Descobri que tenho IL e o seu blog foi a melhor coisa que podia ter me acontecido!! Pois fiquei completamente perdida. Eu vi que voce tem varias receitas om gordura vegetal. Fiquei sabendo que varias delas possuem leite em po ou soro de leite! Voce poderia me dizer qual que voce usa?? Voce saberia dizer se a margarina Becel nao tem lactose?
As gorduras que eu uso nas receitas são sempre uma dessas três: óleo de canola, azeite de oliva ou creme vegetal Becel. A Becel é um creme vegetal e não tem lactose. Algumas marcas de creme vegetal tem sim leite em pó na composição, eu recomendo que você leia este artigo publicado pelo site Sem Lactose que tem uma ótima explicação sobre a diferença de creme vegetal, margarina e manteiga: http://www.semlactose.com/index.php/2010/09/16/margarinas-cremes-vegetais-e-manteigas-afinal-podemos-consumi-los/ Beijos! :)
Olá Monalisa, td bem? Descobri que minha bebe de quase 7 meses tem intolerância a lactose, Nossa foi punk!!! Agora ela toma leite NAN de soja, mas o complicado é os outros alimentos, esses dias comprei um biscoito de polvilho sem lactose, e acredite, ela passou mal. Mora no interior de SP, os melhores alimentos sem lactose são tao difíceis de encontrar; tipo bolachas, danones, enfim tudo que bebe deveria comer... os pediatras nao dao atenção necessária, somos nós, as mães que temos que pesquisar mesmo sobre o assunto. Parabéns adorei o blog, curti no facebook tb. POde ter certeza que a partir de agora irei ler seus artigos e receitas!! Sucesso! bjs Ana Lucia
Olá Ana Lucia, tudo bem e vc? O começo sempre é difícil, não é? A fase de adaptação é crítica, mas logo logo nos acostumamos e tudo fica bem. =) Muito obrigada pelo seu comentário, fico feliz que vc tenha gostado do blog, espero que ele seja útil e que vc aprove as receitas. Grande Beijo!
Olá Monalisa, como vai? Tenho IL e descubri há apenas 2 meses e estou tentando me adaptar, gostaria de acessar o cardápio especial do Outback, você passou o link, porém ele não entra? Você poderia passa-lo novamente? Muito Obrigada!
Olá! Estou bem e você? Entrei no site do Outback e não há mais nenhuma citação sobre o cardápio especial. Deve ter ocorrido alguma mudança. Vou mandar um e-mail ao Outback questionando o que aconteceu e assim que tiver uma resposta coloco uma atualização na postagem que fiz sobre o cardápio deles. Beijos!
Oi Monalisa O que é o Midia Kit? Uma curiosidade para o seu blog e aos intolerântes à lactose. Eu estava fazendo uma receita sua, a Trufa com Amêndoas, e percebi que você usou conhaque. Porém eu descobri que no corante de caramelo vai lactose. Este serve para dar "cor de caramelo" (escura) nos alimentos mas aí que está o perigo. Este tipo de corante está presente em vários alimentos e bebidas, por exemplo: molho shoyo, caldo de galinha e carne maggi, knorr..., coca-cola, guaraná e bebidas como conhaque e whisky. O meu grau de IL é muito alto e eu sou muito sensível a qualquer coisa que tenha lactose. Eu passava mal quando tomava coca-cola e só depois fui descobrir que era por causa deste corante. Talvez para algumas pessoas não faça mal, mas eu acho que é bom avisar para pessoas como eu não ficarem passando mal sem saber o que é. Beijos
Olá Lalis! Tudo bem? O mídia kit é utilizado para anúncios e publicidade no blog. Puxa, eu realmente desconhecia essa informação do corante, até onde eu pesquisei, não havia relação entre corante e lactose. Você poderia por gentileza me informar a fonte dessa informação? Fique bem curiosa quanto a isso, gostaria de verificar mais a fundo. Muito obrigada pelo aviso! :) Grande Bjo!
Olá Monaliza!Gostei muito do seu blog.Meu bebê de 1 ano tem intolerancia a lactose e alergia a ovos,se vc tiver mais informaçoes que possam me ajudar por favor coloque no seu blog.Obrigada.
Olá! Não tenho IL e só estava navegando à procura de receitas. Fiquei muito contente em descobri seu blog e agradeço pelas receitas bem explicativas e fácil. Sucesso!!!
Este blog mudou minha vida. Antes eu preferia passar mal a tirar coisas gostosas da minha dieta durante o fim de semana, agora sei que pode-se conciliar as gostosuras com a IL sem problemas! Parabéns Monalisa! Beijos, Li.
Olá Li, fico muito feliz! :) Passar mal nunca vale a pena, ainda bem que você tomou consciência disso, sei o quanto é difícil aceitar isso no começo, mas com o tempo vamos nos acostumando. Cada dia que passa descubro mais coisas gostosas (como por exemplo a calda de brigadeiro da Mirian que publiquei recentemente) e fico com mais certeza de que eu só vou passar mal se quiser, rs. Grande Beijo!
Monalisa tudo bem? Sou IL, desde os 10 anos, e descobri há um 1 ano atras. Hoje tenho 21 anos e a partir disso adaptamos a maioria das receitas aqui de casa. Gostaria de passar uma receita pra você de Panqueca sem Leite.
Ingredientes: 1 copo de água 1 copo de farinha de trigo 2 ovos 1 colher de gordura vegetal (margarina becel)
Misturar todos os ingredientes no liquidificador, fritar na frigideira os dois lados e o recheio é o que preferir colocar, aqui em casa nos fazemos com carne moída e molho.
Beijos amo o seu blog, me ajuda muito, porque muita gente não acredita na minha IL, falam que é frescura minha, fiz o exame no ano passado e foi comprovado, isso fez com que eu sofresse muito todos esses anos.
Muito obrigada pela receita, já está guardada, assim que possível vou fazer, ok? :) Que ótimo que o blog te ajuda, eu fico muito feliz! E que bom que vc descobriu a intolerância e assim pôde para de sofrer, é muito ruim mesmo quando desconfiam dos nossos sintomas, antes de eu descobrir a IL todos falavam que o que eu sentia era emocional... até o dia que tive o diagnóstico. Mas foi um período bem difícil, entendo realmente o quanto você sofreu. Se precisar de alguma coisa é só entrar em contato! :) Grande Beijo!
Parabéns Monalisa, seu blog é sensacional! Descobri que sou IL. No meu cardápio atual tenho que retirar as gorduras e frituras, por conta da esteatose hepática não alcoólica. Agora mais um regime na minha lista. Quando pesquisei na net pensava apenas em encontrar leite sem lactose e outras coisinhas, mas achei seu blog recheados de receitas deliciosas. Vou testar 2 que vc publicou: Panqueca de Aveia e Maçã e o Quiche de Legumes. Espero acertar. Bjos e obrigada. Ana Cristina - Recife/PE
Ana, espero que você aprove as receitas, depois volte aqui para me contar, ok? Muito obrigada pelo elogio ao blog, fico imensamente feliz! Grande beijo para você! :)
Sou fotojornalista e fiquei encantado com a qualidade das suas fotos. Além disso, também venho me preocupando muito com a minha alimentação há um ano. Não por ter alergia à lactose, mas por cuidados com a saúde e prática de exercícios físicos em geral. Estou testando algumas receitas, como a da gelatina de suco natural de limão, e logo passarei um feedback.
Olá Óscar! Muito Obrigada, fico lisonjeada, adoro tirar fotos e gostaria muito de no futuro fazer cursos para me aperfeiçoar (principalmente para conseguir tirar fotos noturnas, nossa como é difícil! rs). Espero que as receitas te agradem, qualquer dúvida fico a disposição! Abraços! :)
Olá Monalisa! Descobri seu site faz poucos dias, mas estou adorando! Hoje resolvi fazer aqueles muffins de banana com chocolate, mas como nunca fiz muffin, estou precisando de uma ajudinha... Eles não ficaram redondinhos... ficou meio que só a parte de baixo do muffin...rs O que faz eles ficarem assim gordinhos e redondinhos é a quantidade de fermento? Acho que o forno também não ajudou muito... E quando eu coloco as forminhas de papel? Aguardo sua resposta. Abraços, Nara
Olá Nara! Pode ter sido algum problema com o fermento sim. Você ficou abrindo a porta do forno? Isso também pode atrapalhar o crescimento. O ideal é que vc só abra quando for fazer o teste do palito, quando achar que já está pronto mesmo. E também pode ter sido a quantidade de massa colocada nas forminhas, coloque a massa deixando um dedo de folga da borda da forma, assim o muffim tem espaço para crescer certinho. As forminhas são colocadas nas cavidades da forma de muffin, só depois disso vc põe a massa. Espero ter ajudado, qualquer coisa é só enviar mensagem novamente, ok? As vezes eu demoro para responder, mas sempre respondo. :) Beijos!
Ola Monalisa, parabéns pela iniciativa. Descobri que o Lucas era intolerante com 20 dias de vida, ele parou de ganhar peso, tinha refluxo e muita colica. Hj ele esta lindo, com 18m mas ainda intolerante. Toma Aptamil sem lactose e compro muitas coisas no Mundo Verde. Amei suas dicas e receitas, e são hiper validas. Realmente é complicado em festinhas pois nada eles podem consumir, ou pq tem queijo,ou manteiga, ou leite enfim! Te envie por .email mais varias receitas que colhi e de uma ONG chamada Projeto Girassol.
Não sou IL, mas descobri que meu bebe é, ele tem hj 18 meses e era intolerante a proteína de vaca e após 1 ano somente a lactose. No site de vcs tem muitas coisas, mas não tem muita informação para as mães irem atrás e descobrirem que seus bebes recém nascidos possam ser alérgicos.
Descobri que o Lucas era alérgico com 20 dias, após quase morrer de preocupação, pois além das cólicas e refluxos, irritação, choros ele ficou 10 dias sem ganhar peso, sintoma clássico de alérgicos. Os bebes não falam e nós mães, tentamos o acerto e erro.
Queria que tivesse alerta as mães para não confundirem refluxo de criança com alergia/intolerância. O Lucas foi medicado pelo pediatra com label e motilho, ficou 48 alerta, irritado, choros e eu em crise. O pediatra não soube o problema e me indicou a gastro...minha salvação, que logo tirou a medicação e tudo de proteína de leite e soja da minha alimentação....entrou com neocate tb pq ele precisava ganhar peso logo e livre demanda da mamada.
Bom, ele mamou neocate, formula cara, mas que o governo da, depois foi ao Pregomim, que tb o governo doa e hj esta no Adptamil sem lactose.
Queria ver esse assunto claro e em pauta, pq os bebes não falam, não entendem e não podem comer muitas coisas que vcs citam.
Acho importante o seu alerta e espero que outras mães possam se beneficiar de sua experiência.
O foco do meu blog é a intolerância à lactose, porém eu sempre tento incluir outros tipos de restrição alimentar nas receitas como alergia à proteína do leite de vaca, alergia a ovos, entre outros, para que se torne um pouco mais abrangente e possa ajudar o maior número de pessoas. Existem sites e associações específicas para alérgicos a proteína do leite de vaca, como por exemplo o site do "Instituto Girassol" (http://www.girassolinstituto.org.br/quem-somos/) e "Alergia ao leite de vaca" (http://www.alergiaaoleitedevaca.com.br/instituicao_apoio.php). Como a intolerância à lactose é bem diferente da alergia à proteína do leite de vaca, fica difícil abordar todos os assuntos aqui. E nada substitui o auxílio de um especialista, um médico que vai acompanhar o tratamento do bebê, etc, por isso não devemos apenas nos basear em informações encontradas na internet. Meu intuito é apenas facilitar a vida dos IL com as receitas, dicas e relatos da minha experiência com a lactose.
Oi Monalisa, deixa eu te fazer uma pergunta pessoal, por que eu não conheço ninguém com IL. Quando você descobriu seu IL foi muito difícil??? Não digo pela mudança alimentar mas sim em questão da saúde. Descobri em novembro meu IL, desde então não ingiro lactose e como só alimentos naturais e integrais, muita fruta, enfim, minha nutricionista pediu para eu cortar da dieta tudo que fermentasse em excesso no intestino como feijão, cenoura, mandioca, batata, açúcar, algumas frutas, ai tanta coisa... mas sinto que tudo me faz mal, até um milho cozido! Realmente estou em desespero, durante o dia até que passo bem, mas a noite meu abdomen fica super dolorido e cheio de gases, como se só como coisas naturais?! Uso remédios laxativos que o gastro me indicou e tomo Fosvita, um probiótico que a nutricionista indicou, enfim, sigo a cartilha de cor... não sabia que ia ser tão difícil, foi assim com você também??? bjo.
Alice, eu demorei bastante tempo também para equilibrar minha saúde. Sei bem como você está se sentindo. Eu tive que fazer acompanhamento com nutricionista, uso de probióticos (que continuo tomando até hoje) e somente após ter iniciado tratamento em conjunto com a homeopatia é que eu tive sossego. Mas no meu caso, eu descobri uma colite no meio da recuperação, o que atrasou bastante a minha melhora. Hoje posso te dizer que estou muito bem, as vezes acontece uma recaída, mas é raro. Continue seguindo a risca, não desanime. Geralmente quem descobre a IL está com a saúde intestinal muito prejudicada e exige um certo tempo para que tudo volte ao normal. Mas pode ter certeza que se você continuar com acompanhamento certinho, tudo voltará a ficar bem. E não só a parte gastrintestinal, você vai sentir diferença na disposição, no seu aspecto mesmo (pele, cabelos), vai valer muito a pena. Em quase tres meses de descoberta, que é o tempo que você está, eu ainda não estava muito bem. O importante é ter sempre acompanhamento medico para que seja possivel avaliar o seu progresso e ir mudando de estrategia caso voce nao responda ao tratamento atual. Te desejo melhoras e boa sorte, espero que voce fique bem o quanto antes. Entre em contato para me contar como voce esta, ok? Grande beijo!
Obrigada Monalisa, é um conforto saber que alguém já passou por momentos não muito bons e que hoje está bem! Já se passaram três dias do dia que eu te escrevi, e já me sinto melhor, descobri que um pãozinho integral de padaria que eu estava comendo possuia lactose, pão integral, como pode!!! Daqui pra frente meus dias serão melhores!!! Beijo, obrigada e se cuida!
Realmente eu tiro chapéu pra vc. Seu blog é maravilhoso e principalmente é um ato de amor, pois vc partilha.Descobri a poucos dias e estou encantada. Meu filho Enzo, atualmente com 6 anos é alérgico a proteina do leite de vaca desde os cinco meses, imagine o que já passamos! Aqui em Vitoria da Conquista(Bahia)não tinha opção nenhuma de alimentação, hoje já encontramos os biscoitinhos JASMINE e também invento muitas receitas. Desde já agradeço sua ajuda. Pollyana
Obrigada Pollyana, fico muito grata! Que bom que você já consegue encontrar algumas coisas, é realmente muito difícil, mas conseguimos nos adaptar a (quase) tudo, não é mesmo? Grande beijo para você e para o Enzo! :)
oi!!! meu nome é karen tenho um filho que vai fazer 2 anos semana que vem e ele tem alergia a leite e ovo. descobri quando ele tinha 5 meses. Quero saber se ele pode consumir gordura vegetal??? estou querendo fazer o aniversario dele e na cobertura vai essa gordura mas estou em duvida se pode ou nao?!!! Obrigada...
Olá Karen! A gordura vegetal não tem nenhuma dessas duas substâncias, mas aconselho você a ligar no SAC do produto para se certificar e garantir. No caso da alergia, até os traços podem fazer mal, então é melhor sempre se certificar. Beijos! :)
Descobri que tenho IL há uns 2 anos, no começo iniciei uma dieta que abandonei há uns 6 meses atrás e agora estou colhendo os frutos disso, sentindo dores de estômago e abdominais que parecem não ter fim, tenho conciência que preciso retomar a dieta e na busca de novas receitas encontrei seu blog, queria de parabenizar e agradecer, pois com certeza as receitas que publica irão me ajudar muito!!!
Olá Lucélia! Muito Obrigada! :) Espero que o blog te ajude bastante! Fique firme na dieta, não tem nada mais prazeroso do que estarmos bem e saudáveis, livre de dores. Vale a pena! ;) Beijão
Descobri doceria no tatuape chamda Suave Sabor que vende BOLO SEM LACTOSE, bolo branco de pao de lo e creme + frutas. Bolo sem lactose somente por encomenda,a partir de 1kg (49,00/kg)
DOCERIA SUAVE SABOR Rua Antonio Camardo, 700 - Tatuapé - São Paulo Horário de funcionamento: Todos os dias das 8h às 20h .
Também tenho varias receitas do instituto Girassol, uma ONG focada em alergia alimentar.
Olá Monalisa, tudo bem? Descobri seu blog navegando na net à procura de receitas para meu namorado, que assim como você, tem alguns probleminhas com essa tal Lactose. Ele também descobriu a intolerancis/ alergia, apenas depois de adulto, o que fica ainda mais difícil de seguir a dieta correta, já que tudo é tao gostoso com o leite ne? =/ Mas enfim, fiquei bastante satisfeita quando descobri o Diario, a escolha das receitas e a forma como você escreve sobre elas dá até vontade de ir pra cozinha! Experimentei o Bolo de Cenoura Diferente e o resultado foi Nota 10! Boa sorte para você no finzinho de curso e muito sucesso.
Olá Tatiana, tudo bem e você? Muito obrigada pelo seu comentário, fiquei muito feliz de saber que gostou do blog e do bolo! :) E parabéns por ir atrás e procurar as receitas para o seu namorado, quando sentimos o apoio das pessoas que estão próximas a gente fica muito mais fácil se adaptar e olhar o lado bom das coisas. Seu namorado tem muita sorte! ;) Beijão!
Li o comentário acima sobre o corante caramelo, fiquei intrigada e resolvi procurar mais informações. Como você tinha pedido algumas fontes, deixo aqui as que achei mais esclarecedoras.
Aparentemente o corante caramelo pode ser produzido a partir de diferentes tipos de açúcar e a lactose é sim uma das opções, mas pouco comum de ser usada (realmente espero que essa parte seja bem verdadeira). Pelo que entendi, em alguns países é obrigatório informar no rótulo se o corante caramelo é produzido com leite/lactose, mas creio que não seja o caso do Brasil. Portanto quem tiver intolerância em nível elevado deve ficar de olho nesse ingrediente e talvez verificar com o fornecedor a informação da origem, mas provavelmente para quem tem uma intolerância "moderada" não deve causar nenhum problema. Imagino que seja como o famoso "traços de leite", mas isso é só um chute com base nas informações que consegui levantar.
Olá, Beatriz! Muito obrigada pela informação! Também concordo com você, deve ser como os traços de leite. Fica o aviso para os alérgicos e para os que possuem intolerância muito forte para que verifiquem com o SAC do fabricante qual a origem do corante evitando assim uma possível reação. Beijos!
Olá Monalisa! Depois de sofrer muito com as dores, e fazer inúmeros exames, não deu outra. Há um ano e meio meu médico, muito atencioso por sinal, me deu a notícia que eu era intolerante a lactose. Fiquei surpresa e muito triste. Mas algo me ajudou muito a superar isso. Descobri o seu blog, suas receitas, suas dicas, seu carinho e dedicação por sua profissão. E preciso lhe parabenizar por tudo isso que é repassado a quem tanto precisa. Hoje vivo bem com isso, minha alimentação melhorou mais ainda. Estudo muito sobre o assunto, pois passar o conhecimento para o próximo é fundamental. Meu namorado que me ajudou e ainda ajuda, descobriu recentemente que também tem IL, e alergia a glúten. Agora, o que sabemos fazer de melhor é procurar receitas e alternativas saudáveis para a alimentação. Muito obrigada por sua contribuição. Um grande abraço!
Olá Amanda! Fiquei muito feliz com o seu comentário! Muito obrigada por vir aqui me contar, fico imensamente grata e muito motivada a continuar com o blog. :) E que coisa, agora foi o seu namorado quem descobriu a IL e a alergia ao glúten?! Mas tenho certeza que agora o apoio que vocês já davam um para o outro só vai aumentar e vai ser mais fácil passar pela fase de adaptação. Grande abraço e caso precisem de alguma coisa, estou por aqui! Beijos!
Descobri esta semana que tenho intolerância. Ainda estou tentando me adaptar a essa nova condição, fiquei triste quando soube. Na verdade já fiz o exame há quase dois meses, quando vi, mesmo não sendo médica, pelo que eu li percebi que tinha algo estranho.
Estava tendo muitas crises e não consegui voltar na mesma médica porque n tinha vaga. Acabei indo em outra, que me deu um diagnóstico errado e me disse que intolerância a gluten e lactose eram doenças da moda. Bem, ela me receitou medicamentos para dor, pois também estou com gastrite, e as dores até diminuiram, mas continuei com os sintomas de sempre, estufamento, gases, desconforto, constipação e as vezes diarréias.
Foi ai que resolvi marcar outra gastro, uma que minha nutri tinha indicado. E ela me confirmou o que eu meio que já sabia, tenho IL! E mais, também tenho sindrome do intestino irritável. Ela me falou que não é só a IL que me causa os sintomas.
Já tinha feito um detox com a nutri, isentando lactose e gluten durante um mês e não tive muitas melhoras. Ainda é muito difícil pra mim, não consigo identificar bem o que me faz mal.
Mas fico muito feliz de encontrar blogs como o seu! As receitas são maravilhosas, já quero testar várias! E as dicas são demais! Ainda vou ter que descobrir muita coisa, e até lá pelo menos não vou ficar choramingando achando que minha alimentação tem que ser sem graça! Leite não é tudo nessa vida! kkkkkkkk
Olá, Luana! Nossa, que situação você passou até chegar ao diagnóstico correto, não é mesmo? Que pena! Você está certíssima: nada de ficar choramingando! rs É possível sim ter uma dieta sem lactose e viver super bem. :) Se precisar de alguma coisa pode me mandar mensagem, e-mail... enfim, estarei por aqui. Se cuida direitinho, trata a síndrome do intestino irritável e tenha certeza que sua qualidade de vida vai aumentar e muito! Grande beijo e obrigada pelo comentário! :)
Luana, o seu caso é quase igual ao meu. tomei antibióticos, vermífugos, remedios diversos e fiz tantos exames que pensei estarcom uma doença terminal. chorava de tristeza. faltei várias vezes ao trabalho e a compromissos diversos principalmente pelas nauseas, vomitos e diárreias. Agora estou com os exames e sei que tenho a IL. Muita gente acha que é frescura, diz que ta na moda, mas só nós sabemos como sofremos. apesar de excluir a lactose toda essa semana, ainda sinto os sintomas. ainda vou na gastro para ela me orientar, mas eu estou muito anciosa. depois conto como foi. bjs
então como prometido aqui estou para falar o que a gastro recomendou: corte os leites e derivados. se quiser comer algo que tenha lactose, tome junto a enzima de lactase. pronto. Só que passo mal mesmo com a tal enzima. aiai. Monaliza, que você acha disso?
Olá, Anie! Você pode procurar a opinião de outros profissionais da saúde e ir atrás da causa desse mal estar. Um nutricionista pode te auxiliar nesse processo. Boa sorte! Beijos
Descobrir que minha bebe tem alergia a proteina do leite. E como ela amamenta eu também tenho que evitar lactose e também a soja.O problema é encontrar alimentos que não contenha essas proteinas, pois geralmente ou tem um ou outro.Até margarina ta dificil ainda não encontrei uma que desse pra comer com meu paozinho.A médica também pediu pra eu não comer ovo, ai é que ficou dificil. Se tiver alguma dica de alimento favor postar
Boa tarde Monalisa. Descobri depois de 7 meses, vários médicos e 7 quilos á menos que tenh IL, e gostaria de te perguntar se você sabe se o leite de baixa lactose que vende nos mercados tipo da Danone e outras marcas podem ser tomados por quem tem IL sem ter problemas, algumas pessoas me disseram que sim, mas tenho dúvidas. Obrigada desde já.
Olá, Cleide! Vai depender do nível da sua intolerância. Muitas pessoas conseguem tolerar leites baixa lactose, porém outras tem uma intolerância muito forte e mesmo sendo de baixa lactose acabam passando mal. Hoje em dia já existem os leites zero lactose (até o momento de duas marcas: Piracanjuba e Tirol), é uma alternativa caso não se adapte com os demais. Beijos
Olá Monalisa. Minha sogra me indicou uma receita de sobremesa sem muito açúcar, sem gordura e sem lactose! Utilizamos suco de fruta. Estou testando e se der certo compartilho com vc! Beijos Leila.
Monalisa, descobri uma padaria em Ubatuba, na linha Vegan, tudo delicioso! Tem inhame (um pão de queijo sem lactose) e todos os pães não tem leite nem ovo. É uma delícia! Também tem uma opção de pão sem glúten, mas não sei se tem contaminação... em relação ao leite nos pães, o responsável garante que não. Eu comia antes da IL por opção, agora estou encantada e queria dividir com os outros esta descoberta. Dá uma olhada no site: http://www.padariaintegrale.com.br. Os pães dá pra congelar por três meses, e conservam por quinze dias na geladeira! Tem um manjar tailandês sem lactose mas eu passei mal com uma colherzinha de café quando provei, então não recomendo. Já os pães, como a vontade e não passo mal. Beijos!
Olá, Isabella! Recentemente comprei no site Empório Sem Glúten, chegou tudo certo, rápido e a variedade do site é muito boa. Também já comprei na Olvebra (produtos à base de soja) e na Dieta e Sabor. Esses três nunca me deram problema! Beijão
Muito obrigada pelas dicas. Estou sempre dando umas olhadinhas nas suas novas postagens que sempre me ajudam muito em conhecer novos produtos e preparar coisas gostosas. Beijão
Olá Monalisa! Amei seu blog! Estou entrando nisso agora! rs Fiquei meio confusa! O ano passado passei na minha alergista e ela tinha me dito que estava alérgica a lactose... ouvi aquilo e nem dei atenção... sempre comi de tudo... Este ano, que fui tomar um shake com muito leite em pó que tive uma crise horrorosa... minha garganta inchou... fiquei desesperada, fui ao hospital! Depois comi leite condensado e os sinais foram os mesmos... garganta inchada! Desde então morro de medo de comer qq coisa! Estou perdida... não sei exatamente o que posso comer ou não... fiz um exame de sangue agora pra sabe se é alergia a proteína do leite.... estou esperando o resultado. Agora sinto um desconforto abdominal, uma "quase" diarréia, e muita azia!!! Me dê um help please! rs Obrigada! Beijos
Realmente está tudo meio confuso. Antes de mais nada você precisa saber que há dois tipos de situações: a intolerância à lactose e a alergia a proteína do leite de vaca. Alergia à lactose não existe. A Intolerância tem certos tipos de sintoma, como diarreia, dor abdominal, gases. Já a alergia os sintomas são diferentes, pode ocorrer esse inchaço na garganta que você se referiu, coceira na pele, entre outros. A partir do momento que o médico der o diagnóstico para você vai ficar mais fácil de saber o que comer. Se for a intolerância à lactose você ainda poderá comer produtos à base de leite, dependendo do seu nível de intolerância é possível consumir produtos como iogurte, queijos, que contenham uma quantidade pequena de lactose... se o seu nível de intolerância for muito alto, é possível consumir produtos isentos de lactose, hoje em dia já existe leite zero lactose, queijos e iogurtes zero lactose, todos à base de leite de vaca. Se você for alérgica não poderá consumir nada que contenha leite de vaca, deverá se atentar aos traços de leite presente nos produtos industrializados e tomar cuidado. Quando você estiver com o diagnóstico correto, passe em uma nutricionista para que ela te oriente e te explique conforme o seu caso como deverá ser a sua dieta daqui pra frente. Vai te ajudar muito, essa orientação é muito importante até que você esteja adaptada a nova vida. Depois me conta qual foi o resultado do exame. Beijão
Olá Monalisa. Meu nome é Jéssica e sou de Fortaleza - Ce, e acabei de descobrir que eu tenho Intolerância a Lactose. Tô meio desnorteada em relação ao alimentos que eu posso comer, é tudo meio confuso. Minha maior duvida é se eu posso continuar comendo pão integral, e que tipos de alimentos eu tenho que consumir para repor o cálcio. Tô pensando em procurar um nutricionista pra me orientar. Mais de principio se você poder me dar uma luz eu vou te agradecer bastante. Beijos e seu blog está me dando maior força. :)
Olá, Jéssica! Você poderá consumir todos os alimentos que não tiverem leite ou derivados em sua composição. Então a partir de agora você deverá ler rótulo de tudo, verificar a listagem de ingredientes... Se este pão integral que você citou não tiver leite nem derivados, poderá consumir normalmente sim. Na intolerância à lactose não é necessário retirar totalmente o leite da dieta. Porém, isso varia de pessoa para pessoa. Muitos conseguem tolerar pequenas quantidades de lactose, outros não conseguem. Com o tempo você vai conseguir saber em qual grupo se enquadra. Além disso, hoje em dia já temos disponível no mercado produtos à base de leite de vaca com isenção da lactose, como leite zero lactose, queijos, iogurtes... as opções estão aumentando cada vez mais. Dê uma olhada no blog e procure sim uma nutricionista para te ajudar na fase de adaptação. Beijão
Olá Monalisa eu fazer um bolo para o meu filho com cobertura de "chantilly" qual a marca que é vegetal,quando eu morava em São Paulo eu comprava a marca Hulala é vegetal aqui na Bahia não sei se outra marca vc pode me dar uma dica....Um abrço
Olá, Silvana! Eu conheço mais duas marcas de creme tipo chantilly: Amélia e Fleischmann. As duas são sem lactose, mas contém caseinato de sódio, então caso seu filho seja alérgico à proteína do leite de vaca, não será possível utilizá-las, ok? Qualquer coisa me avise. Beijos
Olá Monalisa, descobri que sou IL faz uns 2 meses atrás. Gostei do seu blog, apesar de que ainda não fiz nenhuma das receitas, mas vou tentar fazer alguma e depois te falo, ok? Agora eu tenho uma pergunta: o que a gente faz qdo fica com aqueles sintomas tipo dor de estômago, dor de cabeça e principalmente com vontade de vomitar? Eu tenho evitado tudo de derivado de leite. Minha médica me receitou a tal enzima para toda vez que eu quiser comer algo derivado de leite. Eu tenho testado meu nível de intolerância e essa semana resolvi tomar leite molico por 2 dias, um copo por dia e fiquei com vontade de vomitar e dor de cabeça. Tomei chã de boldo e um flaconete de epativan, até melhorou depois de umas horas. O que vc toma qdo acontece isso? Eu não faço questão de leite, mas tenho nível de cálcio um pouco baixo e estou na pre´menopausa. Por isso preciso consumir leite ou derivados. Aliás, nunca fui muito de leite. Agradeceria se pudesse me dar uma dica. Abraços...
Olá! Quando passo mal meu sintoma principal é a diarreia após uns 20 minutos depois de consumir algo com lactose, então não tomo nada, apenas aguardo e bebo muito água, chás, agua de coco para me hidratar. Seria muito interessante se você procurasse um nutricionista. Há como repor o cálcio através da alimentação e também por suplemento, procure orientação profissional o quanto antes para se sentir melhor! :) Beijos
Olá em contato com a WickBold sobre pães que não apresentam traços de leite, derivados de leite, leite em pó, ou quaisquer tipos de componentes lacteos, como a bisnaguinha integral Scooby Doo e pão de forma integral (não apresentam em sua composição) me responderam o seguinte:
Olá Eizo. Muito obrigado pelo interesse no nosso produtos. Todos os produtos descritos abaixo contêm leite, soro de leite ou iogurte: - Todas as bisnaguinhas - Estar Leve Iogurte com Cenoura - Grão Sabor Granola e Iogurte - Grão Sabor Chia e Macadâmia - Pão de Leite
No entanto, como os produtos e ingredientes são estocados e manipulados nas mesmas áreas, TODOS os produtos da Wickbold podem conter traços de leite.
Atenciosamente, Equipe Wickbold
Fiquei chateado com a resposta, porém muito contente com a honestidade da empresa.
legal esse blog gostei das receitas e vi uma de cenoura e minha mãe mestre na cozinha,sempre fez um bolo de cenoura sem leite sem água,vou passa ela aqui 3 cenouras grandes 2 xícaras de farinha de trigo 4 ovos 1 xícara de óleo vegetal ( ela sem pre faz como de soja que não interfere muito no sabor como o de girassol) 1 xícara de açúcar cristal 1 colher de sopa de fermento e acredite é só bater a cenoura como óleo, o açúcar e os ovos no liquidificador depois misturar em um recipiente a parte por na forma untada e levar ao forno até dourar não digo a medida da forma pq não faço ideia qual é a medida da que uso e nema temperatura porque em casa cada um faz em uma temperatura diferente e da certo pra todo mundo,e uma vez não pus ovos deu certo tambem mas demorou um tempo maior que o normal e tem que deixa-lo bem dourado para assar bem por dentro
Oi Monalisa, descobri que sou IL a poucos meses e ainda por cima tenho síndrome do intestino irritável. Tenho muita dificuldade para me alimentar corrente, mas aos poucos estou conseguindo me adaptar, a parte mais difícil é na hora de sair. Mas já li suas dicas e já vou começar a por em pratica. Simplesmente amei o seu site, já estou doida para testar várias receitas. Parabéns pelo seu trabalho. Beijos Camila Câmara.
Oi!! Adorei o blog! Parabéns pela iniciativa, as receitas são ótimas!!! Tenho uma receita que gostaria de compartilhar contigo, é um bolo de banana que fica maravilhoso. Se quiser pode postar. Publiquei como anônimo porque não tenho conta nos itens que tinham opção de selecionar perfil. Meu nome é Djane Araujo, curti seu blog no facebook
Bolo de banana especial (sem glúten, sem lactose e sem açúcar)
10 bananas nanicas 100 ml de leite de coco 3 ovos 3 colheres de Arrozina 1 colher de sopa de fermento em pó 1 colher de café de adoçante forno e fogão (uso o de estévia) 1 copo americano de uvas passas 1 copo americano de damasco 1 copo americano castanhas picadas (caju ou Pará) Canela em pó para polvilhar
Modo de fazer
Bata no liquidificador 6 bananas, 100 ml de leite de coco, 3 ovos, 3 colheres de arrozina e o adoçante. Retire essa massa do liquidificador e coloque em um recipiente que caberão todos os outros ingredientes. Misture primeiro o fermento, depois coloque o damasco, as uvas passas, a castanha e pique duas bananas em cubos nessa massa. Misture levemente os ingredientes. Coloque em forma grande de furo central untada com óleo e polvilhada com arrozina. As duas bananas que restaram você as fatia e cobre o bolo, por cima delas polvilhe bastante canela. Fica uma delicia e o cheiro é maravilhoso. O forno deve estar pré-aquecido em 200 ºC, esse bolo não fica seco, a consistência é mais umida, leva mais ou menos uns 40 minutos para ficar pronto depende do forno.
Oii Monalisa! Que bom que achei seu blog. Era tudo que precisava! Tenho um garotinho aqui com tolerância a lactose, não pode comer nada x nada que contenha leite. O que você sugere de pratos que sejam bem interessantes para ele comer, que chamem atenção e o façam gostar muito. Me Ajuda rs
Olá! Tudo bem? Fica um pouco difícil te ajudar já que não conheço a personalidade da criança, nem os gostos, etc... Você pode dar uma olhada no índice das receitas doces e salgadas que com certeza terão muitas opções. Geralmente criança gosta de pão de queijo, pizza, bolinhos, cookies... tenho várias receitas desse tipo. Beijos
Olá, acho super bacana a concorrência nos produtos zero lactose, facilitando a compra e a baixa dos preços, porque, vamos combinar, quem precisa paga caro... Agora tenho uma dúvida, por quê não tem leite em pó desnatado zero? Por quê eu preciso comprar leite infantil - geralmente integral - ou de soja/ arroz... cadê o desnatado zero lac pra quem faz dieta? Um abraço e parabéns pelo apoio!
Olá, Thaís! A Nestlé acaba de lançar um zero lactose desnatado (coloquei post no blog). Leite zero lactose desnatado em pó ainda não tem mesmo. Beijos!
Olá Monalisa, tudo bem? Eu descobri a minha intolerância a 5 meses, eu passei mal por 10 anos e os meus principais sintomas são enjoo (vomito frequente), diarréia e dores abdominais hj experimentei tomar a lactaid que é mais forte e tbém não funcionou...gostaria de saber se com vcs funcionam e se chegam a vomitar qdo passam mal? Muito obrigada.
Olá! Tudo bem e você? A enzima nem sempre funciona comigo. Não chego a vomitar, o meu principal sintoma é a diarreia. Mas vômitos podem ocorrer sim. Beijos
Olá Monalisa! Descobri sei site ontem e fiquei super feliz! Descobri minha intolerância a poucos meses e sinceramente ainda me sinto totalmente perdida. Seu site me deu mais noção sobre o assunto... e por isso muitooo obrigada! Gostaria de te pedir uma indicação de nutricionista legal em sao paulo, porque vi que uma de suas dicas é exatamente essa... e infelizmente as que conheço já percebi que entendem muito de regimes e pouco de intolerâncias alimentares. Você poderia me ajudar?
Ola tenho 24 anos e me descobri intolerante a lactose a um mês e minha vida mudou completamente, procurando informações sobre isso achei o seu blog e gostaria de parabeniza la pois é um tema difícil pelo menos p mim q nunca li rótulos e sempre comi de tudo sem nem se preocupar c o que tinha na embalagem.... ainda não me adaptei a essa nova vida e tem sido bem difícil p mim tudo isso porque além da intolerância tenho colite tbm e mesmo c a dieta continuo c os sintomas o que tem me impedido de sair e ter uma vida normal como tinha antes e isso já vem a um bom tempo porém descobri uma pedra na vesícula ai diziam que os sintomas era disso ai tirei a vesícula e continuo do mesmo jeito, troquei de médicos e hj enfin descobriram e inicie o tratamento, mas tenho muitas dúvidas na hora de comprar algo pq na embalagem n vem só escrito leite vem outros derivados e etc. Gostaria de entender melhor a diferença de intolerante e alergia a leite, e o que devo ver nas embalagens, o que posso comer leio muito na Internet e fico na dúvida qdo dizem que quem é alérgico a proteína do leite n pode isso ou aquilo. Desde já agradeço o espaço e Parabéns pela iniciativa de ajudar o próximo. Abraços Juliane
Bom dia, meu nome é Daiane e gostaria de saber se tem cursos disponíveis para receitas sem lactose em Curitiba? é tão maravilhoso achar seu blog sobre tudo sem lactose. e já salvou minha vida :)
Cali minha querida, muito feliz de saber que você anda se inspirando por aqui. Que meu carinho chegue até você e te ajude muito nessa fase. Saudades imensas! Super beijo <3
Bom Dia, meu filho tem alergia a proteína do leite de vaca, ele faz um aninho agora em Maio. Gostaria de saber se tem algum lugar que faça salgados e doces de festa sem leite para indicar. Obrigada Camilla
Olá, Camilla! Se você for de SP aqui há a padaria Lilóri, Sabor de Saúde e Diaita que trabalham exclusivamente com produtos sem leite e sem glúten. Todas tem site, é só "dar um google". Grande abraço!
Adorei TUDO na sua página!!Fiz hj duas receitas de pão, a de liquidificador e a de caseiro da fazenda e ficou maravilhosa, me surpreendi pois foi de primeira que deu super certo! Aqui e casa ninguém tem intolerâncias ou alergias, mas em relação a lactose o que eu puder evitar para minha filha de 1 ano eu vou pois não vejo necessidade de consumo. Irei fazer com certeza várias outras receitas que já anotei aqui. Muito obrigada por compartilhar tantas delícias.
Olá, Mércia! Eu que agradeço o seu comentário, fico muito feliz! Espero continue acompanhando o blog e vai me contando se está gostando das receitas, ok? Um grande beijo! :)
Oi, Monalisa! Recentemente descobri que meu filho tem alergia a leite. E agora estou aprendendo a ler rótulos e tomar cuidado com o que ele consome. Mas apesar das consultas com médico e nutricionista, sempre me senti perdida. E olha que hoje descobri seu blog e me encantei! Existe vida além do leite! Obrigada!
Oi, Fabiana! Seja muito bem vinda, fico muito grata com o elogio. Espero que o blog te auxilie bastante, que o seu filho goste das receitas e caso tenha alguma dúvida é só deixar um comentário, ok? Um grande beijo!
Olá, Vitor! Hoje em dia se for uma quantidade bem pequena de manteiga não me causa reação. Queijos maturados em pouca quantidade também não causam. Mas no início, qualquer quantidade me causava mal estar. Abraços
Obrigado pela informação. É porque consigo comer queijo ou manteiga. Mas a dias comi 1 bolo de iogurte e nesse mesmo dia comi pão só que normalmente deito manteiga/queijo. deitei os 2 e causa-me diarreia.
Se usar manteiga num dia e queijo noutro não me causa. Mas se usar os 2 no mesmo dia é logo. Até pizza consigo comer sem reacção. Por isso achei estranho.
Cara Monalisa,
ResponderExcluirDescobri que tenho IL e o seu blog foi a melhor coisa que podia ter me acontecido!! Pois fiquei completamente perdida. Eu vi que voce tem varias receitas om gordura vegetal. Fiquei sabendo que varias delas possuem leite em po ou soro de leite!
Voce poderia me dizer qual que voce usa?? Voce saberia dizer se a margarina Becel nao tem lactose?
Agradeceria qualquer informacao nesse sentido,
Obrigada,
Ligia
Olá Ligia, tudo bem?
ExcluirAs gorduras que eu uso nas receitas são sempre uma dessas três: óleo de canola, azeite de oliva ou creme vegetal Becel.
A Becel é um creme vegetal e não tem lactose. Algumas marcas de creme vegetal tem sim leite em pó na composição, eu recomendo que você leia este artigo publicado pelo site Sem Lactose que tem uma ótima explicação sobre a diferença de creme vegetal, margarina e manteiga: http://www.semlactose.com/index.php/2010/09/16/margarinas-cremes-vegetais-e-manteigas-afinal-podemos-consumi-los/
Beijos! :)
Olá Monalisa, td bem? Descobri que minha bebe de quase 7 meses tem intolerância a lactose, Nossa foi punk!!! Agora ela toma leite NAN de soja, mas o complicado é os outros alimentos, esses dias comprei um biscoito de polvilho sem lactose, e acredite, ela passou mal. Mora no interior de SP, os melhores alimentos sem lactose são tao difíceis de encontrar; tipo bolachas, danones, enfim tudo que bebe deveria comer... os pediatras nao dao atenção necessária, somos nós, as mães que temos que pesquisar mesmo sobre o assunto.
ResponderExcluirParabéns adorei o blog, curti no facebook tb. POde ter certeza que a partir de agora irei ler seus artigos e receitas!! Sucesso!
bjs
Ana Lucia
Olá Ana Lucia, tudo bem e vc?
ExcluirO começo sempre é difícil, não é? A fase de adaptação é crítica, mas logo logo nos acostumamos e tudo fica bem. =)
Muito obrigada pelo seu comentário, fico feliz que vc tenha gostado do blog, espero que ele seja útil e que vc aprove as receitas. Grande Beijo!
Olá Monalisa, como vai?
ResponderExcluirTenho IL e descubri há apenas 2 meses e estou tentando me adaptar, gostaria de acessar o cardápio especial do Outback, você passou o link, porém ele não entra? Você poderia passa-lo novamente? Muito Obrigada!
Olá! Estou bem e você?
ExcluirEntrei no site do Outback e não há mais nenhuma citação sobre o cardápio especial. Deve ter ocorrido alguma mudança. Vou mandar um e-mail ao Outback questionando o que aconteceu e assim que tiver uma resposta coloco uma atualização na postagem que fiz sobre o cardápio deles. Beijos!
Oi Monalisa
ResponderExcluirO que é o Midia Kit?
Uma curiosidade para o seu blog e aos intolerântes à lactose. Eu estava fazendo uma receita sua, a Trufa com Amêndoas, e percebi que você usou conhaque. Porém eu descobri que no corante de caramelo vai lactose. Este serve para dar "cor de caramelo" (escura) nos alimentos mas aí que está o perigo. Este tipo de corante está presente em vários alimentos e bebidas, por exemplo: molho shoyo, caldo de galinha e carne maggi, knorr..., coca-cola, guaraná e bebidas como conhaque e whisky. O meu grau de IL é muito alto e eu sou muito sensível a qualquer coisa que tenha lactose. Eu passava mal quando tomava coca-cola e só depois fui descobrir que era por causa deste corante. Talvez para algumas pessoas não faça mal, mas eu acho que é bom avisar para pessoas como eu não ficarem passando mal sem saber o que é.
Beijos
Olá Lalis! Tudo bem?
ExcluirO mídia kit é utilizado para anúncios e publicidade no blog.
Puxa, eu realmente desconhecia essa informação do corante, até onde eu pesquisei, não havia relação entre corante e lactose. Você poderia por gentileza me informar a fonte dessa informação? Fique bem curiosa quanto a isso, gostaria de verificar mais a fundo.
Muito obrigada pelo aviso! :)
Grande Bjo!
Olá Monaliza!Gostei muito do seu blog.Meu bebê de 1 ano tem intolerancia a lactose e alergia a ovos,se vc tiver mais informaçoes que possam me ajudar por favor coloque no seu blog.Obrigada.
ResponderExcluirOlá Glaucia, obrigada! Ok, se eu tiver mais informações colocarei no blog sim. Beijos!
ExcluirOlá! Não tenho IL e só estava navegando à procura de receitas. Fiquei muito contente em descobri seu blog e agradeço pelas receitas bem explicativas e fácil. Sucesso!!!
ResponderExcluirMuito Obrigada!!! Beijos
ExcluirEste blog mudou minha vida. Antes eu preferia passar mal a tirar coisas gostosas da minha dieta durante o fim de semana, agora sei que pode-se conciliar as gostosuras com a IL sem problemas!
ResponderExcluirParabéns Monalisa!
Beijos, Li.
Olá Li, fico muito feliz! :)
ExcluirPassar mal nunca vale a pena, ainda bem que você tomou consciência disso, sei o quanto é difícil aceitar isso no começo, mas com o tempo vamos nos acostumando. Cada dia que passa descubro mais coisas gostosas (como por exemplo a calda de brigadeiro da Mirian que publiquei recentemente) e fico com mais certeza de que eu só vou passar mal se quiser, rs. Grande Beijo!
Monalisa tudo bem?
ResponderExcluirSou IL, desde os 10 anos, e descobri há um 1 ano atras. Hoje tenho 21 anos e a partir disso adaptamos a maioria das receitas aqui de casa.
Gostaria de passar uma receita pra você de Panqueca sem Leite.
Ingredientes:
1 copo de água
1 copo de farinha de trigo
2 ovos
1 colher de gordura vegetal (margarina becel)
Misturar todos os ingredientes no liquidificador, fritar na frigideira os dois lados e o recheio é o que preferir colocar, aqui em casa nos fazemos com carne moída e molho.
Beijos amo o seu blog, me ajuda muito, porque muita gente não acredita na minha IL, falam que é frescura minha, fiz o exame no ano passado e foi comprovado, isso fez com que eu sofresse muito todos esses anos.
Até mais. Raquel
Olá Raquel! Tudo bem e você?
ExcluirMuito obrigada pela receita, já está guardada, assim que possível vou fazer, ok? :)
Que ótimo que o blog te ajuda, eu fico muito feliz! E que bom que vc descobriu a intolerância e assim pôde para de sofrer, é muito ruim mesmo quando desconfiam dos nossos sintomas, antes de eu descobrir a IL todos falavam que o que eu sentia era emocional... até o dia que tive o diagnóstico. Mas foi um período bem difícil, entendo realmente o quanto você sofreu.
Se precisar de alguma coisa é só entrar em contato! :)
Grande Beijo!
Parabéns Monalisa, seu blog é sensacional! Descobri que sou IL. No meu cardápio atual tenho que retirar as gorduras e frituras, por conta da esteatose hepática não alcoólica. Agora mais um regime na minha lista. Quando pesquisei na net pensava apenas em encontrar leite sem lactose e outras coisinhas, mas achei seu blog recheados de receitas deliciosas. Vou testar 2 que vc publicou: Panqueca de Aveia e Maçã e o Quiche de Legumes. Espero acertar. Bjos e obrigada.
ResponderExcluirAna Cristina - Recife/PE
Ana, espero que você aprove as receitas, depois volte aqui para me contar, ok?
ExcluirMuito obrigada pelo elogio ao blog, fico imensamente feliz! Grande beijo para você! :)
Monalisa,
ResponderExcluirSou fotojornalista e fiquei encantado com a qualidade das suas fotos. Além disso, também venho me preocupando muito com a minha alimentação há um ano. Não por ter alergia à lactose, mas por cuidados com a saúde e prática de exercícios físicos em geral. Estou testando algumas receitas, como a da gelatina de suco natural de limão, e logo passarei um feedback.
Parabéns pelo blog e abraço,
Óscar Curros
Olá Óscar!
ExcluirMuito Obrigada, fico lisonjeada, adoro tirar fotos e gostaria muito de no futuro fazer cursos para me aperfeiçoar (principalmente para conseguir tirar fotos noturnas, nossa como é difícil! rs).
Espero que as receitas te agradem, qualquer dúvida fico a disposição!
Abraços! :)
Olá Monalisa!
ResponderExcluirDescobri seu site faz poucos dias, mas estou adorando! Hoje resolvi fazer aqueles muffins de banana com chocolate, mas como nunca fiz muffin, estou precisando de uma ajudinha... Eles não ficaram redondinhos... ficou meio que só a parte de baixo do muffin...rs
O que faz eles ficarem assim gordinhos e redondinhos é a quantidade de fermento? Acho que o forno também não ajudou muito... E quando eu coloco as forminhas de papel?
Aguardo sua resposta.
Abraços,
Nara
Olá Nara! Pode ter sido algum problema com o fermento sim. Você ficou abrindo a porta do forno? Isso também pode atrapalhar o crescimento. O ideal é que vc só abra quando for fazer o teste do palito, quando achar que já está pronto mesmo. E também pode ter sido a quantidade de massa colocada nas forminhas, coloque a massa deixando um dedo de folga da borda da forma, assim o muffim tem espaço para crescer certinho. As forminhas são colocadas nas cavidades da forma de muffin, só depois disso vc põe a massa. Espero ter ajudado, qualquer coisa é só enviar mensagem novamente, ok? As vezes eu demoro para responder, mas sempre respondo. :) Beijos!
ExcluirOla Monalisa, parabéns pela iniciativa.
ResponderExcluirDescobri que o Lucas era intolerante com 20 dias de vida, ele parou de ganhar peso, tinha refluxo e muita colica. Hj ele esta lindo, com 18m mas ainda intolerante.
Toma Aptamil sem lactose e compro muitas coisas no Mundo Verde.
Amei suas dicas e receitas, e são hiper validas.
Realmente é complicado em festinhas pois nada eles podem consumir, ou pq tem queijo,ou manteiga, ou leite enfim!
Te envie por .email mais varias receitas que colhi e de uma ONG chamada Projeto Girassol.
bjs e parabéns!
Luciana
Obrigada, querida! :) grande beijo para vc e para o Lucas!
ExcluirOla
ResponderExcluirNão sou IL, mas descobri que meu bebe é, ele tem hj 18 meses e era intolerante a proteína de vaca e após 1 ano somente a lactose.
No site de vcs tem muitas coisas, mas não tem muita informação para as mães irem atrás e descobrirem que seus bebes recém nascidos possam ser alérgicos.
Descobri que o Lucas era alérgico com 20 dias, após quase morrer de preocupação, pois além das cólicas e refluxos, irritação, choros ele ficou 10 dias sem ganhar peso, sintoma clássico de alérgicos.
Os bebes não falam e nós mães, tentamos o acerto e erro.
Queria que tivesse alerta as mães para não confundirem refluxo de criança com alergia/intolerância.
O Lucas foi medicado pelo pediatra com label e motilho, ficou 48 alerta, irritado, choros e eu em crise. O pediatra não soube o problema e me indicou a gastro...minha salvação, que logo tirou a medicação e tudo de proteína de leite e soja da minha alimentação....entrou com neocate tb pq ele precisava ganhar peso logo e livre demanda da mamada.
Bom, ele mamou neocate, formula cara, mas que o governo da, depois foi ao Pregomim, que tb o governo doa e hj esta no Adptamil sem lactose.
Queria ver esse assunto claro e em pauta, pq os bebes não falam, não entendem e não podem comer muitas coisas que vcs citam.
bjs
Olá Anônimo,
ExcluirAcho importante o seu alerta e espero que outras mães possam se beneficiar de sua experiência.
O foco do meu blog é a intolerância à lactose, porém eu sempre tento incluir outros tipos de restrição alimentar nas receitas como alergia à proteína do leite de vaca, alergia a ovos, entre outros, para que se torne um pouco mais abrangente e possa ajudar o maior número de pessoas.
Existem sites e associações específicas para alérgicos a proteína do leite de vaca, como por exemplo o site do "Instituto Girassol" (http://www.girassolinstituto.org.br/quem-somos/) e "Alergia ao leite de vaca" (http://www.alergiaaoleitedevaca.com.br/instituicao_apoio.php).
Como a intolerância à lactose é bem diferente da alergia à proteína do leite de vaca, fica difícil abordar todos os assuntos aqui. E nada substitui o auxílio de um especialista, um médico que vai acompanhar o tratamento do bebê, etc, por isso não devemos apenas nos basear em informações encontradas na internet.
Meu intuito é apenas facilitar a vida dos IL com as receitas, dicas e relatos da minha experiência com a lactose.
Beijos
Oi Monalisa, deixa eu te fazer uma pergunta pessoal, por que eu não conheço ninguém com IL. Quando você descobriu seu IL foi muito difícil??? Não digo pela mudança alimentar mas sim em questão da saúde. Descobri em novembro meu IL, desde então não ingiro lactose e como só alimentos naturais e integrais, muita fruta, enfim, minha nutricionista pediu para eu cortar da dieta tudo que fermentasse em excesso no intestino como feijão, cenoura, mandioca, batata, açúcar, algumas frutas, ai tanta coisa... mas sinto que tudo me faz mal, até um milho cozido! Realmente estou em desespero, durante o dia até que passo bem, mas a noite meu abdomen fica super dolorido e cheio de gases, como se só como coisas naturais?! Uso remédios laxativos que o gastro me indicou e tomo Fosvita, um probiótico que a nutricionista indicou, enfim, sigo a cartilha de cor... não sabia que ia ser tão difícil, foi assim com você também??? bjo.
ResponderExcluirAlice, eu demorei bastante tempo também para equilibrar minha saúde. Sei bem como você está se sentindo. Eu tive que fazer acompanhamento com nutricionista, uso de probióticos (que continuo tomando até hoje) e somente após ter iniciado tratamento em conjunto com a homeopatia é que eu tive sossego. Mas no meu caso, eu descobri uma colite no meio da recuperação, o que atrasou bastante a minha melhora. Hoje posso te dizer que estou muito bem, as vezes acontece uma recaída, mas é raro. Continue seguindo a risca, não desanime. Geralmente quem descobre a IL está com a saúde intestinal muito prejudicada e exige um certo tempo para que tudo volte ao normal. Mas pode ter certeza que se você continuar com acompanhamento certinho, tudo voltará a ficar bem. E não só a parte gastrintestinal, você vai sentir diferença na disposição, no seu aspecto mesmo (pele, cabelos), vai valer muito a pena. Em quase tres meses de descoberta, que é o tempo que você está, eu ainda não estava muito bem. O importante é ter sempre acompanhamento medico para que seja possivel avaliar o seu progresso e ir mudando de estrategia caso voce nao responda ao tratamento atual. Te desejo melhoras e boa sorte, espero que voce fique bem o quanto antes. Entre em contato para me contar como voce esta, ok? Grande beijo!
ExcluirObrigada Monalisa, é um conforto saber que alguém já passou por momentos não muito bons e que hoje está bem! Já se passaram três dias do dia que eu te escrevi, e já me sinto melhor, descobri que um pãozinho integral de padaria que eu estava comendo possuia lactose, pão integral, como pode!!! Daqui pra frente meus dias serão melhores!!! Beijo, obrigada e se cuida!
ExcluirMonalisa
ResponderExcluirRealmente eu tiro chapéu pra vc. Seu blog é maravilhoso e principalmente é um ato de amor, pois vc partilha.Descobri a poucos dias e estou encantada. Meu filho Enzo, atualmente com 6 anos é alérgico a proteina do leite de vaca desde os cinco meses, imagine o que já passamos! Aqui em Vitoria da Conquista(Bahia)não tinha opção nenhuma de alimentação, hoje já encontramos os biscoitinhos JASMINE e também invento muitas receitas. Desde já agradeço sua ajuda.
Pollyana
Obrigada Pollyana, fico muito grata! Que bom que você já consegue encontrar algumas coisas, é realmente muito difícil, mas conseguimos nos adaptar a (quase) tudo, não é mesmo? Grande beijo para você e para o Enzo! :)
ExcluirOla....
ResponderExcluirChocolateria Caracol, que tem em São Vicente , mas é do Sul vende chocolate sem lactose...
bjs
oi!!! meu nome é karen tenho um filho que vai fazer 2 anos semana que vem e ele tem alergia a leite e ovo. descobri quando ele tinha 5 meses. Quero saber se ele pode consumir gordura vegetal??? estou querendo fazer o aniversario dele e na cobertura vai essa gordura mas estou em duvida se pode ou nao?!!!
ResponderExcluirObrigada...
Olá Karen! A gordura vegetal não tem nenhuma dessas duas substâncias, mas aconselho você a ligar no SAC do produto para se certificar e garantir. No caso da alergia, até os traços podem fazer mal, então é melhor sempre se certificar. Beijos! :)
ExcluirOlá Monalisa!
ResponderExcluirDescobri que tenho IL há uns 2 anos, no começo iniciei uma dieta que abandonei há uns 6 meses atrás e agora estou colhendo os frutos disso, sentindo dores de estômago e abdominais que parecem não ter fim, tenho conciência que preciso retomar a dieta e na busca de novas receitas encontrei seu blog, queria de parabenizar e agradecer, pois com certeza as receitas que publica irão me ajudar muito!!!
Lucélia
Olá Lucélia! Muito Obrigada! :) Espero que o blog te ajude bastante! Fique firme na dieta, não tem nada mais prazeroso do que estarmos bem e saudáveis, livre de dores. Vale a pena! ;) Beijão
ExcluirOla Monalisa
ResponderExcluirDescobri doceria no tatuape chamda Suave Sabor que vende BOLO SEM LACTOSE, bolo branco de pao de lo e creme + frutas.
Bolo sem lactose somente por encomenda,a partir de 1kg (49,00/kg)
DOCERIA SUAVE SABOR
Rua Antonio Camardo, 700 - Tatuapé - São Paulo
Horário de funcionamento: Todos os dias das 8h às 20h .
Também tenho varias receitas do instituto Girassol, uma ONG focada em alergia alimentar.
http://www.semlactose.com/index.php/2008/07/11/lista-de-produtos-para-alergicos-as-proteinas-do-leite
Qq coisa me informem que envio via e.mail.
BJS
Lu henrique
Olá Monalisa, tudo bem?
ResponderExcluirDescobri seu blog navegando na net à procura de receitas para meu namorado, que assim como você, tem alguns probleminhas com essa tal Lactose. Ele também descobriu a intolerancis/ alergia, apenas depois de adulto, o que fica ainda mais difícil de seguir a dieta correta, já que tudo é tao gostoso com o leite ne? =/
Mas enfim, fiquei bastante satisfeita quando descobri o Diario, a escolha das receitas e a forma como você escreve sobre elas dá até vontade de ir pra cozinha!
Experimentei o Bolo de Cenoura Diferente e o resultado foi Nota 10!
Boa sorte para você no finzinho de curso e muito sucesso.
abraços e até a proxima delicia!
Tatiana Assunção - Uberlandia/MG
Olá Tatiana, tudo bem e você?
ExcluirMuito obrigada pelo seu comentário, fiquei muito feliz de saber que gostou do blog e do bolo! :)
E parabéns por ir atrás e procurar as receitas para o seu namorado, quando sentimos o apoio das pessoas que estão próximas a gente fica muito mais fácil se adaptar e olhar o lado bom das coisas. Seu namorado tem muita sorte! ;)
Beijão!
Olá Monalisa,
ResponderExcluirLi o comentário acima sobre o corante caramelo, fiquei intrigada e resolvi procurar mais informações. Como você tinha pedido algumas fontes, deixo aqui as que achei mais esclarecedoras.
Aparentemente o corante caramelo pode ser produzido a partir de diferentes tipos de açúcar e a lactose é sim uma das opções, mas pouco comum de ser usada (realmente espero que essa parte seja bem verdadeira). Pelo que entendi, em alguns países é obrigatório informar no rótulo se o corante caramelo é produzido com leite/lactose, mas creio que não seja o caso do Brasil. Portanto quem tiver intolerância em nível elevado deve ficar de olho nesse ingrediente e talvez verificar com o fornecedor a informação da origem, mas provavelmente para quem tem uma intolerância "moderada" não deve causar nenhum problema. Imagino que seja como o famoso "traços de leite", mas isso é só um chute com base nas informações que consegui levantar.
http://www.godairyfree.org/ask-alisa/ask-alisa-does-the-ingredient-caramel-color-contain-milk
http://en.wikipedia.org/wiki/Caramel_color
Abraço!!
Beatriz
Olá, Beatriz! Muito obrigada pela informação!
ExcluirTambém concordo com você, deve ser como os traços de leite.
Fica o aviso para os alérgicos e para os que possuem intolerância muito forte para que verifiquem com o SAC do fabricante qual a origem do corante evitando assim uma possível reação.
Beijos!
Olá Monalisa!
ResponderExcluirDepois de sofrer muito com as dores, e fazer inúmeros exames, não deu outra. Há um ano e meio meu médico, muito atencioso por sinal, me deu a notícia que eu era intolerante a lactose. Fiquei surpresa e muito triste. Mas algo me ajudou muito a superar isso. Descobri o seu blog, suas receitas, suas dicas, seu carinho e dedicação por sua profissão. E preciso lhe parabenizar por tudo isso que é repassado a quem tanto precisa. Hoje vivo bem com isso, minha alimentação melhorou mais ainda. Estudo muito sobre o assunto, pois passar o conhecimento para o próximo é fundamental.
Meu namorado que me ajudou e ainda ajuda, descobriu recentemente que também tem IL, e alergia a glúten. Agora, o que sabemos fazer de melhor é procurar receitas e alternativas saudáveis para a alimentação. Muito obrigada por sua contribuição.
Um grande abraço!
Amanda Vidal - Brasília
Olá Amanda!
ExcluirFiquei muito feliz com o seu comentário! Muito obrigada por vir aqui me contar, fico imensamente grata e muito motivada a continuar com o blog. :)
E que coisa, agora foi o seu namorado quem descobriu a IL e a alergia ao glúten?! Mas tenho certeza que agora o apoio que vocês já davam um para o outro só vai aumentar e vai ser mais fácil passar pela fase de adaptação.
Grande abraço e caso precisem de alguma coisa, estou por aqui! Beijos!
Oi Monalisa tudo bem?
ResponderExcluirDescobri esta semana que tenho intolerância. Ainda estou tentando me adaptar a essa nova condição, fiquei triste quando soube. Na verdade já fiz o exame há quase dois meses, quando vi, mesmo não sendo médica, pelo que eu li percebi que tinha algo estranho.
Estava tendo muitas crises e não consegui voltar na mesma médica porque n tinha vaga. Acabei indo em outra, que me deu um diagnóstico errado e me disse que intolerância a gluten e lactose eram doenças da moda. Bem, ela me receitou medicamentos para dor, pois também estou com gastrite, e as dores até diminuiram, mas continuei com os sintomas de sempre, estufamento, gases, desconforto, constipação e as vezes diarréias.
Foi ai que resolvi marcar outra gastro, uma que minha nutri tinha indicado. E ela me confirmou o que eu meio que já sabia, tenho IL! E mais, também tenho sindrome do intestino irritável. Ela me falou que não é só a IL que me causa os sintomas.
Já tinha feito um detox com a nutri, isentando lactose e gluten durante um mês e não tive muitas melhoras. Ainda é muito difícil pra mim, não consigo identificar bem o que me faz mal.
Mas fico muito feliz de encontrar blogs como o seu! As receitas são maravilhosas, já quero testar várias! E as dicas são demais! Ainda vou ter que descobrir muita coisa, e até lá pelo menos não vou ficar choramingando achando que minha alimentação tem que ser sem graça! Leite não é tudo nessa vida! kkkkkkkk
Obrigada e sucesso com o blog! Bjs ;**
Olá, Luana!
ExcluirNossa, que situação você passou até chegar ao diagnóstico correto, não é mesmo? Que pena!
Você está certíssima: nada de ficar choramingando! rs É possível sim ter uma dieta sem lactose e viver super bem. :)
Se precisar de alguma coisa pode me mandar mensagem, e-mail... enfim, estarei por aqui. Se cuida direitinho, trata a síndrome do intestino irritável e tenha certeza que sua qualidade de vida vai aumentar e muito!
Grande beijo e obrigada pelo comentário! :)
Luana, o seu caso é quase igual ao meu. tomei antibióticos, vermífugos, remedios diversos e fiz tantos exames que pensei estarcom uma doença terminal. chorava de tristeza. faltei várias vezes ao trabalho e a compromissos diversos principalmente pelas nauseas, vomitos e diárreias. Agora estou com os exames e sei que tenho a IL. Muita gente acha que é frescura, diz que ta na moda, mas só nós sabemos como sofremos. apesar de excluir a lactose toda essa semana, ainda sinto os sintomas. ainda vou na gastro para ela me orientar, mas eu estou muito anciosa. depois conto como foi. bjs
Excluirentão como prometido aqui estou para falar o que a gastro recomendou: corte os leites e derivados. se quiser comer algo que tenha lactose, tome junto a enzima de lactase. pronto. Só que passo mal mesmo com a tal enzima. aiai. Monaliza, que você acha disso?
ExcluirOlá, Anie! Você pode procurar a opinião de outros profissionais da saúde e ir atrás da causa desse mal estar. Um nutricionista pode te auxiliar nesse processo. Boa sorte! Beijos
ExcluirDescobrir que minha bebe tem alergia a proteina do leite. E como ela amamenta eu também tenho que evitar lactose e também a soja.O problema é encontrar alimentos que não contenha essas proteinas, pois geralmente ou tem um ou outro.Até margarina ta dificil ainda não encontrei uma que desse pra comer com meu paozinho.A médica também pediu pra eu não comer ovo, ai é que ficou dificil. Se tiver alguma dica de alimento favor postar
ResponderExcluirBoa tarde Monalisa.
ResponderExcluirDescobri depois de 7 meses, vários médicos e 7 quilos á menos que tenh IL, e gostaria de te perguntar se você sabe se o leite de baixa lactose que vende nos mercados tipo da Danone e outras marcas podem ser tomados por quem tem IL sem ter problemas, algumas pessoas me disseram que sim, mas tenho dúvidas. Obrigada desde já.
Olá, Cleide!
ExcluirVai depender do nível da sua intolerância. Muitas pessoas conseguem tolerar leites baixa lactose, porém outras tem uma intolerância muito forte e mesmo sendo de baixa lactose acabam passando mal. Hoje em dia já existem os leites zero lactose (até o momento de duas marcas: Piracanjuba e Tirol), é uma alternativa caso não se adapte com os demais.
Beijos
Olá Monalisa. Minha sogra me indicou uma receita de sobremesa sem muito açúcar, sem gordura e sem lactose! Utilizamos suco de fruta. Estou testando e se der certo compartilho com vc! Beijos Leila.
ResponderExcluirOba! Espero que dê certo! Beijão
ExcluirNão ficou muito gostosa viu... :-(
ExcluirMonalisa, descobri uma padaria em Ubatuba, na linha Vegan, tudo delicioso! Tem inhame (um pão de queijo sem lactose) e todos os pães não tem leite nem ovo. É uma delícia! Também tem uma opção de pão sem glúten, mas não sei se tem contaminação... em relação ao leite nos pães, o responsável garante que não. Eu comia antes da IL por opção, agora estou encantada e queria dividir com os outros esta descoberta. Dá uma olhada no site: http://www.padariaintegrale.com.br.
ExcluirOs pães dá pra congelar por três meses, e conservam por quinze dias na geladeira! Tem um manjar tailandês sem lactose mas eu passei mal com uma colherzinha de café quando provei, então não recomendo. Já os pães, como a vontade e não passo mal.
Beijos!
Que pena que não ficou muito boa! :(
ExcluirE obrigada pela dica! Ótimo saber que tem uma padaria dessas no litoral norte!!!
Grande beijo!
Olá Monalisa !!! Vc poderia me indicar algum site confiável para se compra produtos sem lactose, em minha cidade há pouca variedade de produtos
ResponderExcluirOlá, Isabella! Recentemente comprei no site Empório Sem Glúten, chegou tudo certo, rápido e a variedade do site é muito boa. Também já comprei na Olvebra (produtos à base de soja) e na Dieta e Sabor. Esses três nunca me deram problema!
ExcluirBeijão
Muito obrigada pelas dicas. Estou sempre dando umas olhadinhas nas suas novas postagens que sempre me ajudam muito em conhecer novos produtos e preparar coisas gostosas. Beijão
ExcluirOlá Monalisa! Amei seu blog!
ResponderExcluirEstou entrando nisso agora! rs Fiquei meio confusa!
O ano passado passei na minha alergista e ela tinha me dito que estava alérgica a lactose... ouvi aquilo e nem dei atenção... sempre comi de tudo... Este ano, que fui tomar um shake com muito leite em pó que tive uma crise horrorosa... minha garganta inchou... fiquei desesperada, fui ao hospital!
Depois comi leite condensado e os sinais foram os mesmos... garganta inchada!
Desde então morro de medo de comer qq coisa!
Estou perdida... não sei exatamente o que posso comer ou não... fiz um exame de sangue agora pra sabe se é alergia a proteína do leite.... estou esperando o resultado.
Agora sinto um desconforto abdominal, uma "quase" diarréia, e muita azia!!!
Me dê um help please! rs
Obrigada!
Beijos
Olá, Li! Tudo bem?
ExcluirRealmente está tudo meio confuso. Antes de mais nada você precisa saber que há dois tipos de situações: a intolerância à lactose e a alergia a proteína do leite de vaca. Alergia à lactose não existe.
A Intolerância tem certos tipos de sintoma, como diarreia, dor abdominal, gases. Já a alergia os sintomas são diferentes, pode ocorrer esse inchaço na garganta que você se referiu, coceira na pele, entre outros.
A partir do momento que o médico der o diagnóstico para você vai ficar mais fácil de saber o que comer. Se for a intolerância à lactose você ainda poderá comer produtos à base de leite, dependendo do seu nível de intolerância é possível consumir produtos como iogurte, queijos, que contenham uma quantidade pequena de lactose... se o seu nível de intolerância for muito alto, é possível consumir produtos isentos de lactose, hoje em dia já existe leite zero lactose, queijos e iogurtes zero lactose, todos à base de leite de vaca.
Se você for alérgica não poderá consumir nada que contenha leite de vaca, deverá se atentar aos traços de leite presente nos produtos industrializados e tomar cuidado.
Quando você estiver com o diagnóstico correto, passe em uma nutricionista para que ela te oriente e te explique conforme o seu caso como deverá ser a sua dieta daqui pra frente. Vai te ajudar muito, essa orientação é muito importante até que você esteja adaptada a nova vida.
Depois me conta qual foi o resultado do exame.
Beijão
Olá Monalisa.
ResponderExcluirMeu nome é Jéssica e sou de Fortaleza - Ce, e acabei de descobrir que eu tenho Intolerância a Lactose.
Tô meio desnorteada em relação ao alimentos que eu posso comer, é tudo meio confuso.
Minha maior duvida é se eu posso continuar comendo pão integral, e que tipos de alimentos eu tenho que consumir para repor o
cálcio. Tô pensando em procurar um nutricionista pra me orientar. Mais de principio se você poder me dar uma luz eu vou te agradecer bastante.
Beijos e seu blog está me dando maior força. :)
Olá, Jéssica!
ExcluirVocê poderá consumir todos os alimentos que não tiverem leite ou derivados em sua composição. Então a partir de agora você deverá ler rótulo de tudo, verificar a listagem de ingredientes... Se este pão integral que você citou não tiver leite nem derivados, poderá consumir normalmente sim.
Na intolerância à lactose não é necessário retirar totalmente o leite da dieta. Porém, isso varia de pessoa para pessoa. Muitos conseguem tolerar pequenas quantidades de lactose, outros não conseguem. Com o tempo você vai conseguir saber em qual grupo se enquadra.
Além disso, hoje em dia já temos disponível no mercado produtos à base de leite de vaca com isenção da lactose, como leite zero lactose, queijos, iogurtes... as opções estão aumentando cada vez mais.
Dê uma olhada no blog e procure sim uma nutricionista para te ajudar na fase de adaptação. Beijão
Olá Monalisa eu fazer um bolo para o meu filho com cobertura de "chantilly" qual a marca que é vegetal,quando eu morava em São Paulo eu comprava a marca Hulala é vegetal aqui na Bahia não sei se outra marca vc pode me dar uma dica....Um abrço
ResponderExcluirOlá, Silvana!
ExcluirEu conheço mais duas marcas de creme tipo chantilly: Amélia e Fleischmann. As duas são sem lactose, mas contém caseinato de sódio, então caso seu filho seja alérgico à proteína do leite de vaca, não será possível utilizá-las, ok?
Qualquer coisa me avise.
Beijos
Olá Monalisa, descobri que sou IL faz uns 2 meses atrás. Gostei do seu blog, apesar de que ainda não fiz nenhuma das receitas, mas vou tentar fazer alguma e depois te falo, ok? Agora eu tenho uma pergunta: o que a gente faz qdo fica com aqueles sintomas tipo dor de estômago, dor de cabeça e principalmente com vontade de vomitar? Eu tenho evitado tudo de derivado de leite. Minha médica me receitou a tal enzima para toda vez que eu quiser comer algo derivado de leite. Eu tenho testado meu nível de intolerância e essa semana resolvi tomar leite molico por 2 dias, um copo por dia e fiquei com vontade de vomitar e dor de cabeça. Tomei chã de boldo e um flaconete de epativan, até melhorou depois de umas horas. O que vc toma qdo acontece isso? Eu não faço questão de leite, mas tenho nível de cálcio um pouco baixo e estou na pre´menopausa. Por isso preciso consumir leite ou derivados. Aliás, nunca fui muito de leite. Agradeceria se pudesse me dar uma dica. Abraços...
ResponderExcluirOlá! Quando passo mal meu sintoma principal é a diarreia após uns 20 minutos depois de consumir algo com lactose, então não tomo nada, apenas aguardo e bebo muito água, chás, agua de coco para me hidratar.
ExcluirSeria muito interessante se você procurasse um nutricionista. Há como repor o cálcio através da alimentação e também por suplemento, procure orientação profissional o quanto antes para se sentir melhor! :)
Beijos
Olá em contato com a WickBold sobre pães que não apresentam traços de leite, derivados de leite, leite em pó, ou quaisquer tipos de componentes lacteos, como a bisnaguinha integral Scooby Doo e pão de forma integral (não apresentam em sua composição) me responderam o seguinte:
ResponderExcluirOlá Eizo. Muito obrigado pelo interesse no nosso produtos. Todos os produtos descritos abaixo contêm leite, soro de leite ou iogurte:
- Todas as bisnaguinhas
- Estar Leve Iogurte com Cenoura
- Grão Sabor Granola e Iogurte
- Grão Sabor Chia e Macadâmia
- Pão de Leite
No entanto, como os produtos e ingredientes são estocados e manipulados nas mesmas áreas, TODOS os produtos da Wickbold podem conter traços de leite.
Atenciosamente,
Equipe Wickbold
Fiquei chateado com a resposta, porém muito contente com a honestidade da empresa.
Abraço!
Eizo
legal esse blog gostei das receitas e vi uma de cenoura e minha mãe mestre na cozinha,sempre fez um bolo de cenoura sem leite sem água,vou passa ela aqui
ResponderExcluir3 cenouras grandes
2 xícaras de farinha de trigo
4 ovos
1 xícara de óleo vegetal ( ela sem pre faz como de soja que não interfere muito no sabor como o de girassol)
1 xícara de açúcar cristal
1 colher de sopa de fermento
e acredite é só bater a cenoura como óleo, o açúcar e os ovos no liquidificador depois misturar em um recipiente a parte por na forma untada e levar ao forno até dourar não digo a medida da forma pq não faço ideia qual é a medida da que uso e nema temperatura porque em casa cada um faz em uma temperatura diferente e da certo pra todo mundo,e uma vez não pus ovos deu certo tambem mas demorou um tempo maior que o normal e tem que deixa-lo bem dourado para assar bem por dentro
Olá, Samanta! Muito obrigada por compartilhar a receita!
ExcluirOi Monalisa, descobri que sou IL a poucos meses e ainda por cima tenho síndrome do intestino irritável. Tenho muita dificuldade para me alimentar corrente, mas aos poucos estou conseguindo me adaptar, a parte mais difícil é na hora de sair. Mas já li suas dicas e já vou começar a por em pratica. Simplesmente amei o seu site, já estou doida para testar várias receitas. Parabéns pelo seu trabalho.
ResponderExcluirBeijos Camila Câmara.
Olá, Camila! Muito obrigada! Espero que você goste das receitas, me avisa conforme for testando! E qualquer dúvida estou por aqui. Beijão
ExcluirOi!! Adorei o blog! Parabéns pela iniciativa, as receitas são ótimas!!! Tenho uma receita que gostaria de compartilhar contigo, é um bolo de banana que fica maravilhoso. Se quiser pode postar. Publiquei como anônimo porque não tenho conta nos itens que tinham opção de selecionar perfil. Meu nome é Djane Araujo, curti seu blog no facebook
ResponderExcluirBolo de banana especial (sem glúten, sem lactose e sem açúcar)
10 bananas nanicas
100 ml de leite de coco
3 ovos
3 colheres de Arrozina
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de café de adoçante forno e fogão (uso o de estévia)
1 copo americano de uvas passas
1 copo americano de damasco
1 copo americano castanhas picadas (caju ou Pará)
Canela em pó para polvilhar
Modo de fazer
Bata no liquidificador 6 bananas, 100 ml de leite de coco, 3 ovos, 3 colheres de arrozina e o adoçante. Retire essa massa do liquidificador e coloque em um recipiente que caberão todos os outros ingredientes.
Misture primeiro o fermento, depois coloque o damasco, as uvas passas, a castanha e pique duas bananas em cubos nessa massa. Misture levemente os ingredientes. Coloque em forma grande de furo central untada com óleo e polvilhada com arrozina.
As duas bananas que restaram você as fatia e cobre o bolo, por cima delas polvilhe bastante canela. Fica uma delicia e o cheiro é maravilhoso. O forno deve estar pré-aquecido em 200 ºC, esse bolo não fica seco, a consistência é mais umida, leva mais ou menos uns 40 minutos para ficar pronto depende do forno.
Djane, fiquei com água na boca! Muito obrigada por compartilhar! Quando tiver a oportunidade vou fazer! Beijão :)
ExcluirOii Monalisa! Que bom que achei seu blog. Era tudo que precisava!
ResponderExcluirTenho um garotinho aqui com tolerância a lactose, não pode comer nada x nada que contenha leite.
O que você sugere de pratos que sejam bem interessantes para ele comer, que chamem atenção e o façam gostar muito. Me Ajuda rs
Olá! Tudo bem? Fica um pouco difícil te ajudar já que não conheço a personalidade da criança, nem os gostos, etc... Você pode dar uma olhada no índice das receitas doces e salgadas que com certeza terão muitas opções. Geralmente criança gosta de pão de queijo, pizza, bolinhos, cookies... tenho várias receitas desse tipo.
ExcluirBeijos
Olá, acho super bacana a concorrência nos produtos zero lactose, facilitando a compra e a baixa dos preços, porque, vamos combinar, quem precisa paga caro...
ResponderExcluirAgora tenho uma dúvida, por quê não tem leite em pó desnatado zero? Por quê eu preciso comprar leite infantil - geralmente integral - ou de soja/ arroz... cadê o desnatado zero lac pra quem faz dieta?
Um abraço e parabéns pelo apoio!
Olá, Thaís! A Nestlé acaba de lançar um zero lactose desnatado (coloquei post no blog). Leite zero lactose desnatado em pó ainda não tem mesmo. Beijos!
ExcluirOlá Monalisa, tudo bem? Eu descobri a minha intolerância a 5 meses, eu passei mal por 10 anos e os meus principais sintomas são enjoo (vomito frequente), diarréia e dores abdominais hj experimentei tomar a lactaid que é mais forte e tbém não funcionou...gostaria de saber se com vcs funcionam e se chegam a vomitar qdo passam mal? Muito obrigada.
ResponderExcluirOlá! Tudo bem e você?
ExcluirA enzima nem sempre funciona comigo.
Não chego a vomitar, o meu principal sintoma é a diarreia. Mas vômitos podem ocorrer sim.
Beijos
Olá Monalisa! Descobri sei site ontem e fiquei super feliz! Descobri minha intolerância a poucos meses e sinceramente ainda me sinto totalmente perdida.
ResponderExcluirSeu site me deu mais noção sobre o assunto... e por isso muitooo obrigada!
Gostaria de te pedir uma indicação de nutricionista legal em sao paulo, porque vi que uma de suas dicas é exatamente essa... e infelizmente as que conheço já percebi que entendem muito de regimes e pouco de intolerâncias alimentares.
Você poderia me ajudar?
Olá! Que ótimo saber disso, eu que agradeço!
ExcluirGosto do trabalho da Dra. Denise Carreiro (http://www.denisecarreiro.com.br/).
Beijos
Ola tenho 24 anos e me descobri intolerante a lactose a um mês e minha vida mudou completamente, procurando informações sobre isso achei o seu blog e gostaria de parabeniza la pois é um tema difícil pelo menos p mim q nunca li rótulos e sempre comi de tudo sem nem se preocupar c o que tinha na embalagem.... ainda não me adaptei a essa nova vida e tem sido bem difícil p mim tudo isso porque além da intolerância tenho colite tbm e mesmo c a dieta continuo c os sintomas o que tem me impedido de sair e ter uma vida normal como tinha antes e isso já vem a um bom tempo porém descobri uma pedra na vesícula ai diziam que os sintomas era disso ai tirei a vesícula e continuo do mesmo jeito, troquei de médicos e hj enfin descobriram e inicie o tratamento, mas tenho muitas dúvidas na hora de comprar algo pq na embalagem n vem só escrito leite vem outros derivados e etc. Gostaria de entender melhor a diferença de intolerante e alergia a leite, e o que devo ver nas embalagens, o que posso comer leio muito na Internet e fico na dúvida qdo dizem que quem é alérgico a proteína do leite n pode isso ou aquilo. Desde já agradeço o espaço e Parabéns pela iniciativa de ajudar o próximo. Abraços Juliane
ResponderExcluirBom dia, meu nome é Daiane e gostaria de saber se tem cursos disponíveis para receitas sem lactose em Curitiba? é tão maravilhoso achar seu blog sobre tudo sem lactose. e já salvou minha vida :)
ResponderExcluirObrigada <3
Olá, Daiane! Infelizmente não tenho agenda de cursos em Curitiba, por enquanto. Agradeço o seu interesse! Grande abraço
ExcluirOie Monaaaa!
ResponderExcluirTô mudando minha alimentação, reeducando meus hábitos, e tenho vindo aqui sempre para me inspirar! Torço muito por você! Um beijoooo!!!
Cali minha querida, muito feliz de saber que você anda se inspirando por aqui. Que meu carinho chegue até você e te ajude muito nessa fase. Saudades imensas! Super beijo <3
ExcluirBom Dia, meu filho tem alergia a proteína do leite de vaca, ele faz um aninho agora em Maio. Gostaria de saber se tem algum lugar que faça salgados e doces de festa sem leite para indicar.
ResponderExcluirObrigada Camilla
Olá, Camilla! Se você for de SP aqui há a padaria Lilóri, Sabor de Saúde e Diaita que trabalham exclusivamente com produtos sem leite e sem glúten. Todas tem site, é só "dar um google". Grande abraço!
ExcluirAdorei TUDO na sua página!!Fiz hj duas receitas de pão, a de liquidificador e a de caseiro da fazenda e ficou maravilhosa, me surpreendi pois foi de primeira que deu super certo! Aqui e casa ninguém tem intolerâncias ou alergias, mas em relação a lactose o que eu puder evitar para minha filha de 1 ano eu vou pois não vejo necessidade de consumo. Irei fazer com certeza várias outras receitas que já anotei aqui. Muito obrigada por compartilhar tantas delícias.
ResponderExcluirBjs
Olá, Mércia! Eu que agradeço o seu comentário, fico muito feliz! Espero continue acompanhando o blog e vai me contando se está gostando das receitas, ok? Um grande beijo! :)
ExcluirOi, Monalisa!
ResponderExcluirRecentemente descobri que meu filho tem alergia a leite. E agora estou aprendendo a ler rótulos e tomar cuidado com o que ele consome. Mas apesar das consultas com médico e nutricionista, sempre me senti perdida. E olha que hoje descobri seu blog e me encantei! Existe vida além do leite! Obrigada!
Oi, Fabiana! Seja muito bem vinda, fico muito grata com o elogio. Espero que o blog te auxilie bastante, que o seu filho goste das receitas e caso tenha alguma dúvida é só deixar um comentário, ok? Um grande beijo!
ExcluirGostei do seu blog e de suas dicas bem como nas viagens e dia dia.. gostava de saber se manteiga ou queijo causa-lhe alguma reacção?
ResponderExcluirOlá, Vitor! Hoje em dia se for uma quantidade bem pequena de manteiga não me causa reação. Queijos maturados em pouca quantidade também não causam. Mas no início, qualquer quantidade me causava mal estar. Abraços
ExcluirObrigado pela informação. É porque consigo comer queijo ou manteiga. Mas a dias comi 1 bolo de iogurte e nesse mesmo dia comi pão só que normalmente deito manteiga/queijo. deitei os 2 e causa-me diarreia.
ResponderExcluirSe usar manteiga num dia e queijo noutro não me causa. Mas se usar os 2 no mesmo dia é logo. Até pizza consigo comer sem reacção. Por isso achei estranho.