Slider

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Brigadeiro ChocoAmendoim Sem Lactose


Dia desses estava lembrando da minha infância e me recordei das festinhas de aniversário, dos docinhos, brigadeiros e cajuzinhos. Aliás, você se lembra quando foi a última vez que comeu cajuzinho? Não sei se são as festas que eu frequento hoje em dia ou se é uma coisa geral, mas esse docinho sumiu ou é impressão minha? Nunca mais vi nas festinhas. E mesmo se tivesse visto não ia poder comer, então... melhor ficar sem ver mesmo.
Mas enfim, senti vontade de comer cajuzinho, com textura de brigadeiro. Porque não basta ter vontade: precisa dificultar a coisa.
E antes que alguém pense, já vou falando: não fica com gosto de soja. Fica é muito bom, comi horrores, isso vicia e eu não me responsabilizo. Coma com moderação! :P


Brigadeiro de ChocoAmendoim Sem Lactose

1 lata de leite condensado de soja
1 colher de sopa cheia de cacau
6 "quadradinhos" de chocolate meio amargo sem lactose (usei Garoto 55% cacau)
1 colher de sobremesa rasa de mel
2 colheres de sopa cheias de pasta de amendoim sem açúcar*
1 colher de sopa de creme vegetal

*essa pasta eu comprei pronta, é somente amendoim moído, sem adição de açúcar ou conservantes. Se preferir, faça em casa batendo o amendoim no processador até virar uma pasta homogênea.

 1. O preparo é super difícil: misture tudo em uma panela e leve ao fogo mexendo sempre. Eu dei ponto de brigadeiro de colher porque quis fazer nos copinhos e "evitar a fadiga" de enrolar um a um, sabe? Dá certo fazer em ponto de enrolar? Não sei, amore. Acredito que sim.


Beijos!

16 comentários:

  1. Deve ser uma delicia...

    Bj

    Caru Beraldi

    ResponderExcluir
  2. Ahh o cajuzinho... realmente não tem mais nas festas e é até complicado para achar latas... tanto que quando estive grávida, no final de gravidez tive MUITA vontade de comer um... procuramos pela cidade toda, e nada, daí minha mãe acabou fazendo para mim!!

    E adorei a receitinha, parece ficar uma delícia...mais uma q vai entrar para a minha lista de preparações para a minha princesa!!

    Parabéns pelo blog!!

    Beibiane - Seguidora da sua page no FACE!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba! Quando fizer para a sua princesa me avisa se ela provou tá? Beijos!

      Excluir
  3. Monalisa, já vi essa foto desse "chocoamendoim" antes de você postar, e já estava salivando há dias! Amei a ideia... e nada melhor do que você dificultar as coisas, pois assim daí saem as melhores (e deliciosas) ideias! Tá de parabénssss! :)
    Bjao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou de relações cortadas com a senhorita temporariamente por causa da rabanada com doce de leite... kkkkkkk.

      Excluir
  4. Realmente, Monalisa, cajuzinho esta fora de moda, infelizmente, pois é uma delícia! Mantenho o cajuzinho no cardápio, mas vendo 1 cajuzinho para cada 100 brigadeiros. De repente vira moda de novo, não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara Dirlene, o pessoal passou a associar cajuzinho com pobreza e comida brega, culpa de Caco Antibes? rsrs Uma pena, sou pobre e brega então! kkkk Beijos!

      Excluir
  5. oi Monalisa!
    Não precisa derreter os quadradinhos para fazer não?? :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebecca! Não precisa derreter antes não, eles vão derreter durante o preparo assim que você colocar na panela, junto com os demais ingredientes. :) Beijos!

      Excluir
  6. Nhami, nhami, nhami...vontade de chuchu com quiabo não dá, né, dona Monalisa? Rs. As pessoas ficaram com muito preconceito com o cajuzinho, uma bobeira gigante, pois é um dos docinhos mais gostosos! Que bom que você conseguiu "democratizar" essa delícia para os IL!
    Aproveito para te desejar um feliz Natal! Que você possa passar a data com alegria, amor, harmonia, família...todas essas coisas boas que fazem dessa época tão especial :) Um 2013 maravilhoso, de desafios, conquistas, encontros, descobertas...ah, um ano novinho em folha :) Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, vontade de chuchu com quiabo, os dois juntos assim, nunca me deu não. Agora uma saladhenha de chuchu bem temperada e um quiabo frito ou quiabo com feijão, aí sim hein!!! rs
      Eu sou uma pessoa sem preconceitos, então cajuzinho tem entrada liberada aqui em casa!
      Muito obrigada por todos os votos, desejo o mesmo para vc, muito sucesso, muita saúde, muita paz, querida! Grande Beijo!

      Excluir
  7. Eu fiz! Ficou bem parecido com um cajuzinho. Gostei bastante do gosto!

    ResponderExcluir
  8. Adorei conhecer este blog, meus dois filhos têm intolerância à lactose e sempre estou buscando receita e informações para que eles tenham uma infância tranquila e não tenha que deixar de comer as coisas que toda criança adora, como brigadeiro e bolos de chocolate.

    ResponderExcluir
  9. Adorei o blog. Parabens :)
    Gostaria de saber se eu poderia colocar o chocolate dois frades no lugar das 6 barras de chocolate..
    Na minha cidade eu n consigo achar chocolate sem lácteos :(
    Obrigada :**

    ResponderExcluir