Slider

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Pão Caseiro Sem Lactose

Chegueeei! :D

Agora chega de enrolação, vamos cozinhar!

Não vou sossegar enquanto não usar todas as 'tranqueiras-culinárias' que trouxe! Da cozinha eu não saio, da cozinha ninguém me tira! rsrs

Estou preparando um post sobre as minhas férias com dicas para os IL’s. Fui para a Alemanha visitar um casal de amigos e passei 3 semanas maravilhosas. Dentro de alguns dias publicarei! :D (O post já ficou pronto, para ler clique aqui)

Esse pão faz parte da minha infância e da infância do meu pai. A família do meu pai morava na fazenda e minha avó fazia esse pão para meu pai e meus tios. Minha avó ensinou minha mãe e minha mãe querida continuou com o ciclo e me ensinou. A receita é super simples e foi passada através do “boca a boca” no tempo da minha bisavó, então não sei para quem dar crédito.

O pão é neutro, você pode prepará-lo puro ou com recheio, tanto doce como salgado.
É super fofinho e rende bastante, se sua família for pequena faça meia receita.


Pão caseiro da fazenda sem lactose

1 kg de farinha de trigo
½ copo de óleo
2 ½ copos de água morna
1 ovo ligeiramente batido com um garfo
1 sachê de fermento biológico de 10 gramas
2 colheres de sopa de açúcar refinado
1 colher de chá de sal

1. Em uma vasilha grande, coloque a farinha de trigo, o óleo, o ovo ligeiramente batido com um garfo, o fermento, o açúcar e o sal. Misture rapidamente com uma espátula.

2.  Coloque a água aos poucos e vá misturando com as mãos. Dificilmente você precisará utilizar toda a água. Passe a massa para uma área de trabalho (eu utilizo a bancada da pia devidamente higienizada). Sove até ficar homogênea. E não se preocupe, você não ficará musculosa (o). Para dar ponto bastam 5 minutinhos. (Ela ficará como na foto grande)


O ponto exato é quando ela estiver fácil de modelar, sem grudar nas mãos. Se a massa grudar, acrescente um pouquinho mais de farinha. Se ficar muito seca, acrescente um pouco mais de água. (Se você for colocando a água aos poucos no começo, não precisará fazer essa correção).

3. Faça uma bola com a massa e a coloque na vasilha utilizada no passo 1. Cubra com um pano de prato para a vasilha ficar bem protegida e a deixa crescer por 1 hora ou até dobrar de tamanho em um lugar quente, dentro do forno (desligado), por exemplo. Em dias quentes ela crescerá bem rápido. (A foto pequena da esquerda é antes do tempo de crescimento e a da direito é depois do tempo de crescimento).

4. Depois de crescida, sove a massa mais um pouco e a abra com um rolo de macarrão.
Você pode fazer pães individuais ou fazer pães grandes. Divida a massa na quantidade de pães que desejar. Você poderá recheá-los ou fazê-los puro. Eu fiz 2 recheios, um de azeitonas e o outro de peito de peru com orégano. Enrole os pães como um rocambole.

Recheio de peito de peru.


Recheio de azeitonas verdes


A quantidade de recheio é à gosto. Para os recheios acima eu coloquei uma colher de sopa de azeite na massa aberta e espalhei com as costas de uma colher. Você pode também fazer recheios doces, como canela, goiabada, banana em pedaços, por exemplo.


5. Após modelar os pães, deixe-os descansando por mais 1 hora ou até dobrar de tamanho.


Esses foram os pães que fiz sem recheio. Para vocês terem uma idéia de como rende, com esta receita fiz esses 2 pães grandes sem recheio e mais 4 pães pequenos (quase médios) recheados.


6. Após a espera, asse-os no forno médio durante 40 minutos ou até dourar. Sempre que eu faço o tempo de forno é exatamente 40 minutos. Porém como pode haver diferenças de forno, preste atenção quando for fazer pela primeira vez. Se estiver dourado por cima e também por baixo já está pronto.


A receita parece longa, mas não é. A única coisa chata é esperar o crescimento dos pães. Porém depois, quando você começa a sentir o cheirinho de pão e melhor ainda, quando você come essa gostosura, a espera passa a ser perdoada. rsrs
Fiz este pão com a minha amiga na Alemanha e foi um sucesso! Depois me contem a experiência de vocês!



98 comentários:

  1. Amei esse post e to querendo meter a mao na massa agora mesmo rs
    Realmente foi um sucesso esse pao aqui em casa, muitíssimo fácil e que delícia comer pao caseiro ainda mais sendo uma receita especial, de avó.
    Valeu Lisa, assim que eu fizer o integral e os recheados eu te conto!

    ResponderExcluir
  2. Como eu queria um pedacinho desse pão LINDO pra acompanhar a minha cervejinha agora... ;)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela mensagem Tati, vou ficar esperando as fotinhos do seu pão integral!!

    Patricia que honra tê-la por aqui! Muito Obrigada pelo comentário! :D

    ResponderExcluir
  4. Uau! Espetacular essa receita. Vou preparar essa semana e venho aqui para contar o resultado. O pão que você fez com a Tati ficou lindo!
    Beijinho!

    ResponderExcluir
  5. Olá Kellyane! Obrigada pelo comentário! Me conta sim se ficou bom tá? Vou ficar esperando! Bjoss

    ResponderExcluir
  6. Posso substituir a farinha de trigo por farinha de arroz? Meu namorado é alergico a gluten e lactose. Obrigada, Patrícia Pires

    ResponderExcluir
  7. Olá Patricia, tudo bem? Eu não testei essa receita com farinha sem glúten, então não sei te dizer se o resultado ficaria satisfatório (a textura certamente não será a mesma). Recomendo que você visite este blog da Claudia Marcelino http://dietasgsc.blogspot.com/ , ela tem vários pães sem glúten, eu já fiz alguns, o que mais gostei foi a foccacia. Ela utiliza o CMC para melhorar a textura. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, meu nome é Patricia Rabelo, estou muito feliz de conhecer o teu blog,e agradeço muuuuuito pelas receitas sem lactose, minha filha está doentinha e eu faço pricipalmente os pães que ela pode comer, seu blog me ajudou demais, e eu tomei a liberdade de colocar um post no meu blog, sobre a sua receita, na verdade eu escrevi muito rapidamente sobre a receita e coloquei o teu link para quem quiser aprender tbm.

    Mais uma vez MUITO OBRIGADA!!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Patricia! Fiquei muito feliz de saber que minhas receitas estão te ajudando! :D Eu é que agradeço a sua visita! Vou agora conferir o seu blog, Grande Beijo para vc e para sua filha, espero que ela se recupere rapidinho!

    ResponderExcluir
  10. Olá!! Agradeço a receita, geralmente as pessoas não passam receitas de família.... Quero tirar uma dúvida.: O Fermento é aquele saquinho de fermento desidatrado???? De padaria mas em pó???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvana!
      O fermento é de saquinho sim, aqueles simples que encontramos no mercado, por exemplo da marca Oetker, Fleischmann, eu geralmente uso este aqui: http://www.fleischmann.com.br/culinaria/default.asp?page=http://www.fleischmann.com.br/culinaria/produtos/produto_interna.asp?id=164
      Beijos!

      Excluir
  11. Adorei esta sua receitinha estou levando comigo, para eu fazer aqui em casa..bjocas

    ResponderExcluir
  12. Ola como eu fico feliz em encontrar esse Blog!!
    Eu me Chamo Andreia Rocha,Moro na Bélgica a 14 anos e aqui para fazer as coisas deliciosas do Brasil é muito dificil,esse PÃO é tudo de bom,facil de fazer e é uma DILICIAaaa!!! Bjos no seu coração que Deus continui a te dar todos esses talentos que ajudam a muitossss!!!
    Ah!! Os meus filhos amaram o Matheus(13) e o Lukas(7)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andreia! Fico muito contende em saber que vc e seus filhos aprovaram a receita! Muito obrigada e seja muito bem vinda ao blog! Grande Beijo :)

      Excluir
  13. Uma DILIÇIAaaaaa meus filhos agradecem,A BÉLGICA tambem ;-)

    ResponderExcluir
  14. Eu nao tenh Blog mais gostaria que senpre que vc tivesse umas receitas boa vc me enviasse o meu email é:
    Canhoto_deia@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você não precisa ter blog para acessar as receitas. É só acessar o blog no endereço www.diariosemlactose.com quando quiser. Beijos :)

      Excluir
  15. Não sei o que seria da minha vida sem esse BLOG maravilhoso, adorooooo!!!! Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Não sei o que seria da minha vida sem esse BLOG. Adorooooo. Obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  17. ola estou fazendo pão pela primeira vez e parece q esta dando tudo certo!!!!!! agora é só por para assar e ver como vão ficar ....

    ResponderExcluir
  18. Vou usar farinha interal e não vou usar açucar... Espero que dê certo, rs...

    ResponderExcluir
  19. Olá Monalisa, tudo bem?
    Adorei seu blog e quero agradecer todos os posts.
    Recentemente descobri que tenho intolerâncias a lactose, glúten e soja. Está difícil encontrar pães industrializados e não me dei bem na cozinha, minhas tentativas foram frustrantes e meus pais ficaram bem ruins... :(
    Você teria alguma receita para me indicar?

    Muito obrigada,
    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila!
      Recentemente fiz um curso de culinária funcional onde aprendi receitas sem glúten. Estou disponibilizando as receitas aqui no blog aos poucos, a primeira delas já foi publicada e é um pão de forma tradicional sem glúten, é uma receita simples e fácil, você pode conferir aqui: http://www.diariosemlactose.com/2013/05/pao-de-forma-tradicional-sem-gluten-sem.html

      Também te indico o blog da Claudia Marcelino, http://dietasgsc.blogspot.com.br/ você poderá encontrar diversas opções de pães, bolos, tortas.
      Espero que te ajude! No começo você poderá estranhar a textura e o sabor dos pães sem glúten, mas não desanime! Eles são saborosos e podemos incrementar com diversas farinhas diferentes, tornando-os bem nutritivos, muito mais do que os pães com farinha de trigo.
      Grande Abraço!

      Excluir
  20. Dá pra fazer meia receita? Quero muuito fazer esse pão, mas só eu vou comer aqui em casa :T kkkk. Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Olá, Anna Beatriz!
    Dá para fazer meia receita sim. Utilize metade de todos os ingredientes e no caso do ovo utilize 1 ovo pequeno.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  22. Vou fazer este pão agora

    ResponderExcluir
  23. Minha filha tem alergia ao ovo posso substituir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo!
      Recomendo que você prepare uma receita naturalmente sem ovos, como uma dessas quatro receitas que também estão no blog:
      - pão em formato de trigo: http://www.diariosemlactose.com/2011/05/pao-com-bacon-formato-de-trigo.html
      - pão estilo baguete: http://www.diariosemlactose.com/2011/01/pao-estilo-baguete-sem-lactose-e-sem.html
      - pão integral com aveia e castanha do pará: http://www.diariosemlactose.com/2011/03/pao-integral-com-aveia-e-castanha-do.html
      - rosca integral com aveia: http://www.diariosemlactose.com/2012/04/rosca-integral-com-aveia-da-simone.html
      Espero que ajude!
      Beijos

      Excluir
  24. Adorei a receita to indo fazer agora, depois te conto como foi a experiencia. Mas já valeu pelo dica do recheio de azeitona.

    ResponderExcluir
  25. Ola, bia noite!
    Obrigado pela receita, mas, uma dúvida da pra guardar a massa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Francisca!
      Nunca guardei, sempre utilizei na hora, não sei te dizer como fica... beijos

      Excluir
  26. Amei muito essa receita! Estou fazendo pela segunda vez e não pude deixar de passar aqui para encorajar os que estão indecisos em colocar a mão na massa rs Valeu mesmo, obrigada!

    ResponderExcluir
  27. Será que posso trocar essa farinha de trigo por farinha sem glúten (aquela da marca AMINA)?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carolina! Só trocar pela farinha não vai dar certo :( Recomendo que você faça uma das receitas de pão sem glúten aqui do blog que são ótimas. :) Beijão

      Excluir
  28. Olá! Posso substituir o fermento pelo biológico fresco?

    ResponderExcluir
  29. Posso usar farinha integral? É a mesma quantidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar. Uma maneira de usar farinha integral sem deixar o pão pesado é usar 1 parte de farinha integral para 2 partes de farinha de trigo comum. Se usar mais que isso fica mais pesado, porém mais integral de fato, rs. Beijos

      Excluir
  30. Pra testar da pra reduzir a receita?Nunca fiz pão mais agora tenho que aprender por causa do meu filho.

    ResponderExcluir
  31. acabei de fazer ficou uma delicía mesmo esquesendo do ovo

    ResponderExcluir
  32. esqueci de acrescentar o ovo,mas ficou uma delicía mesmo assim.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Karini! Que bom saber que dá certo sem o ovo! rs Que ótimo que você gostou! Beijos :)

      Excluir
  33. Oi Monalisa! Eu achei a quantidade de óleo bem grande, tem como substituir o óleo ou talvez reduzir a quantidade? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dany! Será necessário realizar um teste, até hoje fiz somente com essa quantidade de óleo. Beijos

      Excluir
  34. Vou substituir a farinha de trigo por farinha de aveia...vamos ver se dá certo ai volto e conto.Minha filha é alérgica ao trigo e leite, vou adaptando as receitas.
    Super beijo!!

    ResponderExcluir
  35. Será que dá pra congelar depois de assado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Danusa! Nunca congelei esse pão, infelizmente não sei te dizer como fica. Beijos

      Excluir
  36. Oi, Monalisa!
    Primeira vez que eu faço pão que precise de sova e deu super certo! Cresceu tanto!! Ficou muito bonito! Eu fiz recheio de azeitonas em um, de goiabada no segundo (recomendo!!) e sem recheio no terceiro! Ficaram ótimos!
    Apesar da demora do procedimento, achei que valeu a pena a espera!
    Muito obrigada por mais essa receita maravilhosa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Júlia! Uau, que delícia!!! Fico feliz de saber que você gostou! Super beijo :)

      Excluir
  37. Olá. Obrigada pwla receita. Eu substitui metade da farinha branca por integral. Ficou show!!!

    ResponderExcluir
  38. Oi tenho 13 anos e descobri há 9 messes a intolerância a lactose e esse receitas são ótimas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Larissa! Que ótimo saber que está gostando das receitas, muito obrigada! :) Beijos

      Excluir
  39. Fiz meia receita para experimentar. Ficou excelente, além de render muito! Dividi a massa em oito pedaços e os abri em tiras bem finas, espalhando o recheio e enrolando como um rocambole. Quatro recheei com um refogado de presunto parma, berinjela e pimenta vermelha, dois com banana, canela, aveia e um risco de mel e dois com goiabada e queijo. A massa ficou crocante por fora e macia por dentro! Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  40. Olá!! A festinha foi ontem e foi um sucesso! Minha filha amou e todos gostaram das comidas. Esse pão foi a estrela!! Fiz umas 3 receitas dele com vários recheios.Muito obrigada pelas preciosas dicas e receitas!!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia saber disso, Roberta! Fiquei muito feliz! Forte abraço!

      Excluir
  41. Adorei essa receitinha!!! Finalmente consegui fazer um pão fofinho, já tinha testado outras receitas q infelizmente ñ deram certo :(... Mas eu super recomendo essa, muito boa parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, Andressa! Que ótimo que deu certo e que você gostou! :)

      Excluir
  42. Fiz e ficaram ótimos. Adorei e parabéns pelo site! Ótimas dicas para nos que somos alérgicos!

    ResponderExcluir
  43. Olá, Adriana! Fico muito feliz! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  44. Simples e gostoso.
    Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, obrigada pelo feedback, fico feliz que tenha gostado. Abraço

      Excluir
  45. Olá, para substituir o fermento biológico pelo fresco (aquele de padaria) qual a quantidade ? Obrigada. Marcia Jacareí - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia, boa tarde! Para substituir você deve usar 2 tabletes (30g) do fresco. Grande Beijo!

      Excluir
  46. Acabei de fazer e estou aguardando o tempo de crescimento.Preciso abrir com o rolo se eu fizer sem recheio? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Miriam! Com o rolo fica mais fácil de modelar, mesmo sendo sem recheio. Depois me conta se gostou do pão. Grande beijo!

      Excluir
  47. Fiz essa receita hoje com recheio de calabresa defumada ficou maravilhosa! Amei esse pão divino! Super fácil

    ResponderExcluir
  48. Olá, Mércia! Que delícia! :) :) Grande beijo!

    ResponderExcluir
  49. Fiz hj com filhote. Ficaram uma delícia. E os dele mais bonitos que os meus, pq como não tinha recheio nos meus não usei o rolo.
    Obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
  50. BOM DIA! tenho uma sobrinha que tem intolerancia a lactose gostari de receitas e se possivel onde comprar farinha sem glutem.OBRiGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Aqui no blog há centenas de receitas, você pode acessar todas através do índice de receitas doces e salgadas que está logo no início da página do blog.
      A farinha você encontra em lojas de produtos naturais e em grandes supermercados.
      Grande beijo

      Excluir
  51. Monalisa, Monalisa...era td que eu precisava pra acabar de fisgar bem fisgado o meu amor,rsrs...ele tem intolerancia a lactose e eu resolvi procurar receitas de comidas que meu amado possa comer, tadinho como ele sofre...Mas o fato é que depois desses paezinhos ele vai ficar tão grato que vai começar a pensar no "casório! rsrs, beijos...obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha Adoreeeei! Quero ir no casório, hein! Grata pelo comentário e depois me conta se ele aprovou. Grande beijo

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Olá, Monalisa, se o pão foi sucesso, vc nem imagina a torta, meu Deus meu namorado amou de paixão, ele está simplismente deslumbrado com a torta, fez inumeros elógios, mas realmente é maravilhosa. muito obrigada, vc é um gênio"...rsrs
      E quanto ao casório ainda não tive oportunidade de dizer; ACEITO", mas já houve progresso! kkkk. E já se sinta convidadissima. bj grande, e mais uma vez obrigada!

      Excluir
    4. hahaha Katiane, você é muito divertida! Estou adorando acompanhar a sua trajetória culinária rumo ao altar, rs. Ele é um homem de muita sorte por ter você como namorada que cozinha pra caramba, se demorar muito outro vai querer tomar o lugar dele rapidinho. Acho bom fazer o pedido logo... (sentiu a pressão, né!? Estou tentando te ajudar...).
      Grande beijo e ficarei na torcida para o pedido sair logo!

      Excluir
  52. Monalisa! heeee...o pedido saiu, estamos noivos a quase duas semanas,rsrs...
    foi lindooo!!! bjbjbj...valeu pela torcida e por suas receitas fabulosas!
    obrigada, pelo carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que notícia maravilhosaaaaaa!!! Fico super feliz! E olha que nem demorou muito, hein, você conseguiu conquistá-lo pelo estômago de verdade! rs Desejo muitas felicidades, que o amor e o companheirismo sempre sejam a base do relacionamento de vocês! Super beijo ao casal! <3

      Excluir
  53. Rsrs...obrigada, estou muito feliz. que assim seja!

    ResponderExcluir
  54. Monalisa, fiz o pão ontem e deu super certo!
    É muito fácil de fazer! Foi só seguir a receita Tim Tim por Tim tim!
    Todos em casa adoraram!
    Ficou crocante por fora e fofinho por dentro 😊
    Parabéns pelo blog!
    Agora que vi que sou capaz, vou testar as outras receitas!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, Savanne! Fico muito feliz de saber que todos gostaram! E claro que você é capaz sim, vai me contando quando testar outras receitas, vou ficar feliz de ter notícias. Beijos

      Excluir
  55. Essa receita é uma maravilha, dá super certo. Para vc ter uma idea, num dia desses juntei o que eu tinha de farinha em casa (integral e branca) que dava 340 g. Resolvi tentar, respeitando a proporcionalidade dos outros ingredientes (ovo batido dá para dividir rsrs). E o resultado? Cinco pãezinhos fofos, com casquinha crocante, deliciosos. Agradeço muito por compartilhar suas receitas. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa mais linda, Tete! Fico muito feliz! Grande beijo :)

      Excluir
  56. É possível trocar o fermento biológico pelo químico?

    ResponderExcluir
  57. Posso trocar a farinha de trigo por farinha de arroz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Karine! Nessa receita não. Sugiro que veja as outras receitas de pão sem glúten no blog, todas estão no índice de salgados: http://www.diariosemlactose.com/p/salgados.html
      Beijos

      Excluir
  58. Adorei essa receita estou fazendo agora e adorei as dicas sem lactose tenho um bb e ele apresentou um quadro de intolerância a lactose como só se alimenta de leite materno estou tendo q mudar meus hábitos .Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que gostou, fico muito feliz! Espero que as dicas sejam bastante úteis para você nessa fase. Grande beijo!

      Excluir
  59. Posso passar gema de ovo pra ficar mais dourado?

    ResponderExcluir
  60. Eu fiz ficou enorme kkkk todos gostaram, só duas dúvidas, precisa untar a fôrma e aquecer antes o forno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jair! Oba, que ótimo, fico feliz!!
      Sim, unte a forma com óleo e forno sempre preaquecido quando for fazer pão, bolo, cookies...
      :)

      Excluir