Slider

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Pó para Capuccino da Maria Tereza


Nessa época do ano eu fico louca por alguma bebida quentinha que não seja chá e café. Não que eu não goste de café, muito pelo contrário. Se não fosse a futura-nutricionista-que-existe-em-mim para me dar juízo, eu tomaria 2 litros por dia facilmente, hehehe.

A receita enviada pela Maria Tereza Beraldi de São Paulo (mãe da minha companheira de aventuras culinárias Carol Beraldi) chegou para conquistar meu coração. É um pó para capuccino muito gostoso e fácil de fazer, que veio aumentar as opções de bebidas quentes nesse inverno. O melhor de tudo é que ele pode ser facilmente transportado para onde você quiser, depois é só acrescentar água e açúcar à gosto e está pronto!

Aceita um capuccino? ;)


Pó para Capuccino (sem lactose, sem ovos, sem glúten)
Fonte: receita enviada pela Maria Tereza Beraldi.

300 gramas de leite de soja em pó (extrato de soja em pó)
50 gramas de café solúvel (se gostar de café, pode colocar 100 gramas)
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1. Bata todos os ingredientes no liquidificador (coloque na função pulsar) e guarde em um pote hermeticamente fechado.
2. A proporção de pó fica a seu critério: a Maria Tereza sugeriu 1 colher de sobremesa do pó para 1 xícara de chá de água quente. Como eu gosto de mais forte, coloco 1 colher de sopa cheia. Para xícaras maiores, como a da foto, coloco 2 colheres de sopa. Veja o que mais te agrada. :)


Muito Obrigada Maria Tereza, adorei! 
O capuccino virou presença obrigatória nas minhas tardes de estudo! :)

Beijos!

27 comentários:

  1. ADOREI!!! E o gostinho e o cheirinho?!... Ah parece que estou sentindo já... Amanhã mesmo vou fazer essa mistura pois tomar um capuccino é um desejo 'incubado' como disse uma das leitoras do blog, lá no face, eu li e me identifiquei logo pois tomar um capuccino é algo que desejo desde SEMPRE!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olha, sou suspeita para falar deste cappuccino. Sempre fui viciada nesta bebida e depois que descobri meu problema de lactose não pude mais tomar. Mass, coração de mãe é uma coisa de louco. Ela ficava testando as receitas até que conseguiu achar o ponto certo para que não ficasse com gosto ruim. Mãe, obrigada por fazer com que meu café da manhã ficasse gostoso. bj

    Carol Beraldi

    ResponderExcluir
  3. Monalisa será que tu poderia dar as quantidades de leite de soja em pó e do café solúvel em colheres?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lalis, eu não tenho a medida em colheres. Mas para te ajudar, a lata de leite de soja de diversas marcas já vem com 300 gramas, então você usa 1 lata. Em relação ao café, geralmente a embalagem vem com 200 gramas (aquela embalagem de vidro), então você pode medir a olho e colocar 1/4 da embalagem (se for usar 50 gr) ou coloca metade da embalagem (se for usar 100 gramas).
      A proporção da receita é apenas uma sugestão, você pode também dividir os ingredientes a gosto. Espero ter ajudado! Beijos!

      Excluir
    2. o extrato de soja pode ser comprado nas lojas de produtos naturais a granel, ou seja, você pede a quantidade que vai desejar, nesse caso, 300g. Já o café solúvel é vendido em sachê com 50g.

      Excluir
  4. Monalisa
    Vim conhecer seu blog e já de saída fiquei abismada com tantas coisas que podem ser preparadas sem lactose. Nem passava isso na minha cabeça...
    Adorei cada ideia.
    Ah, e coloquei o Diário no meu blogroll.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Não sei se vocês receberam meu e-mail com a receita do bolo de laranja com coco, se não, eu poderia reenviar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina, recebi sim. Assim que possível vou preparar. Obrigada! Beijos

      Excluir
  6. Mona flor, são 100g ou 300g do leite de soja? Fiz com 100g e ficou intragável com água. Coloquei com leite de baixa lactose (Sensy - Batavo) e ficou ótimo. No comentário da Lalis vc disse 1 lata de 300g!!! Dúvida :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, me perdoe! São 300 g de leite de soja em pó mesmo. Acrescente mais 200g na receita que você preparou, por gentileza.
      Peço mil desculpas, há alguns dias incluí a informação que se gostar de café pode colocar 100g e não sei como, cometi esse erro de digitação horroroso no leite de soja também. =(
      Beijos!

      Excluir
    2. Hahahaha agora vou esperar a minha 'próxima leva' já que estamos tomando com os leites de baixa lactose ;) obrigada.

      Excluir
    3. Oi Mari, lendo os comentários vi que você foi a única que usou leite sem lactose. Não entendi mto pelo comentário, vc usou 300g também? :)

      Excluir
    4. Déa, a Mari usou 100g de leite de soja em pó porque eu cometi um erro de digitação na receita na época. Então para melhorar o sabor, ela misturou o pó de capuccino (feito com 100g) com o leite sem lactose e não com água como diz a receita, entendeu?
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Monalisa, tu sabes qual a função do bicabornato de sódio? Eu não gosto de leite de soja... nem de nada de soja na verdade, me dá um pouco de indigestão... complicado para um IL...
    Até mais,
    Anna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna, a Carol (filha da Maria Tereza) me disse que o bicarbonato ajuda a formar uma espuminha assim que juntamos a água quente ao pó.
      Que pena que você não se dá bem com o leite de soja! =( Ele acaba sendo o substituto mais fácil do leite, mas ainda bem que existem outras opções de leites vegetais, não é mesmo? Beijos!

      Excluir
    2. Meninas, agora tem leite de côco em pó! Acabei de fazer um pouquinho para experimentar amanhã :) depois conto como ficou...

      Excluir
  8. Eu comprei extrato de soja em pacote de 500g, vou usar 300 como indicado, com 50 gr nescafé e 5 col sopa chocolate em pó. Depois conto como ficou nessa proporção.

    ResponderExcluir
  9. Adorei essa receita! Fiz hoje e ficou uma delícia! Não senti o gosto da soja =). Já tentei misturar o café com leites vegetais (soja e amêndoas), mas nunca gostei muito do sabor.
    O leite em pó que eu uso é o da Supra Soy sem lactose! Acho o sabor dele mais suave e saboroso que o Soymilk da Olvebra. Não sei qual marca o pessoal tem utilizado, mas acho que deve fazer diferença no sabor.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  10. Olá. Fiz a receita do cappuccino e ficou muito boa mesmo. Já estava acostumada com o cappuccino de leite em pó, mas agora não posso mais toma-lo. Tenho intolerância à lactose. Então descobri esta receita com o extrato de soja e fiz. Só que ao colocar a água, e mexer daí a pouco vejo que a mistura ficou aguada e decantou. Porque será? Alguém pode me dizer se o de vocês aconteceu isso... Coloquei em vez de cacau, 2 colheres de sopa rase de Nescau. Será que foi por isso? Peço ajuda.
    Beijos e Gratidão,
    Marília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marília!
      Infelizmente não sei te pedir porque isso aconteceu. :(
      Será que você não colocou pouco pó para muita água e por isso ficou aguado?
      O fato de decantar pode ser a qualidade do extrato de soja, alguns demoram um pouco para dissolver, é preciso mexer bem.
      Desculpe não saber ao certo porque isso ocorreu, espero que algum leitor possa nos dar uma dica. Grande beijo!

      Excluir
    2. Olá Marília,

      Ontem fui ao supermercado e vi que tinha a farinha de soja e o extrato de soja, os dois são idênticos, mas são usados para fins diferentes... A farinha é para bolos e o extrato substitui o leite, penso que você deve ter usado a farinha, pois ela decanta mesmo. Fiz com café descafeinado e o capuccino ficou muito bom, não fica igual ao tradicional com leite em pó, é mais ralo. Fica gostoso!! Beijos à todos!!

      Excluir
  11. Olá, descobri seu blog agora, pois comprei leite em pó Ninho Zero Lactose e amo cappuccino e agora quero fazer para poder tomar novamente. obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Acabei de fazer com extrato de soja e adicionei açúcar mascavo, pra já ficar adocicado. Gostei!
    Tenho uma dúvida: eu comprei o extrato de soja, e não o leite em lata, pois li na lata que continha outros ingredientes além da soja. Pelos comentários pude perceber que na verdade tanto faz. É isso mesmo?

    ResponderExcluir
  13. Fiz com leite ninho 0% lactose e ficou ótimo! Tenho esofagite e sou viciada em café, capuccino e demais derivados. Obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
  14. A receita é maravilhosa, não deixa nada a desejar para o original com lactose, melhor ainda com o cacau, fica mais saboroso do que com o achocolatado. Sobre o leite 0% lactose é preciso lembrar que se a pessoa tiver também alergia a proteína animal, assim como eu tenho, deve usar somente o extrato de soja!

    ResponderExcluir
  15. Pessoal tentem fazer com leite de Coco em pó, fica muito gostoso, fiz na mesma proporção da receita original!

    ResponderExcluir