Slider

terça-feira, 12 de junho de 2012

Devolutiva: 3° Gluten Free e 1° Zero Lactose


Olá queridos!

Lembram deste evento que eu falei para vocês?
O 3° Gluten Free e o 1° Zero Lactose aconteceu no dia 2 de Junho, no Hotel Matsubara aqui em São Paulo. Eu participei das palestras da programação científica (pois sou estudante de Nutrição) e ao mesmo tempo também ocorreu uma programação aberta com palestras para o público em geral.

O evento estava lotado, eu não esperava tantos participantes para as palestras abertas! Sinal que as pessoas estão demonstrando mais interesse e procurando orientação sobre o assunto, não é mesmo?

Houve também um salão com expositores, com empresas que comercializam produtos sem glúten e sem lactose e outros ligados a área da saúde, que estavam expondo seus produtos e fazendo degustação e sorteios.

Tivemos dois coffee breaks com opções sem glúten e sem lactose, que vocês podem conferir na foto abaixo. Muitos expositores são os mesmos da feira Naturaltech e Bio Brazil Fair então para não repetir, vou mostrar os produtos somente dos expositores que eu não citei na postagem da feira, ok?

(clique na foto para ampliar)

Na mesa do coffee break haviam queijos sem lactose da Balkis. No site da empresa, há uma listagem com o teor de lactose presente em cada produto. Para ver a listagem e saber aonde encontrar na sua cidade, clique aqui.

(clique na foto para ampliar)

A Good Soy também estava por lá com o lançamento da coleção Meu lanchinho Looney Tunes especialmente para as crianças com restrição ao glúten e ao leite. A coleção tem pão de mel, snacks de diversos sabores e cookies de chocolate com frutas vermelhas.
Outro produto que estava na mesa do coffee break eram os snacks de soja (salgadinhos de soja) de diversos sabores que foram devorados pelos participantes, muito gostoso! 
Acesse o site clicando aqui.

A Jasmine compareceu trazendo produtos como o leite de arroz e as papinhas e purezinhos orgânicos. Acesse o site clicando aqui.

(clique na foto para ampliar)

A Grani Amici, uma empresa que eu não conhecia, oferece opções como pães, bolos e torradas sem glúten e sem lactose. Para saber onde encontrar, clique aqui.

E a Piracanjuba levou o leite Zero Lactose, o primeiro leite (de vaca) zero lactose do Brasil. Lembram que eu falei dele neste post? Pude ver muito IL feliz da vida de saber que poderá consumir leite novamente. =)
Para saber onde encontrar, clique aqui.

Sobre as palestras: 
O evento leva o nome Gluten Free e Zero Lactose, mas foi explicado que o intuito era discutir sobre o leite como um todo, englobando tanto intolerância à lactose como alergia à proteína do leite de vaca.
Eu, como estudante de Nutrição, consegui absorver muita informação principalmente em relação ao glúten, que não faz parte da minha realidade assim como a lactose faz. 
As palestras e os assuntos de uma maneira geral, focaram mais no glúten do que na lactose, talvez por existirem mais pesquisas, mais novidades e de certa forma mais interesse (por parte de pesquisadores) no glúten do que na lactose/alergia ao leite. 
Eu sou defensora de causa e tenho certeza que em um futuro breve a lactose e as alergias alimentares como um todo vão receber a atenção que merecem. Há muita coisa para ser desvendada e querendo ou não, o mundo está se tornando cada vez mais alérgico, não é? 
Vou ser presença garantida anualmente neste evento e espero acompanhar o progresso dessa área com o passar dos anos.

Beijos!

2 comentários:

  1. Você provou esse leite zero lactose? Queria muito saber sobre o gosto!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! É gosto de leite comum, o fato de não ter lactose não provocou alteração no sabor (pelo menos na minha opinião, rs). Beijos!

      Excluir