veganos, alérgicos de todos os tipos, intolerantes, etc. O intuito do blog é ser inclusivo já que cada um tem o livre arbítrio de comer o que desejar. :)
E sim, sei o que é ser vegano e admiro muito quem é.
Abraços
bom dia
ResponderExcluireu fiz só com soja e bio rich como manda a embalagem, esterrilizei os potes de vidro. embrulhei e coloquei na térmica passado 6horas crio soro o que faco o que pode ter feito errado.
Olá! É normal criar o soro :)
Excluir