Slider

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Queijos Sem Lactose e Queijos Veganos


ATUALIZAÇÃO 15/07/2013: Já faz quase 1 ano que escrevi este post e já apareceram novidades em relação aos queijos. Como vocês poderão ver abaixo, já temos uma linha de queijos sem lactose específico para o público de IL com 5 tipos de queijos diferentes. Conforme as novidades forem aparecendo, vou atualizando essa postagem, ok? ;)

Acredito que vocês já tenham ouvido falar que os queijos maturados tem a quantidade de lactose super reduzida por causa do processo de fabricação, certo?

Mas mesmo sabendo disso, eu fico insegura em comprar um queijo maturado qualquer e comer... preciso de algo que comprove que é sem lactose, precisa estar escrito, entende? É pura insegurança e medo de passar mal. Nesse tempo de blog já tive diversas conversar com diferentes leitores sobre os queijos e vejo essa insegurança em todos. Só quem sofre do problema e passa mal com as reações sabe que medo é esse.
Por esse motivo, todo queijo que tem na embalagem 'sem lactose' acaba fazendo sucesso entre a gente. 

O problema é que existem empresas que não colocam essa informação na embalagem e ficamos sem ter a nossa comprovação, muitas vezes nos privamos de comer! Sabe o que devemos fazer? Entrar em contato com o SAC da empresa e perguntar se há disponível uma listagem com a quantidade de lactose presente nos queijos.

Exemplo de empresa que fornece essa listagem: Tirolez

O interessante é que na listagem vem a seguinte informação: 
- nome do produto
- porção
- medida caseira 
- quantidade de lactose naquela porção. 

Por exemplo, queijo muçarela, porção de 30 g, 1 fatia, tem N.D lactose. (N.D. = Não detectado). Ou seja, 1 fatia de 30 g é sem lactose. E 30 g é uma bela fatia.

Há 35 queijos na listagem e 23 deles são sem lactose.

O requeijão, porção de 30 g, equivalente a 1 1/2 colher de sopa tem 1,32% de lactose. Tenho certeza que muitos conseguem ingerir essa quantidade de lactose, outros não vão conseguir, mas pelo menos agora você está ciente da quantidade de lactose que existe no produto!
Viu a diferença?

Eu não vou publicar a listagem aqui porque pode ter alterações com o passar do tempo, então sempre peça uma nova listagem de tempos em tempos. (Isso aconteceu comigo, eu estava seguindo uma listagem antiga e minha amiga Carol pediu uma nova há algumas semanas atrás e algumas informações estavam diferentes)

A Tirolez tem distribuidores nos seguintes estados:

- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Pernambuco
- Rio Grande do Sul
- Brasília
- Ceará

Contato SAC:  sac@tirolez.com.br - 0800.552035

Os queijos da Tirolez são super fáceis de encontrar, por aqui encontro até em padarias e o preço é ótimo. 



Balkis é uma empresa que também oferece listagem (é informada a quantidade de lactose para cada 100 g de produto) e tem a vantagem de estar disponível no próprio site, não é preciso entrar em contato com o SAC. Para conferir, clique aqui.

ATUALIZAÇÃO: Recentemente a Balkis lançou a linha Sinlact com 5 opções de queijos sem lactose, incluindo espetinho de queijo coalho. Veja onde encontrar, clique aqui.


A mais conhecida de todas, Casa da Ovelha, que possui a vantagem de ter loja virtual com entrega para todo o Brasil. Para acessar a loja virtual, clique aqui

Possui pontos de venda em 16 estados, veja aqui.


A Carnielli, produz um queijo tipo minas padrão sem lactose, entrega via sedex para localidades fora do Espírito Santo onde o prazo máximo é de 2 dias úteis para entrega. Diz no site que o queijo pode ser congelado, para maiores informações clique aqui. Nunca provei, mas tenho curiosidade...

Esses são alguns exemplos de empresas que fornecem queijos sem lactose. Entre em contato com a marca que você conhece e se informe. Muitas empresas tem listagem!

*Alérgicos à proteína do leite de vaca

Infelizmente as opções acima são somente para os intolerantes à lactose, os alérgicos à proteína do leite de vaca não podem consumir. 
Para você que é alérgico, vou deixar duas dicas de queijos veganos. O único queijo vegano que eu provei foi o tofupiry, já publiquei a receita aqui no blog, lembra? Clique aqui para ver. Mas estou curiosa para provar os demais, vejam só:



Mandiokejo
É um pó preparado a partir de vegetais desidratados e gomas naturais, para usar é preciso colocar água e óleo. Acessem esse link com todas as informações, esse produto é super bem falado por vegetarianos e veganos.

Foto retirada do Blog Cozinha Sem Glúten e Sem Leite da Claudia Marcelino.

A Claudia Marcelino, autora do blog Cozinha Sem Glúten e Sem Leite publicou recentemente a receita de falsa ricota e também sugeriu a receita de queijo minas vegan e queijo branco vegan. Clique aqui para ler. As 3 receitas estão na mesma postagem.

_____________________________________________________________________


Tenho certeza que muitos serão beneficiados com a informação sobre a Tirolez, não é todo mundo que sabe e entre todos os queijos listados é sem dúvida o mais fácil de achar.

A primeira foto do post é de um queijo alemão sem lactose da marca Bergader que encontrei no mercadão de São Paulo. Só fiquei sabendo que era sem lactose por causa da embalagem de papelão. Fui conferir no site da empresa e todos os queijos da marca possuem menos de 0,1 % de lactose em cada 100 g de queijo. Assim que eu abrir, tiro fotos do interior do queijo e publico.  *Atualização: veja as fotos e mais informações sobre o queijo clicando aqui

Mas que fique claro que não é preciso gastar muito e nem ir atrás de queijos importados para conseguir comer queijo sem lactose. 

Quem souber de mais empresas, por favor avise! Vamos fazer um banco de dados para benefício de todos!

Beijos! ;)

42 comentários:

  1. Onde acho essa informação no site da Tirolez??? Procurei, mas não achei! =(((

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ilana, é preciso solicitar a listagem através do SAC, e-mail ou telefone que eu coloquei na postagem. No site não tem mesmo. Bjos

      Excluir
  2. Depois que descobri os queijos sem lactose da Tirolez, minha vida mudou... kkk
    Tinha muita vontade de voltar a comer aquele queijo derretido, sabe ??? Dá até água na boca.
    Confesso que ainda estou em fase experimental, por isso estou consumindo aos poucos para não passar mal

    Lisa, obrigada pela dica..

    Bjkas

    Carol Beraldi

    ResponderExcluir
  3. Alguem consome oqueijo Balkis?
    Estou com vocntade de experimentar,mas tenho receio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian, eu já consumi e não tive reação. Comece a comer aos poucos, no início é normal ficar com receio. :) Beijos!

      Excluir
  4. Fiquei desejando o queijo tipo minas...

    ResponderExcluir
  5. Olá, tdo bem??
    O seu blog é de grande ajuda para quem tem IL!
    Gostaria de saber se vc se lembra em que local do Mercadão vc encontrou esse queijo??? Tp o nº do estande, seilá!
    Porque lá é muito grande, não sei se vou encontrar fácil...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hevelyn, tudo bem e você?
      Eu não me lembro, mas fique tranquila porque você vai encontrar com facilidade. Vi esse queijo em diversos estandes depois que eu comprei. Eu deveria ter rodado um pouco mais para pesquisar os preços, mas como no impulso pensei que era o único local que tinha, comprei logo no primeiro estande que eu vi, rsrs.
      Não faça como eu, leve o nome do queijo e veja onde está mais barato. Beijos!

      Excluir
  6. Monalisa, o que eu faço pra comer queijo é o seguinte: pego um pacotinho de queijo e leio as informações nutricionais. Se os carboidratos estiverem zerados, eu como. Eu me baseio na questão da lactose ser um carboidrato, então se não tem carboidrato, não tem lactose... Att. Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila! Só se atente na quantidade da porção que está no rótulo. A quantidade de macronutrientes descrito é sempre a porção considerada na embalagem, poderá estar como 1 fatia 30g, por exemplo. Se consumir mais do que isso, certamente alguma coisa de lactose vai ter. Beijos!

      Excluir
  7. Parabéns pelas dicas. Obrigada, anjo do laktosefrei!
    Sônia

    ResponderExcluir
  8. BAh!!!! Eu amei este blog!! Meu marido descobriu ter alergia a leites em geral... Teu blog me deu várias luzes!!!
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada por dividir seus conhecimentos!!! Descobrimos a pouco que meu marido é alérgico a qualquer tipo de leite!!!
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  10. comi o Tirolez resultado:uma semana Diarreia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monny, tudo bem?
      Qual dos queijos você comeu? Cada tipo de queijo da Tirolez tem uma quantidade de lactose diferente, nem todos são isentos de lactose.
      Além disso, cada organismo pode reagir de uma forma, mesmo em pequenas quantidades de lactose.
      Beijos

      Excluir
  11. Boa tarde, sou fã do seu blog, porém nunca conheci esses queijos,moro na Bahia em Salvador e nunca ví, tenho intolerância a lactose e queria saber mais informações sobre esses queijos, pois provei um aqui que na embalagem diziam ser de vaca sem lactose com uma capa preta e não gostei, achei amargo. Será que todos são assim? eu tb não gostei do de cabra, quais as opções que tem no mercado, tô meio por fora e eu amoooo queijo, descobri a 3 anos meu problema e desde então venho descobrindo produtos assim, encontrei o leite 0 lactose, ee tcc.O grande problema é que eu não sou fã de produtos de leite de cabra e nem de soja, só gosto dos iogurtes e do creme de leite, existem mais produtos?

    Obrigada e fico ansiosa no aguardo de respostas.
    Daniela Nascimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela, eu coloquei na postagem todos os queijos que tenho conhecimento. Recentemente a Balkis lançou a linha Sinlact, com vários tipos de queijos sem lactose. Nem todos são amargos, isso depende do tipo do queijo. Eles possuem loja virtual, verifique se entregam na sua cidade e entre em contato com o SAC para saber o ponto de venda mais próximo.
      Quanto aos demais produtos, há iogurtes sem lactose (de leite de vaca) de diversas marcas, faça uma busca aqui no blog, já comentei sobre todos eles.
      Creme de leite temos como substituto o de soja e o de arroz, você pode encontrá-los em lojas de produtos naturais. Leite condensado e doce de leite podemos fazer em casa com o leite zero lactose, já tem a receita no blog: http://www.diariosemlactose.com/2013/06/doce-de-leite-e-leite-condensado.html
      Beijos

      Excluir
  12. Oi, estou tendo o primeiro contato com seu blog,e adorei, tenho sofrido bastante,e o que me faz mais falta são os queijos e bolos, quero procurar saber se tem esses queijos aqui em Santa Catarina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Myrian, você pode entrar em contato com as empresas através dos sites e verificar os pontos de venda na sua cidade. Eu sou de SP e infelizmente não vou saber te indicar lugares em Santa Catarina. Beijos

      Excluir
  13. Consumi os queijos sinlact e passei mal!! Sintomas de diarreia imediatamente. Existe de uma marca chamada campo belo leite e iogurtes sem lactose... Sao bem em conta e nao passei mal.

    ResponderExcluir
  14. Eu também consumi o queijo prato sinlact e passei mal.

    ResponderExcluir
  15. Olá, descobri recentemente a IL após 6 meses de diarréia.... sonho com uma pizza, claro com queijo!, mas o medo ainda é maior. Muito útil suas informações, ajuda ir adaptando, agradeço a "prestação de serviço".
    abraços,
    Márcia

    ResponderExcluir
  16. boa tarde! será que não tem requeijão sem lactose! bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Conheço este à base de soja: http://eumeamo.lifecompany.net/requeisoy
      Beijos

      Excluir
  17. Adoei as informações! Meu filho tem IL e quero encontrar estes produtos a ele...Moro no Vale do Paraíba, Roseira, vizinha de Aparecida SP, tem por aqui? É caro? Me ajude a encontrar, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Silvia! Não sei te informar, entre em contato com as empresas através do SAC e peça uma listagem com os pontos de venda na sua cidade. Beijos

      Excluir
  18. quer dizer que o Leite pausterizado não contém lactose?
    É que o queijo que vi tem zero lactose, porem nos ingredientes diz que contem leite pausterizado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leite pasteurizado contém lactose sim.
      Produto sem lactose não é o mesmo que produto sem leite. Um produto pode ser zero lactose, mas conter leite porque no processo de fabricação é acrescentada a enzima lactase que faz a quebra da lactose. Dessa forma, o produto passa a ser isento de lactose. É o caso da linha lacfree dos queijos Balkis, por exemplo.
      Outra situação que pode ocorrer é a lactose ser "quebrada" durante o processo de fabricação, como nos queijos maturados (por exemplo, nos queijos maturados da Casa da Ovelha). O teor de lactose passa a ficar muito baixo, algumas vezes até inexistente.
      Beijos

      Excluir
  19. Oi Monalisa! Será que vc conhece algum requeijão cremoso sem lactose?! Procurando na internet encontrei apenas o do link abaixo mas não sei se é cremoso mesmo... Obrigada! Bjs Gabriela Arroyo
    http://www.trembomdeminas.com.br/index.php/produtos-sem-lactose/requeijao-sem-lactose-detail

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriela! Requeijão sem lactose à base de leite de vaca só ouvi falar desse também, ainda não provei. Algumas leitoras comentaram na Fan Page que provaram e gostaram. Só provei até hoje o de soja da RequeiSoy e gostei muito do sabor original. Os demais sabores achei muito forte e artificial. Beijos

      Excluir
  20. Olá Monalisa! Sou um IL e suas dicas serão de grande ajuda. O que eu poderia utilizar no lugar de manteiga em tortas doces e salgados? E quanto a substituir creme de leite de vaca por creme de leite de soja, funciona bem em quiches, doces, etc.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Manteiga ghee (que é sem lactose), óleo ou azeite dependendo da receita.
      Prefiro usar o creme de leite de soja em receitas doces porque tem essência de baunilha e não é em toda receita salgada que fica bom. Nas receitas salgadas prefiro o creme de leite arroz que é mais neutro. Eu gosto do resultado e acho que funciona bem sim. Tenho uma receita aqui no blog de quiche usando creme de leite de soja.
      Beijos

      Excluir
    2. Muito obrigado pelas dicas!

      Excluir
  21. Bom dia!
    Mesmo que o queijo seja sem lactose, ainda pode conter proteínas do leite em sua fabricação, como a caseína, alfa-lactoalbumina e beta-lactoglobulina.
    Para pessoas que tem alergia a essa proteína é possível encontrar algum tipo de queijo que não as contenha??
    Agradeço se me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Naine!
      Para alérgicos, a única opção seria o "queijo" vegetal. A marca Super Bom comercializa queijos veganos (queijos firmes de corte), também tem o Mandiokejo que vem em pó e preparamos em casa (seria um queijo cremoso, para rechear, fazer lasanha, etc) e na internet há diversas receitas de queijos vegetais que você também pode preparar. Beijos

      Excluir
  22. Olá, boa noite. Preciso de informações sobre queijo tirolez sem lactose. Sou intolerante e passei mal duas vezes após injerir o queijo minas tirolez light sem lactose. Cheia de gases, enjôo, dor de cabeça e o intestino borbulhando, logo depois veio a terrivel diarreia. É realmente confiável esse queijo? Alguém mais já passou mal com esse queijo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Celenita! Reações além de serem individuais podem ser ocasionadas por diversos fatores e não apenas pela lactose.
      Os queijos da Tirolez são sim sem lactose, mas sugiro que entre em contato com a empresa através do SAC e exponha suas dúvidas. Também é interessante procurar um médico caso os sintomas sejam frequentes ao consumir esses tipos de produtos.
      Beijos

      Excluir