Slider

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Escondidinho de linguiça


Fui ao mercado e comprei uma linguiça com ervas toda boazuda. Fiquei pensando em como iria prepará-la, e foi aí que lembrei do escondidinho, um prato tão fácil e relativamente rápido.
Como eu não tinha mandioquinhas, fiz com batatas e usei os ingredientes que tinha em mãos.

Escondidinho de linguiça - Sem Lactose, Sem Glúten, Sem Ovos

Para o purê:
500 gramas de batatas
3 colheres de creme vegetal* 

Para o recheio:
250 gramas de linguiça de sua preferência
2 tomates médios picados
1 cebola pequena picada ou cortada em tiras
2 dentes de alho amassados
1 pitada de pimenta do reino
1 colher de chá de orégano
Sal à gosto

Mais fácil impossível de preparar o purê. Cozinhe as batatas sem a casca e processe-as com um mixer com as 3 colheres de creme vegetal. Se não tiver o mixer, passe no espremedor de batatas, coloque o creme vegetal e mexa bem. Sinceramente, acho o leite ou creme de leite totalmente desnecessário, já que não precisamos de um purê líquido. E não se preocupe, o prato não ficará seco, o recheio fica levemente molhadinho.

Faça o recheio enquanto as batatas estão sendo cozidas. Tire a pele das linguiças e pique-as. Em uma panela antiaderente, frite as linguiças em sua própria gordura. Coloque os demais ingredientes e refogue até as cebolas ficarem molinhas e a água do tomate tenha secado um pouco.

Monte o escondidinho com uma camada de purê, recheio e mais purê para finalizar. Se quiser, coloque 10 minutinhos no forno e polvilhe orégano por cima.

*Update maio/2016: hoje em dia não costumo mais utilizar o creme vegetal para cozinhar, no purê coloco azeite de oliva ou manteiga ghee. Fica a dica como substituição. ;)

3 comentários:

  1. Que amor ficou a sua panelinha!!!!
    FIcou um encanto, uma delicadeza!
    E adorei a receita!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Olá Daniela, não me recordo a marca da linguiça mas era sem leite e sem ovos. Se o seu caso for alergia é recomendado que consulte o rótulo e o fabricante para verificar se há traços de leite e ovos. Grande Beijo!

      Excluir