Chegueeei! :D
Agora chega de enrolação, vamos cozinhar!
Não vou sossegar enquanto não usar todas as 'tranqueiras-culinárias' que trouxe! Da cozinha eu não saio, da cozinha ninguém me tira! rsrs
Estou preparando um post sobre as minhas férias com dicas para os IL’s. Fui para a Alemanha visitar um casal de amigos e passei 3 semanas maravilhosas. Dentro de alguns dias publicarei! :D (O post já ficou pronto, para ler clique aqui)
Esse pão faz parte da minha infância e da infância do meu pai. A família do meu pai morava na fazenda e minha avó fazia esse pão para meu pai e meus tios. Minha avó ensinou minha mãe e minha mãe querida continuou com o ciclo e me ensinou. A receita é super simples e foi passada através do “boca a boca” no tempo da minha bisavó, então não sei para quem dar crédito.
O pão é neutro, você pode prepará-lo puro ou com recheio, tanto doce como salgado.
É super fofinho e rende bastante, se sua família for pequena faça meia receita.
Pão caseiro da fazenda sem lactose
½ copo de óleo
2 ½ copos de água morna
1 ovo ligeiramente batido com um garfo
1 sachê de fermento biológico de 10 gramas
2 colheres de sopa de açúcar refinado
1 colher de chá de sal
1. Em uma vasilha grande, coloque a farinha de trigo, o óleo, o ovo ligeiramente batido com um garfo, o fermento, o açúcar e o sal. Misture rapidamente com uma espátula.
2. Coloque a água aos poucos e vá misturando com as mãos. Dificilmente você precisará utilizar toda a água. Passe a massa para uma área de trabalho (eu utilizo a bancada da pia devidamente higienizada). Sove até ficar homogênea. E não se preocupe, você não ficará musculosa (o). Para dar ponto bastam 5 minutinhos. (Ela ficará como na foto grande)
O ponto exato é quando ela estiver fácil de modelar, sem grudar nas mãos. Se a massa grudar, acrescente um pouquinho mais de farinha. Se ficar muito seca, acrescente um pouco mais de água. (Se você for colocando a água aos poucos no começo, não precisará fazer essa correção).
3. Faça uma bola com a massa e a coloque na vasilha utilizada no passo 1. Cubra com um pano de prato para a vasilha ficar bem protegida e a deixa crescer por 1 hora ou até dobrar de tamanho em um lugar quente, dentro do forno (desligado), por exemplo. Em dias quentes ela crescerá bem rápido. (A foto pequena da esquerda é antes do tempo de crescimento e a da direito é depois do tempo de crescimento).
4. Depois de crescida, sove a massa mais um pouco e a abra com um rolo de macarrão.
Você pode fazer pães individuais ou fazer pães grandes. Divida a massa na quantidade de pães que desejar. Você poderá recheá-los ou fazê-los puro. Eu fiz 2 recheios, um de azeitonas e o outro de peito de peru com orégano. Enrole os pães como um rocambole.
Recheio de azeitonas verdes
A quantidade de recheio é à gosto. Para os recheios acima eu coloquei uma colher de sopa de azeite na massa aberta e espalhei com as costas de uma colher. Você pode também fazer recheios doces, como canela, goiabada, banana em pedaços, por exemplo.
5. Após modelar os pães, deixe-os descansando por mais 1 hora ou até dobrar de tamanho.
Esses foram os pães que fiz sem recheio. Para vocês terem uma idéia de como rende, com esta receita fiz esses 2 pães grandes sem recheio e mais 4 pães pequenos (quase médios) recheados.
6. Após a espera, asse-os no forno médio durante 40 minutos ou até dourar. Sempre que eu faço o tempo de forno é exatamente 40 minutos. Porém como pode haver diferenças de forno, preste atenção quando for fazer pela primeira vez. Se estiver dourado por cima e também por baixo já está pronto.
A receita parece longa, mas não é. A única coisa chata é esperar o crescimento dos pães. Porém depois, quando você começa a sentir o cheirinho de pão e melhor ainda, quando você come essa gostosura, a espera passa a ser perdoada. rsrs
Fiz este pão com a minha amiga na Alemanha e foi um sucesso! Depois me contem a experiência de vocês!
Amei esse post e to querendo meter a mao na massa agora mesmo rs
ResponderExcluirRealmente foi um sucesso esse pao aqui em casa, muitíssimo fácil e que delícia comer pao caseiro ainda mais sendo uma receita especial, de avó.
Valeu Lisa, assim que eu fizer o integral e os recheados eu te conto!
Como eu queria um pedacinho desse pão LINDO pra acompanhar a minha cervejinha agora... ;)
ResponderExcluirObrigada pela mensagem Tati, vou ficar esperando as fotinhos do seu pão integral!!
ResponderExcluirPatricia que honra tê-la por aqui! Muito Obrigada pelo comentário! :D
Uau! Espetacular essa receita. Vou preparar essa semana e venho aqui para contar o resultado. O pão que você fez com a Tati ficou lindo!
ResponderExcluirBeijinho!
Olá Kellyane! Obrigada pelo comentário! Me conta sim se ficou bom tá? Vou ficar esperando! Bjoss
ResponderExcluirPosso substituir a farinha de trigo por farinha de arroz? Meu namorado é alergico a gluten e lactose. Obrigada, Patrícia Pires
ResponderExcluirOlá Patricia, tudo bem? Eu não testei essa receita com farinha sem glúten, então não sei te dizer se o resultado ficaria satisfatório (a textura certamente não será a mesma). Recomendo que você visite este blog da Claudia Marcelino http://dietasgsc.blogspot.com/ , ela tem vários pães sem glúten, eu já fiz alguns, o que mais gostei foi a foccacia. Ela utiliza o CMC para melhorar a textura. Beijos
ResponderExcluirOlá, meu nome é Patricia Rabelo, estou muito feliz de conhecer o teu blog,e agradeço muuuuuito pelas receitas sem lactose, minha filha está doentinha e eu faço pricipalmente os pães que ela pode comer, seu blog me ajudou demais, e eu tomei a liberdade de colocar um post no meu blog, sobre a sua receita, na verdade eu escrevi muito rapidamente sobre a receita e coloquei o teu link para quem quiser aprender tbm.
ResponderExcluirMais uma vez MUITO OBRIGADA!!!!
Olá Patricia! Fiquei muito feliz de saber que minhas receitas estão te ajudando! :D Eu é que agradeço a sua visita! Vou agora conferir o seu blog, Grande Beijo para vc e para sua filha, espero que ela se recupere rapidinho!
ResponderExcluirOlá!! Agradeço a receita, geralmente as pessoas não passam receitas de família.... Quero tirar uma dúvida.: O Fermento é aquele saquinho de fermento desidatrado???? De padaria mas em pó???
ResponderExcluirOlá Silvana!
ExcluirO fermento é de saquinho sim, aqueles simples que encontramos no mercado, por exemplo da marca Oetker, Fleischmann, eu geralmente uso este aqui: http://www.fleischmann.com.br/culinaria/default.asp?page=http://www.fleischmann.com.br/culinaria/produtos/produto_interna.asp?id=164
Beijos!
Adorei esta sua receitinha estou levando comigo, para eu fazer aqui em casa..bjocas
ResponderExcluirOla como eu fico feliz em encontrar esse Blog!!
ResponderExcluirEu me Chamo Andreia Rocha,Moro na Bélgica a 14 anos e aqui para fazer as coisas deliciosas do Brasil é muito dificil,esse PÃO é tudo de bom,facil de fazer e é uma DILICIAaaa!!! Bjos no seu coração que Deus continui a te dar todos esses talentos que ajudam a muitossss!!!
Ah!! Os meus filhos amaram o Matheus(13) e o Lukas(7)
Olá Andreia! Fico muito contende em saber que vc e seus filhos aprovaram a receita! Muito obrigada e seja muito bem vinda ao blog! Grande Beijo :)
ExcluirUma DILIÇIAaaaaa meus filhos agradecem,A BÉLGICA tambem ;-)
ResponderExcluirEu nao tenh Blog mais gostaria que senpre que vc tivesse umas receitas boa vc me enviasse o meu email é:
ResponderExcluirCanhoto_deia@hotmail.com
Olá, você não precisa ter blog para acessar as receitas. É só acessar o blog no endereço www.diariosemlactose.com quando quiser. Beijos :)
ExcluirNão sei o que seria da minha vida sem esse BLOG maravilhoso, adorooooo!!!! Obrigada.
ResponderExcluirNão sei o que seria da minha vida sem esse BLOG. Adorooooo. Obrigada!!!!!
ResponderExcluirola estou fazendo pão pela primeira vez e parece q esta dando tudo certo!!!!!! agora é só por para assar e ver como vão ficar ....
ResponderExcluirVou usar farinha interal e não vou usar açucar... Espero que dê certo, rs...
ResponderExcluirOlá Monalisa, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei seu blog e quero agradecer todos os posts.
Recentemente descobri que tenho intolerâncias a lactose, glúten e soja. Está difícil encontrar pães industrializados e não me dei bem na cozinha, minhas tentativas foram frustrantes e meus pais ficaram bem ruins... :(
Você teria alguma receita para me indicar?
Muito obrigada,
Camila
Olá Camila!
ExcluirRecentemente fiz um curso de culinária funcional onde aprendi receitas sem glúten. Estou disponibilizando as receitas aqui no blog aos poucos, a primeira delas já foi publicada e é um pão de forma tradicional sem glúten, é uma receita simples e fácil, você pode conferir aqui: http://www.diariosemlactose.com/2013/05/pao-de-forma-tradicional-sem-gluten-sem.html
Também te indico o blog da Claudia Marcelino, http://dietasgsc.blogspot.com.br/ você poderá encontrar diversas opções de pães, bolos, tortas.
Espero que te ajude! No começo você poderá estranhar a textura e o sabor dos pães sem glúten, mas não desanime! Eles são saborosos e podemos incrementar com diversas farinhas diferentes, tornando-os bem nutritivos, muito mais do que os pães com farinha de trigo.
Grande Abraço!
Dá pra fazer meia receita? Quero muuito fazer esse pão, mas só eu vou comer aqui em casa :T kkkk. Obrigada!
ResponderExcluirOlá, Anna Beatriz!
ResponderExcluirDá para fazer meia receita sim. Utilize metade de todos os ingredientes e no caso do ovo utilize 1 ovo pequeno.
Beijos :)
Vou fazer este pão agora
ResponderExcluirMinha filha tem alergia ao ovo posso substituir?
ResponderExcluirOlá, anônimo!
ExcluirRecomendo que você prepare uma receita naturalmente sem ovos, como uma dessas quatro receitas que também estão no blog:
- pão em formato de trigo: http://www.diariosemlactose.com/2011/05/pao-com-bacon-formato-de-trigo.html
- pão estilo baguete: http://www.diariosemlactose.com/2011/01/pao-estilo-baguete-sem-lactose-e-sem.html
- pão integral com aveia e castanha do pará: http://www.diariosemlactose.com/2011/03/pao-integral-com-aveia-e-castanha-do.html
- rosca integral com aveia: http://www.diariosemlactose.com/2012/04/rosca-integral-com-aveia-da-simone.html
Espero que ajude!
Beijos
Adorei a receita to indo fazer agora, depois te conto como foi a experiencia. Mas já valeu pelo dica do recheio de azeitona.
ResponderExcluirOla, bia noite!
ResponderExcluirObrigado pela receita, mas, uma dúvida da pra guardar a massa?
Olá, Francisca!
ExcluirNunca guardei, sempre utilizei na hora, não sei te dizer como fica... beijos
Amei muito essa receita! Estou fazendo pela segunda vez e não pude deixar de passar aqui para encorajar os que estão indecisos em colocar a mão na massa rs Valeu mesmo, obrigada!
ResponderExcluirAhhh que linda! Que bom que gostou! :) :) :) Beijão!
ExcluirSerá que posso trocar essa farinha de trigo por farinha sem glúten (aquela da marca AMINA)?
ResponderExcluirBeijos!
Olá, Carolina! Só trocar pela farinha não vai dar certo :( Recomendo que você faça uma das receitas de pão sem glúten aqui do blog que são ótimas. :) Beijão
ExcluirOlá! Posso substituir o fermento pelo biológico fresco?
ResponderExcluirOi, Isa! Pode sim. Beijos
ExcluirPosso usar farinha integral? É a mesma quantidade?
ResponderExcluirPode usar. Uma maneira de usar farinha integral sem deixar o pão pesado é usar 1 parte de farinha integral para 2 partes de farinha de trigo comum. Se usar mais que isso fica mais pesado, porém mais integral de fato, rs. Beijos
ExcluirPra testar da pra reduzir a receita?Nunca fiz pão mais agora tenho que aprender por causa do meu filho.
ResponderExcluirOlá, Edna! Sim, pode fazer só meia receita. Beijos
Excluiracabei de fazer ficou uma delicía mesmo esquesendo do ovo
ResponderExcluiresqueci de acrescentar o ovo,mas ficou uma delicía mesmo assim.obrigada
ResponderExcluirOlá, Karini! Que bom saber que dá certo sem o ovo! rs Que ótimo que você gostou! Beijos :)
ExcluirOi Monalisa! Eu achei a quantidade de óleo bem grande, tem como substituir o óleo ou talvez reduzir a quantidade? Obrigada!
ResponderExcluirOlá, Dany! Será necessário realizar um teste, até hoje fiz somente com essa quantidade de óleo. Beijos
ExcluirVou substituir a farinha de trigo por farinha de aveia...vamos ver se dá certo ai volto e conto.Minha filha é alérgica ao trigo e leite, vou adaptando as receitas.
ResponderExcluirSuper beijo!!
Será que dá pra congelar depois de assado?
ResponderExcluirOlá, Danusa! Nunca congelei esse pão, infelizmente não sei te dizer como fica. Beijos
ExcluirOi, Monalisa!
ResponderExcluirPrimeira vez que eu faço pão que precise de sova e deu super certo! Cresceu tanto!! Ficou muito bonito! Eu fiz recheio de azeitonas em um, de goiabada no segundo (recomendo!!) e sem recheio no terceiro! Ficaram ótimos!
Apesar da demora do procedimento, achei que valeu a pena a espera!
Muito obrigada por mais essa receita maravilhosa!!!
Olá, Júlia! Uau, que delícia!!! Fico feliz de saber que você gostou! Super beijo :)
ExcluirOlá. Obrigada pwla receita. Eu substitui metade da farinha branca por integral. Ficou show!!!
ResponderExcluirOba!!!!
ExcluirOi tenho 13 anos e descobri há 9 messes a intolerância a lactose e esse receitas são ótimas
ResponderExcluirOlá, Larissa! Que ótimo saber que está gostando das receitas, muito obrigada! :) Beijos
ExcluirFiz meia receita para experimentar. Ficou excelente, além de render muito! Dividi a massa em oito pedaços e os abri em tiras bem finas, espalhando o recheio e enrolando como um rocambole. Quatro recheei com um refogado de presunto parma, berinjela e pimenta vermelha, dois com banana, canela, aveia e um risco de mel e dois com goiabada e queijo. A massa ficou crocante por fora e macia por dentro! Obrigado por compartilhar!
ResponderExcluirMaravilha, Wagner! Adorei!
ExcluirOlá!! A festinha foi ontem e foi um sucesso! Minha filha amou e todos gostaram das comidas. Esse pão foi a estrela!! Fiz umas 3 receitas dele com vários recheios.Muito obrigada pelas preciosas dicas e receitas!!! Beijos
ResponderExcluirQue delícia saber disso, Roberta! Fiquei muito feliz! Forte abraço!
ExcluirAdorei essa receitinha!!! Finalmente consegui fazer um pão fofinho, já tinha testado outras receitas q infelizmente ñ deram certo :(... Mas eu super recomendo essa, muito boa parabéns
ResponderExcluirOba, Andressa! Que ótimo que deu certo e que você gostou! :)
ExcluirFiz e ficaram ótimos. Adorei e parabéns pelo site! Ótimas dicas para nos que somos alérgicos!
ResponderExcluirOlá, Adriana! Fico muito feliz! Grande beijo!
ResponderExcluirSimples e gostoso.
ResponderExcluirMuito bom mesmo.
Ricardo, obrigada pelo feedback, fico feliz que tenha gostado. Abraço
ExcluirOlá, para substituir o fermento biológico pelo fresco (aquele de padaria) qual a quantidade ? Obrigada. Marcia Jacareí - SP
ResponderExcluirOlá Marcia, boa tarde! Para substituir você deve usar 2 tabletes (30g) do fresco. Grande Beijo!
ExcluirAcabei de fazer e estou aguardando o tempo de crescimento.Preciso abrir com o rolo se eu fizer sem recheio? Obrigada
ResponderExcluirOlá, Miriam! Com o rolo fica mais fácil de modelar, mesmo sendo sem recheio. Depois me conta se gostou do pão. Grande beijo!
ExcluirFiz essa receita hoje com recheio de calabresa defumada ficou maravilhosa! Amei esse pão divino! Super fácil
ResponderExcluirOlá, Mércia! Que delícia! :) :) Grande beijo!
ResponderExcluirFiz hj com filhote. Ficaram uma delícia. E os dele mais bonitos que os meus, pq como não tinha recheio nos meus não usei o rolo.
ResponderExcluirObrigada pela receita.
Super fácil vou tentar fazer
ResponderExcluirBOM DIA! tenho uma sobrinha que tem intolerancia a lactose gostari de receitas e se possivel onde comprar farinha sem glutem.OBRiGADA
ResponderExcluirBom dia! Aqui no blog há centenas de receitas, você pode acessar todas através do índice de receitas doces e salgadas que está logo no início da página do blog.
ExcluirA farinha você encontra em lojas de produtos naturais e em grandes supermercados.
Grande beijo
Já fiz esse pão...é uma delicia...
ResponderExcluirMonalisa, Monalisa...era td que eu precisava pra acabar de fisgar bem fisgado o meu amor,rsrs...ele tem intolerancia a lactose e eu resolvi procurar receitas de comidas que meu amado possa comer, tadinho como ele sofre...Mas o fato é que depois desses paezinhos ele vai ficar tão grato que vai começar a pensar no "casório! rsrs, beijos...obrigada.
ResponderExcluirhahahaha Adoreeeei! Quero ir no casório, hein! Grata pelo comentário e depois me conta se ele aprovou. Grande beijo
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOlá, Monalisa, se o pão foi sucesso, vc nem imagina a torta, meu Deus meu namorado amou de paixão, ele está simplismente deslumbrado com a torta, fez inumeros elógios, mas realmente é maravilhosa. muito obrigada, vc é um gênio"...rsrs
ExcluirE quanto ao casório ainda não tive oportunidade de dizer; ACEITO", mas já houve progresso! kkkk. E já se sinta convidadissima. bj grande, e mais uma vez obrigada!
hahaha Katiane, você é muito divertida! Estou adorando acompanhar a sua trajetória culinária rumo ao altar, rs. Ele é um homem de muita sorte por ter você como namorada que cozinha pra caramba, se demorar muito outro vai querer tomar o lugar dele rapidinho. Acho bom fazer o pedido logo... (sentiu a pressão, né!? Estou tentando te ajudar...).
ExcluirGrande beijo e ficarei na torcida para o pedido sair logo!
Monalisa! heeee...o pedido saiu, estamos noivos a quase duas semanas,rsrs...
ResponderExcluirfoi lindooo!!! bjbjbj...valeu pela torcida e por suas receitas fabulosas!
obrigada, pelo carinho.
Que notícia maravilhosaaaaaa!!! Fico super feliz! E olha que nem demorou muito, hein, você conseguiu conquistá-lo pelo estômago de verdade! rs Desejo muitas felicidades, que o amor e o companheirismo sempre sejam a base do relacionamento de vocês! Super beijo ao casal! <3
ExcluirRsrs...obrigada, estou muito feliz. que assim seja!
ResponderExcluirMonalisa, fiz o pão ontem e deu super certo!
ResponderExcluirÉ muito fácil de fazer! Foi só seguir a receita Tim Tim por Tim tim!
Todos em casa adoraram!
Ficou crocante por fora e fofinho por dentro 😊
Parabéns pelo blog!
Agora que vi que sou capaz, vou testar as outras receitas!!!!!
Que maravilha, Savanne! Fico muito feliz de saber que todos gostaram! E claro que você é capaz sim, vai me contando quando testar outras receitas, vou ficar feliz de ter notícias. Beijos
ExcluirEssa receita é uma maravilha, dá super certo. Para vc ter uma idea, num dia desses juntei o que eu tinha de farinha em casa (integral e branca) que dava 340 g. Resolvi tentar, respeitando a proporcionalidade dos outros ingredientes (ovo batido dá para dividir rsrs). E o resultado? Cinco pãezinhos fofos, com casquinha crocante, deliciosos. Agradeço muito por compartilhar suas receitas. Abraços
ResponderExcluirQue coisa mais linda, Tete! Fico muito feliz! Grande beijo :)
ExcluirÉ possível trocar o fermento biológico pelo químico?
ResponderExcluirOlá, Karine! Nessa receita não :(
ExcluirPosso trocar a farinha de trigo por farinha de arroz?
ResponderExcluirOlá, Karine! Nessa receita não. Sugiro que veja as outras receitas de pão sem glúten no blog, todas estão no índice de salgados: http://www.diariosemlactose.com/p/salgados.html
ExcluirBeijos
Adorei essa receita estou fazendo agora e adorei as dicas sem lactose tenho um bb e ele apresentou um quadro de intolerância a lactose como só se alimenta de leite materno estou tendo q mudar meus hábitos .Obrigada!!!
ResponderExcluirOlá! Que bom que gostou, fico muito feliz! Espero que as dicas sejam bastante úteis para você nessa fase. Grande beijo!
ExcluirPosso passar gema de ovo pra ficar mais dourado?
ResponderExcluirOlá! Pode sim.
ExcluirEu fiz ficou enorme kkkk todos gostaram, só duas dúvidas, precisa untar a fôrma e aquecer antes o forno?
ResponderExcluirOlá, Jair! Oba, que ótimo, fico feliz!!
ExcluirSim, unte a forma com óleo e forno sempre preaquecido quando for fazer pão, bolo, cookies...
:)