Slider

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Bolo de Cenoura Diferente com Calda de Brigadeiro da Mirian


Eu ando toda trabalhada no chocolate ultimamente e parece que vocês captaram... O que já chegou de receita de brigadeiro não é brincadeira! Estou abastecida de receita até o ano que vem, obrigada! :)

O post de hoje está assim pecaminoso ao extremo no pecado da gula: vocês não tem noção de como ficou bom e do quanto eu comi. E não me envergonho em dizer. Aliás, não tenho um pingo de vergonha, apenas lamento por ter feito a besteira de ter preparado meia receita. Droga. Mas nem tudo está perdido porque fiz meia receita do bolo e não da cobertura, ou seja, me esbaldei. Amém.

Foi a leitora Mirian Lindgren que me mandou a receita desse brigadeiro que ela utiliza como cobertura e recheio de bolos e como brigadeiro de colher. E vejam só que coisa boa: utiliza somente 4 ingredientes, não vai o temido leite condensado de soja (odiado por muitos, tolerado por mim. Sim gente, passei a gostar dele ------> me julguem, não tô nem aí) e é DELICIOSO!

O bolo de cenoura diferente é do meu amigo Marbene, que é um talentoso chef de cozinha, proprietário de um fogão a lenha e além disso transborda (swing, será?) e simpatia! rs O bolo é diferente porque vai cenoura ralada, é muito aromático e tem textura e sabor deliciosos!

O conjunto da obra então... só provando para saber porque eu comi até me acabar!

E como não poderia deixar de ser, a Monalisa tem que dar uma de louca: fiz meia receita do bolo e coloquei para assar em uma assadeira muito grande, então ele ficou assim baixinho e feinho, coitado. Já era noite e todos sabem que eu sou uma negação para foto noturna mesmo quando os bolos saem bonitos, imaginem o desastre então se o bolo já sai feio. O que eu fiz? Cortei pedaços do bolo com um aro de metal, por isso ele ficou assim redondinho e mais apresentável (ou melhor, menos feio). tsc tsc tsc


Bolo de Cenoura Diferente - Sem Lactose
Fonte: ligeiramente adaptado da receita do Marbene, Blog do Marbene.

400 gramas de cenoura ralada fininho
100 gramas de farinha de trigo
100 gramas de creme vegetal
150 gramas de nozes trituradas (usei avelãs, mas pode ser amêndoas, castanha de caju...)
200 gramas de açúcar (usei 1/2 xíc. de sucralose forno e fogão, lembrando que eu fiz somente 1/2 receita)
3 ovos
1 clara batida em neve
1 colher de café de fermento em pó
raspas da casca de 1 laranja (não coloquei)
1 colher de café de canela em pó

1. Peneire a farinha junto com o fermento e acrescente as nozes trituradas. Reserve.
2. Misture o creme vegetal amolecido com o açúcar, junte as raspas da casca de laranja e a canela em pó. Acrescente os ovos um a um. Reserve.
3. Combine as duas misturas, acrescente as cenouras e por último a clara em neve, mexendo delicadamente de baixo para cima.
4. Coloque em forma untada com creme vegetal e leve ao forno médio (180 graus) pré-aquecido por aproximadamente 35 minutos.

Calda de Brigadeiro da Mirian - Sem Lactose, Sem Glúten, Sem Ovos
*também pode ser usado como recheio de bolos e brigadeiro de colher
A Mirian me explicou que as seriam aproximadas porque ela faz de cabeça, então fiz conforme o meu paladar. 

1 garrafinha (200 ml) de leite de coco
1 xíc. (chá) de açúcar (usei 3/4 xíc. (chá) de açúcar demerara)
1 xíc. (chá) de cacau em pó (usei 1/2 xícara)
1 a 2 colheres de sopa de amido de milho (usei 1 colher)

1. Misture o amido de milho em um pouco do leite de coco e mexa até dissolver bem.
2. Junte os demais ingredientes e leve ao fogo até engrossar.
Se deixar na geladeira, a calda vai engrossar mais e fica ainda mais gostosa no dia seguinte (segui a sua dica Mirian!), então tentem guardar alguma coisa para comer somente no próximo dia. Acredito que não dê para enrolar mesmo colocando mais amido de milho, porém dá um ótimo brigadeiro de colher!

Fica MUITO gostoso!
Está declarado como minha cobertura/recheio/brigadeiro de colher oficial! Façam! Garanto que vocês não vão se arrepender! 

Muito Obrigada Mirian, AMEI!


Beijos!

32 comentários:

  1. Olá Monalisa, sua linda e gulosa! rsrrsrs

    E sim, se quer saber, eu transbordo Swing, mesmo que não tenha a menor noção do que seja!

    Vamos combinar que além do talento com as caçarolas, seu texto é muito bom, bem humorado e correto.

    Parabéns, estou lisonjeado e reitero meus agradecimentos pelo carinho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de bolo! Essa combinação de sabores deve surpreender! E fiquei curiosa com o brigadeiro feito com leite de côco!!!
    Vou favoritar já!
    bjss :)

    ResponderExcluir
  3. Monalisa, genial essa cobertura da Mirian, sempre fico passada como as pessoas dão um jeitinho para driblar as adversidades na cozinha por ter alergia e comer coisas gostosas! Fora que o leite de coco deve dar um gostinho bãaaaao! Meu bolo de cenoura do dia a dia é igual ao do Marbene, com cenoura ralada, minha mãe sempre fez assim e fica mais prático no caso de quem bate bolo à mão (eu!). Ah, essa calda, tenho que experimentar qualquer dia desses, tipo amanhã :) Beijos!
    PS: Marbene mostrou no Encontro que tem simpatia, já na hora do swing ele pipocou :o)

    ResponderExcluir
  4. Deve ficar bom demais com a cenourinha ralada, mas é tão dificil fazer receitas medidas a peso... Vou tentar usando a lei da proporcionalidade, vamos ver se dá certo, rs...
    Beijos, Li.

    ResponderExcluir
  5. Monalisa ficou demais!!!! Estou literalmente babando... imagina se tivesse ficado bonito, tinha ido ai correndo.
    Linda estou em falta com as visitas nas cozinhas das amigas em razão de compromissos profissionais, mais um tempinho e vou regularizando.
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Monalisa, adorei essa receita.Deve ficar muito saboroso com as frutas secas.Seja nozes, amendoas o que for.Beijos querida, tudo de bom.

    ResponderExcluir
  7. Humm, já achei então a receitinha do brigadeiro com leite de coco que você comentou e das trufas também, está anotado.
    Beijos
    Fabiola

    ResponderExcluir
  8. Hmmm, que delícia! Também tenho um bolo de canela com cobertura de chocolate, aqui fica a partilha:

    http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2012/11/bolo-de-canela-com-cobertura-de.html

    ResponderExcluir
  9. Olá! Tenho acompanhado seu blog há algum tempo pois minha filha tem APLV e alergia à ovo. Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos e receitas! Essa cobertura de chocolate era tudo o que eu precisava para substituir recheios e coberturas de bolos que fazia antes da minha filha nascer. É realmente uma delícia e ninguém diz que não tem leite!!! Parabéns pela dedicação e pelo blog, vou continuar te acompanhando e quando eu tiver algo novo para passar eu te encaminho :-)

    ResponderExcluir
  10. Beijos para todos!
    Elisangela, que otimo que gostou, fico feliz! Obrigada e super beijo! :)

    ResponderExcluir
  11. Fiz so a cobertura p um bolo nega maluca sem leite. Maravilhoooooosoooooooooo!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz duas semanas que descobri que tenho intolerância a glúten. Como posso substituir o trigo na receita do bolo?

      Excluir
    2. Olá! Como esse bolo é diferente e fica um pouco mais úmido, acredito que se utilizar a farinha de arroz no lugar da farinha de trigo vai dar super certo! De qualquer forma, será precisa fazer um teste para ter certeza, mas eu arriscaria sem medo! :) Beijão

      Excluir
  12. Para substituir o cacau, posso usar o chocolate Classic zero da Nestle?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Deborah!
      Eu já fiz com chocolate em barra e a textura fica completamente diferente. Fica bem firme, principalmente se colocado na geladeira. Eu não gostei... Prefiro utilizar o cacau nessa receita.
      Beijos

      Excluir
  13. Adorei a dica. Domingo eh aniversário da minha pequena APLV. E estava procurando uma receita para fazer um bolo pra ela. Vou tentar esta sem as claras. Será que vai dar certo? Muito obrigada e como faço para te seguir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elaine!
      Recomendo que você escolha um dos bolos sem ovos aqui do blog, acredito que fazer esse bolo sem as claras não fique bom. Você pode verificar os bolos sem ovos no índice de doces, neste link: http://www.diariosemlactose.com/p/doces.html
      Você pode me seguir no Facebook (https://www.facebook.com/diariosemlactose), no Instagram (@diariosemlactose) ou no Twitter (@diariolactose).
      Qualquer dúvida me avise! Grande beijo para você e sua filha

      Excluir
  14. Oi Monalisa,

    Usei essa calda da Mirian com algumas adaptações para fazer um recheio para meus cupcakes. Ficou muito gostoso, depois olha lá a "carinha" dele:
    http://semlactosecomalegria.blogspot.com.br/2014/04/cupcake-de-chocolate-com-recheio-de.html

    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Fiz a cobertura de chocolate e cobri em um bolo de leite de coco. Nossa ficou muto bom.

    ResponderExcluir
  16. Oi Monalisa! Descobri recentemente minha intolerância à lactose :/ porém fiquei feliz em achar a sua página e ver que existem várias opções :) quero fazer esta receita, mas não tenho amido de milho...com o quê posso substituir? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu já testei usando fécula de batata e a textura fica estranha. Outro substituto infelizmente não sei te dizer, eu não recomendaria substituir.
      O que você pode fazer é levar ao fogo baixo sem o amido e aguardar reduzir, vai virar um brigadeiro do mesmo jeito, a única diferença é que vai demorar bem mais no fogo.
      Depois me conta! :)
      Beijos

      Excluir
    2. Oi! Usei uma colher de sopa da Becel azul! Ficou ótimo!! :D beijo e obrigada!

      Excluir
  17. Não consigo fazer muitas receitas desse site porque vocês, muitas vezes, só colocam a quantidade em gramas de cada ingrediente!!!!
    Vocês também precisam colocar a porção em xícaras, colheres, copos etc, mesmo que isso signifique perder um pouco a precisão.
    A maioria das pessoas não tem balança em casa para calcular 400 gramas de cenoura ralada fininho (por exemplo)
    Isso é o mínimo que se espera de um site de receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado "anônimo",
      Compreendo o que você disse.
      Quando comecei a cozinhar também não tinha balança. Muitas vezes recorri a conversor de medidas na internet ou deixei de preparar alguma receita por falta desse utensílio. Como grande parte das receitas de livros estão em gramas e como a confeitaria exige receitas em gramas, decidi comprar uma balança baratinha por menos de 30 reais em um supermercado. Tenho a mesma balança até hoje, já faz 5 anos e é extremamente útil na minha cozinha.
      Atualmente, quando crio ou preparo alguma receita em casa procuro sempre colocar em medidas caseiras (xícaras e colheres, como citou) porque entendo que nem todos tem acesso a balança. Mas receitas antigas que foram publicadas assim (que é o caso dessa que foi publicada em 2012), só vou conseguir alterar caso refaça a receita, o que é difícil de acontecer.
      Discordo da sua última frase, acredito que o mínimo que se espera de um site de receitas é que as receitas sejam boas. Estou desde 2010 com o blog com o intuito de ajudar, compartilhar, dividir... sempre com o maior carinho e dedicação. Sei que está sendo útil para muitos, mesmo que nem sempre as receitas estejam em medidas caseiras. Peço desculpas se não está dentro dos padrões que você considera o mínimo.
      Acredito também que para expressar uma opinião não é preciso ser indelicado.
      Abraços,

      Excluir
  18. Eu adoro chantilly mais nunca conseguia fazer, fiz um curso de confeiteiro e hoje nao so faço chantilly delicioso como muitas outras coisas inclusive ganho um bom dinheiro fazendo doces para fora...fica a dica...Grande Beijo

    ResponderExcluir
  19. Ameiiiiii tudo aqui.Vamos fazer esse blog funcionar gente.Estou conhecendo hj pela primeira vez esse blog.Tenho 3 filhas com intolerância a lactose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza, que energia boa da sua mensagem, fico muito feliz com esse retorno. Obrigada! Grande Beijo

      Excluir
  20. bom dia, estou apaixonada por suas receitas!!! ontem fiz o leite de coco, o leite condensado e consegui chegar no ponto certo do brigadeiro de leite de coco usando chocolate em barra Zero MIlk. Ficou incrivel!!!! minha filha faz 3 anos no próximo mês e vou fazer varias coisas para a festinha dela na escola, tudo sem leite, sem ovos!!! muito obrigada por existir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ludmila! É muito gratificante ler a sua mensagem, fico imensamente feliz de saber disso!
      Deu até vontade de participar da festinha, posso ir? rs
      Desejo um lindo aniversário para a sua filha e que ela sempre tenha na memória as gostosuras que a mamãe fez para ela na infância com tanto carinho!
      Super beijo

      Excluir